6 Dicas Sobre Plantação De Trigo

Plantação de trigoJá pensou em começar uma plantação de trigo? Isso pode ser muito rentável, veja agora mesmo o porquê e como iniciar!

Quantos alimentos você consumiu hoje e que levavam farinha de trigo em suas composições? Muito provavelmente, pelo menos, uma das suas refeições contou com este ingrediente, não é mesmo? O trigo é um dos cereais mais consumidos do mundo, devido à grande diversidade que apresenta dentro da culinária e as suas propriedades nutritivas.

Sendo assim, se você está pensando em começar um negócio próprio na zona rural, ingressar no ramo de plantação de trigo é uma excelente alternativa, pois se trata de uma das atividades agrônomas mais rentáveis do mercado, uma vez que o Brasil é um dos países que mais produz, consome e exporta trigo, o que torna este setor economicamente estável e lucrativo.

O cultivo profissional de trigo exige diversos cuidados, pois ele necessita de condições especiais para se desenvolver como, por exemplo, ficar exposto ao clima com temperaturas não muito elevadas.

Entender perfeitamente a forma correta de começar uma plantação de trigo antes de  executar é fundamental para evitar prejuízos de grande monta, pois para ter uma plantação de trigo é necessário investir. Veja algumas ideias de negócios com baixo investimento.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer começar a cultivar este cereal, mas não sabe por onde começar? Não tem problema! Para te ajudar iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre plantação de trigo. Prontos? Confira abaixo!

Conheça a Origem do Trigo

Uma das premissas de qualquer área em que se decida investir é conhecer a fundo tudo sobre a atividade e o produto que será oferecido. Pois bem, a sua primeira missão é saber tudo sobre o trigo. Este cereal é o segundo mais consumido do planeta, ficando atrás apenas do arroz, caracterizando-se por ser uma gramínea, cujo grão resulta no trigo, o qual pode ser usado na alimentação humana e animal.

O trigo tem o nome científico de Triticum aestivum. A origem do trigo iniciou por meio do cruzamento de espécies silvestres de gramíneas que se concentravam aos arredores dos rios Eufrates e Tigre, no continente asiático, há aproximadamente 10 mil anos antes de Cristo.

No Brasil, o cultivo de trigo começou em meados do século XVI, durante o período colonial, tendo sido trazido pelos portugueses, que inicialmente o plantaram na Capitania Hereditária de São Vicente, que, atualmente, corresponde ao Estado de São Paulo. Com o passar dos anos, o cereal passou a ser cultivado na região, na qual as condições climáticas são mais apropriadas.

Assim como todos os cereais, o trigo também é dividido em categorias, são elas: o Trigo Comum, que é o mais utilizado no mundo todo para a alimentação humana. O Triticum monococcum, que é uma espécie selvagem e que já foi muito usada para a alimentação animal. Por fim, o Trigo Duro, o qual é uma das espécies mais empregadas na culinária atualmente.

Conhecer as espécies/tipos de trigo é importante para alcançar seus objetivos. Antes de iniciar a produção, faça um plano de negócios e decida qual será o seu público-alvo, assim, pode-se adquirir o trigo mais adequado para aquela categoria e, consequentemente, melhorar a probabilidade de sucesso nas vendas.

Veja agora mesmo a importância de um plano de negócios.

Motivos Para Investir Na Plantação De Trigo

Você ainda está na dúvida sobre começar a sua plantação de trigo? Há diversos motivos que podem te ajudar a tomar essa decisão. O primeiro motivo a se frisar é que o trigo é o segundo cereal mais consumido no mundo, sendo usado amplamente na culinária. Levando isso em consideração, um dos principais motivos para investir neste cereal é a grande demanda que apresenta, sendo um mercado estável.

Além disso, o Brasil oferece as condições apropriadas para o cultivo de trigo, possibilitando uma colheita com maior qualidade e, consequentemente, quantidade por hectare.

Se já não bastasse, o Brasil é um dos maiores exportadores deste grão, o que possibilita que produtores obtenham lucros maiores em cada safra, sendo raros os casos de “não conseguir vender” a mercadoria.

Dicas Para Começar a Plantação De Trigo

Vai começar a cultivar trigo para fins comerciais? É necessário conhecer tudo sobre como começar esta atividade, uma vez que todos os processos são importantes para obter uma produção bem sucedida. Por isso, acompanhe abaixo as nossas dicas para começar a plantação de trigo.

1 – Adquira As Sementes De Trigo

Para dar início a sua plantação de trigo a primeira coisa a se fazer é adquirir as sementes, que devem ser de alta qualidade para garantir o sucesso da sua colheita no futuro. Portanto, para conseguir as melhores sementes, o mais indicado é comprá-las diretamente de viveiros de plantas ou de outros produtores que já tenham obtido safras bem sucedidas.

Nesta etapa, também é necessário atentar para a escolha da diversidade de trigo que será plantado. Basicamente, há duas espécies que podem ser selecionadas, sendo o Trigo Comum ou Trigo Duro, que são domesticadas, usadas mundialmente para a produção de alimentos humanos e animais, além de se adaptarem com maior facilidade às condições climáticas brasileiras.

2- Selecione o Local Para a Plantação De Trigo

Já adquiriu as sementes de trigo adequadas para o seu tipo de cultivo? Agora é o momento de selecionar o local em que a plantação do cereal será feita. Antes de qualquer coisa, é necessário começar escolhendo a região em a atividade será executada, que deve oferecer as condições climáticas ideais para o cultivo desta planta.

Levando isso em consideração, as regiões sul e sudeste do Brasil são as mais indicadas para promover o cultivo do trigo, pois oferecem temperaturas mais amenas, visto que ele precisa de oscilações entre 15°C e 25°C para se desenvolverem em seu ‘ápice’. Contudo, as plantações deste cereal também tem avançado na região Centro-Oeste, onde o calor é frequente. Neste caso, é necessário investir na irrigação mecânica para manter a qualidade da planta e evitar que o excesso de sol a prejudique.

Criar um sistema de irrigação é fundamental para qualquer plantio, porque as adversidades climáticas podem ser imprevisíveis, fazendo com que o empresário de sucesso perca parte significativa da sua colheita, o que pode trazer prejuízos irreversíveis.

3- Prepare o Solo Para a Plantação De Trigo

Em se tratando de qualquer tipo de plantação, é a combinação de três fatores que culmina em um produto final com qualidade, sendo a aquisição de sementes de qualidade, o local adequado para o cultivo e o enriquecimento do solo. Sendo assim, compreenda que é preciso preparar a terra com, pelo menos, um mês de antecedência ao processo de semeadura.

O solo foi utilizado anteriormente para outro plantio? Não tem problema, mas é necessário promover a sua limpeza completa, que pode ser feita através do arado, que é capaz de moer os resíduos de outras plantas, fazendo com que se decomponham rapidamente e não interfiram no crescimento do trigo.

Outro ponto importante para melhorar o solo e permitir mais nutrientes às plantas utilizando adubos orgânicos e produtos específicos para enriquecer o solo, embora aumente um pouco o custo da sua plantação de trigo, faz toda a diferença no quesito crescimento do cereal.

4- Semeadura Das Sementes De Trigo

A semeadura das sementes de trigo é o processo que consiste em fixá-las no solo. Primeiramente, é feita a abertura das covas em que as sementes serão depositadas. Os buracos devem apresentar 15 centímetros de profundidade e de largura, podendo serem feitos de forma manual ou mecânica.

Na sequência, faz-se a semeadura através de uma máquina semeadora, que torna esta etapa muito mais prática para o produtor, além de economizar tempo e evitar o desperdício das sementes. Por fim, basta fechar as covas com duas camadas de terra para que ocorra a germinação.

Lembre-se de manter a terra irrigada na proporção certa, principalmente no período inicial de desenvolvimento.

5 – Acompanhe o Desenvolvimento Da Plantação De Trigo

Não basta só plantar o trigo, é necessário acompanhar o seu desenvolvimento, isso serve para evitar ou controlar possíveis problemas e, consequentemente, aumentar a qualidade do produto. Caso a região não apresente períodos regulares de chuva, o ideal é recorrer à irrigação mecânica e controlada, que é essencial para o desenvolvimento do cereal, desde a germinação até a maturação.

Também é recomendado ficar atento ao aparecimento de pragas ou ervas daninhas, que devem ser rapidamente eliminadas com substância que não prejudiquem o solo e nem a plantação em si.

6 – Colha a Plantação De Trigo

A colheita da plantação é o último processo da plantação de trigo e é tão importante quanto a semeadura. Este procedimento deve ser realizado através de máquinas colheitadeiras, que colhem os grãos e ao mesmo tempo os descascam, poupando trabalho e tempo do produtor, que. Posteriormente, pode armazená-los e encaminhar para a industrialização.

Após ter seus grãos, uma boa dica é ficar atento ao valor da saca de trigo, a qual varia significativamente. Fale com especialistas e descubra qual será o melhor momento para efetuar a venda dos seus produtos. Devido a grande quantidade de trigo que é produzido, cada centavo pode fazer diferença significativa no seu bolso.

Pronto Para Começar a Sua Própria Plantação De Trigo? Conte-nos Como Está Sendo!

2.00 avg. rating (53% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA