Como Começar Uma Plantação de Pimenta [Passo a Passo]

Como Começar Uma Plantação de PimentaO que acha de começar sua própria plantação de pimenta? Veja como!

Você aprecia uma boa pimenta? Este alimento é conhecido em todo o planeta pelo seu sabor picante, que é facilmente notado e tem a capacidade de fazer muita diferença em qualquer receita culinária.

Este condimento é considerado um dos mais utilizados do mundo na cozinha, tendo a função de realçar o gosto dos pratos.

A ardência e sabor peculiar não são as únicas causas que motivam as pessoas a gostarem das pimentas, pois elas também podem ser cultivadas com a finalidade de plantas ornamentais.

Não é somente no meio da culinária que as pimentas podem se destacar, elas também podem ser utilizadas como uma fonte de renda.

Ao longo dos séculos, esta planta vem sendo usada como um condimento em praticamente todos os países, mas nas últimas décadas houve um aumento no interesse em cultivá-la para a função de ornamental, o que tem provocado um aumento nesta área do mercado, gerando bons rendimentos financeiros para os cultivadores.

Essa nova crescente de demanda por pimenta ainda não foi suprida, o que permite montar negócios no setor e aproveitar-se dessa fase.

A plantação de pimenta é barata de ser iniciada e mantida, inclusive pode ser vista como uma forma de renda extra, já que ocupa pouco espaço e basta você ter alguns cuidados específicos para ter excelentes resultados.

Você tem interesse em investir em uma atividade agrônoma e necessite de pouco investimento? Uma boa alternativa é começar uma plantação de pimenta.

Atualmente, esta área é classificada como uma das melhores para se trabalhar, sendo uma das tendências para os próximos anos.

Para te ajudar a entrar no setor da forma correta, preparado e obter bons rendimentos, criamos esse texto com ótimas informações sobre o assunto e uma espécie de passo a passo para iniciar a sua plantação de pimenta. Pronto?

Conheça Mais Sobre a Pimenta

A pimenta tem a sua origem na Índia, foi descoberta por Cristóvão Colombo, em 1943, quando os países da Europa estavam vivendo a época das grandes navegações, saindo em busca de encontrar outras fontes de especiarias e condimentos para expandir o mercado a suprir a demanda que existia no continente europeu.

Após serem encontradas, as pimentas foram levadas para Portugal e batizadas de “Pimentas do Reino”.

Vai dar lucro?

Pouco tempo depois de serem descobertas, as pimentas ficaram conhecidas em todo o mundo, tendo o cultivo adotado principalmente pelos espanhóis e portugueses.

No Brasil, este alimento passou a ser consumido e cultivado durante a colonização realizada pelos portugueses. A planta não encontrou dificuldades para se adaptar ao solo e condições climáticas do país, o que fez com que o seu cultivo se consolidasse, sobrevivendo até hoje.

O nome científico da pimenta é Capsicum, mas ela também pode ser chamada popularmente de chili ou piper.

Hoje em dia, é possível encontrar mais de 27 espécies diferentes de pimentas, que normalmente são cultivadas tanto para o consumo quanto para a ornamentação.

Uma das características mais marcantes deste alimento é possuir capsaicina, que está localizada em suas nervuras, grande responsável pela sensação de ardência e sabor picante.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Por Que Investir na Plantação de Pimenta?

Essa seja talvez a pergunta principal de quem está pensando em abrir um negócio. Por que investir nele? Analisar esse ponto é fundamental e deve ser por ele que você deve iniciar.

A sua intenção é trabalhar com um negócio que tenha potencial para crescimento? Então, investir na plantação de pimenta pode ser a melhor alternativa para o seu caso, uma vez que esta atividade está em expansão.

Vai dar lucro?

Recebendo mais valorização não só no Brasil, mas em todo o mundo, o que se deve ao fato de a pimenta ser usada como condimente e principalmente do interessa das pessoas em mantê-las como uma planta ornamental.

O preço da comercialização da pimenta aumentou devido à valorização que ela está tendo, podendo gerar bons rendimentos financeiros para os produtores.

Além disso, esta modalidade de negócio pode ser iniciada com um capital não muito alto, pois basicamente é preciso dispor do terreno apropriado para a plantação de pimenta e as mudas.

Além disso, as pimenteiras são plantas que se adaptam com facilidade às condições do solo e clima brasileiro, precisando de pouca manutenção, promovendo economia para o bolso do cultivador.

A verdade é que, um dos poucos motivos desfavoráveis que se tinha em iniciar uma plantação de pimenta mudou, que era justamente o preço da venda, o qual era muito baixo e, consequentemente, trazia pouca lucratividade.

Atualmente, com a majoração dos valores, tem-se uma ótima oportunidade de negócio e que realmente pode fazer a diferença no orçamento.

Dicas Para a Plantação de Pimenta

As pimentas se adaptam bem às condições climáticas do Brasil, tendo um cultivo que demanda poucos cuidados.

No entanto, é necessário acompanhar o plantio de pimenta desde a semeadura até a colheita, de modo a garantir a qualidade do produto final. Acompanhe abaixo nossas dicas de Como Plantar Pimentas:

1 – Selecione o Local Para o Cultivo de Pimentas

Uma das características das pimenteiras é ter uma boa capacidade de resistência, porém, para que elas sejam ainda mais fortes e sobrevivam às adversidades do tempo é recomendado plantá-las no local apropriado.

Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é selecionar o terreno para instalar a plantação de pimenta, a qual deve ter um solo fértil e bem drenável, pois ela não suporta o excesso de umidade.

O cultivo de pimenta tem que ser instalado em uma área plana, pois esta característica torna mais fácil os processos de semeadura e colheita, também é importante que haja a incidência dos raios solares durante o dia e luminosidade, uma vez que a plantação de pimenta precisa de temperaturas elevadas para crescer.

2 – Prepare o Solo Para o Plantio de Pimenta

Para que as pimenteiras possam crescer e gerar frutos de qualidade é necessário que o solo esteja em boas condições. Portanto, é indicado executar alguns procedimentos para que o solo fique apto à receber a plantação de pimenta.

Primeiramente, faça uma limpeza, retirando todos os resíduos que estão visíveis na área superficial do terreno.

Se o local já recebeu outro cultivo nos últimos meses, provavelmente os seus níveis de nutrientes estão menores do que o normal e também podem haver restos das outras plantas na terra.

Para resolver este problema, tem-se que arar o solo, o que consiste em revirar a terra com uma máquina de arar, moendo os resquícios e convertendo-os em matéria orgânica.

Para evitar o aparecimento de pragas é indicado passar pesticidas e fungicidas, mas com dois meses de antecedência ao início do plantio de pimenta.

Confira também como iniciar uma plantação de cenoura, é bastante semelhante o processo.

3 – Semeadura da Plantação de Pimenta

Para iniciar a plantação de pimenta é preciso escolher as espécies, o ideal é optar pelas mais comuns como, por exemplo, malagueta, dedo-de-moça, chili, jalapeno, tabasco e cheiro.

Na sequência, tem-se que fazer as covas para depositar as sementes, que devem ter 20 cm de profundidade e 20 cm de largura.

Cada buraco precisa estar a uma distância de 50 cm um do outro para evitar que as pimenteiras interfiram no crescimento uma das outras, “roubando” os nutrientes e até mesmo a água.

Após abrir as covas, coloque 3 sementes dentro de cada uma delas e posteriormente feche-as com 2 camadas de terra. Para finalizar este processo, é recomendado regar os canteiros, o que ajuda a celar a etapa da germinação das pimenteiras.

4 – Irrigação do Plantio de Semente

Conforme já foi dito, as pimenteiras se adaptam melhor às regiões que possuem climas tropicais, pois precisam de temperaturas elevadas e umidade para se desenvolverem.

Levando isso em consideração, a plantação de pimento tem que ser regada regularmente para manter a terra úmida, Depois da semeadura, o ideal é que os canteiros seja irrigados semanalmente, mas com cautela para não encharcar as raízes.

Depois que as pimenteiras brotarem e derem início à floração, as irrigações são aumentadas para 2 vezes por semana, sendo preciso respeitar um intervalo de 3 dias, pois assim, a terra tem tempo para absorver a água, evitando a desidratação e o excesso de umidade para a planta.

5 – Colheita da Plantação de Pimenta

Após acompanhar todas as etapas do plantio de pimenta é necessário fazer a colheita dos condimentos.

Normalmente, as pimenteiras apresentam pimentas prontas para serem colhidas entre 50 e 90 dias depois da semeadura, podendo variar para mais ou para menos, dependendo da diversidade da pimenta.

A colheita deve ser feita quando a pimenta muda de coloração, evidenciando uma textura macia. Retire a pimenta do galho, cortando-a pelo cabo, deixando uma sobra de aproximadamente 3 cm para preservar a sua qualidade.

O Que Acha de Ter Sua Própria Plantação de Pimenta? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários e Ajude Outras Pessoas!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorCardápio de Pizzas: Como Montar o Cardápio Perfeito para Pizzarias
Próximo artigoPasso a Passo Para Começar Uma Plantação De Flores
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Há um equívoco no início do texto quando está dito, conforme vai entre aspas:” A pimenta tem a sua origem na Índia, foi descoberta por Cristóvão Colombo, em 1943, quando os países da Europa estavam vivendo a época das grandes navegações, saindo em busca de encontrar outras fontes de especiarias e condimentos para expandir o mercado a suprir a demanda que existia no continente europeu. Após serem encontradas, as pimentas foram levadas para Portugal e batizadas de “Pimentas do Reino”.”
    Verifiquem sua fonte de informações porque as pimentas do reino, essas sim, originárias da India, e que são do gênero Piper, a espécie é a Piper nigrum, família Piperacea e que tem como princípio ativo a peperina que tem um ardor acentuado. A referida espécie era muito comercializada pelos mulçumanos, que detinham o monopólio desse mercado e muito consumidas na Europa. Isso motivou a Coroa Espanhola a contratar os serviços de Cristóvão Colombo em função da importância econômica da pimenta, pois ele acreditava que era possível chegar às Indias por uma rota alternativa pelo ocidente. Foi assim que ele chegou ao novo mundo, mais tarde batizado de América, e se deparou com uma especiaria muito consumida pelos nativos que acabou recebendo, também, o nome de pimenta. Só que as encontradas aqui são da família das Solanaceas e que tem no gênero Capsicum as espécies mais consumidas que são: Capsicum anuum, Capsicum baccatum, Capsicum chinense e Capsicum frutescens. O princípio ativo dessas espécies, aí sim, é a capsaicina, um alcaloide que provoca o ardor que lhe é peculiar.
    A partir desse achado, Colombo levou mudas para a Espanha e daí as pimentas do Gênero Capisicum se disseminaram pelo mundo todo.
    Espero ter dado uma pequena contribuição para os responsáveis pela publicação, ou postagem.

  2. Amei as dicas pois tenho um terreno 16/por 50 plantei milho e cresceu ficou muito lindos assim que eu colher vou fazer um plantio de pimentas.

  3. Cai na besteira de entrar neste blog agora não quer voltar pra página anterior de jeito nenhum, pode um negócio desse ?? rá, rá, rá…. é pra rir mesmo.

  4. tenho poucos pes de pimenta ja estou colhendo as primeiras pimentas estavao lindas mais agora começou a enrrolar as folhas e a produçao diminuiu muito tenho que passar algum veneno ou adubo para que elas voltem a produzir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here