Como Começar Uma Criação de Periquitos

Criação de PeriquitosGosta de trabalhar com animais? Confira como começar uma criação de periquitos.

Os brasileiros, especialmente, os que pertencem à classe econômica média, têm cada vez mais adotados animais de estimação e investido em gastos financeiros visando promover o bem estar deles. Entre os animais preferidos das pessoas estão os pássaros, que são de pequeno porte, podendo ser criados em qualquer local e possuem um trato menos complicado em relação aos demais.

Veja, pequenos passarinhos costumam não dar trabalho, são simples de cuidar, ótimas “companhias” e deixam mais bonito o ambiente. Claro, é preciso cuidar adequadamente, mas, acordar pela manhã e escutar o seu canto, não tem preço. (para quem gosta).

Quando se fala na adoção de pássaros como animais de estimação uma das alternativas mais recorrentes entre os brasileiros são os periquitos, que encantam devido à beleza que apresentam com penas exuberantes, além de serem muito inteligentes, possuindo uma grande capacidade de aprendizado para adestramento. Além de serem bonitos, os periquitos também podem ser criados com uma finalidade comercial, podendo render bons lucros para os produtores.

Lembre-se, tomar os cuidados necessários com os pássaros é obrigação e não uma faculdade, inclusive, caso você obtenha as autorizações necessárias para a criação de periquitos, em um primeiro momento que descumprir terá de pagar multas, amoldar-se-á a conduta em crime ambiental e terá sua autorização cassada.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você se interessa por esta área de negócio? Pois bem, para começar uma criação de periquitos é necessário tomar uma série de cuidados, visto que é preciso obter a autorização legal para operar as suas atividades, além de criar um ambiente apropriado para que os animais sejam criados da maneira adequada e crescem saudavelmente.

Por se tratar de um negócio com muitas exigências ambientais, criamos esse texto para auxiliá-lo na criação de periquitos, confira!

Conheça Mais Sobre os Periquitos

As chances de qualquer negócio ser bem sucedido se tornam maiores quando o empresário se dedica e conhece realmente a atividade que está executando. Neste caso, o primeiro passo é conhecer sobre os periquitos. O nome periquito é um termo que se aplica às diferentes espécies que fazem parte da família Psittacidade, estas se caracterizam por se alimentarem apenas de sementes. O nome é usado para designar as aves de menor porte.

Os periquitos podem ser encontrados em diferentes espécies como, por exemplo, periquito verde ou rico, que é originário do Brasil, além do periquito australiano e o europeu, que se diferenciam por apresentarem penas em tons de amarelo e laranja. Na natureza, uma das espécies mais encontradas é o periquito de asa amarela, que costuma ser mais arisco, adaptando-se apenas à criação ao ar livre.

Esses detalhes são importantes ao ter uma criação de periquitos, até mesmo para informar os compradores quais são os periquitos mais adequados. Além disso, demonstrará que o criador é uma pessoa que entende sobre o assunto e passará maior confiança aos consumidores, o que maximiza a efetivação em vendas.

Por Que Investir na Criação de Periquitos?

Você quer trabalhar com uma atividade que tenha um bom potencial de lucro e que precise de um investimento relativamente baixo? Investir na criação de periquitos pode ser a solução para os seus problemas, pois se trata de um negócio de pequeno porte, que necessita de um capital de investimento mediano.

O que acontece com a criação de periquitos é que o custo para iniciar o negócio é acessível, porém, tem-se um consumo de tempo e mão-de-obra muito grande do criador, já que os animais exigem diversos cuidados.

A atividade de criação de periquitos em si não é muito complexa, porém, exige-se tomar muitos cuidados no que diz respeito à preservação da saúde dos animais. Além disso, este negócio também pode ser bastante lucrativo, devido ao interesse dos brasileiros pela adoção de pássaros como animais de estimação e a preferência que dão para os periquitos por apresentarem uma aparência e canto bonitos, além de ter um preço acessível.

Dicas Para a Criação de Periquitos

Montar um negócio que exige a criação de animais tem uma grande responsabilidade, pois é preciso tomar todas as providências para que eles sejam condicionados em um local apropriado para que não sofram nenhum risco que possa afetar a saúde deles. Acompanhe abaixo nossas dicas para a criação de periquitos.

1- Obtenha a Licença do Ibama Para Criação de Periquitos

Para começar qualquer negócio é necessário obter licenças legais para operar a atividade. Neste caso, além das autorizações para manter o espaço físico também é de fundamental importância conseguir a Licença do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Não Renováveis), este documento é essencial para trabalhar com o comércio de animais silvestres.

Para obter a Licença do IBAMA é necessário procurar pela instituição e solicitá-la, apresentando os seus documentos pessoais e os da empresa. A autorização será concedida depois que o órgão vistoriar o local indicado como criadouro. Mesmo depois da licença concedida, o estabelecimento estará sujeito a vistorias para checar se os animais estão sendo bem tratados.

Qualquer prática ilegal ou que possa vir a comprometer a saúde dos periquitos poderá incidir na perda da autorização, apreensão da “mercadoria”, multa e até mesmo em um tipo penal.

2- Selecione o Local Adequado Para a Criação de Periquitos

Um dos fatores essenciais para a criação de periquitos ser um sucesso é o local em que será instalada. Estes animais são silvestres, logo, o ideal é que sejam criados em um estabelecimento que esteja próximo à natureza, de preferência longe dos grandes centros urbanos, pois os barulhos externos podem deixá-los inquietos e estressados.

O criadouro de periquitos deve ser instalado em um local isolado, que não esteja perto de outras residências e fábricas, uma vez que os pássaros cantam em um volume relativamente alto, e uma criação pode causar incômodos na vizinhança.

3- Estrutura Para a Criação Periquitos

Depois de escolher o local mais apropriado para instalar a produção de periquitos é preciso montar a estrutura para comportá-los. Para esta atividade, você vai precisar construir um cativeiro espaçoso, que seja capaz de manter os pássaros de uma maneira confortável, sem interferir na saúde deles.

O cativeiro para manter os periquitos pode ser feito a partir de tela de arame liso e ripas de madeira, que são materiais baratos e eficazes para esta função. A tela tem aberturas pequenas, evitando que os animais acabem fugindo. O estabelecimento deve conter bebedouros e cochos para disponibilizar os alimentos para os pássaros. O espaço tem de ser bem arejado e ventilado para que os periquitos possam respirar um ar renovado constantemente, além de ser fácil de higienizar.

4 – Adquira as Matrizes dos Periquitos

Para iniciar a criação de periquitos é preciso adquirir as matrizes desta espécie, que são as fêmeas e os machos. Para um criadouro de médio porte é recomendado comprar entre dez e vinte matrizes de periquitos, que podem ser encontrados em viveiros voltados especificamente para criadores. As principais espécies adquiridas são o periquito verde ou rico, australiano, da asa amarela e europeu.

5- Alimentação na Criação de Periquitos

Uma das principais questões para manter os periquitos saudáveis é investir em uma alimentação de qualidade. Os pássaros recebem refeições diferentes para cada etapa da vida. Por exemplo, nos dois primeiros meses de idade, os periquitos devem ser alimentados com uma ração específica para filhotes, pois eles necessitam de mais nutrientes neste período.

Depois dos dois meses de vida, os periquitos podem ser alimentados com ração para pássaros adultos, além de alpiste e sementes. Para complementar a refeição dos periquitos pode-se disponibilizar frutas como, por exemplo, mamão e banana, as quais devem ser cortadas em pedaços minúsculos, visto que quando estão na natureza eles estão acostumados a ingerir apenas sementes. É recomendado renovar a água duas vezes por dia, evitando que ela fique suja.

6- Cuidados Com a Saúde dos Periquitos

Uma das exigências que o IBAMA cobra de qualquer tipo de criadouro é manter os animais saudáveis, e com os periquitos não é diferente. Por isso, é indicado contratar os serviços de um veterinário para acompanhar o desenvolvimento dos pássaros mensalmente.

Cuidar da limpeza do espaço é essencial para evitar a proliferação de doenças entre os periquitos. É necessário limpar o local pelo menos duas vezes por semana. Os bebedouros e os cochos devem ser limpos diariamente para evitar que os restos de comidas fermentem, sejam ingeridos e façam mal aos pássaros.

7- Reprodução da Criação de Periquitos

Para dar continuidade à criação de periquitos é necessário que eles se reproduzam. Depois de completar um ano de vida os pássaros devem ser separados em casais, colocando-os juntos em ninhos por pelo menos 4 horas consecutivas.

Os ovos dos periquitos devem ser chocados nos ninhos, ficando condicionados a uma temperatura de, no mínimo, 15ºC, pois o calor acelera o desenvolvimento do feto, que nasce em aproximadamente 18 dias, devendo permanecer no ninho até as penas nascerem.

Comece Agora Mesmo a Planejar Sua Criação de Periquitos e se Tiver Dúvidas Como, Suas Respostas Estão no Site! Abraços.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Amigo
    Não pretendo criar periquitos como negócio. Uma pergunta: Tenho 3 periquitos, 2 machos e 1 femea, os
    3 são jovens. Comprei uma gaiola grande. Posso deixar os 3 juntos, ou é melhor dexar apenas 1 macho
    com 1 femea.
    Alvaro – Miami – Florida – USA

  2. Boa tarde amigo o ideal seria apenas o casal caso não coloque nenhum ninho deixe os 3 juntos ou compre mas uma fêmea e coloque do lado de fora como faço em meus viveiros dando mas espaço, qualquer coisa entre em contato.

DEIXE UMA RESPOSTA