Passo a Passo Para Começar um Plantio de Laranja

Plantio de LaranjaQuer começar um plantio de laranja? Veja como fazer com nosso passo a passo!

Quem é que não gosta de um suco de laranja bem fresco em dias de calor? Esta é só uma das finalidades da laranja, que também pode ser consumida in natura, em geleias, bolos, tortas, sorvetes, entre outras coisas. Devido à sua grande diversidade culinária, a laranja é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, além de poder ser adquirida por um valor relativamente baixo nas feiras e supermercados.

Você gostaria de começar um negócio na região rural? Pois bem, saiba que além de ser muito saborosa, a laranja também pode ser uma ótima opção de atividade comercial. Um ponto interessante de se investir no cultivo de laranja é o fato que ela se adapta muito bem às condições climáticas do Brasil, necessitando de pouca manutenção, o que torna a tarefa mais econômica para o bolso do produtor, entre outras vantagens que oferece.

Também, vale lembrar dos auxílios governamentais para os agricultores e produtores, os quais conseguem bons financiamentos junto ao governo, pagando taxas quase inexistente e parcelando maquinários e o custo da produção em inúmeras parcelas.

Confira como conseguir um financiamento.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para começar uma plantação de laranja é necessário cuidar de vários aspectos, desde a qualidade do solo até o modo certo de fazer a colheita. Primar por todos estes detalhes é importante para que no final seja possível obter uma fruta de qualidade. Esse texto tem como foco proporcionar mais informações e dicas sobre o plantio de laranja, tudo sem caráter lucrativo! Confira abaixo.

Conheça Mais Sobre a Laranja

Conhecer tudo sobre tudo sobre o a planta que será cultivada é um fator de suma importância para colher frutas de qualidade e obter êxito. Portanto, comece sabendo que a laranja é gerada pela laranjeira, que é uma árvore que pertence à família Rutaceae, caracterizando-se por ter um porte grande.

A laranja é considerada uma fruta híbrida, pois ela surgiu a partir do cruzamento feito na antiguidade entre a tangerina e a cimboa, o que faz com que o seu sabor possa variar entre doce e sutilmente ácido. As laranjeiras se espalharam pelo mundo a partir do século XVI, quando a principal variedade cultivada era a laranja doce, típica da China. No Brasil, estas frutas foram trazidas a partir das grandes navegações e a colonização dos portugueses.

As laranjeiras se adaptaram muito bem ao Brasil, principalmente no que diz respeito às condições climáticas, uma vez que elas carecem de umidade e temperaturas equilibradas para se desenvolverem, visto que elas não sobrevivem ao calor e nem ao frio extremo, podendo desidratar e gerar frutas com o sabor alterado.

Por Que Investir no Plantio de Laranja?

Entrar para o setor de cultivo de laranja pode ser uma ótima opção de negócio pelo fato de oferecer uma série de vantagens para o produtor. Em primeiro lugar, a laranja é uma das frutas mais comuns do Brasil, estando presente no cardápio diário dos brasileiros, o que faz com que o seu mercado seja estável e lucrativo.

Há diversos países que importam as laranjas brasileiras, logo, o produtor tem a oportunidade de negociar com clientes estrangeiros e aumentar os seus rendimentos. Esta fruta é adquirida para diferentes finalidades, variando desde o consumo in natura até o processamento industrial para ser transformada em geleia, ou seja, há uma grande diversidade comercial da laranja.

Ao ter essa diversidade comercial surge uma vantagem para o produtor, a demanda! Você poderá optar pelos melhores preços, seja vendê-la em natura, produtos industriais ou exportá-la, raramente ficará sem um comprador.

Dicas Para o Plantio de Laranja

Conforme já foi mencionado, a plantação de laranja deve receber cuidados específicos para que gere bons frutos. É preciso observar algumas questões importantes como a qualidade do solo e manutenção das plantas, que são fatores que interferem no desenvolvimento das árvores.

Além de influenciar diretamente no desenvolvimento e reduzir o tempo para a colheita, observar os fatores adequados faz com que a fruta tenha o sabor esperado e, consequentemente, aumentando a credibilidade da sua empresa junto ao mercado.

Acompanhe abaixo as dicas para o plantio de laranja ser bem sucedido.

1- Selecione o Local Adequado Para o Plantio de Laranja

Para começar qualquer plantio é necessário selecionar o local adequado e com o cultivo de laranja não é diferente. Primeiramente, é necessário observar se a região oferece as condições climáticas ideais para o desenvolvimento das laranjeiras, visto que as temperaturas devem ser equilibradas, não muito calor nem frio ao extremo, com umidade permanente.

Além disso, é importante observar se o terreno possui uma superfície regular. As laranjeiras são plantadas em linhas retas, logo o local deve ser plano e não acidentado, pois do contrário a colheita se torna mais trabalhosa. O solo também tem que ser rico em nutrientes e ter uma boa capacidade de absorção da água.

2- Prepare o Solo Para a Plantação de Laranja

Encontrou o terreno certo para iniciar o plantio de laranja? Então, o próximo passo é preparar o solo, que é um fator essencial para colher laranjas de qualidade. A primeira coisa a se fazer é uma limpeza da superfície, retirando todos os resquícios de plantações anteriores, vegetações que possa causar danos ou pedras.

Na sequência, é recomendado arar o solo, que serve para moer os restos que estão na superfície e transformá-los em matéria orgânica. Feito isso, é preciso revirar o solo e espalhar calcário para corrigir a acidez e os níveis de magnésio, que podem atrapalhar o desenvolvimento das plantas. Também se pode aplicar pesticidas para evitar o aparecimento de pragas durante o cultivo. A preparação do solo tem que ser realizada com, pelo menos, 3 meses de antecedência ao plantio.

3- Plante as Mudas de Laranja

Após preparar o solo é preciso plantar as mudas de laranja. Estas plantas podem ser fixadas no solo através de sementes, mas isso torna o cultivo mais delicado e trabalhoso, sendo indicado optar pelas mudas que já estão germinadas. Comece esta etapa abrindo as covas para plantar os pés de laranjeira, que devem ter aproximadamente 30 cm de altura e 15 cm de largura, espaço suficiente para desenvolver as raízes.

Observar os espaçamentos irá fazer com que as raízes não “tomem” dos nutrientes e água da outra, o que pode ocasionar a morte de outra planta e, consequentemente, prejuízos financeiros para o agricultor.

As covas devem ser abertas em fileiras, respeitando um espaçamento de 80 cm para evitar que uma árvore interfira no crescimento da outra. Na sequência, é preciso irrigar as mudas para facilitar a adaptação delas ao solo. Também é indicado cobrir as mudas com uma camada de palha seca para segurar a umidade da terra nos primeiros dias do plantio de laranja.

4- Adubação dos Canteiros do Plantio de Laranja

Por mais bem preparado que o solo seja, nem sempre ele vai oferecer todos os nutrientes que a plantação de laranja precisa. Portanto, para manter o terreno enriquecido e com a capacidade de nutrir as plantas adequadamente é preciso investir na adubação dos canteiros do plantio de laranja.

Nos três primeiros meses o ideal é que a adubação seja feita através de compostos orgânicos, que não prejudicam o desenvolvimento da planta. Depois deste período, é indicado fazer uma adubação complementar com a adição de calcário, além de esterco de galinha e gado, basta revirar a terra e acrescentar estes elementos.

5- Podar a Plantação de Laranjeira

Como você já sabe, as laranjeiras são árvores de grande porte, desenvolvem muitos galhos ao longo do seu crescimento, mas alguns deles podem acabar secando. Levando isso em consideração, é importante fazer a poda das laranjeiras. Já no primeiro ano de vida, os galhos “machucados” das laranjeiras podem ser retirados.

Os galhos das laranjeiras podem ser podados com um facão específico para esta atividade. As podas também devem ser feitas após a colheita das laranjas. Este processo serve para retirar os galhos que não possuem capacidade para gerar frutas, de modo a promover a renovação da árvore e mantê-la saudável.

6 – Colha a Plantação de Laranja

As laranjeiras produzem laranjas entre um e dois anos após o plantio. Primeiramente, nascem flores, as quais darão origem às laranjas, podendo demorar de um a dois meses para amadurecerem. As frutas devem ser colhidas quando apresentam uma coloração amarelada, mas cuidado para não deixá-las amadurecer demais. A colheita tem que ser feita com uma luva de borracha para evitar acidentes com os espinhos das laranjeiras.

E Você, Que Tal Começar um Plantio de Laranja? Confira Novas Ideias de Negócio Aqui no Site e Aproveite as Dicas!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA