Passo a Passo Para Fazer Uma Plantação de Pimentão

Plantação de PimentãoQuer começar um negócio no meio rural? Aprenda como começar uma plantação de pimentão!

Na salada, sopa e em tortas, estas são algumas das opções de pratos em que o pimentão pode ser usado. O pimentão é um legume amplamente consumido no Brasil, o que se deve à sua versatilidade culinária, visto que ele pode ser usado para diferentes finalizadas. Este alimento também oferece nutriente como fibras e vitaminas, contribuindo para uma alimentação mais saudável.

Além de ser uma opção saborosa para as refeições, o pimentão pode ser uma boa oportunidade de negócio para quem deseja trabalhar com um negócio de pequeno porte. Você mora em uma região rural e gostaria de executar uma atividade de simples operação e que tenha um bom potencial de rendimento? Neste caso, uma alternativa é investir no cultivo de pimentão, os quais se adaptam bem às condições climáticas do Brasil, necessitando de pouca manutenção.

Apesar de serem legumes mais resistentes, os pimentões devem ser submetidos às condições adequadas, levando em consideração desde a escolha do local até o processo de colheita para que possam crescer e se desenvolver de forma saudável, mantendo um sabor agradável para o paladar dos consumidores.

Trabalhar no meio rural exige certo conhecimento quanto a forma de fazer a plantação, trato do solo e até mesmo na colheita, por isso a importância de estudar o assunto antes de iniciar, caso contrário, poderá ter sua plantação reduzida a Zero por simples falta de preparo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Pensando nisso, resolvemos criar esse texto com dicas e informações sobre como começar a plantação de pimentão. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre o Pimentão

Para fazer com que a sua plantação de pimentão seja um sucesso é preciso conhecer tudo sobre este legume. O pimentão também é conhecido como pimentos, um dos cultivares de pimenta, pertencendo à espécie Capsicum annuum, que se caracteriza por ser um tipo de pimenta adocicada, uma vez que não possui a capsaicina e demais capsaicinoides, substâncias que produzem o sabor ardente da pimenta convencional.

Os pimentões foram descobertos na América do Sul e América Central, mais especificamente no México, Peru e Colômbia. Este legume possui proteínas, gorduras saudáveis, potássio, cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, sódio, fósforo e ferro, que fazem bem para a saúde. Os pimentões variam de formato e cor, podendo ser encontrados nas tonalidades verde, vermelha e amarela.

Por Que Investir na Plantação Pimentão?

Há diversos motivos que servem de incentivo para investir na plantação de pimentão. Em primeiro lugar, é importante observar que o pimentão é um legume bastante consumido no Brasil, além de ser exportado para os países da América do Sul e países da Europa, o que faz com que este mercado seja economicamente estável, além de oferecer bons rendimentos financeiros.

Também é importante ressaltar que os pimentões se adaptam com muita facilidade às condições climáticas brasileiras, uma vez que necessitam de temperaturas elevadas e umidade para se desenvolverem de forma correta, precisando de pouca manutenção durante o cultivo, o que promove uma economia para o bolso do produtor.

A demanda pelo pimentão costuma ser estável, o que torna o setor atrativo. Veja, conseguindo vender o que você produz, saberá qual é a média que poderá ganhar. Claro, todas as profissões/negócios têm suas dificuldades, e a agricultura não é diferente, pois existem riscos de perder parte da plantação de pimentão caso não seja cultivada corretamente, por exemplo.

Dicas Para a Plantação de Pimentão

Apesar de ser um legume relativamente resistente e de fácil adaptação, o cultivo de pimentão precisa receber alguns cuidados específicos, que vão desde a escolha do local adequado até a colheita do fruto, todos os detalhes são importantes para obter sucesso. Acompanhe abaixo como ter uma plantação de pimentão de qualidade e produtivia.

1- Escolha o Local Para a Plantação de Pimentão

Para dar início à sua plantação de pimentão a primeira coisa a se fazer é escolher o local adequado para instalar o plantio de pimentão. Antes de qualquer coisa, o ideal é selecionar uma região em que as temperaturas sejam frequentemente elevadas e com umidade, uma vez que os pimentões carecem de calor entre 20ºC e 30ºC, além de ter períodos regulares de chuvas para se desenvolverem.

Com relação ao terreno escolhido para o plantio de pimentão é preciso que ele apresente um solo bem nutrido, leve e com boa capacidade de drenagem, evitando o acúmulo de água nas raízes dos pimentões. O pH da terra tem que estar entre 5,8 e 6,6, que são os índices adequados para não interferir negativamente no desenvolvimento do legume.

O pimentão não ocupa um espaço excessivo, por isso, ter uma terra bem preparada e de qualidade é mais interessante do que uma grande extensão, pense nisso!

2 – Preparação do Solo Para o Plantio de Pimentão

Por melhor que seja o terreno selecionado para plantar o pimentão, nem sempre o solo estará nas condições perfeitas para promover o crescimento dos pés dos legumes. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é retirar todos os resquícios que estão visíveis na superfície e que possa vir a atrapalhar no desenvolvimento das plantas.

O terreno já recebeu outro cultivo nos últimos meses? Então é provável que existam resquícios, logo para acelerar a decomposição deles é recomendado arar o solo, que consiste em revirar a terra e moer os restos, transformando-os em matéria orgânica, a qual fortalece as raízes dos pimentões. Se o solo estiver com o pH desequilibrado é recomendado fazer a calagem, mexer a terra e adicionar calcário. Também, pode-se aplicar pesticidas para evitar o aparecimento de pragas.

3 – Semeadura do Pimentão

Após cuidar do solo é necessário fazer a semeadura do pimentão é preciso adquirir as sementes do pimentão, que podem ser encontradas facilmente em casas de insumos para a agricultura. O legume só pode ser plantado por meio de sementes, as quais precisam ser cultivadas em um local seco e sem calor excessivo.

Para fazer a semeadura do pimentão comece fazendo as covas, que precisam ter aproximadamente 10 cm de profundidade e 8 cm de largura. Os buracos devem estar em fileiras, recebendo um espaçamento de 30 cm de distância para que uma planta não interfira no crescimento da outra. Após a semeadura, os canteiros podem ser irrigados para acelerar o processo de germinação das sementes.

4- Irrigação da Plantação de Pimentão

Os pimentões se adaptam bem às condições climáticas do Brasil, desenvolvendo-se melhor em locais com temperaturas elevadas. No entanto, o calor excessivo também pode prejudicar as plantas, pois causa a desidratação, fazendo com que elas percam a sua vitalidade e tenham a qualidade comprometida.

Para evitar a desidratação da plantação de pimentão é recomendado fazer a irrigação, que pode ser realizada de modo manual ou mecânico. As regas devem ser feitas, pelo menos três vezes por semana, sendo que a água deve ser bem distribuída em todos os canteiros.

O preço para criar um sistema de irrigação automática/mecânica para a plantação de pimentão pode ser custoso, contudo, ao analisar o custo x benefício, bem como a segurança de utilizá-lo, costuma compensar os valores.

5 – Tratos Culturais do Plantio de Pimentão

Assim como qualquer plantio, o de pimentão também carece de acompanhamento desde o momento da semeadura até a colheita, pois somente assim é possível garantir a qualidade final do produto. Por isso, é necessário estar atento aos tratos culturais da plantação de pimentão.

Durante o cultivo, possivelmente surjam agentes que prejudicam o desenvolvimento das plantas como, por exemplo, ervas daninhas, pragas, tatuzinhos, entre outros. O ideal é que estes males sejam removidos manualmente, pois não é recomendado utilizar pesticidas diretamente nas plantas, pois podem alterar o sabor dos pimentões, causando prejuízos. Também é indicado fazer o tutoramento, que é a indução do crescimento da planta, em que os galhos são amarrados em estacas com um metro de altura para que eles não caiam conforme o nascimento dos frutos.

6 – Colheita da Plantação de Pimentão

A colheita do pimentão é um processo bastante simples. Normalmente, os pimentões podem ser colhidos de 12 a 16 semanas após a semeadura. Os legumes devem ser retirados da planta quando apresentam um tamanho grande e uma coloração mais intensa, podendo ser verde, amarela ou vermelha, basta cortá-los pelo cabo, respeitando um espaço de dois centímetros para preservar a qualidade dos pimentões.

Fazer uso de adubos para melhorar o estado da terra é de suma importância. A qualidade, quantidade e até mesmo período de desenvolvimento dependem de como a terra está preparada. Nutrientes, irrigação, foque em trabalhar a terra para que a sua plantação seja o sucesso que espera.

Conte-nos Como Está a Sua Plantação de Pimentão Nos Comentários.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA