Como Plantar Hidroponia

HidroponiaTrabalhar com plantio? Veja como aplicar a técnica de hidroponia e obter melhores resultados!

Você quer entrar para o ramo da agricultura, mas o espaço que tem disponível para plantar é bastante limitado? Saiba que não é por causa disso que você vai deixar de investir no seu negócio próprio, uma vez que há uma alternativa mais apropriada para quem quer plantar, mas tem pouco espaço, trata-se da hidroponia.

A hidroponia é uma técnica que prevê o cultivo de plantas em estufas condicionadas e em tubos de água. Atualmente, a maioria dos vegetais que são encontrados nos supermercados como, por exemplo, almeirão, alface, couve-manteiga e chicória são desenvolvidos a partir da utilização de técnicas de hidroponia. Para que os alimentos cresçam de forma saudável são colocados nutrientes na corrente de água. As substâncias utilizadas na hidroponia não fazem mal à saúde.

Investir na produção de vegetais pode ser uma atividade muito rentável financeiramente, agora você está prestando ainda mais atenção, correto? A lucratividade ocorre devido ao fato de os alimentos estarem presentes diariamente na mesa dos brasileiros. Você quer plantar vegetais? A hidroponia é uma alternativa econômica e prática para entrar neste mercado, mas para colher bons resultados é preciso entender tudo sobre esta técnica e como colocá-la em prática do modo correto.

Para que você consiga atingir o máximo do potencial lucrativo e produtivo, desenvolvemos este texto com ótimas dicas, técnicas e como fazer. Acompanhe abaixo como plantar hidroponia.

O Que é Hidroponia?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas que dispensa o uso do solo, sendo feito diretamente em um ambiente líquido. Este procedimento foi criado em 1935 na Califórnia, nos Estados Unidos, através do Dr. W. F. Gericke. Este modelo de cultivo foi desenvolvido para poder ser usado tanto em escala doméstica quanto em grandes plantações para comércio.

Veja também como iniciar a sua própria plantação de tomate. É uma atividade bem lucrativa, contudo, exige trabalho e dedicação, principalmente quanto aos cuidados frente aos “insetos” e luminosidade.

As plantas carecem de nutrientes retirados do solo para que possam se desenvolver. Para resolver este problema e garantir que os vegetais cresçam corretamente, na técnica de hidroponia é adicionada uma fórmula de fertilizantes e nutrientes solúveis na água, que são colocados nos tubos da estufa e penetram na raiz dos vegetais.

Basicamente, pode-se dizer que, para fazer um cultivo de vegetais a partir da técnica de hidroponia, é necessário construir uma estufa com plástico ou lona, além de canais ou tubos em que a água é liberada de forma moderada, levando em consideração as características de cultivo de cada planta.  Na hidroponia, o produtor pode ter total controle da plantação, podendo intervir a qualquer momento para otimizar a qualidade dos produtos que serão colhidos.

Quais São as Vantagens de Plantar Hidroponia?

A hidroponia é uma das técnicas de cultivo que mais têm crescido entre os produtores de vegetais, e não é para menos, uma vez que este procedimento oferece uma série de benefícios. Quer saber o que a hidroponia pode te oferecer? Conheça as vantagens de plantar hidroponia:

1- A Hidroponia Permite o Controle Total da Plantação

Uma das principais vantagens da hidroponia é o fato de permitir que o produtor tenha o controle total da plantação, uma vez que as sementes são condicionadas em estufas e tubos. Neste ambiente você conseguirá controlar o clima em que as plantas são submetidas, evitando o calor ou frio em excesso, além de evitar que elas sejam atingidas por ventos, chuvas, secas e geadas, fatores que colocam as plantações no solo em risco.

Talvez você esteja em busca de um exemplo de produto em que se aplica a hidroponia com frequência. O que acha da alface? É bastante comum a existência de alface hidropônica. Veja agora mesmo como plantar alface!

2- A Hidroponia Reduz as Pragas e Insetos

Um dos problemas mais comuns entre as plantações fixadas no solo é o aparecimento de pragas e insetos. Eles começam a interferir no desenvolvimento das plantas e se não forem tratados em pouco tempo pode destruí-las por completo, trazendo sérias consequências para o seu orçamento, sem contar a decepção dos seus compradores (caso tenha vendido com antecedência – encomenda).

Na hidroponia, o produtor consegue reduzir as pragas e insetos, pois a ausência do solo evita que eles sejam atraídos para o local da plantação. No entanto, o cultivo não está totalmente livre destes males, pois os insetos voadores podem prejudicar os vegetais, sendo necessário cultivar o ambiente limpo para evitá-los.

Quando mantidas em estufa, a redução dos insetos voadores também é comum, já que dificilmente conseguem entrar, mas lembre-se, todo cuidado é pouco!

3- A Hidroponia Diminui o Uso de Defensivos Agrícolas

O cultivo de plantas a partir da técnica de hidroponia faz com que a presença de pragas e insetos seja menor, consequentemente, o uso de defensivos agrícolas como pesticidas e inseticidas é menor. Dessa maneira, o produtor pode obter uma economia financeira no plantio, pois não gasta com a aquisição de venenos para proteção das plantas.

Além disso, muitos consumidores dão preferência para vegetais que não utilizem agrotóxicos, podendo se tornar um excelente diferencial para o seu negócio e maximizar a quantidade de vendas realizadas, em outras palavras, mais dinheiro para você!

4- A Hidroponia Usa Um Espaço de Cultivo Menor

Necessidade de grandes terrenos para iniciar a sua plantação? Este sempre foi uma das principais dificuldades dos agricultores, e acredite, impossibilitou muita gente de iniciar seu negócio no segmento.

Mas, agora, a falta de espaço não é desculpa para não investir no cultivo de vegetais, pois a técnica de hidroponia usa um espaço menor para instalar a plantação. Uma estufa hidropônica tem em média 2 m de altura, 3 m de largura e 5 m de comprimento. Para poupar ainda mais espaço, é possível instalar as estufas em fileiras, o que permite cultivar vegetais diversificados.

Veja também como começar a plantar milho, um dos produtos mais comercializado e exportado.

5- Na Hidroponia os Vegetais São Colhidos Limpos

A hidroponia possibilita que os vegetais sejam colhidos mais limpos do que aqueles que são plantados diretamente na terra. Assim, o produtor pode economizar tempo no processo de colheita, podendo enviar rapidamente os produtos para os comerciantes, o que faz com que eles ainda estejam frescos quando chegam à mesa do consumidor final.

Além disso, é muito mais “apetitoso” quando você chega à feira ou supermercado e o vegetal está limpo, sem quaisquer vestígios de terra. Por mais que as verduras plantadas na terra passem por um processo de limpeza, dificilmente ficarão iguais aos vegetais que passaram pelo processo de hidroponia.

Como Plantar Hidroponia?

O que acha de aprender como iniciar a sua plantação hidropônica? Aproveite!

1-Construa a Estrutura Para Plantar Hidroponia

A primeira etapa para iniciar o cultivo em hidroponia é construir a estrutura da estufa. Neste caso, é necessário levantar uma armação curvada de madeira ou ferro, formando um abrigo que proteja as plantas do vento e da chuva. Em seguida, coloque filme plástico estufa por cima da armação, prendendo-o com grampos para madeira nas hastes.

A segunda etapa da construção da estufa consiste na instalação dos tubos. Neste caso é preciso construir painéis em PVC e instalar canais de irrigação, que apresentem saídas de água na sua extensão. É importante que os painéis tenham profundidade para poder comportar a raiz das plantas.

2- Escolha as Sementes Para Hidroponia

Para começar a plantar a partir da técnica de hidroponia é preciso escolher as sementes adequadas para este método, que são as peletizadas para facilitar o processo de semeadura. Estas sementes também apresentam as vantagens de serem mais vigorosas, germinarem em menor tempo e serem puras, ou seja, mais saudáveis.

As sementes peletizadas passam por um processo chamado de “priming”, o que faz com que elas careçam de menos luz durante o período de germinação e consigam germinar mesmo em temperaturas acima de 23ºC. Mas, estas sementes devem ser plantadas rapidamente depois de obtidas, pois podem perder a validade.

3- Use Substratos no Cultivo de Hidroponia

Para que as plantas cultivadas em hidroponia possam se desenvolver é necessário usar substratos que as nutram como se estivessem fixadas no solo. Alguns dos principais substratos que podem ser usados são o algodão hidrófilo, a vermiculita e a espuma fenólica, que é a mais comum, pois apresenta um resultado superior em relação às demais opções.

Não basta apenas colocar os substratos uma única vez, o produtor deve fazer a manutenção destas substâncias, o ideal é trocá-las a cada quinze dias, ou uma vez por mês, para possibilitar que as suas propriedades sejam renovadas e continuem nutrindo os vegetais.

4- Faça a Manutenção da Plantação em Hidroponia

As plantas cultivadas em hidroponia são mais resistentes, mas é necessário fazer a manutenção diária, principalmente controlando o abastecimento da água para que ela seja renovada, pois se o líquido ficar sujo ou esquentar excessivamente pode prejudicar o desenvolvimento dos vegetais. Retire as impurezas do ambiente e que possam estar em contato com os vegetais, pelo menos, uma vez por semana. Nesse processo é preciso tomar cuidado para não machucar as plantas.

Lembre-se ainda de tomar cuidado no momento da colheita dos vegetais cultivados em hidroponia, caso você os machuque poderá perder preço, pois os compradores desejarão diminuir o preço.

Para conseguir vender por bons preços, uma boa dica é negociar antecipadamente, além disso, ofereça diretamente para os mercados e não para terceiro comprador (fornecedor dos mercados), assim conseguirá um preço maior.

O Que Acha de Iniciar o Plantio Com a Técnica de Hidroponia? Comente!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Qual é o tempo de circulação de nutriente e se para uma rede de hidrologia, 15 minutos por hora ou o dia inteiro de circulação. Qual é o tempo de circulação?

DEIXE UMA RESPOSTA