Como Iniciar Uma Plantação de Pepino

Plantação de PepinoJá pensou em ter uma plantação de pepino? Veja como iniciar a sua nesse texto!

Na salada ou em conserva, há quem não dispensa um pepino. Este vegetal está entre os preferidos dos brasileiros na hora de compor as refeições mais saudáveis, sendo uma opção muito utilizada principalmente no verão, pois é considerado um alimento refrescante e leve, sendo composto por mais de 95% de água, podendo ser incluído em saladas, sanduíches e até mesmo tortas, além de possuir propriedades nutritivas que fazem bem à saúde.

Com essas características é difícil pensar que não existe demanda por pepino, concorda? Os pepinos são produtos amplamente consumidos e com isso surgem boas oportunidades de abrir negócios na área. Também, cabe salientar que o setor de alimentação costuma se manter estável, ponto este de suma importância para os empresários.

Já pensou em ter um plantio de coco verde?

Você gostaria de entrar para o ramo da agricultura e investir em uma atividade relativamente fácil de gerenciar? Então, que tal investir na plantação de pepino? Este negócio é bastante promissor, pois se trata de um produto muito consumido no Brasil e com uma ótima demanda para os produtores. Os pepineiros se adaptam facilmente às condições climáticas e ao solo brasileiro, necessitando de pouca manutenção durante o cultivo e se tornando alimentos baratos de plantar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ao decidir plantar pepino com uma finalidade comercial é necessário saber estruturar este negócio, conhecendo todas as técnicas e detalhes que envolvem o plantio, que vão desde a escolha do local para instalá-lo, a preparação do solo até a colheita do vegetal. Para te ajudar criamos esse texto, focando em fornecer dicas importantes sobre Como Plantar Pepino. Confira!

Conheça Mais Sobre a Plantação de Pepino

O pepino tem o nome científico de Cucumis sativus, pertencendo à família Cucurbitaceae, o que lhe confere um formato cilíndrico, casca verde com pequenos relevos, proliferando-se de forma rasteira. Este vegetal se caracteriza por ser rico em fibras e potássio, ótimo para manter a flexibilidade dos músculos e a elasticidade das células que formam a pele, promovendo rejuvenescimento, principalmente do rosto.

Esse é o motivo de algumas pessoas cortarem rodelas de pepino e por nos olhos, pois os mesmos auxiliam na diminuição de rugas e o famoso “pé de galinha”.

O pepino tem a sua origem na Índia, mais especificamente nas regiões montanhosas, adaptando-se com maior facilidade aos locais que apresentam clima tropical, pois os pepineiros necessitam de calor e períodos regulares de chuva para se desenvolver. O vegetal é cultivado desde a antiguidade na Europa, África e Ásia, tendo sido introduzido na América através das navegações de Cristóvão Colombo.

O pepineiro é uma planta bastante resistente e com boa capacidade de adaptação, tendo se adaptado muito bem com as condições climáticas do Brasil. Na atualidade, o pepino é considerado um dos vegetais mais consumidos do país, o que se deve à sua variedade de preparo, podendo ser usado em saladas, conservas e tortas.

Mercado Para a Plantação de Pepino

De um modo geral, o mercado brasileiro para o cultivo de vegetais mostra-se bastante promissor, há diversos fatores que contribuem para com este setor. Em primeiro lugar, o Brasil conta com boas condições climáticas e um solo fértil, favorecendo o desenvolvimento da maioria das espécies de vegetais, inclusive do pepino, que necessita de temperaturas elevadas.

Na última década, o mercado de plantação de vegetais sofreu um impulso, principalmente devido ao aumento da preocupação das pessoas em fazerem refeições saudáveis, incluindo alimentos menos calóricos e mais naturais, como é caso do pepino. Os maiores polos de concorrência neste setor estão situados no Sudeste, Sul e Sudeste.

Dicas Para a Plantação de Pepino

Apesar de ser um vegetal resistente, a plantação de pepino precisa ser acompanhado em todas as etapas, para que assim seja possível obter um pepino de boa qualidade e na quantidade almejada e, a partir disso, obter demanda significativa e lucratividade. Acompanhe abaixo nossas dicas para a plantação de pepino:

1- Selecione o Espaço Para a Plantação de Pepino

Para dar início à plantação de pepino é necessário começar escolhendo o lugar mais apropriado para desenvolver a atividade. Conforme já foi dito, este vegetal se adapta com maior facilidade aos locais que apresentam temperaturas elevadas. O ideal é que a região selecionada para a plantação de pepino apresente uma temperatura entre 20ºC e 30ºC, além de ter períodos regulares de chuvas, pois ele precisa de certa umidade.

A escolha do local para a plantação de pepino também deve envolver a avaliação do solo, que tem que ser fértil, rico em nutrientes e bem drenável, pois a raiz do pepineiro não pode absorver água em excesso, causando seu apodrecimento. Os solos muito argilosos e arenosos não são recomendados para o cultivo de pepino.

Os pepinos não ocupam muito espaço na plantação, por isso o ideal é procurar por uma terra de qualidade ao invés de quantidade de espaço. Veja, conseguir ter o maior número de produção de pepino bem sucedida é mais interessante do que possuir uma plantação de pepino extensa e que, ao mesmo tempo, tenha uma baixa efetividade de desenvolvimento, ou seja, o pepino não “vinga”.

Já pensou em trabalhar com o plantio de mandioca? Pode ser outra excelente opção, mas claro, nesse caso, tem-se que ter uma propriedade com grande extensão.

2- Prepare o Solo Para o Plantio de Pepino

O sucesso de qualquer plantação depende da qualidade do solo, levando isso em consideração é necessário preparar a terra antes de fazer o processo de semeadura. Quanto mais cultivos um solo recebe, mais ele perde os seus nutrientes. Por isso, se o terreno recebeu outros cultivos nos últimos meses é preciso ará-lo, de forma manual ou mecânica, revirando-o e triturando os resquícios que estão na superfície, transformando-os em adubo natural.

Veja agora mesmo como funciona o plantio direto.

Todo e qualquer cultivo está sujeito ao aparecimento de pragas e fatores que enfraquecem as plantas, para evitar este problema é recomendado aplicar pesticidas e fungicidas no solo. Mas este procedimento tem que ser feito com muito cuidado, procurando-se pelo veneno adequado para a plantação de pepino, inclusive, se possível, entre em contato com um especialista para obter a indicação.

Também, você deve aplicar os produtos com pelo menos dois meses de antecedência para não prejudicar os pepineiros.

Quando se aplica o produto errado ou em períodos inferiores ao indicado, podem ocorrer de impedir o desenvolvimento do pepino ou até mesmo torna-lo prejudicial a saúde no momento de ingeri-lo.

3- Semeadura da Plantação de Pepino

O pepineiro é uma planta rasteira, necessitando de cuidados específicos na hora da semeadura. Nesta etapa, abra  as covas que devem ter aproximadamente 5 cm de profundidade e 40 cm de largura, depois deposite três sementes de pepino. Os buracos precisam ser construídos com 1,50 m de distância para que as plantas não fiquem emaranhadas.

Após a semeadura é recomendado regar o canteiro para acelerar a germinação, que dura 5 dias. Os pepineiros podem ser cultivados naturalmente de forma rasteira, mas também é possível usar o sistema de estaqueamento, que consiste em distribuir estacas verticais no solo para induzir o crescimento da planta, isto facilita a colheita e evita o a difusão de bactérias.

Semelhante ao pepino é a plantação de tomate, por isso, caso lhe interesse, veja como começar uma plantação de tomate.

4- Irrigação da Plantação de Pepino

A plantação de pepino precisa contar com um solo úmido frequentemente, sendo necessário investir na irrigação. As regas devem ser realizadas diariamente, de preferência, por meio de um sistema mecânico que consiga compreender todo o cultivo como, por exemplo, a micro aspersão o gotejamento.

Também é indicado irrigar a plantação de pepino com mangueira com pressão de longo alcance para manter as folhas dos pepineiros limpas, pois elas são bastante sensíveis e o acumulo de sujeira resulta na propagação de bactérias, o que compromete o seu desenvolvimento.

Você deve ter percebido que o pepino é uma das plantas mais regadas (diariamente), contudo, isso não significa que é preciso encharcar o solo, pelo contrário, isso irá fazer com que você perca sua plantação de pepino. É preciso que a terra esteja úmida, mas em hipótese alguma encharcada.

5- Tratos Culturais da Plantação de Pepino

Mesmo tomando todos os cuidados, a plantação de pepino está sujeita ao aparecimento de males que podem prejudicar o seu desenvolvimento como, por exemplo, ervas-daninhas, bactérias, tatuzinhos e demais insetos.

Para evitar que os males se espalhem na plantação de pepino é indicado vistoriá-la semanalmente e ao identificar os focos fazer a retirada de forma manual. Não é recomendado usar substâncias químicas depois da floração dos pepineiros para não prejudicá-los.

6- Colheita da Plantação de Pepino

A colheita da plantação de pepino pode ser feita de uma maneira bastante simples, mas é importante saber o ponto certo de realizá-la para não comprometer a qualidade final do produto. Normalmente, os pepinos ficam prontos para a colheita entre 50 e 60 dias depois do plantio de pepino.

Para analisar se um pepino pode ser colhido é importante checar o seu tamanho e coloração, que é mediano e na tonalidade verde escuro. O vegetal tem que ser colhido antes de apresentar manchas amarelas na casca, pois isso indica que está passando do ponto.

Pronto Para Ter Sua Plantação de Pepino? Conte-nos Suas Experiência e Deixe Suas Dúvidas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA