7 Dicas de Sucesso Sobre Como Plantar Banana

Plantar Bananeira
Aprender como plantar banana é uma boa opção de negócio para quem busca um investimento certo e lucrativo. Veja aqui 7 dicas incríveis de como iniciar uma plantação de bananas.

Está em busca de um negócio lucrativo? Que tal como plantar banana? Veja aqui os motivos para entrar no negócio e como começar a plantação de bananas.

Banana, doce de banana, bala de banana e quantos outros alimentos que são feitos com esta fruta que você conhece? Muito provavelmente vários, concorda? Essa é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, sendo utilizada de diferentes formas na culinária. É possível ganhar dinheiro com esta fruta de maneiras variadas, sendo o cultivo uma das mais rentáveis.

Você está pensando em começar o seu negócio próprio, mas não possui muito dinheiro para investir? Pois bem, a solução para os seus problemas pode estar no plantio de bananas, as quais se adaptam muito bem ao clima brasileiro e dão frutas durante todo o ano, garantindo um lucro estável para o produtor.

O cultivo de banana é recomendado especialmente para as regiões em que o calor é frequente, pois ela necessita de temperaturas elevadas para se desenvolver adequadamente. A produção desta planta tem baixo custo e precisa de inúmeros cuidados para oferecer frutas saborosas.

Gostou da ideia de cultivar esse produto? Para te ajudar reunimos mais informações sobre como plantar banana. Confira!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conheça a Origem da Bananeira

Antes de se aventurar em qualquer negócio é recomendado conhecer tudo sobre a atividade que se pretende exercer, com isso, os riscos de acontecer imprevistos e possíveis prejuízos financeiro são menores.

A bananeira, também conhecida como figueiras-de-adão, são uma planta que pertence à família Musaceae, tendo sido descoberta no sudeste do continente asiático, mais especificamente na Indonésia, Filipina e Malásia, tendo sido levada para a Índia em meados de 600 a.C e, mais tarde, para a China.

A partir das navegações de 1.500 realizadas pelos portugueses, a banana começou a se espalhar pelos demais continentes, não demorou muito para que chegasse ao Haiti, Caribe, República Dominicana e Brasil, que são considerados os países que mais produzem essas frutas e as consomem.

Assim como a maioria das plantas, a bananeira também é dividida em categorias como, por exemplo, a Musa sapientum, Musa ingens, Banana-ouro brasileira, entre outras. Todas as diversidades podem ser consumidas in natura, porém, apenas são recomendadas para os processos de industrialização.

Por Que Plantar Bananeira?

Plantação de bananas
Plantar bananeira é um um excelente negócio, pois a banana é um dos produtos mais consumidos atualmente.

Há diversos motivos para investir na plantação de bananas. Em primeiro lugar, esta é uma boa alternativa para quem busca um negócio altamente rentável e ao mesmo tempo estável, pois a banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, logo, dificilmente faltará demanda para esta área do mercado.

Além disso, as bananas oferecem diversidades comercial, visto que podem ser consumidas in natura ou industrializadas, processadas e transformadas em outros alimentos. O Brasil disponibiliza o clima ideal para o cultivo das bananas, o que permite que a frutas nasçam saudáveis e saborosas.

7 Dicas de Sucesso de Como Plantar Banana

As bananeiras são plantas que se adaptam com facilidade ao clima brasileira, mas que também necessitam de cuidados específicos para se desenvolverem, devendo ser observadas desde a escolha das sementes até o plantio e colheita. Por isso, acompanhe abaixo as melhores dicas de como plantar banana.

1- Escolha o Local Adequado Para Plantar Banana

Em se tratando de plantação, o local em que a atividade será realizada é um fator preponderante, visto que a partir dele o seu negócio pode se tornar um sucesso ou fracasso.

Um empresário de sucesso precisa planejar perfeitamente suas atitudes, focar em um espaço adequado para conseguir o maximizar a produtividade e, por fim, manter a administração correta.

Em primeiro lugar, o ideal é escolher uma região com temperaturas elevadas para fazer a plantação de bananeira, visto que ela se adapta melhor ao clima tropical, lugares com períodos inferiores a 15°C devem ser evitados.

Embora necessitem de calor para se desenvolverem, não significa que as bananeiras devam ser plantadas em locais secos, pois elas também precisam de umidade e chuvas regulares. O solo tem que ser drenável o suficiente para absorver a água sem comprometer a raiz da planta.

2 – Época Certa Para Plantar Banana

As bananeiras são classificadas como plantas de ciclo de vida perene, ou seja, que são capazes de se desenvolverem durante todo o ano. De fato, as bananeiras podem ser plantadas em qualquer período, mas é recomendado escolher a época do plantio de acordo com as condições climáticas da região em que a atividade será realizada.

Sendo assim, nos locais em que há umidade natural, o produtor pode iniciar a plantação em qualquer mês. Agora, se a região for mais seca, recomenda-se que o plantio seja feito nos períodos mais chuvosos, que normalmente ocorrem entre outro e fevereiro. Dessa maneira, a germinação ocorre com maior facilidade.

3- Selecione a Diversidade da Banana

Diversidade da banana
Para plantar banana é necessário escolher a espécie de banana, para isso deve-se analisar o tipo de mercado que se deseja investir.

Conforme já foi dito, as bananeiras são divididas em categorias, sendo necessário escolher uma delas para plantar. Esta etapa deve ser feita com base no destino final que o produtor pretende dar para as bananas colhidas, o sucesso do seu negócio depende desta escolha.

Portanto, caso você deseje plantar banana para exportar, o ideal é optar pelo tipo Grande Naine, Lacatan, Jangada, Nanicão, Nanica, Piruá ou Poyo. Porém, supondo que a intenção seja produzir banana para o consumo in natura, indica-se cultivar as espécies Colatina Ouro, Branca, Prata, Nanica, Ouro ou Maçã. Para a finalidade industrial, é recomendado selecionar a Valery, Piruá, Nanica, Branca, Jangada ou São Domingos.

Perceba que existe uma gama imensa de tipos de bananeira, o que exige que o empresário tome muito cuidado no momento da escolha, focando no seu objetivo. Também, lembramos que a forma de cultivar a banana é importante e pode influenciar diretamente no resultado final (produto).

4- Prepare o Solo Para Plantar Banana

Selecionou a diversidade da banana que é do seu interesse comercial? Agora é o momento de colocar a mão na massa e começar a preparar o solo para plantar as bananeiras. Primeiramente, é indicado arar a terra, ainda mais se ela recebeu outras plantas na safra anterior, com isso você irá remover todos os resíduos que possam atrapalhar o crescimento das novas plantas.

Além disso, também é indicado passar pesticidas com pelo menos um mês de antecedência para evitar que insetos apareçam e se propaguem durante o cultivo das bananeiras.

Por fim, é recomendado enriquecer o solo com compostos orgânicos e químicos que sejam capazes de potencializar os seus nutrientes.

5 – Escolha as Mudas de Banana

As bananeiras devem ser plantadas através de mudas, que são retiradas de outras bananeiras adultas e que já estejam dando frutas. Durante este processo é necessário tirar a parte escura do rizoma, além de cortar todas as raízes velhas. As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou em outras plantações.

6 – Faça a Semeadura da Banana

Semeadura da banana
Para plantar banana e ter bons lucros é necessário seguir a rigor o processo de semeadura da banana.

A semeadura da bananeira é uma etapa que tem que ser realizada manualmente. A primeira coisa a se fazer é preparar as covas, as quais precisam ter no mínimo 30 centímetros de profundidade e de largura, espaço esse considerado suficiente para que as mudas possam se desenvolver corretamente e firme as suas raízes.

O espaçamento, ou seja, o espaço entre uma cova e outra, também deve ser observado no momento da semeadura. Por isso, é indicado que seja deixado aproximadamente 1,30cm entre as mudas. Dessa maneira, diminui-se o risco de que uma planta interfira no crescimento da outra.

7 – Colheita das Bananas

Normalmente as bananeiras começam a dar frutas um ano depois de serem plantadas e as produzem durante todo o ano. No entanto, vale ressaltar que a frequência em as bananas nascem depende das condições climáticas, do solo e também dos cuidados que as plantas recebem durante o cultivo.

Para fazer a colheita das bananas é preciso utilizar luvas e facão para desprender os cachos da árvore. É indicado tomar cuidado para não “machucar” as frutas, pois qualquer batida pode ocasionar manchas escuras, o que deixa a banana “feia” e ainda pode comprometem o sabor.

Plantar bananeira como forma de negócio pode ser uma ótima opção, desde que você foque em obter conhecimento sobre a área, como é o caso de fazer um curso de agronomia. Lembre-se que administrar o seu negócio é fundamental, afinal, a plantação é como qualquer outra empresa.

Aprendeu como plantar banana? Conte-nos o resultado e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre tive o desejo de cultivar alguma plantação, para o que disponho de 1,5 hectares de área cultivável. A princípio queria apenas como “hobby ” mas já estou visualizando a possibilidade com fins econômicos. As informações fornecidas no site (sitio) serão de grande valia e extrema importância na minha decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA