Como Começar o Plantio de Abóbora

Plantio de AbóboraQuer começar o seu plantio de abóbora? Descubra como!

Doce abóbora, tijolinho de abóbora e compota, estes são apenas alguns dos alimentos que levam este legume em suas composições. A abóbora está entre os itens mais consumidos pelos brasileiros, o que se deve à sua grande variedade culinária. Além de saborosa, ela também é uma ótima fonte de nutrientes, possuindo vitaminas e sais minerais que contribuem para a manutenção da saúde dos seres humanos e também dos animais.

Você gostaria de entrar para o ramo da agricultura? Então, que tal investir no plantio de abóbora? O cultivo deste legume é considerado uma atividade bastante lucrativa, visto que se trata de um alimento que é consumido no Brasil inteiro e também é exportado, principalmente para os países da Europa, de modo a contribuir para a estabilidade econômica do setor da agricultura.

O preço que a abóbora é comercializada também é um dos atrativos para se trabalhar com o produto. Costuma-se ter bons rendimentos com a plantação de abóbora, com uma margem de lucros boa, ainda mais se o produtor consegue comercializar diretamente para mercados e consumidores finais, deixando de pagar um “intermediador”.

Para começar o plantio de abóbora é necessário conhecer as características do legume, além de entender todas os procedimentos que devem ser colocados em prática para se obter uma plantação de abóbora de qualidade, a qual passa desde a seleção do terreno mais apropriado até o manejo da colheita.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por ser uma atividade que exige atenção e muitos cuidados, sob o risco de perder toda uma colheita, criamos esse texto com informações e um passo a passo de como fazer o plantio de abóbora. O que acha? Está pronto para iniciar a sua? Confira!

Conheça Mais Sobre a Abóbora

Para começar o seu plantio de abóbora, a primeira coisa a ser feita é conhecer tudo sobre a abóbora, ou seja, sobre o legume em si. A abóbora tem a sua origem na América do Norte, tendo sido descoberta mais especificamente nos Estados Unidos e no México. A abóbora era muito utilizada na alimentação dos povos Inca, Maia e Asteca.

As abóboras foram trazidas para o Brasil antes mesmo do período colonial, sendo utilizada inicialmente nas refeições dos indígenas. Ao longo dos séculos, o vegetal ganhou espaço na sociedade, passando a ser usado em todas as classes de diferentes formas. A abóbora pertence à família Cucurbitaceae, crescendo em ramas e possuindo frutos de médio ou longo comprimento, na coloração alaranjada.

Atualmente, o Brasil cultiva diferentes espécies de abóboras como, por exemplo, Cucurbita máxima, Cucurbita moschata e Cucurbita pepo. A abóbora se caracteriza por possuir um poupa suculenta e macia, que é rica em vitamina A e B, além de ferro e cálcio. O legume é bastante democrático, podendo ser usado para várias finalidades culinárias, que vão desde doces até ensopados.

Por Que Investir no Plantio de Abóbora?

Para ingressar em um negócio de  plantio  de abóbora, é necessário conhecer quais são as vantagens que ele pode lhe trazer. Portanto, saiba que a abóbora é um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, principalmente pela variedade culinária que possui, também sendo exportada para os países da Europa, isto faz com que a atividade seja lucrativa e estável.

Além disso, pode-se ressaltar que a abóbora se adapta muito bem com as condições climáticas brasileiras e com o solo, tendo uma facilidade maior para se desenvolver, o que proporciona uma maior eficiência no desenvolvimento e, consequentemente, reduz os riscos do plantio de abóbora não vingar. Com isso terá menos trabalho e gastos durante a manutenção do cultivo, tornando-o barato e promovendo economia para o bolso do produtor.

Dicas Para o Plantio de Abóbora

Apesar de ter uma fácil adaptação, as abóboras carecem de um manejo específico para que se desenvolvam adequadamente, apresentando o tamanho e o sabor pretendido pelo produtor. Acompanhe abaixo as dicas para o plantio de abóbora.

1- Escolha do Local Para Iniciar o Cultivo Abóbora

Um dos fatores mais importantes para que um cultivo de abóbora seja bem sucedido é a escolha do local em que ele será fixado. Sendo assim, a primeira missão é escolher o local mais apropriado para iniciar o plantio de abóbora. Tenha em mente que este legume se habitua melhor nas regiões que possuem temperaturas elevadas, com médias superiores a 18ºC, pois necessitam de calor e luminosidade para sobreviver.

A abóbora não tem condições de sobreviver em locais com temperaturas a baixo de 10ºC, o cultivo em estufa é inviável devido ao tamanho que a planta atinge. O lugar escolhido para a plantação de abóbora deve apresentar um solo fértil, bem drenável e rico em nutrientes.

2- Cuidados Com o Solo Para o Plantio de Abóbora

Independente da qualidade do terreno escolhido para instalar o plantio de abóbora, antes de fazer a semeadura do legume é recomendado tratar o solo. O local recebeu outro cultivo nos últimos anos? Possivelmente há restos de outras plantas, por isso será preciso arar o solo, o que consiste em revirar a terra e moer os restos, convertendo-os em Adubo Para Abóbora natural para fortalecer o crescimento das abóboras.

A plantação de abóbora está sujeita à aparição de pragas, que prejudicam o seu crescimento. Para evitar estes males, o ideal é aplicar pesticidas no solo. É importante ressaltar que este procedimento deve ser feito com, pelo menos, 2 meses de antecedência para não afetar a qualidade da planta.

3- Semeadura do Plantio de Abóbora

Após cuidar do solo é precisa fazer a semeadura da abóbora. Nesta fase, tem-se que começar abrindo as covas para depositar as sementes, as quais devem ser aproximadamente 45 cm de profundidade e 60 cm de largura. Os buracos devem ser feitos a uma distância de 50 cm para evitar que uma planta comprometa o crescimento da outra.

Quando as plantas ficam muito próximas uma das outras se tem o problema de roubarem os nutrientes e a água da outra, fazendo com que uma delas morra, as vezes, até mais de uma, dependendo do espaçamento que se deixar. Tome cuidado para seguir as medidas corretas, são erros básicos como esses que podem fazer com que o seu Cultivo da Abóbora deixe de representar lucros e se torne prejuízo.

A terra retirada das covas deve ser enriquecida com adubos naturais como, por exemplo, húmus de minhoca, composto orgânico e esterco bem curtido. Na sequência, é preciso depositar as sementes em grupos de três em cada cova. Feito isso, deve-se fechar as covas com a terra que foi adubada. Se preferir, as sementes podem ser plantadas em vasos pequenos ou saquinhos plásticos, mas isto faz com que a germinação demore mais para ocorrer e depois precisará transpô-la para os buracos.

4- Irrigação do Plantio de Abóbora

Pelo fato das abobreiras necessitarem de umidade para se desenvolverem você deve irrigar os canteiros com frequência. Durante o processo de germinação, que ocorre nos primeiros 30 dias, é recomendado irrigar as plantas diariamente, mas com cautela para não encharcar o solo, o que pode apodrecer a raiz.

Após a semente se tornar uma muda, as irrigações podem ser reduzidas para três vezes por semana, com intervalos de, pelo menos, um dia. Neste período, as abobreiras estão ganhando resistência e pode-se diminuir a quantidade de água, pois elas sobrevivem tranquilamente à estiagem.

5- Manutenção do Plantio de Abóboras

Para que as abobreiras geram abóboras grandes e saborosas é necessário que não haja interferência de fatores externos. Por isso, é essencial fazer a manutenção do plantio de abóbora, realizando vistorias semanais para analisar se existe a presença de pragas, ervas daninhas ou insetos que possam atrapalhar o desenvolvimento das plantas, sendo preciso retirá-las.

A manutenção da plantação de abóbora deve ser feita manualmente, pois a presença de máquinas irá danificar as plantas, também não é recomendado passar pesticidas nesta fase, uma vez que há o risco de alterar o sabor do legume.

6- Colheita da Plantação de Abóbora

A abobreira é uma planta que se espalha pelo chão, sendo necessário tomar alguns cuidados específicos no momento da colheita. Geralmente, as abóboras ficam prontas para a colheita entre 85 e 150 dias após o plantio de abóbora, dependendo das condições do cultivo. Os legumes apresentam uma coloração alaranjada ou amarela, podendo em alguns casos apresentar rachaduras.

Para preservar o sabor das abóboras é recomendado colhê-las antes de ficarem totalmente alaranjadas. O ideal é cortar as abóboras com um talo bem grande, pois assim evita-se que elas amadureçam muito rápido e estraguem facilmente.

Agora Que já Sabe Como Fazer Cultivo de Abóbora, Que Tal Você Mesmo Começar o Seu Plantio? Conheça Mais Opções de Negócios Aqui no Site!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA