Como Plantar Coentro

Plantar CoentroA plantação de coentro pode ser um dos melhores negócios na atualidade. Confira o porquê e como iniciar!

O que seria da culinária se não fossem os temperos? Muito sem graça e sem sabor, não é mesmo? Por mais que os alimentos sejam naturalmente saborosos, adicionar um condimento sempre os tornam ainda mais gostosos. Entre os temperos mais famosos da culinária está o coentro, que é extremamente versátil, podendo ser utilizado em diferentes pratos.

Além de ser muito apreciado no universo da culinária, o coentro também tem se mostrado uma excelente oportunidade de negócio, visto que cada vez mais as pessoas estão investindo no cultivo de ervas comestíveis e que também possuem fins medicinais.

É interessante lembrar que o preço das especiarias/temperos não é nada barato, o que rende bons lucros para os empresários que os produzem. O coentro tem um cultivo relativamente fácil, pois se adapta muito bem às condições climáticas do Brasil.

Se você quer investir em um negócio que seja rentável e que tenha baixo custo de manutenção, a plantação de coentro pode ser a solução para os seus problemas, pois o produto possui diversidade comercial e tem um cultivo prático.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer ingressar nesta área da agricultura? Trouxemos aqui informações e dicas de como plantar coentro, aproveite!

Conheça a Origem do Coentro

Uma das premissas em começar qualquer negócio com o pé direito é conhecer tudo sobre a atividade que será desenvolvida. Portanto, comece sabendo que o coentro tem o nome científico de Coriandrum sativum, podendo ser conhecido popularmente como coriandro ou erva-percevejo. A planta é uma gabra, pertencendo à família Apiaceae, apresentando uma estrutura em galhos pequenos e finos, além de exalar um cheiro marcante.

Na atualidade, o coentro é uma erva muito conhecida por ser utilizada na culinária latino-americana. No entanto, a sua origem está bem distante destes continentes, pois estudos apontam que o coentro foi descoberto na África, mais especificamente no Egito, posteriormente passando a ser cultivado no Japão e a partir daí se espalhou pelo mundo.

O coentro foi trazido para o Brasil através das grandes navegações portuguesas, uma vez que a culinária portuguesa é uma das que mais usa esta erva para temperar os seus pratos. A planta também possui propriedades medicinais e aromáticas, podendo ser usada para acalmar, acelerar o processo digestivo e até mesmo aliviar as dores nas articulações.

Motivos para Plantar Coentro

Ainda está em dúvidas sobre começar uma plantação de coentro? Calma! Há diversos motivos que podem te ajudar a tomar esta decisão de forma segura. Em primeiro lugar, o coentro é uma das ervas mais utilizadas na culinária, não só no Brasil, mas em diversos locais do mundo, o que faz com que este mercado seja bastante estável e lucrativo.

Ao produzir coentro, o empresário terá a oportunidade de exportar esta erva, vendendo-a por um preço acima do que é praticado nacionalmente, o que contribui para que o seu faturamento seja maior. Além disso, vale ressaltar que o coentro se adapta muito bem às condições climáticas brasileiras, necessitando pouca manutenção, tornando o seu cultivo mais barato para o bolso do produtor.

É importante frisar que, para muitos países, o preço do coentro vendido pelos brasileiros é relativamente baixo, mesmo que você o exponha a um valor acima do que já está vendendo no Brasil, ainda mais se estiver vendendo para países com moedas valorizadas, como Euro e Libra.

Dicas

Para obter uma plantação de coentro bem sucedida é necessário observar um conjunto de fatores como, por exemplo, preparar o solo e acompanhar o desenvolvimento da planta. Conhecer exatamente todos os processos para ter uma plantação de coentro é fundamental para atingir o objetivo, pois, caso erre em alguma etapa, pode-se comprometer todas as demais, o que gerará um prejuízo de grande monta para o produtor.

Por isso, acompanhe abaixo as dicas de como plantar coentro e garanta que a sua plantação seja um verdadeiro sucesso.

1- Escolha o Local Apropriado para Plantar Coentro

O sucesso da sua plantação de coentro depende do local em que o cultivo será feito. Sendo assim, a sua primeira e uma das mais importantes missões nesta atividade empresarial é saber escolher o lugar mais apropriado para plantar o coentro. Primeiramente, é recomendado selecionar uma região que possua clima temperado, visto que a planta necessita de calor, luminosidade e períodos regulares de chuva para se desenvolver.

Esse talvez seja o quesito mais importante, pois influi diretamente na capacidade de desenvolvimento do coentro, bem como na sua qualidade final. A maioria das perdas de produtores é justamente pelo fato de não ter o calor/luminosidade necessário, ou períodos de chuvas adequados.

O solo para plantar coentro tem que ser fértil e bem drenável, tendo a capacidade de absorver a água rapidamente, sem encharcar a raiz. De preferência, a área tem que ser plana, pois este fator torna o processo de semeadura e de colheita mais práticos e ágeis.

2- Determine a Época Certa para Plantar Coentro

Iniciar qualquer cultivo na época errada pode arruinar o seu negócio, causando inúmeros prejuízos. Para não passar por este transtorno, é recomendado determinar a época certa para iniciar a plantação de coentro, que neste caso deve ser após o inverno, uma vez que ele não resiste ao frio extremo e à geadas.

Para que a sua colheita de coentro seja um sucesso, uma boa dica é começar o plantio entre o mês de setembro e fevereiro, que compreendem a primavera e o verão, as estações que apresentam temperaturas elevadas e períodos regulares de chuva, criando as criações ideais para o desenvolvimento da planta.

3- Adquira as Sementes de Coentro

Para começar a parte prática do seu plantio, é preciso adquirir as sementes de coentro, que podem ser encontradas facilmente em viveiros de plantas ou casas especializadas em sementes. Basicamente, há duas variedades de coentro, o Português que possui uma cor vibrante, enquanto que o Verdão apresenta folhas bem escuras, mas têm gosto semelhante.

4- Prepare o Solo para a Plantação de Coentro

Já escolheu a sua variedade de coentro? Pois bem, agora é o momento de preparar o solo para a plantação de coentro. A primeira coisa a se fazer é limpar o local escolhido para o plantio. Logo, retire todos os resíduos maiores e que estão visíveis no campo superficial.

O terreno já recebeu um cultivo anterior? Então é bem possível que tenha ficado resquícios na terra e que se não forem retirados podem vir a atrapalhar o desenvolvimento do coentro. Nesta etapa, é indicado promover o arado do solo, que consiste em moer todos os resíduos, convertendo-os em matéria orgânica para adubar o espaço.

5- Faça a Semeadura do Coentro

O solo está em boas condições para receber o novo cultivo? Na sequência, é preciso fazer a semeadura do coentro. Comece abrindo as covas para depositar as sementes, que devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade e 8 cm de largura. Coloque 3 sementes em cada buraco e tampe-os com duas camadas de terra. Cada cova deve respeitar o espaçamento de 15 cm para que uma planta não interfira no crescimento da outra.

6- Irrigue a Plantação

O coentro é muito resistente e se desenvolve melhor nas estações mais quentes do ano, mas isso não significa que não precisa de água. Por isso, é indicado irrigar a plantação de coentro, este processo pode ser feito de forma manual ou mecânica. No período de germinação, recomenda-se que as plantas sejam irrigadas duas vezes por semana, com intervalos de 3 dias.

Após o coentro brotar, as irrigações podem ser realizadas semanalmente. Porém, nos períodos com as temperaturas mais elevadas, as regadas podem ser feitas novamente 2 vezes por semana. Dessa maneira, evita-se que a planta desidrate e seque.

7- Colha o Coentro

Se todas as recomendações para o cultivo do coentro foram seguidas às risca, a tendência é que ele fique pronto para a colheita entre 2 e 4 meses após o processo de semeadura. Normalmente, a planta pode ser colhida quando o seu talo apresenta entre 10 cm e 15 cm de altura e folhas volumosas.

Para colher o coentro, basta cortar 2/3 da haste do coentro, retirando os galhos com cuidado para não danificar as suas folhas e nem “perder” o seu aroma. Ao respeitar este espaçamento, a planta ganhará força para continuar crescendo.

O coentro é um tempero que tem uma demanda muito grande e se você está em busca de ideias de negócios lucrativas, com certeza pode ser uma ótima opção. Claro, você terá de investir no inicio, como qualquer negócio.

Uma boa dica para você que está com pouco dinheiro para investir é recorrer às financeiras e bancos. Está se perguntando as taxas de juros? Calma! O governo tem diversos programas de incentivos aos agricultores, o que facilita para conseguir taxas de juros incríveis, além de longos prazos para pagamento.

Que Tal Começar a Sua Plantação De Coentro e Nos Contar Como Está Indo?

4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA