Plantação De Eucalipto

Plantação de EucaliptoJá pensou em ter sua plantação de eucalipto? Veja como fazer e ganhar dinheiro com essa modalidade de negócio!

Diversas pessoas já escutaram a seguinte frase: “Eu vou plantar eucalipto que é para ver se eu fico rico…”. O cultivo de eucalipto está cada vez crescendo mais no Brasil, podendo ser uma atividade muito lucrativa. Nos últimos 10 anos, milhares de pessoas passaram a investir na plantação de eucalipto e estão se dando muito bem, uma vez que elas apresentam diversidade de comércio, permitindo ganhar dinheiro com atividades diferentes, mas usando um mesmo produto.

A plantação de eucalipto é uma atividade relativamente fácil de se colocar em prática, mas como todo tipo de serviço empresarial deve ser planejado, nos mínimos detalhes, para evitar os transtornos e ampliar os resultados positivos, desde o início até o funcionamento do negócio.

Um dos pontos que pode causar dificuldades para que se possa ganhar dinheiro com a plantação de eucalipto é o custo inicial para a atividade, o famoso investimento. O eucalipto sofre uma incrível valorização, porém, o período de espera até que a árvore cresça não é ‘tão pequeno’ assim, o que exige que se tenha valores sobrando.

Para se ter uma ideia, o eucalipto utilizado para móveis pode demorar em média 10 anos para estar pronto para o corte, por isso, algumas pessoas fazem sua plantação de eucalipto imaginando como uma espécie de aposentadoria. Agora, caso você tenha recursos para iniciar uma plantação de eucalipto, ou até mesmo consiga recursos com uma financeira a taxas de juros atrativas, este pode ser o negócio que você estava esperando.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você se interessou pela plantação de eucalipto e não vê a hora de começar o seu empreendimento nesta área e ser bem sucedido? Pois bem, antes de sair por aí plantando as árvores é necessário buscar as informações necessárias, bem como inteirar-se sobre o mercado, somente assim conseguirá atingir o sucesso absoluto e construir a sua empresa.

Para facilitar a sua “vida”, criamos esse texto com muitas informações pertinentes sobre plantação de eucalipto. Fique “ligado”!

Conheça o Eucalipto

Para se dar bem nesse negócio é preciso saber tudo sobre Eucalipto, como em qualquer outro negócio, é sempre necessário conhecer muito do serviço ou produto que será oferecido ao público-alvo. O eucalipto tem um nome de origem grega, que significa “bem coberto”. No entanto, a planta foi descoberta na Austrália e Indonésia, adaptando-se com facilidade a todos os climas, principalmente os mais quentes.

Os eucaliptos estão divididos em categorias, visto que possuem mais de 700 espécies diferentes espalhadas pelo mundo, mas que pertencem à mesma família das mirtáceas, crescendo em formato de árvores. Apenas algumas espécies nativas da Oceania crescem como arbustos. Os eucaliptos levam entre 6 a 10 anos para chegar a idade adulta, momento em que podem ser utilizados para fins comerciais.

O período para que a plantação de eucalipto esteja pronta para fins comerciais pode variar em razão de inúmeros fatores, como é o caso do clima, cuidados, forma que foi realizada a plantação e, principalmente, de acordo com a categoria de eucalipto utilizada.

Por Que Investir Na Plantação De Eucalipto?

Por que você está cogitando a possibilidade de começar uma empresa de plantação de eucalipto? Para ganhar dinheiro? Este pensamento não está errado, pois um dos principais motivos para investir no cultivo de eucalipto é exatamente a lucratividade que este trabalho pode gerar, visto que é possível usar o mesmo produto para diferentes fins comerciais como, por exemplo, lenha, confecção de produtos de limpeza, madeira para móveis, entre outras possibilidades.

Claro, você também deve levar em consideração o fato de possuir ou não as características do empreendedor, mas não se preocupe, você pode desenvolvê-las.

O eucalipto está entre as árvores mais recomendadas para o cultivo comercial devido ao fato de se desenvolverem em um período de tempo razoável, quando comparado a outras árvores, levando entre 6 a 10 anos para ficarem prontos para o corte, uma única árvore pode ser aproveitada para várias atividades, o que maximiza a lucratividade do negócio.

Claro, é preciso que seja a categoria certa de eucalipto para conseguir destinar a determinada atividade, caso contrário às pessoas não lhe comprarão. Por exemplo, eucalipto para lenha não terá a mesma qualidade para móveis.

Além disso, também pode-se ressaltar que o cultivo de eucaliptos é um negócio de custo intermediário, uma vez que esta espécie se adapta com facilidade a todos os climas e ao solo, dispensando os cuidados com manutenção e adição de materiais orgânicos e demais substâncias para estimular o seu crescimento. O maior custo quando se trata de plantação de eucalipto é até o momento da plantação e não durante o seu desenvolvimento.

Dicas Para a Plantação De Eucalipto

Você já decidiu que vai dar uma guinada na sua vida financeira através da plantação de eucalipto? Então é recomendado se preparar para montar o seu negócio e fazê-lo um verdadeiro sucesso, para isso basta seguir os passos corretos.

Ainda não está 100% inspirado? Leia as 10 frases empreendedoras que mudará todo seu astral.

Acompanhe abaixo algumas dicas para fazer uma plantação de eucalipto com sucesso.

1 – Escolha um local apropriado para plantar o eucalipto

O local em que irá ter a sua plantação de eucalipto é de suma importância. É necessário escolher o lugar mais apropriado para plantar esta espécie de árvore, mas felizmente você não terá muitas dores de cabeça, visto que ela se adapta com facilidade aos locais.

Claro, uma boa dica é procurar por uma área GRANDE, com muito espaço, assim você poderá fazer uma plantação de eucalipto de grande escala, o que lhe renderá mais lucro, concorda?

O ideal é que o local da plantação de eucalipto seja feita em um espaço retirado das áreas urbanas, disponibilizando espaço suficiente para que as árvores cresçam saudavelmente. As características do terreno em si importam, mas não são relevantes ao ponto de comprometer o seu investimento, podendo ser plano ou acidentado. No entanto, é indicado que o lugar seja de fácil acesso e traga praticidade para os funcionários que irão realizar o corte da madeira.

Para se ter uma noção do quão em alta está a plantação de eucalipto, inúmeros são os empresários de sucesso que plantam eucalipto sob encomenda, ou seja, as empresas (como as de fabricação de móveis) acertam os valores anteriormente e já deixam comprado os eucaliptos quando estiverem prontos, inclusive, em alguns casos, efetuam até mesmo o pagamento do corte.

2 – Limpeza Na Plantação De Eucalipto

Depois de definir o espaço é necessário tomar algumas precauções com relação a limpeza da terra, retirando todas as impurezas que possam atrapalhar no crescimento das árvores, como é o caso das pragas e ervas daninhas. Nesta etapa, pode-se utilizar também o enriquecimento da terra com a adição de matéria orgânica e demais produtos que renovam os nutrientes, melhorando a capacidade da planta se desenvolver.

3 – Planeje Os Carreadores

Depois de crescidos será necessário podar ou cortar o eucalipto, não é mesmo? Para que estes processos sejam realizados é necessário que os funcionários contem com um espaço suficiente para fazê-los. Sendo assim, é necessário planejar os carreadores, que nada mais é do que fazer com que os locais fiquem livres entre uma fileira e outra de eucaliptos, permitindo a movimentação.

Os carreadores são responsáveis por garantir o acesso aos eucaliptos, funcionam como um canal de ligação entre a área do plantio e o restante da propriedade. Os espaços entre as fileiras podem ser de no mínimo 5 metros, dessa maneira, permite-se que a luz do sol penetre na área, evitando a escuridão na plantação, além de possibilitar que os caminhões se aproximem para transportar as árvores depois de cortadas.

4 – Espaçamento Entre As Mudas De Eucalipto

Os eucaliptos não podem ser plantados muito próximos um do outro, pois isso atrapalha as podas, o corte e também prejudica o crescimento das plantas. Por isso é preciso analisar e determinar qual será o espaçamento utilizado entre um eucalipto e outro.

Se o eucalipto tem como finalidade a Faqueação e Laminação, o ideal é que seja respeitada um distância de 3 metros entre as árvores. Ao respeitar este espaço, a tendência é que eles recebam mais nutrientes do solo e possam se desenvolver melhor. Agora, caso o eucalipto seja usado para lenha ou carvão, pode-se diminuir a distância para 2 metros.

5 – Opte Por Mudas De Eucalipto Que Se Adaptem Melhor à Sua Região

É bem verdade que o eucalipto se adapta com facilidade a todas as regiões e climas. No entanto, se você escolher as mudas que mais estão de acordo com as características do local do plantio, as plantas se desenvolverão ainda mais saudáveis e em menor tempo, evitando prejuízos na hora do corte.

Levando isso em consideração, procure analisar as condições do solo, clima e, posteriormente, pesquisar as mudas de eucalipto que sejam compatíveis. Por exemplo, se a terra é fértil e o local tem um clima quente a maior parte do ano, o ideal é optar pela espécie Eucalyptus Saligna Smith, que é ótima para a produção de madeira.

6 – Faça a Plantação De Eucalipto Em Períodos Chuvosos

Para que a sua plantação de eucalipto seja bem sucedida é recomendado que as mudas sejam plantadas nos períodos mais chuvosos do ano, pois é comprovado cientificamente de que nesta fase, elas precisam de um solo mais úmido para se firmarem e desenvolverem, o que reduz as perdas de árvores por morte da raiz.

Levando isso em consideração, procure plantar ou renovar a plantação de eucalipto nos meses em que há mais ocorrências de chuvas como, por exemplo, setembro, outubro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Que Tal Começar a Sua Plantação De Eucalipto? Conte-nos Como Foi!

3.50 avg. rating (71% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei demais das dicas de plantação de eucalipto e para se abrir um negócio. A frase de Jobs: ” porque entrar para a Marinha se posso ser um pirata! ” muito me inspira. Pois há muitos anos, entrei para a Marinha e entendo perfeitamente o que isso quer dizer.

    Abraço, Dirceu Lopes

DEIXE UMA RESPOSTA