4 Dicas Para Investir no Confinamento de Gado de Corte

Confinamento de Gado de Corte
Trabalhar com confinamento de gado exige conhecimento minucioso da área. Para isso criamos este incrível texto sobre como confinar gado de corte. Confira!

Para trabalhar com confinamento de gado de corte é necessário conhecer todo o processo de confinamento. Aqui você verá tudo sobre criação de gado em confinamento para começar a colher os resultados na sua criação!

Você já trabalha ou pretende trabalhar com a criação de gado? Pois bem, para entrar neste ramo é preciso compreender que há duas possibilidades de atuação, que são a produção de leite ou de carne. Esta última é uma das modalidades de negócio mais difundidas no setor da pecuária brasileira, o que se deve ao alto consumo de carne bovina por parte dos brasileiros e também pelas possibilidades de exportação.

A sua intenção é criar gado de corte? Esta atividade pecuária exige uma série de cuidados para fazer a manutenção do gado, desde o momento do nascimento até a hora do corte. Afinal de contas, todos os processos que os animais passam podem influenciar na qualidade da carne que será obtida como produto final. Uma das principais etapas do manejo do boi está o confinamento, que serve para promover a engorda do animal, fazendo com que ele desenvolva mais carne em um menor período de tempo.

O confinamento de gado consiste na engorda dos animais, mas não basta apenas alimentá-los, pois para que o procedimento seja feito da forma correta é necessário elaborar todo um planejamento, levando em consideração desde o local até os alimentos disponibilizados aos bois.

Quando se trata de animais, todo detalhe pode influenciar, principalmente no processo de engorda ou qualidade da carne, por isso é tão importante acompanhar de perto todo o processo, além de ter um veterinário especialista auxiliando. O tipo de ração e alimentação, por exemplo, devem ser balanceadas, com isso irá conseguir um melhor resultado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Gostou da ideia de começar a trabalhar com gado de corte? Será preciso aprender tudo sobre confinamento de gado, por isso, confira este post que criamos exclusivamente para você!

Entenda o Que é o Confinamento de Gado de Corte

Antes de qualquer coisa, para que a sua criação de gado de corte seja bem sucedida é necessário compreender o que é o confinamento destes animais, processo de suma importância para aumentar a quantidade e qualidade da carne produzida. Portanto, o confinamento é classificado como o sistema de criação de bovinos, os quais são fechados em currais ou piquetes com área restrita, fornecendo alimentos especiais e água.

O sistema de confinamento é mais usado para a criação de bovinos, o que se deve ao fato de haver uma grande demanda pelo consumo de carne vermelha, o que faz com que haja a necessidade de os pecuaristas acelerarem o processo de desenvolvimento dos bois de corte para competir igualmente com os concorrentes.

No Brasil, tradicionalmente, o gado é criado no pasto, mas esta alimentação não é o suficiente para promover a engorda dos animais em um curto período de tempo, visto que eles ganham 0,5 kg por dia, daí surgiu o confinamento de gado para complementar este processo, promovendo a economia de tempo, visto que o peso médio ganho diariamente é de 1,5 kg.

O confinamento de gado é feito a partir de um conceito muito simples. Os animais são colocados em um local fechado ou aberto com área delimitada, mas que é confortável, em que um profissional é responsável por disponibilizar os alimentos e a água nos cochos pelo menos três vezes por dia ou mais, dependendo da necessidade de engorda do produtor.

Quais São os Benefícios do Confinamento de Gado de Corte

Benefícios da criação de gado de corte
A produção contínua da criação de gado de corte pode trazer bons lucros para quem deseja investir na produção de gado de corte.

O confinamento de gado de corte é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada pelos pecuaristas, o que se deve ao fato de oferecer diversas vantagens. Em primeiro lugar, uma das vantagens desta prática é aumentar a eficiência produtiva do rebanho, fazendo com que os animais ganhem mais peso em menor tempo, reduzindo a idade de abate dos animais, o que permite ao produtor ter matéria-prima contínua.

O sistema de confinamento de gado de corte também é uma boa opção para as regiões que não contam com um pasto de qualidade, pois substitui a grama por uma ração de qualidade, composta por vitaminas que aceleram o ganho de peso. Além disso, o uso do confinamento de gado de corte também libera o pasto para as outras categorias de gado, acrescentando flexibilidade para a produção.

4 Passos Sobre Como Fazer o Confinamento de Gado de Corte

Basicamente, o confinamento do gado de corte é o processo de engorda dos animais, mas ele não consiste apenas na disponibilização dos alimentos, pois é composto por diversos aspectos que devem ser levados em consideração no momento de colocá-lo em prática. Acompanhe abaixo como fazer o confinamento de gado de corte:

1- Localização Para o Confinamento de Gado de Corte

O sistema de confinamento de gado de corte pode ser realizado em um curral ou em uma área com espaço restrito, sendo essencial escolher a localização adequada para montar o ambiente. É recomendado que a propriedade selecionada esteja em uma área rural, longe de rodovias e grande movimentação, o que pode estressar os animais ou facilitar a fuga, causando-lhe prejuízos.

Também é importante que a localização da área para o confinamento de gado de corte esteja próxima de fontes de água e de energia elétrica para fazer o abastecimento dos cochos e utilizar maquinários eletrônicos. O local para o processo de engorda do gado tem que ter um solo plano e bem drenável, sem a encanação de vento, evitando eventuais acidentes entre os animais.

Sempre que possível, mantenha os animais o mais longe possível da residência ou vizinhos, pois os mesmos fazem bastante barulho e principalmente, sujeira, o que causa odores que podem vir a prejudicar o seu negócio devido às reclamações dos vizinhos.

2- Estrutura Para o Confinamento de Gado de Corte 

Estrutura para o confinamento de gado de corte
A estrutura do local é de suma importância no confinamento de gado. É através dela que se fará a engorda do gado de corte.

Em se tratando da estrutura para o confinamento do gado de corte, a primeira coisa a se levar em consideração é o tamanho do local em que os bois serão colocados. Nesta etapa, você pode montar um curral de madeira ou alvenaria ou mesmo utilizar o próprio pasto, que deve ser cercado por piquetes reforçados de madeira. O local deve ter um espaço mínimo de 15 m² por animal para que ele possa se movimentar de forma confortável.

Na área de confinamento de gado você deve instalar cochos específicos para colocar os alimentos e a água. O ideal é canalizar a água no local. Estes objetos podem ser confeccionados em madeira ou metal, que é um material mais duradouro e fácil de higienizar. Também é necessário dispor de um galpão de 30 m² para fazer a preparação dos alimentos e o armazenamento do feno.

Tomar cuidado com a higiene do local é de suma importância, caso contrário, rapidamente poderão ser transmitidas doenças, o que lhe trará sérios prejuízos e muita “dor de cabeça”.

3- Alimentação Para o Confinamento de Gado

A alimentação é o ponto fundamental do confinamento de gado de corte, devendo ser feita com muito cuidado. O principal alimento a ser disponibilizados para os animais é o feno, que pode ser produzido na própria propriedade rural ou comprado de outros produtores. O feno deve ser composto por um pasto de qualidade e rico em nutrientes.

Outras opções muito utilizadas para fazer a alimentação do gado é o farelo, que acelera a engorda, além de poder ser combinado com quantidades moderadas de milho, sal grosso e até sorgo de soja. Os alimentos precisam ser distribuídos 3 vezes por dia ou mais, se o produtor quiser reduzir bastante a idade de abate dos animais. A água tem que ser disponibilizada de forma contínua, sendo trocada diariamente. Os cochos têm que ser limpos todos os dias para evitar o acúmulo dos restos de comida, que podem gerar a proliferação de bactérias.

4 – Manutenção do Confinamento de Gado de Corte

Manutenção do Confinamento de Gado de Corte
O confinamento de gado de corte deve passar por vistorias frequentes para assegurar a saúde e qualidade da produção do gado de corte.

O gado de corte confinado irá engordar mais rapidamente, o que pode ser notado facilmente a olho nu, mas somente isso não é o suficiente para atestar o desenvolvimento saudável dos animais. Pensando nisso, é recomendado que o pecuarista submeta o gado à consultas veterinárias semanais.

Os veterinários devem avaliar o desenvolvimento dos animais, checando o quanto estão produzindo de carne e de gordura. Dessa maneira, é possível ter mais controle sobre a qualidade da carne, além de obter informações para fortalecer ou reduzir a alimentação concedida ao rebanho.

Também, fornecer os produtos veterinários adequados pode facilitar bastante o desenvolvimento saudável do gado de corte, economizando posteriormente, tanto por doenças quanto no ganho de valor da carne, em razão da qualidade.

E você, pronto para utilizar o confinamento de gado de corte na sua criação? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais informações.

4.43 avg. rating (87% score) - 7 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA