6 Passos Importantes Para Começar Uma Criação de Gado de Leite




Gado de Leite
Trabalhar com criação de gado de leite é uma boa opção para quem busca um negócio rentável e de baixo investimento.

Pensando em começar uma criação de gado de leite? Confira como fazer e atingir o sucesso no mercado de gado leiteiro.

O leite é uma bebida que está presente todos os dias na mesa da maioria dos brasileiros. Afinal de contas, o leite é rico em nutrientes, sendo responsável por oferecer diversos benefícios aos seres humanos como, por exemplo, o cálcio, que favorece e fortalece o desenvolvimento dos ossos em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Além de conter leite na preparação de diversos alimentos ou doces.

Devido ao alto consumo do leite, a produção desta bebida é uma ótima oportunidade de negócio no Brasil. Você gostaria de entrar para este ramo de atuação? Neste caso, é necessário começar uma criação de gado de leite, uma atividade bastante difundida e estável no país. A vantagem deste negócio é que ele pode ser desenvolvido em pequena ou larga escala, sendo possível adaptá-lo ao perfil econômico do produtor.

Também, nada impede de um produtor trabalhar com suas plantações e reservar uma área para criar seus gados de leite, pelo contrário, é uma das maneiras mais comuns de iniciar nesse negócio. O gado precisará de alimentação de boa qualidade, assim como pasto, espaço adequado para se locomover, não precisa ser extremamente grande, além de um cercado para não fugir. A estrutura que a criação de gado de leite envolve é baixa, por isso, é considerado por muitos como um negócio de baixo custo para manter.

A criação de gado de leite é uma atividade com um grande potencial lucrativo, mas para que seja viável obter sucesso é preciso conhecer todas as questões que envolvem o manejo deste animal. Gostou da ideia de trabalhar com criação de gado de leite? Para te ajudar reunimos informações excelentes sobre como começar uma criação de gado de leite. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Criação de Gado Leiteiro no Brasil

Criação de gado leiteiro
O Brasil é um país de grande tradição no processo de criação de gado de leite.

O setor da pecuária é um dos pilares da economia brasileira. Uma das principais atividades desenvolvidas é a criação de gado, que é feita para corte ou produção de leite, sendo esta última uma das opções mais tradicionais desde a região Norte até o Sul. O Brasil é considerado o sexto maior produtor de leite do mundo, sendo que este mercado cresce a uma taxa de 4% por ano, movimentando mais de 40 bilhões anualmente.

A estabilidade no setor é evidente, inclusive, quando dificuldades ocorrem rapidamente é encontrado esforços governamentais para fomentar o setor na economia, já que o mesmo é a base. Talvez este seja um dos principais motivos para a criação de gado de leite estar crescendo cada vez mais.

700 Ideias de Negócios

Na atualidade, as principais propriedades que atuam na criação de gado de leite estão situadas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, as quais oferecem as melhores condições para a manutenção deste animal e viabilizando a obtenção de um produto de boa qualidade. Portanto, se você está em um destes locais e pretende começar a criar gado de leite já está contando com uma vantagem para o seu negócio.

A criação de gado de leite é uma atividade que pode ser desenvolvida em níveis industriais ou em um porte reduzido, visto que no Brasil este negócio é considerado muito importante na sustentabilidade das propriedades comandadas por famílias em pequenas zonas rurais, gerando uma renda diária satisfatória para a sobrevivência das pessoas e a manutenção dos animais.

Um ponto importante e que precisa ser frisado é a baixa no preço do leite, o que preocupou os produtores, contudo, medidas tomadas pelo governo já estão fazendo o preço do leite subir e entrar nos patamares normais.

Vantagens e Desvantagens da Criação de Gado de Leite

Há várias vantagens em trabalhar com a criação de gado de leite. O leite é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, estando presente na cesta básica juntamente com outros itens considerados essenciais. Sendo assim, investir na produção desta bebida é uma atividade vantajosa e com bom potencial de lucro, uma vez que ela é consumida amplamente em qualquer região, tendo garantia de vendas. Além disso, a tendência é que a demanda desta mercadoria se expanda ainda mais a cada ano que passa.




Na verdade, a dificuldade dos produtores não se resume a vender o leite produzido, já que a demanda é alta, mas sim produzir todo o leite esperado, manter os animais saudáveis e atingir a qualidade esperada do produto. Lembre-se sempre de ter uma clinica veterinária de confiança para auxiliar nos cuidados da saúde do gado de leite.

Com relação à desvantagem, é importante ressaltar que a produção de leite pode ser feita em pequena escala para fazer o comércio regional e garantir a sobrevivência de uma família. No entanto, se você deseja obter lucros maiores é necessário fazer um investimento alto, pois esta atividade requer a compra dos animais, que não são baratos, além de grande e cuidados minuciosos com a manutenção da propriedade e dos animais.

Um dos custos elencados pelos produtores do ramo e que tem dificultado a maximização dos lucros são os produtos veterinários, os quais têm preços relativamente altos e costumam ser utilizados em grande proporção.

6 Passos Importantes Para Começar Uma Criação de Gado de Leite

passos para a criação de gado de leite
Para garantir o sucesso na criação de gado de leite é necessário aprender todos os passos para criação e produção do gado leiteiro.

Para criar gado leiteiro é necessário primar por uma série de cuidados essenciais para manter os animais saudáveis e conseguir extrair um leite de boa qualidade para comercializar. Acompanhe abaixo como começar uma criação de gado de leite:

1- Local Para a Criação de Gado de Leite

Para começar a criação de gado de leite é preciso escolher o local mais apropriado para comportar a realização desta atividade. Neste caso, como estamos falando de animais de grande porte e que produzem barulho, o ideal é selecionar um espaço em uma zona rural, longe de vizinhos e dos grandes centros urbanos, até mesmo para que o gado possa ser criado de forma confortável e saudável.


A propriedade para a criação de gado leiteiro deve ter em média 1 hectare para uma atividade em pequena escala. Se a intenção é expandir o negócio, o terreno tem que ter mais de 3 hectares. Afinal, é preciso contar com espaço suficiente para montar um curral, estábulo para abrigar os animais, além de deixá-los soltos para pastar e se manter saudáveis, caso contrário o bicho pode ficar estressado. Também é interessante que a propriedade tenha um pasto de boa qualidade, seja cercada para evitar fugas e de fácil acesso à água para fazer a manutenção do gado de leite.

2- Estrutura Para a Criação de Gado de Leite

A criação profissional de gado de leite exige cuidados em diversos aspectos para obter um produto de boa qualidade, principalmente no que diz respeito à estrutura em que os animais serão submetidos. Portanto, além da propriedade em si para colocar o gado, você também vai precisar construir um estábulo e um curral, sendo que ambos devem ter, pelo menos, 150 m² para comportar até 60 animais ao mesmo tempo.

O curral deve ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos, água e vitaminas para os animais. Além disso, estes itens também devem ser espalhados pelo campo quando o gado for criado solto. É importante adquirir equipamentos para transportar o feno para a alimentação e máquinas para ordenha, que são essenciais para a produção industrial de leite.

3- Adquira as Matrizes Para Criação de Gado Leiteiro

Para que a sua criação de gado leiteiro seja bem sucedida é de fundamental importância trabalhar com animais que sejam capazes de atender às suas necessidades. Em se tratando de gado leiteiro, é necessário compreender que existe Melhor Gado Leiteiro, ou seja, raças mais indicadas para o corte e para a produção de leite, sendo indicado focar nesta última categoria para desenvolver o seu negócio.

Para a produção de leite, você deve optar pelo gado que seja mais dócil, oferecendo mais facilidade para o momento de ordenha e tenha capacidade para um volume alto de produção de leite diariamente. Nesta situação, as alternativas mais indicadas para o seu negócio são a Pardo Suíço, Guernseys, Holstein ou Jesey, que já são raças tradicionais nesta atividade. Para começar uma criação mediana, você pode comprar 30 casais.

4- Ordenha da Criação de Gado de Leite

ordenha de gado de leite
A escolha da ordenha de gado de leite é de suma importância para uma boa produção de gado leiteiro.

Um dos principais processos da criação de gado de leite é justamente a ordenha, que possibilita a extração do líquido. Para fazer a ordenha das vacas, é necessário reuni-las no estábulo, separando-as por fileiras. Na sequência, a máquina de ordenha é encaixada na ubre do animal, de modo a colher o leite diretamente no recipiente.

Para não comprometer a qualidade do leite, a ordenha tem que ser feita com o máximo de higiene, por isso o local deve ser higienizado diariamente para evitar o acúmulo de bactérias. A máquina de ordenha também deve ser limpa logo após o uso e o responsável pela ordenha tem que manter as mãos livres de qualquer sujeira.

5- Alimentação do Gado Leiteiro

Para garantir uma boa produção de leite é importante que o gado tenha uma alimentação adequada, pois do contrário a vaca não terá nutrientes suficientes para desenvolver o líquido. A alimentação básica dos animais deve começar com um pasto de qualidade, livre de substâncias tóxicas.

O gado também deve ser alimentado três vezes por dia com sal grosso e farelo, disponibilizados nos cochos. Os cochos precisam ser higienizados diariamente para que os restos dos alimentos não fermentem e façam mal aos animais. A água tem que ser trocada duas vezes por dia. Nos dois primeiros meses de vida, os bezerros devem ser mantidos no curral, recebendo uma alimentação especial para filhotes, além do próprio leite da mãe.

6- Manutenção da Criação de Gado de Leite

É importante fazer a manutenção do gado leiteiro, submetendo-os a consultas veterinárias mensalmente. Dessa maneira, é possível acompanhar o desenvolvimento dos animais, verificando se estão saudáveis e o que pode ser feito para aumentar o volume de produção de leite.

O que acha de começar uma criação de gado de leite agora mesmo? Deixe suas dúvidas nos comentários e cadastre seu e-mail para receber mais dicas.

3.50 avg. rating (70% score) - 8 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

27 COMENTÁRIOS

    • Ricardo, considerando que você só tem a terra, vai precisar de uns R$ 20.000 para construção de uma sala simples de ordenha, o resfriador e ordenha o laticínio que você vai entregar pode financiar para você (pode pegar o dinheiro e comprar vacas). Se fosse comprar o preço da ordenha varia de acordo com a sofisticação e capacidade de animais que ordenha por vez, e o resfriador a mesma coisa, depende da quantidade/capacidade de armazenamento. Vai precisar de vacas (tem que ver com o Laticínio qual o mínimo que pegam, ai faz as contas de quantas vacas vai precisar), isso também vai depender se você já está na rota de coleta deles, se estiver pegam em pequenas quantidades. Mas transmitindo isso em valores vamos fazer as contas, R$ 20.000 da sala de ordenha, R$ 5.000 para ordenha de até 2 ou 3 animais (depende da marca, e estou falando das mais simples) e um resfriador de uns 800 litros custa uns R$ 9.000 a R$ 10.000 (achei novo de 1.500 litros por R$ 12.000 no ML). As vacas seguem a mesma coisa de qualidade de animais, mas vamos dizer que você vai comprar as de R$ 3.000 por cabeça (vacas de 10 litros/dia), pega finan em bancos, BB tem linha para isso. Depois pode pensar em trator e outros “luxos” que de luxo não tem nada, mas podem esperar um pouco mais. Não se esqueça que tem que fazer ou comprar comida para a seca, se não a produção de leite cai, ou pior, sem nutrição adequada podem até morrerem. Utilizar as homeopatias para espantar carrapatos ajuda muito (se tiver isso na sua região). Espero ter ajudado um pouco, na net tem muita informação “picada”, tem que sair catando. Abraços

  1. Boa noite
    Eu tenho uma pequena criação de gado leiteiro o problema e que não tenho mas para quem vender ,pois onde eu mandava não querem mas devido minha produção ter caído agora na seca,ok fazer !! Alguma sugestão alguém ?

  2. Boa tarde, Vínicius trabalho nessa área a uns 10anos,gostaria de ajudar com alguns dados.Bom para começar o produtor de leite deve saber quanto quer investir e que tempo quer levar para começar a ter retorno do capital investido. falando da raça holandesa que são as melhores,o produtor pode comprar terneiras por um valor de 500,00 a 1000,00 e num prazo de dois anos poderá estar produzindo leite.Ou compar novilhas de dois anos de idade inseminadas por um valor de 3000,00 a 5000,00 e começar a ter retorno assim que paridas,a proporção de animais por hectare varia muito por ex.:pastagem de aveia e azevem é 3 animais grandes,sorgo e milheto é 5 animais,grama tifton 85 é 5 animais sem irrigação e irrigado até 10 animais por ha.O que interessa na produção de leite são as fêmeas não comprar machos nem criar machos, usando inseminação artificial pode-se melhorar o rebanho a cada geração e aumentar a produção,e nessessário dimensionar a ordenha com o tamanho do rebanho preço de equipamento é bem variável e a construção das instalações também,espero ter sido útil ao novo negócio, curto o seu trabalho.abraço

  3. Dessas dicas alguma coisa se aproveito, mas….
    Que idéia é essa de pra comecar – adquira 30 casais ????
    Oi, kkkkkkk, pra que trinta machos ????
    Um macho cobre fácil 30 vacas.

  4. boa tarde.voce teria como me mandar precos de exemplares de livros para minha pessoa.No caso eu me aprofundar no assunto de:Como comecar uma criacao de gado leiteiro?

  5. O primeiro leite de uma vaca é chamado de colostro, e contém todos os anticorpos que um bezerro precisa para combater doenças. É essencial que um bezerro recém-nascido beba, ou seja alimentado, até meio galão de colostro quente logo após o nascimento quanto possível. Se o bezerro recém-nascido não receber qualquer colostro dentro das primeiras 12 a 24 horas após o nascimento, é provável que ele vá morrer em uma semana ou duas.

  6. Tenho enteresse, pela ideia morei em fazenda muitos anos, lidei com leite nos modos antigos , mas tenho vontade de começar de novo tenho a área para alugar e intenção de comprá – la para isso quero começar alugando e de pois com a renda já firme fazer o financiamento da área e continuar com o leite até pagar a mesma! O que acham?

  7. Tenho enteresse, lidei com leite nos modos antigos , mas tenho vontade de começar de novo tenho a área para alugar e intenção de comprá – la para isso quero começar alugando e de pois com a renda já firme fazer o financiamento da área e continuar com o leite até pagar a mesma! O que acham?

  8. gostaria de saber quanto gastaria para começar com 30 cabeças de vaca leiteira tenho 30ha de terra com córrego no fundo das terras

  9. Boa noite, gostaria de saber com quantos $ dá pra começar uma criação de gado de leite ? Sendo disponível 1 hectare para pastagem, incluso curral … Aguardo respostas!

  10. Boa tarde, espero que ajude alguém também, antes de tudo, aqui no nordeste criávamos gado a pasto, mais hoje em dia com a alta estiagem, decidimos aderir um método que vem dando certo, criar as vacas em confinamentos num espaço coberto arejado e com acesso a tudo, começamos com vacas mestiças dando aproximadamente 10L por vacas no inicio eram 20, dando um percentual de 200L dia, começamos a implantar esse sistema, de principio foi difícil a quantidade de ração aumentou, e não estávamos tendo retorno, depois paramos para pensar, e oque veio na cabeça, se desfazer de todo rebanho, ficamos por volta de 3 meses sem as atividades, pesquisando e estudando como voltariamos a criar, fomos a palestras cursos promovidos por profissionais na area e então voltamos com um olhar diferente e satisfatorio de ter adquirido cada conhecimento, fomos ampliar a estrutura, começamos um plantio de palma adensada, depois disso fomos para as instalações de ordenha e currais, depois atraz das futuras rainhas do leite, optamos pela girolando, raça a qual se adptou muito bem a nossa região, vacas acima de 20L, compramos 5 animais para começar, de 5 animais estamos extraindo 100 litros por dia, com uma despesa bem menor com ração, passou o tempo, decidimos adquirir mais 5, então com 10 animais comendo a mesma quantidade dos 20 que tinhamos passamos a ter um retorno bem maior. Então deixo uma dica não e preciso hectares e hectares para se começar a criação de bovinos leiteiro, e sim calma e determinação, pois hoje estamos com aproximadamente 25 animais em lactação extraindo cerca de 600 litros por dia. numa area de 3 hectares!

  11. Comece agora a planejar a nutrição do seu rebalho.
    A melhor solução é a SiloZam Silagem, a verdadeira silagem.
    Vendas WhatsApp 67 99183-0990

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here