Passo a Passo Para Fazer Plantio de Banana

Plantio de BananaQuer começar um plantio de banana? Confira como fazer!

A banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, tanto in natura quanto em doce de banana, geleia de banana, bala de banana e demais alimentos que levam este elemento em suas composições. Certamente, você já experimentou uma das delícias feitas desta fruta, não é mesmo? A banana é tida como um dos alimentos que mais estão presente no cardápio das pessoas no Brasil e no mundo, principalmente devido ao fato de poder ser consumida de diferentes formas.

Você gosta de banana? Mais do que uma fruta, ela também pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro, principalmente com o plantio, que é a modalidade mais rentável. Se a sua intenção é começar um negócio na área da agricultura, mas tem pouco dinheiro, uma boa alternativa é o cultivo de banana, que tem um baixo custo e pode render bons lucros financeiros.

O Cultivo Da Banana é mais indicado para as regiões que registram temperaturas altas com frequência, pois as bananeiras se desenvolvem com mais facilidade quando são submetidas ao calor, mas também não toleram a falta de umidade. Para ingressar nesta área de produção é necessário saber tudo que diz respeito à plantação.

Uma pessoa despreparada que iniciar um plantio de banana pode sofrer prejuízos altos, porque existem diversos detalhes e passos que precisam ser seguidos para fazer a fruta se desenvolver corretamente e em boa proporção.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Em razão disso, focamos em desenvolver esse texto com mais informações e um passo a passo de como iniciar o plantio de banana. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Banana

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que o segredo para se dar bem em um negócio é conhecer tudo sobre ele. A bananeira também é chamada de figueira-de-adão, uma planta que faz parte da família Mesaceae, tendo sido encontrada primeiramente na Malásia, Filipinas e Indonésia, que estão no sudeste da Ásia. Foram levadas para a China somente em 600 a.C e posteriormente se espalharam pelo mundo.

As bananeiras foram propagadas pelo planeta a partir das navegações dos anos 1.500, que foram feitas pelos portugueses. Inicialmente, a banana começou a ser cultivada no Haiti, República Dominicana, Caribe e Brasil, que atualmente é a nação que mais consome e produz esta categoria de fruta.

A bananeira também faz parte das plantas que são divididas em categorias, visto que é possível cultivar a banana-ouro, banana-brasileira, musa-ingens e musa-sapientum. Todas as espécies podem ser consumidas in natura, mas somente algumas são mais utilizadas industrialmente para a composição de outros alimentos.

Com essa grande variedade de espécies de banana, pode-se perceber a quantidade de possibilidade de encontrar compradores. Claro, algumas são mais procuradas do que outras, mas no geral é uma boa opção de negócio e com alto índice de demanda.

Motivos Para Plantar Banana

O plantio de banana pode gerar várias vantagens. Primeiramente, o cultivo desta fruta é uma ótima alternativa de atividade empresarial para quem deseja obter bons rendimentos financeiros, pois a banana é a fruta mais consumida no país, além de ser exportada, apresentando uma demanda alta e um mercado estável para o produtor.

Também é importante ressaltar que as bananas são frutas democráticas, possuindo uma grande variedade comercial, pois podem ser consumidas in natura ou processadas e transformadas em outros alimentos como, por exemplo, geleias, doces, balas, entre outros. Além disso, o Brasil oferece boas condições climáticas para o plantio de bananeiras, reduzindo os gastos com a manutenção da planta até o momento da colheita.

Dicas Para o Plantio de Banana

As bananeiras são plantas relativamente fáceis de cultivar, visto que se adaptam muito bem às condições climáticas do Brasil. Porém, mesmo assim, é necessário tomar alguns cuidados em relação às plantas para que elas se desenvolvam de maneira saudável, gerem frutos de qualidade e saborosos. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas/passo a passo para iniciar o plantio de banana:

1- Selecione o Local Apropriado Para o Plantio de Banana

Quando se fala em cultivo de qualquer planta, a primeira coisa a se levar em consideração é o local em que a plantação será instalada, pois este é um dos principais fatores para que o negócio seja bem sucedido. Sendo assim, é recomendando começar escolhendo o lugar mais apropriado para o plantio de banana. O ideal é que seja em uma região com temperaturas altas. As bananeiras não se desenvolvem em locais com temperaturas abaixo de 15ºC.

É importante salientar que embora as bananeiras precisem de calor para crescer, o local não deve ser seco, uma vez que elas necessitam de períodos regulares de chuva e umidade, pois do contrário a planta pode desidratar. O terreno tem que ter uma boa capacidade para drenar a água para que a raiz não apodreça.

2 – Escolha a Época Certa Para Iniciar o Plantio de Banana

As bananeiras são conhecidas por possuírem um ciclo de vida perene e possuem capacidade para crescer saudavelmente em qualquer estação do ano. Porém, o ideal é que a escolha do período certo para iniciar o plantio de banana seja feita de acordo com as condições climáticas que a região apresenta.

Levando isso em consideração, saiba que o produtor pode iniciar a plantação em qualquer estação do ano nos lugares em que a umidade é natural. No entanto, se a região tiver um clima levemente seco, o ideal é que o plantio seja realizado nos períodos mais chuvosos, que ocorrem entre os meses de outubro a fevereiro. A umidade é importante para favorecer a germinação da planta.

3- Defina a Espécie da Banana a Ser Cultivada                                                             

As bananeiras são divididas por espécies, sendo preciso escolher uma delas para iniciar o seu plantio. A definição da espécie da banana a ser cultivada tem que ser feita a partir do destino final que a fruta terá, ou seja, para que ela será utilizada comercialmente.

Sendo assim, se a intenção é plantar banana par exportar, é indicado optar pelas espécies Lacatan, Grande Naine, Jangada, Piruá, Nanica, Poyo e Nanicão, que são mais duráveis. Mas, se o produtor vai começar um plantio para o cultivo in natura, é recomendado selecionar os tipos: Branca, Colatina Ouro, Nanica, Maçã e Prata. Já as categorias Piruá, São Domingos e Valery são ideais para a finalidade industrial.

É comum encontrar perguntas sobre Como Plantar Banana Prata? Porém, as bananas possuem modos semelhantes de plantar.

4- Prepare o Solo Para o Plantio de Banana

Ao preparar o solo, você aumentará as chances de colher frutas de qualidade. Nesta etapa, se o terreno recebeu outro cultivo anteriormente é recomendar ará-lo, fazendo com que os resíduos sejam moídos e convertidos em matéria orgânica. Também, pode-se passar pesticidas para evitar o aparecimento de pragas durante o crescimento das bananeiras. Mas atenção! Este processo deve ser realizado com um mês de antecedência.

Preparar o solo é um dos pontos mais importantes no processo de plantação de bananeira e você não deve negligenciar. Utilizar-se de adubos e produtos semelhantes podem melhorar tornar a terra mais fértil e melhorar o desenvolvimento das bananas, inclusive acelerando o tempo de maturação e colheita. Por isso, invista no bom trato da terra, valerá a pena.

5 – Adquira as Mudas de Bananeira

As bananeiras só podem ser plantadas a partir de mudas, que precisam ser retiradas de plantas adultas e já tenham gerado bananas. Neste processo, é preciso tirar o rizoma, que é a parte escura da planta e as raízes velhas. As mudas podem ser adquiridas em outras plantações ou em viveiros.

6 – Inicie a Plantação de Bananeiras

As bananeiras devem ser plantadas manualmente. Em primeiro lugar, faça as covas, que precisam apresentar 30 cm de largura e profundidade, espaço recomendado para que as plantas desenvolvam raízes firmes.

Com relação aos espaçamentos é indicado respeitar o espaço de 1,30 cm entre as mudas, visto que as bananeiras possuem um porte grande e uma planta não pode interferir no desenvolvimento da outra.

7 – Colheita da Plantação de Bananas

As bananeiras costumam gerar frutos somente após um ano de plantio. Depois deste período elas produzem banana durante todos os meses. Porém, a frequência com que as bananas nascem está relacionada ao clima da região, quanto mais apropriado menores serão os intervalos entre as colheitas, bem como pela fertilidade da terra.

Para colher as bananas é necessário usar luvas e um facão para soltar os cachos da árvore. É importante cuidar para não apertar as frutas em excesso, uma vez que isso estraga a sua polpa e altera o seu sabor.

O que Acha do Plantio de Banana? Duvidas? Deixe nos Comentários. Conheça Outros Negócios Assinando Nossa Newsletter.

2.00 avg. rating (53% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA