7 Dicas de Sucesso de Como Plantar Orquídeas

Plantação de Orquídeas
Aprender como plantar orquídea é ter a oportunidade de investir em um negócio super rentável, além de ser bonito e prazeroso trabalhar com o plantio de orquídea.

As orquídeas, além de belas flores, permitem lucros incríveis. Já pensou em plantá-las? Veja agora mesmo como plantar orquídeas!

As orquídeas são flores admiradas no mundo inteiro, devido à beleza da sua coloração, podendo ser utilizadas para fins ornamentais ou através da extração para a produção de essência. Mais do que bonitas e enfeitarem os espaços, as orquídeas também podem ser cultivadas como uma atividade comercial muito lucrativa, já que são objeto de desejo em diversas regiões.

Uma das principais vantagens aprender como plantar orquídeas é o fato de existirem inúmeras espécies disponíveis no mercado, sendo possível escolher aquela que mais se adéqua às condições climáticas do lugar, além de haver a possibilidade de cultivar vários tipos ao mesmo tempo, oferecendo diversidade para os clientes e, consequentemente, aumentar os seus lucros no final do mês.

Um dos públicos alvos dos produtores de orquídeas são as floriculturas, as quais tem uma grande demanda de pessoas em busca de flores. É comum os produtores possuírem clientes específicos que, após colher as orquídeas, os repassam diretamente, mediante pagamento de valor previamente estabelecido.

Embora as orquídeas tenham facilidade para se adaptar as condições climáticas, o seu cultivo requer cuidados específicos para que possam germinar a se desenvolver com qualidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer entrar neste ramo de cultivo e mudar a sua vida financeira? Com o intuito de te ajudar, reunimos todas as informações pertinentes sobre o assunto e que sejam suficientes para fornecer a você uma plantação de orquídeas de qualidade, que realmente lhe traga lucros incríveis! Pronto para aprender como plantar orquídeas?

Origem das Orquídeas

Começar um negócio é algo sempre complicado, por isso é preciso iniciar do zero, ainda mais se você não tem conhecimento sobre o assunto. Que tal iniciar com um pouco sobre a origem das orquídeas?

As orquídeas têm o nome científico de Phalaenopsis hybridum, fazendo parte da família da Phalaenopsis hybridum.

As orquídeas se caracterizam por ser a maior família de plantas que existe, sendo possível encontrar mais de 200 espécies. Estas flores são conhecidas de longa data do homem, tendo sido descobertas há mais de 500 anos, inicialmente na Ásia, depois na Europa e posteriormente se espalhando pelo mundo.

Há inúmeros registros de que as orquídeas eram utilizadas como poções para tratamentos de doenças. Na atualidade, a planta é muito utilizada para duas finalidades, ornamental ou para extração da essência, que é empregada na confecção de produtos de higiene, incensos e perfumaria.

A extração da essência da orquídea pode ser mais rentável do que a venda da própria planta, porém, o trabalho é maior, bem como o custo para conseguir extrair a sua essência.

Por Que Investir no Cultivo das Orquídeas?

Você quer abrir um negócio próprio em um ramo promissor? Pois bem, investir na plantação de orquídeas pode ser a oportunidade da sua vida, pois o ramo de cultivo de flores é um dos que mais tem crescido no Brasil, centrando a produção principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

No entanto, este mercado ainda está se construindo, logo, os novos produtores não vão encontrar tanta concorrência, podendo criar os seus próprios métodos de trabalho.

Veja, um dos pontos críticos mais elencados por empresários de sucesso é justamente a alta concorrência nos segmentos de atuação, assim, iniciando um negócio de plantação de orquídeas, estará com uma vantagem, já que o ramo possui uma concorrência moderada.

O seu capital financeiro para dar início ao negócio não é muito? Não se preocupe! A plantação de orquídeas precisa de um investimento relativamente baixo, sendo necessário contar basicamente com o espaço para plantar e as sementes. Além disso, os custos com manutenção são baixos, promovendo economia para o bolso do produtor.

7 Dicas de Como Plantar Orquídeas

Você está decidido a investir na plantação de orquídeas com uma atividade comercial? Pois bem, é preciso dominar todas as técnicas para obter produtos de qualidade e satisfazer os seus clientes. Por isso, acompanhe nossas dicas de como plantar orquídeas.

1- Selecione o Espaço Apropriado para Plantar Orquídeas

As orquídeas têm uma enorme facilidade para se adaptar a qualquer condição climática. No entanto, mesmo assim, é recomendado selecionar o espaço mais apropriado para plantar esta flor, assim conseguirá garantir uma probabilidade maior em atingir a qualidade final de forma impecável.

Cabe salientar que a orquídea estar em uma qualidade impecável no final do seu processo é fundamental, pois as pessoas que a utilizam para “presente” querem uma flor bonita e impecável, caso contrário, os seus clientes não a desejarão e, consequentemente, você não terá lucro.

Para escolher o espaço apropriado, inicie com a busca de um solo fértil e bem drenável, características que aceleram o crescimento da orquídea.

Um dos fatores primordiais para o crescimento saudável das orquídeas é receber luminosidade em quantidade suficiente. Pensando nisso, o ideal é que o lugar da plantação seja um campo aberto, que esteja exposto ao sol durante a maior parte do dia.

2- Escolha as Diversidades para a Plantação de Orquídeas

Espécies para plantação de orquídeas
Um dos detalhes importantes em como plantar orquídeas é saber escolher a espécie para a plantação de orquídeas.

Que tipo de orquídea você pretende cultivar? Para começar o seu plantio é preciso tomar esta decisão. Existem mais de 200 espécies desta flor, variando de tamanho, estrutura e cor. Atualmente, as diversidades mais cultivadas são a Cattleya labiata, que encanta pela sua exuberância e beleza, e a Catteleya intermédia, que é uma das versões mais sofisticadas e desejadas do mundo. Estes dois tipos são usados para fins ornamentais e também para extração da essência.

As sementes de orquídeas podem ser adquiridas em floriculturas ou diretamente em orquidários. Também é possível comprar as orquídeas já em formato de mudas, o que torna o cultivo mais prático, uma vez que não é preciso se preocupar com a germinação da planta.

3- Prepare o Solo Para a Plantação de Orquídeas

Por mais resistente que qualquer planta seja, ela só irá se desenvolver corretamente se encontrar todos os nutrientes em que precisa no terreno em que for fixada. Por isso, é necessário preparar o solo para o plantio de orquídeas. Primeiramente, faça a limpeza da área, retirando todas as impurezas que estão visíveis.

Caso o solo já tenha recebido um cultivo anterior, o ideal é ará-lo para moer todos os resíduos, facilitando a decomposição e convertendo-os em matéria orgânica. Para evitar o aparecimento de pragas também é recomendado aplicar pesticida na terra com, pelo menos, um mês de antecedência ao plantio.

4- Faça a Semeadura das Orquídeas

Basicamente, a semeadura das orquídeas pode ser feita de duas formas. A primeira opção é depositar as sementes diretamente no solo. A segundo alternativa é manter as sementes em vasos até que se transformem em mudas, que posteriormente serão transferidas para o solo ou não. É simples aprender como plantar orquídeas em vasos, é exatamente como falamos.

A semeadura das orquídeas deve ser feita em covas de aproximadamente 25 cm de altura e 15 cm de largura, com espaçamento de 30 cm para promover um bom arejamento das folhas. Forre o fundo dos buracos com areia para melhorar a drenagem, na sequência acrescente terra e deposite as sementes de orquídeas. Amontoe a terra ao lado da planta para dar-lhes sustentação.

5- Irrigue a Plantação de Orquídeas

Irrigação da plantação de orquídeas
A plantação de orquídeas necessita de uma irrigação regular. Somente assim será possível ter um bom resultado do plantio de orquídeas.

As orquídeas necessitam de umidade controlada para se desenvolverem, sendo necessário irrigá-las regularmente. No período de germinação é recomendado que o solo seja mantido úmido, recebendo irrigações 3 vezes por semana com intervalos de 2 dias. Após a pronta brotar, regas podem ser reduzidas para semanalmente.

O ideal é que a irrigação das orquídeas seja feita de forma mecânica, pois assim é possível controlar a quantidade e a frequência com que a água saia, permitindo que todos os canteiros sejam molhados, mas sem o perigo encharcar o solo.

6- Realize a Colheita das Orquídeas

Como a colheita das orquídeas será feita depende do modo como foram plantadas e da finalidade que possuem. Se a flor foi fixada em vasos unitários, elas estão prontas para a comercialização. Agora, se a planta está disposta em canteiros diretamente no solo e será utilizada para a venda da flor ou extração da essência, é necessário podar os galhinhos, com cuidado para não machucar a flor.

Depois de fazer isso, pode-se colocar as orquídeas em embalagens, inclusive com o nome da sua empresa, isso serve como forma de marketing, além de transformar o produto em algo mais atraente.

7 – Faça o Replantio das Orquídeas

Normalmente, as orquídeas possuem a capacidade de florescer uma vez por ano e a cada floração a planta vai perdendo a sua força e beleza, sendo preciso realizar o replantio para manter o cultivo funcionando. Nesta etapa, tem-se que retirar as melhores mudas das plantas que já estão crescidas e fixá-las em novos canteiros. Recomenda-se que o replantio seja feito entre 1 e 2 anos após a primeira floração.

Aprendeu como plantar de orquídeas? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA