Como Plantar Hortelã

Plantar HortelãJá pensou em iniciar uma plantação de hortelã? Esse é um negócio muito rentável, veja agora mesmo como plantar hortelã!

Você já pensou em investir em uma atividade do ramo da agricultura? Pois bem, este é um dos setores mais prósperos e estáveis da economia brasileira, mostrando-se bastante favorável para novos investidores.

A vantagem desta área é o fato de oferecer uma diversidade de atividades que podem ser exercidas, basta escolher aquelas que estão dentro do seu campo de conhecimentos profissionais e iniciar as atividades.

Uma das possibilidades do agronegócio é o cultivo de hortaliças, que são amplamente consumidas no Brasil, além de serem exportadas. A hortelã é uma das hortaliças mais cultivadas no país e se configura como uma das melhores oportunidades de negócio, devido à sua variedade comercial, uma vez que ela pode ser usada na culinária, para fins medicinais, entre outras possibilidades.

O cultivo de hortelã é uma tarefa relativamente fácil, mas é necessário estudar com calma e conhecer à fundo todas as questões que envolvem o plantio, pois somente assim é possível manter a qualidade do produto final e garantir o seu lucro.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como todo e qualquer negócio, o plantio exige um plano de negócio pronto, ou seja, você precisa preparar tudo que será feito, desde o momento da plantação, funcionários que irão trabalhar, forma do plantio, qual tipo de hortelã que será plantada, até mesmo a data de colheita. Isso fará com que o seu negócio fique sempre organizado e, principalmente, eventuais imprevistos possam ser mais facilmente contornados.

Interessou-se em trabalhar com a produção e da hortelã? Pensando em você criamos esse texto exclusivo com ótimas informações para que comece agora mesmo. Aprenda como plantar hortelã!

Conheça a Origem da Hortelã

O primeiro passo para se tornar um empresário de sucesso no ramo do cultivo de hortaliças é conhecer tudo sobre o produto que será comercializado. A hortelã é uma planta originária do continente asiático, cujo nome científico é Mentha spicata, mas que também pode ser conhecido popularmente como hortelã-verde, hortelã-das-hortas ou hortelã-vulgar.

A hortelã é cultivada em todo o mundo, devido à sua essência, sendo aproveitado como tempero para a culinária, como ingrediente para remédios expectorantes ou calmantes e até mesmo em produtos de higiene pessoal. Esta hortaliça se caracteriza por ser bastante resistente, pois sobrevive à todas as condições climáticas, tendo capacidade para suportar tanto o calor quanto o frio, desde que receba água com abundância.

O fato da hortelã ser uma planta bem resistente contribui para que seja um dos produtos mais procurados para o cultivo, oferecendo uma maior estabilidade do que outros produtos “concorrentes”.

Por que Investir na Plantação de Hortelã?

Você quer um negócio “fácil” de gerir e que seja lucrativo? A plantação de hortelã pode ser uma excelente opção, pois esta atividade é uma das mais fáceis de controlar dentro do ramo do agronegócio e ao mesmo tempo é bastante lucrativa. A hortaliça oferece uma diversidade comercial, ou seja, o produtor pode cultivá-la para diferentes fins e, consequentemente, aumentar os seus lucros.

Além disso, é importante ressaltar que a hortelã é uma planta que se adapta muito bem às condições climáticas brasileiras, o que permite cultivar um produto de altíssima qualidade, sem que haja a necessidade de fazer manutenções frequentes nas plantações, o que torna o processo mais barato.

Também, não podemos deixar de frisar a possibilidade de exportar a hortelã, já que devido à qualidade que a mesma se produz no Brasil, inúmeros países buscam importar.

Dicas de Como Plantar Hortelã

Você se interessa pelo ramo do agronegócio e acredita que o cultivo de hortelã pode mudar a sua vida financeira de uma vez por todas? Neste caso, é necessário começar a se preparar para plantar hortelã, pois embora ela seja bastante resistente tem-se que cuidar do cultivo, desde a plantação até a colheita. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de como plantar hortelã.

1 – Escolha a Espécie de Hortelã a Ser Cultivada

Antes de qualquer coisa, a sua tarefa é escolher a espécie de hortelã que será cultivada, esta etapa é essencial para garantir que o seu negócio seja um sucesso. A escolha da diversidade da hortaliça deve ser feita de acordo com a finalidade que ela terá, a planta apresenta poucas alternâncias, mas saber diferenciá-las é essencial para satisfazer o consumidor final.

Basicamente, pode-se dizer que existem quatro espécies de hortelã que são cultivadas no mundo inteiro. Se a sua intenção é plantar a hortaliça para ser usada como tempero, o ideal é optar pela Mentha Piperita ou Mentha spicata. Agora, se o seu interesse é cultivar a planta para aproveitar a sua essência é recomendado selecionar as espécies Mentha gracilis ou Mentha suaveolens.

2 – Adquira as Sementes de Hortelã

Após definir a finalidade que o seu cultivo de hortelã terá e escolher a espécie certa, é o momento de adquirir as sementes da hortaliça. Neste caso, você poderá fazer o plantio através de dois métodos, ou seja, comprando sementes ou mudas de hortelã, sendo que esta última alternativa pode oferecer um produto final de maior qualidade.

As sementes de hortelã podem ser adquiridas em casas de cultivos de hortaliça. Se você preferir as mudas de hortelã, o ideal é recorrer aos viveiros de plantas, sendo indicado optar por as mudas de hortelã com aparência mais viçosa e que tenham, pelo menos, uma semana de germinação.

3 – Prepare o Solo para Plantar Hortelã

Sim, a hortelã é uma planta resistente, mas se ele só se desenvolve saudavelmente quando é fixada em um solo em boas condições de germinação. Portanto, é essencial preparar o solo para plantar esta hortaliça. Se a terra já recebeu o cultivo de outra planta é indicado promover uma limpeza meticulosa no espaço.

Primeiramente, retire todas as impurezas que estão visíveis externamente. Na sequência, pode-se arar o solo, pois este processo é capaz de moer todos os resquícios da plantação anterior, evitando que eles possam atrapalhar a germinação e o crescimento da hortelã.

4- Enriqueça o Solo para Cultivar Hortelã

A sua preocupação com a qualidade final da hortelã deve começar antes mesmo de ela ser plantada. Levando isso em consideração, uma boa dica para produzir boas hortaliças, sem dúvidas, é enriquecer o solo, de preferência com compostos orgânicos para que as plantas sejam extremamente saudáveis.

O preparo do solo deve ser feito com, pelo menos, um mês de antecedência a semeadura, que é considerado tempo suficiente para que ele absorva todos os nutrientes e posteriormente use-os na germinação da planta. Se você preferir, também é possível aplicar pesticidas no solo para evitar o aparecimento de pragas que possam atrapalhar o crescimento da hortaliça.

5- Faça a Semeadura da Hortelã

Depois de preparar o solo é preciso fazer a semeadura das sementes ou das mudas. Por isso, comece abrindo as covas em que as plantas serão depositadas, os espaços devem conter, pelo menos, 15 centímetros de profundidade e de largura. Para que uma planta não interfira no crescimento da outra é recomendado que as covas tenham um espaçamento de no mínimo 20 centímetros de distância.

Observadas estas questões, basta depositar as sementes dentro das covas e tapá-las com duas camadas de terra. Para acelerar o processo de germinação pode-se umedecer o solo logo após a semeadura.

Sempre que possível, utilize-se de adubos e fertilizantes, costuma-se ter excelentes resultados. Já pensou em montar sua própria fábrica de fertilizantes?

6- Irrigue a Plantação de Hortelã

A hortelã é uma planta bastante resistente a qualquer condição climática, no entanto ele necessita de água em abundância para que possa se desenvolver. Portanto, é preciso adotar métodos de irrigação para que a plantação receba água na quantidade certa e regularmente.

Neste caso, a melhor forma de levar água até a plantação de hortelã é através da irrigação mecânica, que pode ser programada automaticamente e que expele o líquido em quantidade moderada, evitando que o solo fique encharcado e possa apodrecer a raiz.

7- Colha a Hortelã

A colheita de hortelã é um dos processos mais simples do cultivo, porém, é trabalhosa, visto que deve ser feita manualmente. Esta etapa consiste em retirar os galhos da hortaliça, sendo necessário tomar cuidado para não desestruturar todo o caule.

No momento da colheita, é aconselhável procurar por pessoas especializadas no assunto, porque é muito comum que, na sua colheita, perca-se parte do produto, devido a quebra dos galhos e retirada de forma errônea, consequentemente, isso gera prejuízos.

No início da plantação, pelo menos nas primeiras vezes, enquanto você ainda não tiver experiência no assunto, aconselha-se contratar um agrônomo para auxiliá-lo, com isso, os riscos de perder dinheiro com a plantação de hortelã é menor.

E Você, Pronto Para Plantar Hortelã e se Tornar o Mais Novo Empresário?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA