7 Passos Fáceis de Como Plantar Melancia

Plantação de Melancia
Aprender como plantar melancia é uma excelente oportunidade para dar uma virada na sua vida financeira! Você pode ter excelentes lucros com uma plantação de melancia!

Já pensou em ganhar um bom dinheiro? Que tal aprender como plantar melancia? Veja agora como fazer isso com nosso passo a passo sobre plantação de melancia.

Quem é que resiste a uma fatia de melancia geladinha no verão? Poucas pessoas, não é mesmo? Esta fruta é uma das mais consumidas pela população brasileira nas estações mais quentes do ano. A melancia é tão apreciada que, inclusive, já foi retratada nos quadrinhos, sendo o alimento preferido da personagem Magali, da Turma da Mônica.

A melancia pode ser consumida in natura, transformada em doces, sorvetes, sucos, entre outros alimentos. Além de ser muito saborosa, esta fruta também pode tornar a sua vida financeira mais “doce”, visto que a diversidade comercial da melancia a torna uma excelente oportunidade de negócio, sendo possível obter rendimentos altíssimos neste ramo de cultivo.

Iniciar um negócio no setor da agricultura é uma ótima forma de ganhar dinheiro, ainda mais se você possui bons contatos, assim, consegue-se rapidamente clientes importantes para adquirir seus produtos, o que torna ainda mais lucrativa a sua atividade.

Você se interessa por esta área da agricultura, mas não possui um grande capital para iniciar o seu negócio? Calma! O cultivo de melancia é uma atividade relativamente barata, precisando basicamente de um terreno em boas condições e da aquisição das sementes. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações e um passo a passo de como plantar melancia. Confira abaixo!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conheça a Origem da Melancia

A melancia tem o nome científico de Citrullus lanatus, pertencendo à família da Cucurbitaceae, o que lhe confere a característica de erva trepadeira, tendo sido descoberta inicialmente na África e, posteriormente, disseminada na Ásia e mais tarde no restante do mundo.

A melancia é uma planta rasteira, tendo capacidade para florescer uma vez por ano, apresentando flores pequenas em um tom amarelado, com folhas trilobuladas e triangulares. O fruto pode ser arredondado ou alongado, com uma textura lisa e firma, o lado interno é rosa avermelhado com sementes marrons, a polpa é muito suculenta e doce, desde que, é claro, esteja madura.

O cultivo de melancia é indicado para regiões com clima Tropical, Subtropical e Temperado, visto que a fruta é típica de regiões quentes e com baixo nível de umidade. O Brasil é um dos mais produtores de melancia do mundo, tendo as maiores plantações concentradas na Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

Por Que Investir na Plantação de Melancia?

Você ainda está em dúvida sobre trabalhar com uma plantação de melancia? Pois bem, esta área oferece diversos benefícios, já que a fruta é uma das mais consumidas pela população brasileira, além de ser exportada em larga escala para o continente europeu, o que torna esta atividade estável e bastante lucrativa, pois é possível negociar com clientes internacionais e ganhar em euros.

A melancia possui uma grande diversidade comercial, podendo ser consumida in natura, processada e transformada em sorvete, sucos, doces, geleias, entre outros alimentos. Dessa maneira, o produtor tem a possibilidade trabalhar com vários consumidores ao mesmo tempo, aumentando o faturamento. Além disso, a planta se adapta muito bem às condições climáticas brasileiras, necessitando de pouca manutenção, tornando o cultivo mais barato, simples e ‘abundante’.

7 Dicas de Como Plantar Melancia

De fato, a melancia é uma fruta bastante resistente, podendo até mesmo nascer espontaneamente. No entanto, se você quer um produto de qualidade é de fundamental importância condicionar a planta às condições adequadas. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo para começar a sua plantação de melancia.

1- Escolhe o Local Apropriado Para a Plantação de Melancia

Se você escolher o local apropriado, mais de 50% do sucesso da sua plantação de melancia já está a caminho. É necessário compreender que esta planta é típica de regiões quentes, sendo recomendado plantá-la em uma área que registre temperaturas entre 20°C e 35°C como frequência, pois ela precisa de calor para se desenvolver.

Com relação ao terreno que a plantação será instalada, o ideal é que o solo seja fértil, bem drenável e arenoso, uma vez que a planta não tolera a umidade em excesso. A área tem que ser plana para facilitar os processos de semeadura e colheita, além de receber a luminosidade durante pelo menos 5 horas por dia.

2- Prepare o Solo Para Plantar Melancia

Prepare o solo para plantar melancia
Um dos passos de como plantar melancia é a preparação do solo. Nesta etapa é necessário fazer a aragem do solo para receber o plantio de melancia.

O local escolhido para dar início à plantação de melancia recebeu outro cultivo há alguns meses? Então, antes de fazer a semeadura é indicado preparar o solo, comece retirando todos os resíduos que estão visíveis superficialmente. Na sequência, pode-se arar a terra para moer os restos menores, acelerar o processo de decomposição e transformá-los em uma espécie de adubo orgânico/natural.

Além disso, também é recomendado corrigir a acidez do solo através da calagem, pois do contrário as sementes não irão vingar. Revire a terra e depois acrescente calcário, que serve para estabilizar os níveis de magnésio, manganês, entre outros nutrientes. É importante lembrar que tanto o arado quanto a calagem devem ser feitas com, pelo menos, dois meses de antecedência ao novo plantio.

Cuidar para que a terra esteja bem preparada para receber a plantação de melancia é um dos pontos mais importantes ao trabalhar na agricultura, pois será o determinante direto do sucesso ou não no desenvolvimento do produto. Por isso, caso sua situação financeira permita, utilize adubos orgânicos para melhorar ainda mais os nutrientes da terra, com certeza terá melhores resultados no desenvolvimento e crescimento de suas melancias.

3- Adquira as Sementes de Melancia

Para começar o cultivo de melancia é necessário adquirir as sementes. No mundo todo existem mais de 300 variedades de melancia, sendo que 50 espécies são cultivadas e apenas 5 são as mais populares nacionalmente e internacionalmente, são elas: com semente, sem semente, amarela,  mini e a vermelha. Todos os tipos são apropriados para consumo in natura e industrialização.

As sementes de melancia podem ser adquiridas diretamente nos viveiros, o ideal é buscar um estabelecimento que comprovadamente ofereça um produto de qualidade. Também é possível comprar mudas já germinadas, mas elas necessitaram de mais cuidados no processo de replantio.

4- Faça a Semeadura da Melancia

Você adquiriu as sementes de melancia? Agora é o momento de fazer a semeadura, basta começar a abrir as covas em fileiras, com 8 a 12 metros de comprimento. Cada cova tem que ter aproximadamente 12 cm de profundidade, com 20 cm de largura e 40 cm de distância. Deposite 6 sementes por buraco e depois cubra-os com 2 camadas de terra. Regue o solo para acelerar o processo de germinação.

Cuidado para não regar demais o solo, é preciso que ele fique úmido e não encharcado.

5- Irrigue a Plantação de Melancia

As melancias são plantas típicas de regiões quentes e se adaptam a falta de umidade, mas elas necessitam serem irrigadas regularmente, porém, em menor quantidade do que as demais plantações.

Após o plantio, recomenda-se regar os canteiros a cada 2 dias para dar tempo suficiente para a terra drenar a água e não ficar encharcada. Quando as plantas florescerem e durante a maturação dos frutos é preciso irrigar 1 vez por semana, desse modo eles se tornam maiores e mais doces.

6- Tratos Culturais da Plantação de Melancia

Para obter frutas de qualidade tem-se que estar atento aos tratos culturais da plantação de melancia. Durante o cultivo é necessário acompanhar a plantação, pelo menos, 4 vezes por semana, analisando se existe a presença de pragas, abelhas ou demais insetos polinizadores.

Para manter a saúde da plantação, deve-se realizar a polinização das flores manualmente, bastando utilizar um pincel de cerdas suaves para retirar o pólen. Quando os frutos nascerem, o ideal é colocá-los sobre uma cama de palha, evitando o contato direto com a terra, que consequentemente os livra de ataques de pestes e doenças. Os frutos também podem ser virados a cada 3 dias para ganharem uma aparência uniforme.

Tome cuidado com o armazenamento das melancias, pois as mesmas são alvos “prediletos” de pestes e bichinhos, os quais podem facilmente estragar a sua melancia e retirar o seu lucro.

7- Colheita da Plantação de Melancia

Colheita da plantação de melancia
A colheita da plantação de melancia acontece entre 80 e 110 dias. Ao plantar melancia é necessário pensar também em um local espaçoso para armazenamento, já que se trata de uma espécie de fruto de grande tamanho.

A colheita da plantação de melancia ocorre entre 80 e 110 dias após a semeadura. Dobre os dedos e bata nos frutos, aqueles que produzirem um som oco estão prontos para serem colhidos. Para colher a melancia você deve corta-las para desprendê-las do cabo.

As melancias são frutos grandes, por isso é preciso ter um espaço grande para armazená-las, ainda mais se você irá ter uma plantação de melancias grande. Armazene-as em um local fechado, pode ser uma espécie de galpão, porém, procure montá-lo de uma forma que não pegue sol muito forte, pois irá esquentar demais as melancias e podem acabar por “estragar” mais rápido.

Procure respeitar as distâncias mínimas elencadas, a melancia pode crescer bastante e acabar por “sufocar” a mais próxima dela, desde que, é claro, não sejam respeitadas as medidas certas.

Aprendeu como plantar melancia? Conte-nos e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

4.00 avg. rating (79% score) - 5 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA