Passo a Passo Para Começar Uma Plantação De Flores

Plantação De FloresQuer começar uma plantação de flores? Aprenda agora mesmo com nosso passo a passo!

Rosas, margaridas, amarelas ou vermelhas, estas são apenas algumas variedades de flores que existem no mundo, que vão desde as simples até as mais sofisticadas e exóticas, agradando a todos os gostos. Normalmente, estas plantas encantam pela delicadeza que possuem, podendo ser usadas para presentear alguém ou para enfeitar ambientes e eventos, pois acrescentam charme, elegância e um toque natural aos espaços.

Porém, mais do que bonitas, as flores também podem ser uma ótima fonte de renda. Afinal de contas, há uma grande demanda de pessoas interessadas em consumir este produto. Você se interessa pelo cultivo de flores? O ato de trabalhar com o plantio de flores para finalidades comerciais está presente no Brasil desde 1960. Esta atividade não tem um alto grau de complexidade, sendo fácil de executar, visto que a manutenção feita na plantação é simples.

Juntamente com uma plantação de flores pode-se montar uma floricultura, com isso, o rendimento será maior, pois não terá que comprar flores, produzindo-as, adquirindo apenas o que faltar.

Apesar de ser uma modalidade de negócio simples, o plantio de flores tem que ser estruturado adequadamente, pois as plantas são sensíveis e delicadas, necessitando de tratos especiais para se desenvolverem, além de ser necessário atentar para as questões administrativas e de instalação do plantio de flores.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para que você consiga executar perfeitamente a atividade e ter uma plantação de flores incríveis, criamos esse texto ensinando exatamente como fazer! Aproveite.

Conheça Mais Sobre a Plantação de Flores

Para ingressar em um negócio é necessário saber a sua origem e funcionamento. Portanto, comece sabendo que o plantio de flores no Brasil iniciou, mais intensamente, na década de 60, quando os imigrantes holandeses chegaram trazendo junto com eles formas modernas e tecnológicas de cultivo. Antes deste período, as flores já eram cultivas, mas era um comércio pouco difundido.

A plantação de flores é um negócio bastante diversificado, uma vez que é possível cultivar uma gama variedade de espécies. Esta atividade se caracteriza por envolver uma cadeia produtiva, pois necessita de uma série de direcionamento para os seus produtos e de profissionais para executar as tarefas. As flores podem ser cultivadas para atender a demanda de jardins, comércio em floriculturas ou cultivo em vasos.

Na atualmente existem várias tecnologias desenvolvidas especificamente para o cultivo de flores, o que traz praticidade para os produtores, permitindo cultivá-las durante todo o ano, mantendo os rendimentos estáveis e lucrativos. O comércio de flores aumenta em determinadas épocas do ano como, por exemplo, no mês de junho, no dia dos namorados. Por isso, é importante que o produtor esteja preparado para atender as ocorrências sazonais.

Veja também como fazer arranjo de flores artificiais.

Mercado

O mercado para a plantação de flores é bastante promissor. Um estudo feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aponta que a produção de flores movimenta em média R$ 4,3 bilhões anualmente no país, sendo impulsionado principalmente pela aquisição das espécies com finalidades ornamentais.

No Brasil, o comércio de flores ainda é menor quando comparado com países como Holanda e Estados Unidos, mas pode ser muito lucrativo, tendo um grande potencial de crescimento para os próximos anos, o que se deve ao surgimento dos novos polos de produção e consumo interno e externo. As principais plantações estão concentradas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

Lembre-se que muito do sucesso de um negócio depende da forma de administrá-lo, excelência na prestação do serviço e procurar por diferenciais frente à concorrência. Existem centenas de agricultores que cultivam flores, muitos tendo lucros exorbitantes e outros quase prejuízos, o que diferencia um dos outros é a forma de trabalhar. Pense nisso!

Passo a Passo Para Montar Uma Plantação de Flores

Para iniciar um plantio de flores é necessário conhecer e dominar as técnicas que são necessárias para fazer a manutenção adequada das plantas e obter um produto de qualidade, que consiga chegar com a mesma beleza e aroma até o consumidor final.  Acompanhe abaixo nosso passo a passo para iniciar a sua plantação de flores:

Passo 1- Localização Para a Plantação de Flores

Para iniciar a sua plantação de flores, a primeira coisa a se fazer é escolher a localização adequada para instalar este negócio. Esta escolha envolve algumas questões específicas, quando se fala em plantação, logo se pensa em uma zona rural e de fato isto está correto. Mas, como as flores são muito perecíveis, é importante que o lugar escolhido também esteja próximo da cidade para facilitar o transporte e a conservação do produto.

Além disso, fazer com que as pessoas vejam uma bela plantação de flores pode fazer com que se interessem mais em comprar, o que é perfeito se você tiver juntamente a floricultura ou um negócio específico no setor.

O cultivo de flores deve ser instalado em uma propriedade que tem fácil acesso para os fornecedores de insumos, para os consumidores e empregados, devendo estar perto de rodovias. O terreno selecionado para a plantação deve contar com um solo de qualidade, que seja rico em nutrientes, pois o sucesso da produção depende deste fator.

As flores, ao contrário dos frutos, são mais “complicadas” para ficarem em bom estado, porque é muito da sua questão estética, por isso os mínimos detalhes são importantes e precisam ser observados.

Veja também como iniciar uma plantação de uva, pode-se, inclusive, utilizar parte do seu espaço para mesclar os produtos, conseguindo rendimentos ainda melhores.

Passo 2- Processos Legais Para a Plantação de Flores

Para trabalhar de forma regular e evitar transtornos com os órgãos reguladores, o produtor deve obter as autorizações legais para iniciar a plantação de flores. Em primeiro lugar, é necessário ir até a Junta Comercial da cidade para solicitar a abertura da empresa e posteriormente pedir a Licença Ambiental, Licença dos Bombeiros e Alvará de Funcionamento na prefeitura.

Para que a empresa exista legalmente é preciso pedir o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o que tem que ser feito na Secretaria da Receita Federal. Também deve-se obter o enquadramento na Entidade Social Patronal, em que a empresa ficará categorias para recolher impostos, além do registro do Escritório de Defesa Agropecuário, registro do IBAMA e registro no SICOMEX.

Passo 3- Estrutura Para a Plantação de Flores

Todo e qualquer negócio requer uma estrutura e com a plantação de flores não é diferente. Neste caso, você deve ter a sua disposição um espaço apropriado, com um terreno para fixar as plantas, além de uma estrutura física para realizar as atividades de corte, tratamento e armazenamento das plantas. O local deve conter espaço para ser expandido, pois o tamanho do negócio tende a variar gradativamente.

Basicamente, para exercer esta atividade é preciso ter um viveiro para cada espécie de flor que será cultivada, uma área para resolver as questões administrativas do negócio, um almoxarifado, estoque para o armazenamento dos insumos e adubos para a plantação.

Passo 4- Equipamentos Para a Plantação de Flores

Para plantar as flores e fazer a manutenção até o momento da colheita é necessário contar com os equipamentos de manejo adequados. Para a área administrativa do negócio, é preciso comprar uma mesa para escritório, cadeiras, arquivo para pastas suspensas, computador com internet, impressora e telefone.

Para a plantação de flores é necessário adquirir uma estufa, equipamentos para irrigação, máquina agrícola para desinfecção de solo, tela plástica para sombreamento, caixas, embalagem plástica para muda, podador motorizado, pás, arado de disco, enxadas, enxada rotativa. Para a manutenção e distribuição das flores, tem-se que comprar bombas de reservatório de calda, pulverização e mangueiras, adubadeiras, tubetes, vasos, sementeiras, câmera frigorífica, sacos, latas, limpadores de rosas, cavadores, tesouras de poda e forcados.

Passo 5- Pessoal Para a Plantação de Flores

Para executar as atividades da plantação de flores, você vai precisar de floricultores para a plantação e manutenção do plantio, colheita e pós-colheita das flores, acondicionamento e embalagem, gestão do controle ambiental de estufas e manuseamento e aplicação e produtos fitossanitários.

Para o transporte é preciso ter um motorista. Além de um responsável técnico, de preferência um botânico para conhecer os tratos das flores, um administrador, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais para os serviços internos do negócio.

Essa estrutura é para uma plantação de flores de “grande porte”.

Passo 6- Matéria-Prima Para a Plantação de Flores

Para a plantação de flores se manter ativa é preciso adquirir a matéria-prima necessária. Neste caso, é importante comprar as sementes de diferentes espécies de flores, substratos para tratar o solo como, por exemplo, casca de arroz, casca de acácia, adubo químico, esterco de galinha, casca de pinus, areia e xaxim, além de acaricidas, inseticidas, fungicidas, plástico e vasos para flor. 

O Que Acha de Começar Uma Plantação de Flores? É um Pouco Complexo, Mas Você Consegue!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA