Como Começar Uma Criação de Ovinos

Criação de OvinosQuer começar a sua criação de ovinos? Veja como fazer com texto!

Você mora no campo, tem um capital reservado e gostaria de investir em um negócio próprio? Neste setor, há várias atividades que podem ser executadas, desde as inovadoras até as mais tradicionais. A criação de animais para comércio, abate ou produção de alimentos como, por exemplo, ovos e leite, é algo bastante comum nas regiões rurais e que podem gerar bons lucros financeiro, dependendo da escala em que a atividade é colocada em prática e sua eficiência.

Uma das modalidades de criações mais comuns e antigas do Brasil é a de ovinos, que nada mais são do que carneiros e ovelhas, estes animais são muito versáteis, pois podem ser criados para abate, produção de lã ou comércio de leite, o que faz com que os criadores tenham opções diferenciadas para lucrar. Para ingressar neste ramo é necessário conhecer todas as questões que a envolvem, principalmente no que diz respeito ao trato dos animais.

Quando se trata de animais todo cuidado é pouco. Veja bem, são organismos vivos, precisam de uma série de cuidados e também fatores externos. Acontecerá dos bichos adoecerem ou até mesmo ficarem “estressados” e tudo pode prejudicar a sua criação de ovinos, por isso, o que você pode fazer para ter o trato adequado, FAÇA, mesmo que custe!

Você pode se interessar também por ter uma criação de avestruz.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ficou interessado pela criação de ovinos? Para trabalhar com estes animais é preciso montar uma estrutura adequada, além de cuidar de aspectos importantes como a manutenção da saúde e alimentação dos animais. Para te ajudar criamos reunimos os pontos mais importantes e esclarecemos para você. Aprenda agora tudo que precisa sobre criação de ovinos. Confira!

Conheça Mais Sobre os Ovinos

A categoria de ovinos é composta por ovelhas e carneiros que estão entre os animais domésticos mais antigos e valiosos, caracterizando-se por terem sido amansados para servir aos seres humanos. Os ovinos podem ser encontrados praticamente em todas as regiões do mundo, com exceção da Antártica, onde as condições climáticas não favorecem a sua sobrevivência.

Os ovinos foram trazidos para o Brasil durante o período de colonização. Estes animais podem ser encontrados em mais de 200 raças, as quais se dividem entre domésticas e selvagens. Estes animais se adaptam melhor nas regiões que são secas e montanhosas. Esta espécie é “parente” dos bodes e cabras, podendo ser usada para o consumo da carne, produção de lã e para a confecção de roupas ou de leite.

Geralmente, um ovino macho pode checar a pesar entre 35 a 180 quilos, dependendo dos tratos que recebe. Alguns ovinos selvagens possuem chifres, que crescem em um formato enrolado na cabeça. Estes animais têm uma pelagem de fibras chamada de lã. Os ovinos vivem em rebanhos, alimentando-se de vegetais e capim.

Mercado Para a Criação de Ovinos

Antes de ingressar em um negócio é importante avaliar se é uma oportunidade realmente será lucrativa. No caso da criação de ovinos, este mercado está mais do que estabilizado no Brasil, os animais são criados para o consumo da carne, produção de leite e extração de lã, o que faz com que esta atividade seja lucrativa.

Devido a essa diversidade de destinos comerciais para a criação de ovinos, raramente o criador tem dificuldades de dar uma destinação comercial, mas acima disso, ele consegue aproveitar o bicho por inteiro, produção de leite, pelagem e carne, o que pressupõem um negócio realmente lucrativo.

O consumo da carne de ovinos, principalmente dos cordeiros, que são os filhotes, é mais recorrente nos países europeus, os quais costumam importar dos produtores brasileiros. Esta condição faz com que os criadores tenham a oportunidade de negociar com empresas estrangeiras, faturando em Euro ou dólar, aumentando os seus rendimentos financeiros.

Dicas Para a Criação de Ovinos

Para começar a criação de ovinos é necessário cuidar de vários pontos, pois estes animais carecem de um manejo específico para que possam se desenvolver saudável e ofereçam produtos como leite e lã de qualidade. Acompanhe abaixo as dicas para a criação de ovinos.

1- Escolha o Local Apropriado Para a Criação de Ovinos

Para fazer a sua criação de ovinos ser um sucesso é preciso levar em consideração diversos fatores, sendo que o local selecionado para a atividade é um dos mais importantes. Os carneiros e ovelhas são animais do campo, logo, não devem ser criados em centros urbanos, pois podem ficar estressados.

Portanto, o ideal é escolher uma propriedade em uma região rural para criar os ovinos. De preferência, o terreno pode ter montanhas e não apresentar umidade em excesso, visto que estes animais se adaptam com maior facilidade nos locais secos, do contrário podem encontrar dificuldades para sobreviver. O terreno também deve ter um pasto abundante e nutritivo.

2- Estrutura Para a Criação de Ovinos

Após escolher o local apropriado para a criação de ovinos, é necessário montar a estrutura para exercer a atividade. No geral, os ovinos costumam ser animais dóceis, no entanto estas características não impedem que eles fiquem estressados e tentem fugir. Para que isto não aconteça, é recomendado cercar o terreno com palanques de concreto e tela.

Os carneiros e ovelhas se alimentam de pasto, mas para uma criação comercial é preciso alimentá-los com ração e demais insumos. Por isso, a estrutura do criatório de ovinos também deve conter cochos para o depósito da comida e bebedouros, que precisam ser dispostos em uma altura adequada aos animais.

3- Adquira as Matrizes Para Criar os Ovinos

Depois de cuidar as questões do espaço em que os animais serão criados é preciso adquirir as matrizes dos ovinos, ou seja, os machos e as fêmeas. Os casais devem ser comprados de produtores que trabalham com animais exclusivamente para criação, pois eles são mais dóceis e tornam o trato menos dificultoso.

Caso sua propriedade seja grande, você pode se interessar em montar uma criação de peixes, aumentará ainda mais os seus lucros.

Para que a sua criação de ovinos seja mais tranquila, o ideal é optar pelos animais domésticos, pois os selvagens não estão habituados a locais fechados. O número de matrizes deve ser comprado de acordo com o tamanho da produção. Por exemplo, para uma atividade de porte mediano, você pode adquirir aproximadamente 30 matrizes de ovinos.

4- Alimentação dos Ovinos

Os ovinos se alimentam basicamente do pasto disponível no terreno em que estão situados. Portanto, é recomendado cuidar e estimular o crescimento de gramas e capim para que os carneiros e ovelhas tenham uma alimentação de qualidade constantemente.

Além disso, para complementar a alimentação dos ovinos você deve disponibilizar ração específica e frutas, as quais servem para balancear as refeições, fazendo com que os animais engordem na quantidade adequada, visto que o excesso de gordura também pode comprometer o seu desenvolvimento saudável e até mesmo a qualidade da carne.

Focar seus esforços na alimentação dos animais é o jeito mais fácil de conseguir mantê-los saudáveis, com poucos riscos de doença e apresentando a qualidade esperada. Na verdade, quando se trata da criação de animais, a alimentação é praticamente o ponto chave para conseguir atingir os resultados almejados, juntamente com o auxílio de um veterinário.

5- Cuidados Com a Criação de Ovinos

Assim como qualquer outra espécie animal, os ovinos também estão sujeitos ao aparecimento de doenças. Para evitar estes acontecimentos que podem gerar transtornos, é recomendado contratar os serviços de um médico veterinário para avaliar a saúde dois animais mensalmente, analisando se eles estão se desenvolvendo de forma saudável.

Para primar pela saúde dos ovinos também é preciso manter o criadouro limpo, retirando o esterco, além de limpar os cochos e os bebedouros, evitando que os restos de comida acumulem, fermentem e gerem a proliferação de bactérias, as quais podem desencadear doenças graves nos animais e até os levar a óbito.

6- Reprodução da Criação de Ovinos

Para manter a sua criação de ovinos é necessário que os animais se reproduzam regularmente. Os carneiros e as ovelhas ficam prontos para se reproduzir quando estão entre 18 e 30 meses de vida. Caso o animal apresente uma maturidade sexual muito cedo, é possível que ele apresente alguma doença no futuro.

Para que as ovelhas se reproduzam é preciso que elas estejam no cio, o que acontece durante dois dias a cada 18 dias. Como se trata de uma criação intensiva, ou seja, controlada, é necessário que os casais de ovinos sejam separados em locais específicos para a reprodução, devendo permanecer juntos por, pelo menos, 5 horas diárias. A gestação das ovelhas dura em média 147 dias.

Tem um Local Bom Para a Criação de Ovelhas/Ovinos? Aproveite! Conte-nos o Resultado.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA