Como Iniciar Uma Criação de Faisão

Criação de FaisãoJá pensou em ter uma criação de faisão? É um negócio lucrativo e nós ensinamos como tê-lo!

Você está cogitando a possibilidade de entrar para o ramo da avicultura? Este é um setor com grandes possibilidades de lucros, visto que a carne de aves está entre as mais consumidas pelos brasileiros, o que se deve à praticidade do preparo, diversidade culinária, além de o preço de aquisição ser um pouco menor do que o da carne bovina, promovendo certa economia para o bolso do consumidor.

Ao decidir trabalhar com avicultura é importante selecionar as espécies que serão criadas. Para quem deseja fugir do mercado tradicional, uma boa alternativa é optar pela criação de faisão, uma ave que cada vez mais está ganhando espaço na mesa dos consumidores, sendo preparada para ocasiões especiais. Este animal tem um trato relativamente fácil, adaptando-se ao criadouro.

Veja também como iniciar uma criação de aves ornamentais.

Embora seja incomum escutar alguém dizer que irá comer um faisão no almoço existe muitos adeptos à carne, principalmente em razão de possuir um gosto mais específico, podendo ser considerada uma carne nobre.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O faisão é uma ave que se destaca pela beleza, podendo ser comercializado para a criação doméstica ou abate, uma vez que a sua carne é considerada uma das mais saborosas e macias. Para iniciar uma criação deste animal é necessário realizar uma série de procedimentos, pois há que se obter algumas autorizações para que a atividade seja exercida de forma legal.

Talvez a maior dificuldade ao iniciar a criação de faisão seja, justamente, essa autorização/legalização. Devido às burocracias em órgãos públicos e no IBAMA, tem-se de ter muita paciência e organização para conseguir. Mas não se preocupe, vamos lhe dizer exatamente o que precisa ser feito e onde.

Quer saber mais sobre a criação de faisão? Confira agora mesmo nossas dicas! Confira abaixo:

Conheça Mais Sobre o Faisão

O faisão é uma ave de origem europeia trazida para o Brasil na época da colonização dos portugueses. Esta ave era muito apreciada nos luxuosos jantares dos nobres, sendo considerada a mais saborosa e sinônimo de riqueza. Com o passar dos séculos, o faisão ganhou certa popularidade e passou a ser usado principalmente na alta gastronomia.

Esta ave se caracteriza por ser galiforme, apresentando um corpo robusto com asas e pernas curtas, penas longas que se parecem com uma calda nas cores vermelha, amarela, verde escuro e preta, o que desperta o interessa de muitas pessoas para a criação de ornamentação. O faisão aparenta um porte imponente, tendo um comportamento mais agitado.

As fêmeas do faisão incubam os seus ovos e os cuidam sozinhas até o momento do nascimento. Um faisão pode viver até vinte anos se for tratado nas condições adequadas, alimentando-se de insetos, raízes e frutas. Esta ave é criada para finalidades diferentes como, por exemplo, ornamentação, abate, consumo da carne ou a obtenção de ovos.

Mercado Para a Criação de Faisão

Conhecer o mercado que você irá atuar é de fundamental importância, tanto para demonstrar conhecimento aos consumidores que lhe procurarem quanto para saber exatamente “onde estará pisando”.

A criação de faisão está em expansão no Brasil e apesar de manter um status de ave consumida no meio nobre, ela vem se popularizando aos poucos, podendo ser encontrada, inclusive, em churrascarias. Este cenário cria uma oportunidade de construir o seu próprio filão de negócio e torná-lo lucrativo.

A concorrência para a criação de faisão é baixa, estando voltada principalmente para a ornamentação. Se a intenção é se destacar, pode-se optar pela criação de faisão com foco no abate, que requer uma estrutura maior do criadouro.

Veja que um dos pontos que mais influem na decisão de iniciar ou não um determinado negócio, a concorrência, é o ponto mais forte. São raros os casos de pessoas que atuam na criação de faisão, principalmente em razão da dificuldade de obter a autorização. Com isso você pode rapidamente se tornar referência no setor e ter uma renda incrível.

Veja também como iniciar uma criação de coelhos.

Dicas Para a Criação de Faisão

Você está interessado em começar a sua criação de faisão? Para obter sucesso com esta atividade é necessário saber como estruturá-la da maneira adequada, além de cuidar de todos os detalhes importantes, que vão desde as autorizações para iniciar a criação de faisão até a alimentação da ave. Acompanhe abaixo nossas dicas para a criação de faisão.

1- Selecione o Local Para a Criação de Faisão

Em se tratando de criação de animais a primeira coisa a se fazer é escolher o local adequado para instalá-la. O faisão é uma ave que pode apresentar um comportamento agitado em dados momentos, o que pode vir a atrapalhar a sua criação, inclusive, caso você não tome as medidas cabíveis, poderá ter sua autorização caçada pelo IBAMA.

Tomar cuidados pra que as aves não fiquem estressadas é obrigatório, por isso se recomenda selecionar um espaço distante dos grandes centros urbanos, barulhos e agitação.

O ideal é que a criação de faisão seja instalada em um sítio, em uma região rural. Também não é indicado que o criadouro seja construído um local em que haja muitos vizinhos, pois o grande número de aves pode acabar emitindo barulhos e causar transtornos.

2- Autorizações Para a Criação de Faisão

Conforme já foi dito, a criação de faisão requer autorizações especiais para que as atividades sejam realizadas de forma regularizada e segura, do contrário o criadouro estará sujeito a multas e até mesmo ao fechamento. Primeiramente, é necessário procurar o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) e solicitar a autorização para começar a criação, apontando se é na categoria ornamentação ou abate.

Para conceder a autorização o IBAMA faz uma vistoria no criadouro para verificar se apresenta todas as condições exigidas para o bem estar dos animais. Caso existam alguns pontos que divergem do esperado, você terá um curto prazo para os adequar e, não o fazendo, será negada a autorização, necessitando encaminhar novamente todo o processo.

Na sequência é preciso ir até a Associação Comercial da cidade para pedir a abertura da empresa, além de obter a Licença Ambiental e solicitar o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), na Secretaria da Receita Federal.

Veja mais sobre como abrir uma empresa, com certeza será útil e facilitará o seu processo burocrático.

3- Estrutura Para a Criação de Faisão

Para dar início à criação de faisão você precisará montar uma estrutura adequada para comportar estes animais. O criadouro de faisão pode ter uma estrutura bastante simples com um espaço cercado com telas e cobertura para evitar que as aves escapem. Mas lembre-se, mantê-los longe de locais barulhentos é fundamental para que não fiquem estressados.

O criatório de faisão deve ter, pelo menos, 20m² para comportar até 20 aves, pois é necessário que eles tenham espaço para se movimentar de forma confortável, visto que precisam esticar as penas traseiras que são grandes. Também é importante que sejam instalados no criadouro cochos e bebedouros para a alimentação dos faisões.

Quer criar outro tipo de ave também? Conheça também a criação de trinca ferro.

4- Aquisição das Matrizes de Faisão

A criação de faisão depende da aquisição destas aves. Sendo assim você necessitará adquirir as matrizes de faisão, que são as fêmeas e os machos. Para começar uma criação de pequeno porte, você pode comprar um montante de 30 matrizes, o que no total corresponde a 60 aves.

As matrizes de faisão devem ser compradas em viveiros específicos para a criação comercial. Como a intenção é fazer com que as aves se reproduzam e deem sequência à linhagem é preciso que elas já tenham atingido a maturidade sexual, que acontece entre 7 e 12 meses de vida.

5- Alimentação do Faisão

O faisão é considerado uma ave de trato rústico, pois necessita de poucos cuidados, o que faz com que a sua alimentação seja bastante simples. Normalmente estas aves são alimentadas com vegetais, frutas, raízes e até mesmo insetos.

No entanto, se a sua criação é voltada para o abate e deseja acelerar o ganho de carne, o ideal é alimentá-los com uma ração específica, que é fundamental para contribuir para com o regime de engorda e ainda manter os animais saudáveis.

6- Tratos da Criação de Faisão

O faisão é uma ave bem resistente, porém, é recomendado seguir alguns cuidados para mantê-los saudáveis, Nesta situação você precisará contratar os serviços de um veterinário para avaliar as aves mensalmente e acompanhar o desenvolvimento delas.

Por serem visitas “esporádicas” o custo que o veterinário representará para a criação de faisão é baixo, então não deixe de contratá-lo, pois alguns tipos de doenças podem ser transmitidas para outras aves e fazer com que se tenha prejuízos enormes.

Os perus também são bons animais de se trabalhar, por isso criamos um texto de como iniciar a criação de peru.

Também é preciso manter o criadouro limpo, principalmente os cochos e bebedouros para evitar a proliferação de bactérias que possam fazer mal à saúde dos faisões e até mesmo estragar a sua carne.

Outra questão do trato do faisão diz respeito à reprodução, em que as aves devem ser separadas em casal, tendo capacidade para se reproduzirem entre agosto e janeiro. O filhote nasce em até 30 dias depois dos ovos serem botados.

O Que Acha de Ter Sua Própria Criação de Faisão? Lembre-se Que a Administração do Negócio é Fundamental!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA