Passo a Passo Para Começar Uma Plantação de Morango

Plantação de morangoJá pensou em começar uma plantação de morango e ganhar dinheiro? Veja agora como fazer isso em um passo a passo!

Quantos alimentos você já provou que possuíam morango em suas composições? Muito provavelmente, inúmeros, não é mesmo? De fato, os morangos são frutas bastante versáteis, podendo ser incorporadas ou transformadas em diferentes alimentos, ou mesmo sendo consumidas in natura. Além de saborosos, os morangos também podem ser uma ótima oportunidade de negócio.

O morango está entre as frutas mais consumidas do Brasil, oferecendo uma grande diversidade comercial, uma vez que é processado e utilizado para a fabricação de bolos, biscoitos, iogurtes, geleias, doces, sucos, poupas, sorvetes, entre outras coisas. Certamente, ao optar por cultivar e comercializar morangos, o produtor não terá dificuldades em encontrar clientes, podendo obter bons rendimentos financeiros.

O preço que o morango é comercializado no mercado é um dos fatores que tornam essa forma de negócio tão atrativa. O custo não deriva exatamente do preço do investimento em ter uma plantação de morango, mas sim no trabalho que se tem para desenvolvê-la, cuidá-la, bem como nos demais processos.

Sim, uma plantação de morango pode lhe trazer inúmeros benefícios, no entanto, é necessário saber que esta fruta é muito sensível, necessitando de cuidados específicos em todos os processos do cultivo, somente assim é possível garantir uma colheita com frutas saborosas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer ser um produtor de morangos? Para te ajudar nós iremos trazer diversas dicas e um “passo a passo” de como iniciar a sua própria plantação de morango. Confira abaixo.

Conheça a Origem do Morango

Você está determinado a fazer da sua plantação de morango um sucesso? Conhecer todo o processo é fundamental, inclusive a sua história, o que permite ter uma noção de qual é o melhor clima e condições para que o morango se desenvolva.

O morango tem o nome científico de Fragaria, pertencendo à família das Rosáceas. A fruta nasce a partir receptáculo da flor, o que faz com que muitos cientistas entendam que não seja um fruto, mas sim parte da composição da flor.

O morango é uma fruta relativamente nova na história mundial, tendo sido cultivada pela primeira vez em 1750, na cidade de Bretanha, na França, quando houve o cruzamento da Fragaria virginiana trazida da América do Norte e a Fragaria chiloensi, originária do Chile. Não demorou muito para que o morango se espalhasse pelos demais países e se tornasse uma das frutas mais consumidas do mundo.

O cultivo do morango requer inúmeros cuidados, pois a fruta é extremamente delicada e frágil às mudanças climáticas. O morango se adapta e desenvolve com maior facilidade nas regiões com baixas temperaturas, uma vez que o calor pode desidratar o pé de morangueiro e causar a sua morte.

Motivos para Plantar Morango

Antes de começar qualquer negócio é preciso certificar-se de que a atividade exercida realmente lhe trará benefícios. Primeiramente, um dos principais motivos para plantar morango é o fato de não existir um número alto de produtores no Brasil, o que permite que você encontre as suas próprias oportunidades de mercado. Isso acontece por dois fatores simples, um deles é porque o desenvolvimento do morango exige uma condição climática muito específica, o que reduz significativamente as localidades mais comuns de plantação, já o outro fator é justamente a complexidade do processo de plantação de morango, o que exige muito trabalho e acompanhamento.

Além disso, vale ressaltar que o morango é uma fruta que oferece uma grande diversidade comercial, ou seja, a indústria o utiliza para diversos segmentos, que vão desde a preparação de geleias até a confecção de sorvetes. Levando isso em consideração, o produtor pode trabalhar com um amplo leque de clientes, aumentando os seus lucros.

Claro que será preciso saber vender também, por isso, sugiro que leia nosso texto sobre dicas de vendas.

PASSO A PASSO Para Começar a Plantação de Morango

O cultivo de morango pode ser um ótimo negócio, mas para alcançar o sucesso desejado é necessário tomar todos os cuidados necessários para que a fruta seja submetida às condições ideais de crescimento. Por isso, acompanhe abaixo um passo a passo de como começar a sua plantação de morango.

1- Escolha o Local Adequado para a Plantação de Morango

O local é um fator importantíssimo para o cultivo de qualquer planta, ainda mais quando se trata do morango, que é extremamente sensível. Em primeiro lugar, o plantio do morango é mais recomendado para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas não são tão elevadas e registram períodos regulares de chuva, visto que a fruta não suporta o calor em excesso e nem a falta de umidade, devendo ser condicionado entre 13°C e 26°C.

Para aumentar a proteção do morango e evitar que ele sofra com as ações do tempo, uma boa dica é construir uma estufa, que pode ser feita a partir de filetes de madeira e plástico grosso, sendo necessário separar os canteiros por quadrados. Este processo encarece o cultivo da fruta, mas garante a sua qualidade final.

Além disso, a redução das probabilidades de perder parte da plantação de morango por si só já é suficiente para compensar o gasto com a estufa, até mesmo pelo fato de que você terá de fazer apenas 1 vez, utilizando para as demais plantações de morango.

2- Adquira as Sementes de Morango

Para dar início à sua plantação de morango é necessário adquirir as sementes. Esta etapa pode ser cumprida de duas formas: o produtor pode optar por comprar as sementes da fruta, o que torna o cultivo ainda mais delicado, sendo necessário tomar muito cuidado com a germinação da planta. A segunda opção é adquirir as mudas de morango, que já foram germinadas, estando mais fortes e prontas para serem transferidas para o solo.

Antes de comprar as sementes de morango é recomendo certifica-se de que o viveiro que as comercializa realmente oferece um produto de qualidade, evitando que você venha a sofrer prejuízos no futuro.

3- Prepare o Solo Para Receber a Plantação de Morango

Um solo de qualidade e bem preparado é essencial para obter uma colheita de morango de qualidade. Sendo assim, é necessário preparar o solo para o cultivo desta planta. O ideal é começar retirando todos os resíduos que estão na superfície.

Se o terreno já recebeu outro cultivo anteriormente, o ideal é ará-lo para moer todos os restos, fazendo com que eles se decomponham com maior facilidade e sejam transformados em adubo natural.

4- Enriqueça o Solo para Receber a Plantação de Morango

Você não quer perder toda a sua plantação de morangos devido ao aparecimento de pragas, não é verdade? Por isso, é indicado enriquecer o solo para receber a plantação de morango. Primeiramente, pode-se fazer a calagem da terra, em que ela é revirada e posteriormente acrescenta-se o calcário para reduzir a acidez, que pode prejudicar o crescimento da planta.

Além disso, também se pode adicionar substratos orgânicos para renovar os nutrientes do solo. Para evitar o aparecimento de pragas é preciso passar pesticidas em todo o terreno, antes da realização da semeadura. Mas cuidado, o morango é sensível e tem uma capacidade de absorção elevada, por isso, utilize o pesticida correto e na proporção certa.

5- Faça a Semeadura do Morango

Após preparar o solo é necessário fazer a semeadura do morango. Nesta etapa, comece abrindo as covas para depositar as sementes ou mudas da planta. Cada buraco deve ter aproximadamente 25 cm de altura e 40 cm de largura.

Se você optou pela semeadura através das mudas de morango, antes de fixá-las na terra é importante mantê-las na sombra e tomar cuidado para não esmagar as folhas. O plantio de morango tem que ser feito entre abril e maio, pois a planta necessita de temperaturas amenas para se desenvolver, principalmente no período de germinação. Na sequência, a plantação de morango tem que ser protegida com um plástico escuro por 20 dias para não ficar exposta às condições do tempo.

6- Irrigue a Plantação de Morango

A irrigação da plantação de morango é um dos procedimentos que mais requerem cuidados, uma vez que a planta necessita de água, mas apenas em quantidade adequada. O ideal é que a irrigação seja feita pelo menos 2 vezes por semana para manter o solo úmido, mas sem encharcá-lo, pois isso pode apodrecer a raiz da planta.

7-  Realize a Colheita da Plantação de Morango

Os morangos podem ser colhidos entre 3 e 5 meses após a semeadura. A colheita deve ser realizada quando o fruto apresenta um tamanho médio e uma coloração totalmente avermelhada, com pontinhos pretos em sua superfície. A fruta deve ser retirada do pé através de um corte no caule, sem encostar na poupa. Dessa maneira, não há o risco de “machucar” o morango.

Os maiores cuidados que você deve ter ao começar uma plantação de morango é a questão de preparação do solo e o clima, estes serão os causadores diretos do sucesso ou não da sua plantação de morango, por isso, faça o possível para reduzir as adversidades e manter a qualidade do seu morango.

Pronto Para Começar a Sua Plantação De Morango Agora Mesmo?

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA