Passo a Passo Para Começar Uma Plantação de Girassol

Plantação de Girassol
Uma plantação de girassol é um negócio lucrativo, pois o plantio do girassol é utilizado na fabricação de diversos produtos de consumo nacional e internacional.

A plantação de girassol é ótima para fins econômicos. Confira agora mesmo como começar a sua plantação de girassol.

O girassol é uma bela flor, não é verdade? Esta planta é muito utilizada de forma ornamental, ou seja, para decorar jardins e até mesmo ambientes internos, mas isso não é tudo, ela também pode ser aproveitada em diversos processos industriais, visto que as suas sementes podem ser utilizadas para a produção de óleo de cozinha ou farinha para a confecção de pães e bolos.

Você quer montar seu próprio negócio, que tenha baixo investimento e lucros altos? Então, que tal investir na plantação de girassol? Quem mora na zona rural pode encontrar nesta atividade uma ótima oportunidade para empreender, visto que a planta tem diversidade comercial, ou seja, depois de colhida pode ser vendida para diferentes tipos de clientes.

Para que a sua plantação de girassol seja um sucesso é necessário tomar todos os cuidados com o cultivo, acompanhando desde o momento da semeadura, até o crescimento e a colheita.  Desta forma é possível garantir a qualidade final do produto que será comercializado. Você se interessa por este ramo da agricultura?

Para te ajudar, iremos trazer mais informações sobre a plantação de girassol, e ainda melhor, um passo a passo de como começar a sua plantação de girassol e ganhar dinheiro. Confira!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conheça a Origem Do Girassol

Origem do Girassol
Conhecer a origem do girassol é importante para entender todo o processo de produção do girassol.

Conhecer tudo sobre o negócio que se pretende abrir e o produto oferecido é essencial para enfrentar todas as situações e vencê-las. Portanto, comece estudando e conhecendo sobre a história, origem e tipo de planta que é o Girassol.

O Girassol é uma planta da família Asteraceae, possuindo um caule longo e lóbulo arredondado e grande. A flor tem o nome científico de Helianthus annuus, caracterizando-se por ter um ciclo de vida anual.

O Girassol recebe este nome devido ao seu comportamento durante o cultivo, visto que a sua flor vai virando para a direção em que o sol nasce. Esta planta é originária da América do Norte, tendo sido domesticada por volta de 1000 a.C e posteriormente passou a ser utilizada na alimentação indígena.

O cultivo do girassol pode ser feito para diversas finalidades, visto que ele pode ser utilizado como uma flor ornamental, ou seja, para enfeitar jardins. Além disso, as suas sementes podem ser extraídas e transformadas em óleo comestível ou processadas e convertidas em farinha para a preparação de pães e bolos.

O óleo de girassol tem boas propriedades nutritivas. Embora o público brasileiro não seja o mais voltado para hábitos alimentares “saudáveis”, o mesmo está rapidamente a se preocupar com a alimentação e saúde corporal, por isso, a tendência é que a demanda por produtos derivados do girassol cresce ainda mais para os próximos anos.

Motivos Para Investir na Plantação De Girassol

Cada vez mais as pessoas estão investindo na plantação de girassol, pois há diversos motivos que contribuem para a abertura deste negócio. Primeiramente, o girassol é uma planta que oferece diversidade comercial, logo, o produtor pode escolher uma finalidade para o produto ou mesmo trabalhar com clientes diferentes, visto que é possível vender a flor para fins ornamentais, para a fabricação de óleo de cozinha ou farinha.

O girassol é uma planta bastante resistente, que se desenvolve muito bem ao clima Tropical do Brasil, dispensando o gasto com aparelhagens muito sofisticadas para equilibrar e atingir o clima ideal para o plantio, o que poderia tornar a plantação de girassol mais cara para o bolso do produtor. Além disso, o fato de se possuir um clima favorável de forma natural, evita-se significativamente prejuízos com possíveis perdas durante a colheita.

7 Passos Para Começar a Plantação de Girassol

Embora o girassol seja uma planta forte e que se comporte bem em todas as condições climáticas, é preciso acompanhar e, por vezes, intervir nos seus processos de desenvolvimento para lhe garantir o máximo de qualidade. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como começar a sua plantação de girassol e torná-la bem sucedida.

1- Escolha o Local Adequado Para a Plantação de Girassol

Solo fértil para plantação de girassol
Para a plantação de girassol é necessário um solo fértil ou toda a produção de girassol pode ser comprometida.

O local é um fator importantíssimo para qualquer empresa, ainda mais quando se trata de uma atividade do ramo da agricultura, pois é necessário escolher a área mais adequada para o tipo de plantação. Para que o cultivo de girassol seja viável é recomendado escolher um espaço com solo fértil e bem drenável.

Quando falamos em solo fértil, este não deve ser muito pedregoso, a terra deve ser macia e, acima de tudo, a quantidade de nutrientes do solo deve ser alta, com isso, tem-se uma maior probabilidade de desenvolvimento das plantas. Sugere-se, antes de comprar a propriedade que irá instalar a plantação de girassol, contratar um especialista no assunto para averiguar as características da terra e lhe repassar um parecer se é ou não propícia para a plantação de girassol.

Além disso, também é recomendado que o local escolhido para a plantação esteja situada em uma região em que as temperaturas girem entre 15°C e 30°C, bem como, possua períodos regulares de chuva, visto que o girassol carece de luminosidade e calor frequente para se desenvolver saudavelmente.

2- Adquira as Sementes de Girassol

Assim como a maioria das plantas, os girassóis também são divididos por categorias, sendo preciso escolher as sementes mais adequadas para dar início ao seu plantio. Basicamente, pode dizer que existem três espécies diferentes desta planta, o Girassol Comum, Girassol Anão e o Girassol Gigante.

Neste caso, se você vai plantar girassóis com a finalidade de extrair as sementes para produzir óleo de cozinha ou farinha, o mais recomendado é optar pelo tipo Girassol Anão, que possui um caule curto e um botão maior, sendo capaz de gerar mais sementes. Agora, se o objetivo é o cultivo para fins ornamentais pode-se optar pelos girassóis Comum ou Gigante, que são mais altos e esteticamente mais bonitos.

Analise com cuidado qual será o seu foco de cliente antes de começar a plantação de girassol, você não pode arriscar cometer esse erro, caso contrário poderá comprometer muito do seu lucro. Sugiro, nesses casos, fazer um plano de negócios.

3- Limpe o Solo Para a Plantação de Girassol

Preparação do solo para plantação de girassol
Preparar o solo para receber a plantação de girassol é fundamental para uma boa produção de girassol.

O girassol requer limpeza e boas condições para vingar e crescer, logo, um dos principais processos antes da semeadura é promover a limpeza do solo para a plantação. Sendo assim, comece retirando os resíduos mais aparentes, que estão na superfície e que podem atrapalhar a germinação e cultivo dos girassóis.

Caso o solo já tenha recebido outro plantio anteriormente é bem provável que tenha ficado resquícios do último cultivo que podem demorar para se decompor e acabarem comprometendo a eficiência dos nutrientes da terra. Para evitar este problema, a dica é arar o solo, moendo todos os restos e transformando-os em um adubo natural.

4- Enriqueça o Solo Antes de Começar a Plantação de Girassol

Nem sempre o solo possui a quantidade necessária de nutrientes para promover o crescimento saudável dos girassóis, principalmente se ele já recebeu outro cultivo. Pensando nisso, uma boa dica é enriquecer o solo com substratos.

O ideal é que o enriquecimento do solo seja realizado com no mínimo 1 mês de antecedência da plantação de girassol, pois assim a terra terá tempo suficiente para absorver os nutrientes e incorporá-los, o que é fundamental.

Para promover o enriquecimento do solo é necessário revirá-lo e posteriormente acrescentar substratos orgânicos. Para se prevenir contra pragas e ervas daninhas, pode-se aplicar pesticida na terra, mas em quantidade moderada para não prejudicar o crescimento da planta.

5- Promova a Semeadura do Girassol

Você deixou o solo em perfeitas condições para começar o novo cultivo? Pois bem, agora é o momento de colocar o plantio de girassol em prática. Comece adquirindo as sementes de girassol, que podem ser encontradas em pequenas cartelas, em lojas voltadas para agricultores.

Na sequência, basta abrir as covas para depositar as sementes. Cada buraco deve ter 10 cm de profundidade e 6 cm de largura, deposite três sementes por cova. Para terminar a etapa de semeadura, tampe os buracos com duas camadas de terra e molhe-os para facilitar a germinação.

Cuidado para não encharcar os buracos com girassol, isso poderá comprometer a germinação. Você deve umedecer a terra, até pode ficar um pouco ensopadinha, mas não muito.

6- Irrigue a Plantação de Girassol

Irrigação da plantação de girassol
Uma boa irrigação da plantação de girassol ajudará para um bom aproveitamento do plantio do girassol.

Para crescer com saúde e, consequentemente, qualidade, o girassol carece de períodos regulares de chuva, tanto durante a germinação quanto na fase de amadurecimento. Caso, a região não esteja recebendo chuvas com frequência, é indicado irrigar a plantação de girassol.

Para as plantações em larga escala, o ideal é que a irrigação seja realizada de forma mecânica, em que é possível controlar a quantidade e a frequência em que a água é jorrada. Durante a germinação, a irrigação pode ser feita diariamente, 20 dias depois ela pode ser feita 3 vezes por semana.

7- Faça a Colheita do Girassol

Por fim, basta fazer a colheita do girassol, que deve ocorrer aproximadamente em 50 dias após a realização do plantio de girassol. A planta fica pronta para a colheita quando o botão começa a abrir e a área central apresenta uma coloração amarelada ou marrom.

Pronto para começar a sua plantação de girassol? Conte-nos suas dúvidas e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA