Passo a Passo de Como Começar Uma Plantação de Maracujá

Plantação de Maracujá
A plantação de maracujá encontra-se em alta no mercado nacional. Investir no plantio de maracujá é uma excelente opção de negócio.

A plantação de maracujá está em alta no Brasil e pode render bons lucros. Veja nosso passo a passo de como começar o plantio do maracujá!

Quantas vezes você já recomendou que alguém tomasse suco de maracujá para se acalmar? Pelo menos uma vez na vida, não é verdade? Isso acontece porque é de conhecimento popular que o maracujá é uma fruta com propriedades calmantes. O seu consumo pode ser realizado para relaxar e para combater a insônia, sem falar que é uma das frutas mais saborosas para a produção de sucos, atendendo ao gosto de muitos brasileiros.

Além de fazer bem para a sua saúde, o maracujá também pode ser ótimo para a sua vida financeira, pois o cultivo desta fruta é um dos mais valorizados do mercado. É uma fruta relativamente pequena e deriva da árvore.

Quer começar um negócio de fácil operação e que ofereça um lucro alto? Pois bem, a sua chance de atingir este objetivo é através da plantação de maracujá, que requer pouca manutenção e possui uma boa diversidade comercial.

O maracujá é uma fruta amplamente consumida no Brasil, podendo ser encontrada em mais de 100 espécies, no entanto, apenas cinco tipos estão entre os mais cultivados comercialmente.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Talvez você esteja se perguntando: cultivar esta fruta é muito difícil? Não, mas requer cuidados específicos para obter uma colheita de boa qualidade. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre a plantação de maracujá. Confira!

Conheça a Origem do Maracujá

Você quer fazer da sua empresa um sucesso? Então, comece ao conhecer tudo sobre o produto que será comercializado. O maracujá é uma fruta que nasce do maracujazeiro, tendo o nome científico de Passiflora Edulis Sims, pertencendo à família das Passifloráceas, crescendo em formato de ramagens, assemelhando-se às plantas do tipo trepadeiras.

O maracujá tem a sua origem na América do Sul e América Central, tendo sido descoberta na civilização pré-colombiana, quando era conhecida como sacra-fruta e era considerada uma dádiva dos deuses. Ao longo do tempo, a fruta se espalhou pelo mundo, sendo utilizada para o consumo. O maracujazeiro se desenvolve muito bem nas regiões que apresentam um clima Tropical, apresentando calor moderado e períodos regulares de chuva.

Na atualidade, o Brasil é o maior produtor de maracujá, sendo acompanhado pelo Caribe e Estados Unidos. A principal finalidade do maracujá é a extração da poupa, que é muito usada para a fabricação de sucos, sorvetes, doces, entre outros alimentos.

Por que Você Deve Começar uma Plantação de Maracujá?

O ramo da agricultura é um dos pilares da economia brasileira, caracterizando-se por ser bastante rentável. Se você ainda não tem certeza sobre trabalhar com uma plantação de maracujá, saiba que existem diversos motivos positivos para aderir a esta atividade. Primeiramente, o maracujá é uma fruta amplamente consumida, tendo diversidade comercial, permitindo que o produtor trabalhe com clientes diferentes e aumente os seus lucros.

Apesar de ter muitos investidores, o cultivo de maracujá ainda não é uma atividade que esteja saturada, possibilitando que todos os produtores obtenham o seu espaço, podendo trabalhar com consumidores nacionais e internacionais. Além disso, o maracujá é uma fruta típica da América do Sul, desenvolvendo-se com facilidade em nosso ambiente cultural, dispensando os elevados custos com manutenção e promovendo economia para o bolso do agricultor.

Claro, sempre é possível reduzir os custos ainda mais, porém, observe até que ponto a redução dos custos estará sendo bom para a sua empresa, afinal, ao reduzir os custos poderá estar diminuindo o nível de produção da sua empresa, talvez até o aparato tecnológico.

7 Passos de Como Iniciar a Sua Plantação de Maracujá

Planejar-se é essencial para fazer sucesso em qualquer ramo empresarial, não sendo diferente com o cultivo de maracujá, que deve ser acompanhado desde o início até a colheita. Por isso, acompanhe abaixo as dicas para iniciar a sua plantação de maracujá.

1 – Selecione o Local Adequado Para a Plantação de Maracujá

Antes de dar início à plantação de maracujá, a sua primeira tarefa é escolher o local mais adequado para fixá-la. O maracujazeiro não precisa de muito espaço para se desenvolver, no entanto, deve contar com as condições ideais. Escolha uma região que apresente temperaturas elevadas e períodos regulares de chuva, pois a planta necessita de luminosidade, calor e umidade para se desenvolver.

Também, é recomendado selecionar um solo que seja fértil, bem nutrido e drenável, sendo capaz de favorecer o crescimento saudável da planta. Procure um terreno que seja regular, ou seja, plano, pois do contrário você terá dificuldades para promover a semeadura e a colheita da fruta.

2- Prepare o Solo Para Plantar Maracujá

Preparação do solo para plantação de maracujá
É necessário arar o solo antes de iniciar a plantação de maracujá para não comprometer a produção do maracujá.

Escolheu o local mais apropriado para iniciar a sua plantação de maracujá? Chegou o momento de preparar o solo para receber as sementes, pois, por mais rico em nutrientes que ele seja, sempre será possível potencializá-lo. A primeira coisa a se fazer é higienizar a área, retirando as impurezas que podem ser vistas superficialmente, pois estas podem vir a machucar a planta quando está começando a germinar ou até mesmo sufoca-la.

Caso o terreno já tenha recebido outro cultivo anteriormente, provavelmente existem restos na sua superfície, que podem atrapalhar a plantação de maracujá. Para não correr este risco, é indicado arar a terra, moendo todos os restos e transformando-os em adubo natural. Também pode-se fazer a calagem do solo para reduzir a acidez, bastando revirá-lo e espalhar calcário.

Essas práticas mencionadas não são apenas adequadas, mas são fundamentais para conseguir ter uma plantação e maracujá de qualidade, que se desenvolva rapidamente e, acima de tudo, tenha pés carregados, o que representa boa lucratividade para o agricultor.

3- Escolha o Tipo de Maracujá

O solo já está mais do que preparado para receber a nova plantação? Agora é o momento de escolher entre as Variedades De Maracujá que será plantado. No Brasil, existem mais de 100 espécies desta planta, mas apenas cinco estão entre as mais cultivadas, são elas: maracujá roxo, alata, nativo,  cincinnata e o quadrangularis.

As espécies mais indicadas para o consumo é o maracujá roxo e o alata, que possuem uma poupa mais macia, suculenta e não são tão ácidos, enquanto que os demais tipos podem apresentar um nível maior de acidez, sendo mais indicados para o cultivo ornamental.

A utilização da poupa da fruta é utilizada em praticamente todos os processos de sucos, desde aqueles de máquinas de sucos, pois parte-se da industrialização da fruta in natura.

4- Faça a Semeadura do Maracujá

Semeadura do Maracujá
É necessário fazer o semeio da plantação de maracujá corretamente para não comprometer a produção do maracujá.

Você já escolheu a semente certa para o seu cultivo? Pois bem, então é necessário fazer a semeadura do maracujá. O plantio tem que ser feito entre julho e agosto, após as geadas do inverno. Nesta etapa, comece abrindo as covas para depositar as sementes, as quais precisam ter aproximadamente 12 cm de altura e 10 cm de largura. O espaçamento entre os buracos deve ser de 30 cm de distância.

Os maracujazeiros crescem em formato de trepadeira, logo, precisam ter no que se apoiar. Levando isso em consideração, o ideal é que a semeadura seja feita próxima a cercas ou construídas estruturas de madeira, assim, as ramagens irão crescer para cima e saudavelmente.

5- Irrigue a Plantação de Maracujá

O maracujazeiro requer um clima com temperaturas altas e ao mesmo tempo úmido para se desenvolver. Portanto, é necessário irrigar a plantação de maracujá, o procedimento pode ser feito tanto de forma mecânica quanto manual, desde que a quantidade de água seja controlada para evitar o encharcamento do solo.

No início da germinação, a irrigação tem que ser feita, pelo menos, 2 vezes por semana, com intervalos de 3 dias. Quando a planta brotar, você pode irrigá-la apenas semanalmente.

6- Acompanhe o Cultivo de Maracujá

Acompanhamento da plantação de maracujá
É importante acompanhar de perto a plantação de maracujá a fim de evitar danos no cultivo do maracujá.

Para garantir a qualidade do maracujá é de fundamental importância acompanhar o seu desenvolvimento. Observe se estão aparecendo ervas daninhas, se a resposta for positiva é preciso retirá-las. Caso as ramagens do maracujazeiro estejam “desamparadas”, providencie filetes para ancorá-las.

7- Realize a Colheita da Plantação de Maracujá

Por fim, é preciso realizar a colheita da plantação de maracujá. As frutas estão prontas para a colheita quando apresentam uma textura macia e coloração amarela reluzente, ao identificar estas características, basta cortar as frutas, deixando-as com um cabinho de aproximadamente 5 cm, que evita que elas amadureçam excessivamente e acabem apodrecendo antes mesmo de serem consumidas.

A plantação de maracujá é uma boa opção no Brasil, não apenas em relação a sua boa adequação as condições climáticas, mas também pelo consumo e preço que é vendida. Atualmente, o preço de uma caixa de maracujá de 15 kg é vendida para distribuidoras e revendedoras por aproximadamente R$ 35,00 reais, um preço bem atraente quando se pensa na grande quantidade de maracujá que será obtido em uma plantação.

Cuidado com a questão do suporte do maracujá, devido ao peso da fruta, caso não se tenha uma boa estrutura, poderá “quebrar” os galhos e perder-se parte da produção, você não quer isso, correto?

Pronto para começar a sua plantação de maracujá e se tornar um empresário de sucesso? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais informações de negócios.

4.60 avg. rating (90% score) - 10 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

8 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE! GOSTEI DAS INFORMAÇÕES QUE LI POREM GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SE FOR POSSÍVEL.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  2. ola adorei suas dicas, muito obrigado pois esta sendo de estrema ajuda para mim,pois estou iniciando no negocio rural e precisarei de toda orientação possível,conto com sua ajuda pois sabemos que sozinhos não alcançaremos sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA