Como Começar Uma Plantação de Melão

4




Plantação de melãoPensando em ter sua própria plantação de melão? Ensinamos nesse texto como conseguir!

Docinho e saboroso, estas são apenas algumas das características do melão, uma fruta que está presente na mesa de muitos brasileiros. Este alimento é muito refrescante e nutritivo, sendo rico em vitaminas A e C, fósforo, sódio e potássio. Os seus benefícios para a manutenção da saúde humana são diversificados muitos, por exemplo, ter propriedades diuréticas, laxantes, digestivas e calmantes, além de controlar o reumatismo, gota e problemas renais.

Com todos esses atrativos em uma só planta é evidente que existe boa demanda pelo produto, e não só isso, pessoas interessadas em comercializá-los. A fruta pode não ser a mais consumida no Brasil, mas com certeza tem uma forte saída nos supermercados, sendo considerado produto de forte giro comercial.

O melão também é uma oportunidade de ganhar dinheiro, visto que a plantação desta fruta é uma atividade recorrente no Brasil, o que se deve à demanda relativamente alta de consumo, comercializado internamente e externamente. Além disso, os meloeiros são plantas que se adaptam muito bem às condições climáticas do país, o que faz com que se desenvolvam com uma qualidade excelente, chamando a atenção de outros países para a exportação.

Você quer investir em uma plantação de melão? Para entrar neste mercado é necessário conhecer todos os meandros que o envolvem, bem como a origem da fruta, modo de plantação, manutenção até as questões administrativas. Cuidar de todos os detalhes é essencial para ampliar as suas chances de ser bem sucedido.

Para que você consiga fazer tudo isso e ganhe dinheiro com a plantação de melão, criamos esse texto com tudo que você precisa saber sobre Como Plantar Melão. Aproveite!

Conheça Mais Sobre a Cultura Do Melão

O melão é uma fruta que tem o nome científico de Cucumis melo L, tendo sido descoberta no Oriente Médio. O melão se caracteriza por possuir um formato redondo, semelhante a uma bola, apresentando uma coloração de amarela intensa, além de uma casca bem espessa, polpa suculenta e sementes achatadas localizadas no centro. A textura da fruta pode variar de acordo com o trato que lhe é dado durante o cultivo.

Os benefícios do melão para a saúde humana são variados, podendo ser usado como uma fonte de vitamina A e C, de ferro e fósforo, as suas propriedades tem capacidade para controlar e até mesmo evitar o aparecimento de doenças como, por exemplo, gota, reumatismo e problemas renais.

700 Ideias de Negócios

O melão veio para o Brasil no período da colonização dos portugueses, o seu cultivo se instalou rapidamente devido ao fato de os meloeiros se adaptarem muito bem às condições climáticas do Brasil. Hoje, esta fruta é muito consumida em forma de sucos, além de as suas sementes serem tostadas e salgadas.

Cada vez mais se tem criado na população a conscientização de cuidar da saúde. Estudos comprovam que ingerir frutas saudáveis é uma forma de prevenir, inclusive, doenças futuras, bem como que dietas balanceadas e cuidadosas podem aumentar a qualidade de vida com o decorrer da idade. Com isso, as frutas estão cada vez mais em evidência no mercado de consumo, tornando-se verdadeiras fontes de rendas para empresários.

Veja também como iniciar uma plantação de abacaxi.

Mercado Para a Plantação de Melão

Conhecer todos os pontos do mercado que se pretende entrar é fundamental para aproveitar as oportunidades e evitar os erros. Pois bem, o melão figura entre as frutas com boa demanda no Brasil, sendo utilizado principalmente para a composição de sucos, o que faz com que haja uma alta demanda por este produto, garantindo a estabilidade e o lucro dos produtores.

O mercado de plantação de melão é movimentado, apresentando certa concorrência, sendo que as principais plantações estão situadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que possuem as condições mais favoráveis para o desenvolvimento da planta.




Como Iniciar a Plantação de Melão

O melão é uma fruta que se adapta facilmente às condições climáticas brasileiras, mas para que seja possível produzir uma mercadoria de qualidade é necessário que a plantação seja acompanhada desde o início até a colheita, recebendo todos os tratos culturais. Acompanhe abaixo como iniciar a plantação de melão.

1- Escolha o Local Para a Plantação de Melão

Para começar a sua plantação de melão, a primeira medida a ser tomada é a escolha do local para instalá-la. Portanto, o ideal é que o lugar escolhido esteja situado em uma propriedade, na zona rural, em que a temperatura oscile entre 25ºC e 30ºC e períodos regulares de chuva, visto que os meloeiros necessitam de calor e umidade para crescerem saudavelmente.

Para escolher o local apropriado para fixar a plantação de melão também é necessário avaliar quais são as condições do solo, o ideal é que ele seja nutrido, fértil e bem drenável, pois as plantas necessitam de umidade, mas o excesso também pode encharcar a raiz, fazendo com que elas apodreçam e gerem prejuízos.

A forma adequada de descobrir como o solo se comporta para a plantação de melão é contratar um agrônomo para fazer um parecer da terra, com isso você poderá ficar mais tranquilo e saberá exatamente se é ou não propício para o tipo de plantação.

Você pode interessar-se também pela plantação de pimentão.


2- Preparação do Solo Para o Plantio de Melão

Por melhores que sejam as características do solo selecionado para a plantação, nem sempre ele está exatamente nas condições apropriadas para fixar o Cultivo Do Melão Amarelo. O terreno já recebeu outra plantação nos últimos meses? Então é bem provável, que existam restos e sedimentos de outras plantas, o que prejudica para o crescimento dos meloeiros.

Existem formas distintas de trabalhar a terra e adubá-la, dentre elas encontra-se o plantio direto, que tem sido muito utilizado. Para conhecer mais, confira nosso texto sobre plantio direto.

Sendo assim, é recomendado arar o solo, cujo processo consiste em revirar o solo com uma máquina de arar, de modo a promover a trituração dos restos das plantas, fazendo com que elas sejam convertidas em matéria orgânica. Também é indicado aplicar inseticida e fungicida com pelo menos dois meses de antecedência ao início do plantio para que a terra tenha tempo de absorver as substâncias e evitar o aparecimento de pragas.

3- Semeadura do Plantio de Melão

Após cuidar do solo é necessário dar início à plantação de melão. As sementes de meloeiro devem ser adquiridas em casas voltadas para a agricultura. Se preferir, você pode optar pela compra das mudas para serem transplantadas no terreno, pulando o processo de germinação das sementes e acelerando o crescimento das plantas.

Quando se utiliza dessa modalidade, o risco de não germinarem é muito baixo, já que as mudas já passaram do período mais “complicado”, consequentemente, a probabilidade de obter sucesso na sua plantação de melão é maior.

Para plantar os meloeiros, faça covas de 30 cm de profundidade e 45 cm de largura. Os buracos devem ser feitos em fileiras de dois metros, com espaçamentos de 50 cm, que é o espaço suficiente para que as plantas possam se desenvolver sem interferir do crescimento uma da outra. Os canteiros podem ser enriquecidos com areia e esterco para acelerar a germinação das sementes.

Por serem frutas que tomam bastante espaço na plantação, para conseguir bons lucros é preciso conter uma propriedade com extensão significativa.

Caso sua propriedade seja pequena, uma boa dica é investir em uma plantação de morango.

4- Irrigação da Plantação de Melão

A plantação de melão deve ser irrigada regularmente, pois as plantas precisam de umidade para crescer. Para que todas as plantas sejam irrigadas na mesma quantidade é recomendado optar pela irrigação com sistema de gotejamento, que consegue cobrir áreas mais extensas. A irrigação deve ser feita diariamente, mas suspensa três dias antes da colheita para aumentar os açúcares dos frutos.

5- Tratos Culturais do Plantio de Melão

O plantio de melão para fins comerciais precisa de acompanhamento em todas as etapas, sendo indicado prestar atenção no que diz respeito aos tratos culturais, que nada mais é do que a manutenção. Além da irrigação diária, também é indicado fazer vistoria semanais para analisar se os pés de melão estão saudáveis e se há indícios do aparecimento de pragas.

Se as pragas foram identificadas, o ideal é removê-la de forma manual ou através de substâncias que não sejam invasivas, pois a aplicação de produtos químicos pode ocasionar a alteração do sabor das frutas.

6- Colheita da Plantação de Melão

Se todos os cuidados forem aplicados corretamente durante o cultivo do melão, as frutas irão aparecer no tempo certo. Geralmente, os melões ficam prontos para a colheita entre 55 e 75 dias depois da semeadura, mas o tempo pode variar para mais ou para menos, dependendo da variedade do meloeiro.

O processo de colheita dos melões é bem simples, basta observar os frutos que apresentam uma coloração amarela e posteriormente com a ajuda de uma tesoura de colheita cortar o melão, deixando um cabo de aproximadamente 3 centímetros para preservar a sua qualidade.

Como Está a sua Plantação de Melão? Deixe Suas Dúvidas e Opiniões nos Comentários, Ajudará Outras Pessoas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu caro Matheus.
    Acabo de ler suas instruções a respeito de como se ter sucesso na plantação de melões, fruta deliciosa quando no ponto certo.
    O seu artigo, porém, leva a tecermos considerações, não obstante não ser eu especializado no assunto. O que nele se contem, provoca um raciocínio evidentemente realista. No Brasil, os que cultivam a fruta, ou não seguem seus comentários ou o melão não se adapta às condições climáticas do país, não obstante haver informações de que ele é exportado. A fruta nacional (há quatro ou cinco tipos) não tem gosto de cousa alguma, mais parecendo abóbora do que melão. Há um redondinho e pequeno, que ao ser aberto, lembra pelo aroma e paladar o bom melão português e espanhol. Só lembra. Os demais, só deles gosta quem não conhece os frutos cultivados na Península Ibérica. O melão, é certo, e até o momento, não se adaptou ao Brasil, como ocorreu com a Pera. A meu ver, os plantadores da fruta, estão aproveitando a ignorância dos consumidores daqui para ganharem dinheiro. E mais não digo. Oswaldo de Castro.

  2. Interessante esse apanhado de coisas que vocês escreveram,não tenho terras para plantar, mas eu plantei em um pé de melão em um vaso na minha casa.Concordo plenamente com o que escreveram,a avaliação que deve ser feita,tudo ser estudado em detalhes,para que não perca dinheiro e tempo, e ainda fique a amarga sensaçao de que você fracassou .Parabens á vocês pela matéria.

  3. Gostei da matéria e estou interessadíssimo em plantar melão e melancia. Estou no município de Arraias-TO, tenho área suficiente para uma plantação extensa. O meu público alvo é Brasília-DF. Se vocês tiverem alguma informação de onde eu passa ver, dialogar e pegar informações técnicas para este investimento, favor informar. Ficarei muito grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.