6 Passos Para Iniciar Uma Plantação de Arroz

Plantação de Arroz
Iniciar uma plantação de arroz é uma boa opção de negócio para quem deseja entrar no ramo da agricultura. Veja aqui todos os passos para começar o plantio de arroz.

A plantação de arroz é um negócio lucrativo no ramo da agricultura. Pensando nisso preparamos um super texto sobre o assunto para te auxiliar a começar já o seu plantio de arroz.

Você reside na zona rural e gostaria de investir em uma atividade para mudar a sua condição financeira? Pois bem, é perfeitamente possível aproveitar o fato de estar em uma região rural para investir em uma empresa do ramo da agricultura, que é uma das principais atividades da economia brasileira e que se for realizada corretamente pode ser muito próspera.

Porém, para ingressar no ramo da agricultura é preciso pesquisar e escolher uma atividade que tenha saída de mercado, tanto no território nacional quanto estrangeiro. Atualmente, um dos principais itens cultivados no Brasil é o arroz, que é um cereal e faz parte do cardápio diário da população brasileira, o que garante que a sua rentabilidade seja bastante estável.

Outro ponto que temos de frisar é o auxílio governamental para fomentar a agricultura, com isso, pode-se conseguir financiamentos com taxas de juros bem atrativas, permitindo o sustento da plantação de arroz.

Você se interessa pelo cultivo de arroz? Bom, esta é uma tarefa que pode ser recompensadora, mas requer muitos cuidados, uma vez que o cereal precisa de condições específicas para crescer corretamente e garantir um sabor de qualidade ao consumidor final.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar, nós iremos trazer aqui, mais informações sobre a plantação de arroz. Confira abaixo:

Saiba Mais Sobre a Origem do Arroz

Muito provavelmente, o arroz é um dos alimentos que mais está presente nas suas refeições diárias, não é mesmo? Mas, além de consumir, você sabe qual é a origem deste cereal? O arroz é uma planta que pertence à família das gramíneas, sendo responsável por alimentar mais da metade da população mundial.

O arroz é de origem asiática, tendo sido descoberto mais especificamente no Japão. No entanto, estudo morfológicos apontam que o cereal em uma versão silvestres já era cultivado em outras partes do mundo há milhares de anos, passando por várias transformações até chegar ao tipo que conhecemos na atualidade.

Uma das principais características da plantação de arroz no Brasil é necessitar de água em abundância para se desenvolver, o que faz com que ela tenha mais dificuldade para se adaptar às regiões que possuem clima seco e regiões que não contam com rios ou lagos nas proximidades.

Por Que Investir na Plantação de Arroz?

Investimento na plantação de arroz
Investir em uma plantação de arroz é um bom negócio, já que o arroz é o alimento mais consumido mundialmente.

Como já foi dito, o arroz é um dos alimentos mais consumidos por todo o mundo. Sendo assim, investir na produção de arroz no Brasil é um negócio altamente lucrativo, visto que tem uma demanda muito grande, basta encontrar e saber negociar com os clientes certos. No mais, a tendência é que este mercado seja sempre muito estável.

Além disso, uma das principais vantagens de investir na plantação de arroz é o fato de o cereal ser dividido em categorias diferentes. Dessa maneira, o agricultor pode optar por cultivar arroz de apenas uma espécie ou quantas mais julgar necessário. Quanto mais tipos de arroz forem cultivados, maior poderá ser o lucro no final do mês, mas é preciso estar preparado para atender à demanda, porque dará trabalho.

6 Passos Para Começar a Plantação de Arroz

Decidiu começar a sua plantação de arroz? Esteja ciente de que este negócio necessita de muitos cuidados, visto que o cereal não se adapta à todas as regiões. Para que nada dê errado no seu negócio, acompanhe abaixo algumas dicas de como plantar arroz.

1 – Escolha o Local Adequado Para a Plantação de Arroz

O arroz só se desenvolve em lugares com características bastante específicas, logo, é necessário tomar diversas precauções na hora de escolher o local mais apropriado para instalar a sua plantação de arroz. O arroz é um produto que necessita de água em abundância para crescer, o ideal seria plantá-lo em regiões próximas de rios, lagos ou que chova com frequência.

A plantação de arroz deve ser feita em um solo rico em nutrientes e que seja, de preferência, plano. No entanto, a planta também se desenvolve em terrenos acidentados como é o caso da maioria dos locais de cultivo nos países asiáticos. Porém, recomenda-se que o espaço não seja demasiadamente “acidentado”, pois este fator pode atrapalhar o processo de colheita.

2 – Selecione as Variedades Para Plantação de Arroz

Variedades para plantação de arroz
Existe uma boa diversidade na espécie do grão que pode compor a plantação de arroz. Podendo o empreendedor optar por uma ou mais variedades na hora do plantio do arroz.

Você já escolheu o local em que será feita a plantação de arroz? Agora é o momento de selecionar as variedades do cereal que serão plantadas, é possível optar por apenas uma espécie ou utilizar-se de várias espécies, o que lhe trará um lucro maior, mas também exigirá mais cuidados com o cultivo.

A escolha das variedades deve ser feita de acordo com as propriedades do solo e as condições climáticas da região. Por exemplo, as espécies que possuem um ciclo mais longo, ou seja, demoram mais para se desenvolver e ficar prontas para a colheita, devem ser plantadas no fim de setembro. Dessa maneira, a granação acontecerá na mesma época em que ocorrem períodos chuvosos, ajudando no fortalecimento da planta.

Já os tipos de arroz que possuem um ciclo mais curto podem ser escolhidos para plantar em meados de dezembro, o que permite que eles também aproveitem as chuvas do verão e sequem antecipadamente.

Perceba que a plantação de arroz não é algo simples que “qualquer pessoa” sem conhecimento consiga fazer. Caso você não saiba exatamente como fazer, uma boa dica é procurar um profissional da área ou, pelo menos, estudar mais sobre o assunto para garantir que fará tudo certo e não terá prejuízos.

3 – Desinfecção das Sementes

As plantações de arroz ou qualquer outro tipo de alimento está sujeito a pragas, as quais são capazes de gerar inúmeros prejuízos. No caso da plantação de arroz, pode-se evitar a proliferação das pragas de maneira antecipada, basta fazer a desinfecção de sementes através do uso de fungicidas, que são encontrados facilmente em comércios voltados para agricultores.

Ao optar por fazer a desinfecção das sementes de arroz, você estará garantindo a saúde da planta desde o momento da semeação até 30 dias depois do início do seu crescimento, o que é fundamental para que ela cresça saudavelmente. Após este período, a substância se torna inativa, mas as suas propriedades já estão incutidas no cereal.

4 – Semeação na Plantação de Arroz

A semeação de arroz é o processo em que as sementes serão distribuídas e enterradas no solo, que deve ser realizada cautelosamente para otimizar o seu desenvolvimento. A fase da semeação pode ser feita manualmente, com semeadeiras ou até mesmo com um trator. Para obter mais praticidade e precisão na escavação do solo, o ideal é optar pela semeação mecânica.

Segundo os estudos científicos, as escavações para o plantio de arroz devem conter, pelo menos 5 centímetros de profundidade, pois assim oferecem melhores resultados no período da colheita, uma vez que a raiz fica em maior contato com o solo, absorvendo mais nutrientes.

A plantação de arroz por si só é mais complicada do que a maioria dos alimentos, por isso, fazer tudo corretamente, exatamente nas medidas ideais, é tão importante. O que você puder fazer para evitar ‘problemas’, faça!

5 – Irrigação da Plantação de Arroz

Irrigação da plantação de arroz
A irrigação mecânica da plantação de arroz ajuda a aumentar a produtividade dos negócios no plantio de arroz.

A plantação de arroz precisa de água em abundância para crescer saudável, mas nem sempre a natureza oferece líquido suficiente, seja através de rios ou de chuvas. Quando isso acontece, uma boa alternativa é recorrer à irrigação, que é uma técnica muito utilizada pelos agricultores.

O cultivo de arroz com irrigação tende a aumentar a quantidade de produção, pois oferecem condições mais estáveis. Para alcançar este resultado é preciso montar um sistema de irrigação, que pode ser acionado de forma automática ou manual por um tempo determinado, uma vez que o a terra também não pode ficar encharcada.

Esse período de tempo pode ser estabelecido pelo próprio empresário/agricultor. Lembre-se de observar o tipo de arroz que você estará plantando, isso influência na quantidade de água que deve ser disponibilizada.

6 – Rotação de Cultura na Plantação de Arroz

O arroz é considerado uma planta esgotante, ou seja, que pode retirar muitos nutrientes do solo durante o seu cultivo. Assim, não é recomendado utilizar o mesmo terreno para plantar o cereal pelo período de dois anos consecutivo, pois do contrário a colheita não será tão farta e o produto poderá apresentar baixa qualidade. O ideal é aguardar um intervalo de, pelo menos, um ano.

Além disso, após cada colheita realizada é indicado tomar cuidado com os restos da planta que ficam no terreno, pois eles demoram para se decompor e podem atrapalhar a germinação das próximas sementes. Para evitar este problema é recomendado arar a terra para espremer os resíduos e facilitar a decomposição.

Caso você esteja com dificuldades financeiras para iniciar a sua plantação de arroz, uma boa dica é procurar o Banco do Desenvolvimento Social (BNDS), o qual costuma trabalhar com os incentivos governamentais.

E você, pronto para começar sua plantação de arroz? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA