7 Dicas Sobre Como Plantar Pimenta

Plantação de Pimenta
Aprender como plantar pimenta é uma excelente forma de iniciar um negócio lucrativo. Veja como iniciar uma plantação de pimentas.

Já pensou em uma plantação de pimenta como forma de negócio? Confira como plantar pimenta e as possibilidade de iniciar no ramo.

A pimenta é mundialmente conhecida pelo seu sabor picante, que é capaz de ser notado e fazer toda diferença em qualquer prato. Você aprecia este condimento? Ele é um dos mais utilizados do mundo na culinária, servindo para realçar as receitas. O sabor não é o único motivo que leva as pessoas a gostarem das pimentas, também há quem as cultive como plantas ornamentais.

Existem diversos tipos de pimentas e, facilmente, encontra-se em cores diferentes. Utilidades para esse produto não faltam, tanto é que cada vez mais as pessoas estão plantando as pimentas em suas próprias casas, são as chamadas “hortas”.

Não é apenas nos pratos que as pimentas podem fazer a diferença, elas também podem mudar a sua vida financeira. Há séculos esta planta é utilizada como condimento nos quatro cantos do planeta, no entanto, de uns anos para cá, o interesse em cultivá-la de maneira ornamental cresceu muito, movimentando este setor do mercado e oferecendo bons lucros para os produtores.

Você gostaria de começar seu próprio negócio, mas não tem um capital muito alto para investir? Que tal iniciar com uma plantação de pimenta? Este é um ramo que está se tornando cada vez mais rentável, sendo considerado por muitos como uma tendência para os próximos anos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Devido à dificuldade de começar um negócio, ainda mais no tocante a plantações, criamos esse texto especial com tudo que você precisa saber sobre como plantar pimenta. Confira!

Conheça a Origem das Pimentas

Conhecer a origem do produto que você está planejando trabalhar é fundamental, até mesmo para se ter uma noção de qual o clima que a planta mais se adaptou, já que, o surgimento, demonstra que tais condições eram propícias.

As pimentas são originárias da Índia, tendo sido descobertas por Cristóvão Colombo, em 1493, na época das grandes navegações, quando se buscava expandir o mercado e encontrar novas fontes de especiarias para abastecer a demanda do continente europeu. As pimentas foram levadas para Portugal e nomeadas de “Pimentas do Reino”.

Em pouco tempo as pimentas se tornaram mundialmente conhecidas, sendo cultivadas principalmente pelos portugueses e espanhóis. No Brasil, o plantio de pimentas foi introduzido pelos portugueses durante o processo de colonização, a planta se adaptou com facilidade às condições climáticas e ao solo tupiniquim, o que possibilitou que o seu cultivo tenha persistido até a atualidade.

As pimentas possuem o nome científico de Capsicum, podendo ser conhecida popularmente como piper ou chili. Na atualidade, existem mais de 27 variedades de pimentas que são comumente cultivadas para consumo ou para ornamentação. Uma das principais características deste condimento é ser composto por capsaicina, que está presente em suas nervuras e é responsável pelo seu sabor picante.

Por Que Investir na Plantação de Pimenta

Você quer abrir um negócio em um ramo promissor? Pois bem, um dos principais motivos para se investir em uma plantação de pimenta é o fato de que este mercado estar em expansão, sendo cada vez mais valorizados em todas as regiões do mundo, em razão do consumo deste condimento, mas principalmente pelo seu uso como planta ornamental.

A valorização desta especiaria faz com que o seu preço comercial aumente, garantindo bons lucros para os produtores. Além disso, este negócio pode ser iniciado com pouco dinheiro, sendo necessário contar com as mudas do condimento e o local apropriado para plantá-lo. As pimentas se adaptam facilmente às condições climáticas, necessitando de pouca manutenção, o que promove economia.

7 Dicas de Como Plantar Pimenta

As pimentas possuem um cultivo relativamente simples, mas precisando ser condicionadas ao ambiente e trato adequado para se desenvolverem com qualidade e garantirem o lucro do produtor no final do mês. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de como plantar pimenta corretamente e ter bons lucros com a atividade.

1- Escolha o Local Adequado para a Plantação de Pimenta

Esse é o ponto principal e inicial. A primeira coisa a se fazer é buscar por um local ideal, que seja exatamente o que se precisa para plantar pimenta e desenvolvê-la com a qualidade almejada.

As pimentas são conhecidas pela resistência que oferecem, no entanto, elas podem se tornar ainda mais fortes quando são plantadas no local apropriado. Procure por um ambiente com solo fértil e bem drenável, visto que a planta não suporta a umidade excessiva.

O ideal é que a plantação de pimenta seja instalada em um lugar plano, pois assim facilita o processo de semeadura e de colheita da especiaria, além de receber luminosidade e a incidência dos raios solares durante a maior parte do dia, pois esta planta necessita de calor frequente para se desenvolver.

Veja, temos aqui a primeira dica quanto à plantação de pimenta. A pimenta precisa de sol, luminosidade e calor, devendo-se tomar muito cuidado com a umidade, esta não pode ser excessiva.

2- Selecione o Tipo de Pimenta

Tipos de pimenta
As espécies de pimentas para plantação de pimenta podem ser encontradas em viveiros. Aconselha-se escolher as espécies mais resistentes para o plantio de pimenta.

As pimentas são encontras em 27 espécies diferentes, que são comumente cultivadas ao redor do mundo. Para dar início à sua plantação de pimenta é necessário escolher a diversidade correta para o seu tipo de negócio. Para quem está começando neste ramo, recomenda-se optar pelos tipos mais comuns e populares no mercado, além de, é claro, mais resistentes. Afinal, você não é ‘perito’ na plantação de pimenta, então é preciso tomar cuidados especiais e começar aos poucos.

Selecione as diversidades mais resistentes de pimentas como, por exemplo, a malagueta, dedo-de-moça, do reino, chili, jalapeno, tabasco e cheiro. As sementes destas espécies de pimentas podem ser encontradas diretamente em viveiros, inclusive, serem adquiridas em mudas, que são mais práticas e fáceis de cultivar, uma vez que já foram germinadas.

3- Prepare o Solo para Plantar a Pimenta

Por mais resistente que a diversidade de pimenta seja, o seu crescimento saudável depende das condições do terreno em que ela será fixada. Sendo assim, antes de qualquer coisa é indicado preparar o solo para plantar a pimenta, comece retirando todos os restos que possam estar visíveis no campo superficial.

Caso a terra já tenha tido uma plantação anterior, ainda mais se for recente, deve-se recobrar os seus nutrientes. O ideal é fazer o arado do solo, que serve para moer todos os resquícios, facilitando o processo de decomposição e convertendo-os em adubo natural, que irá auxiliar na germinação e desenvolvimento das pimentas. Também se pode aplicar um pesticida para evitar que as pestes apareçam e causem prejuízos na plantação.

Uma dica importante é tomar cuidado com o pesticida que irá utilizar, bem como a quantidade, caso contrário pode-se causar danos às saúdes das pessoas ou até mesmo alterar o sabor da pimenta.

4- Faça a Semeadura da Pimenta

Você adquiriu as sementes e preparou o solo? Agora é o momento de fazer a semeadura. Primeiramente, faça a abertura das covas, que devem ter, aproximadamente entre 25 e 30 cm de profundidade e 20 cm de largura. A distância entre cada buraco deve ser de 50 cm, que é suficiente para evitar que uma planta interfira no crescimento da outra.

Na sequência, deposite pelo menos 3 sementes dentro de cada cova e posteriormente as cubra com 2 camadas de terra. Finalize o processo regando os canteiros para acelerar a germinação. Se você escolheu as mudas ao invés de sementes, tem-se que fazer o replantio, retirando-as dos vasos e transferindo-as para as covas, tomando o máximo de cuidado para não “machucar” a planta.

5- Irrigue a Plantação de Pimenta

As pimentas são plantas típicas de regiões quentes e com pouca umidade, devendo ser regadas na medida certa. Por isso, durante o processo de germinação, que é logo após a semeadura, é indicado que os canteiros sejam irrigados 1 vez por semana, mas sem excessos para não encharcar o solo.

Após as plantas brotarem e ocorrer a floração, as regadas podem ser aumentadas para 2 vezes por semana, de preferência com intervalos de 3 dias. Isso permite que a terra tenha tempo suficiente para drenar a água, evitando a umidade em excesso, além de impedir que a planta desidrate.

6- Colha as Pimentas

Colheita da plantação de pimenta
A colheita da plantação de pimenta acontece cerca de 50 a 90 dias após sua plantação. A mudança de cor da pimenta é um dos indícios que está na hora de colher o plantio de pimenta.

Depois de tomar todos os cuidados com a plantação de pimenta é necessário colher a especiaria. No geral, as pimentas podem ser colhidas entre 50 e 90 dias após a semeadura, dependendo da diversidade que foi plantada. A pimenta pode ser colhida quando a sua coloração muda e apresenta uma textura macia, sendo necessário desprendê-la da pimenteira através de um corte no “cabelo” de cada unidade.

7- Faça a Manutenção da Plantação de Pimenta

Para manter as pimenteiras saudáveis e com uma produção ativa é necessário promover a manutenção. Após cada frutificação, ou seja, colheita, deve-se podar as pimenteiras, cortando aqueles galhos secos e frágeis, mas com cautela para não danificar a estrutura da planta.

Dedique-se principalmente na busca de uma localidade adequada para começar a sua plantação de pimenta, este é o fator principal para obter bons resultados e ganhar dinheiro, caso contrário, terá de gastar muito para conseguir deixar a terra e o clima adequado para o desenvolvimento das pimentas.

E você, aprendeu como plantar pimenta? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

4.75 avg. rating (91% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.

    Gostei das dicas, moro em Igaratá, e queria montar um negocio com pimenta, além de plantar-las, queria fabricar molho de pimenta, é possível?

    Grata

    Adriana

DEIXE UMA RESPOSTA