Passo a Passo de Como Começar Uma Plantação de Amendoim

Plantação de AmendoimA plantação e amendoim é um negócio extremamente lucrativo e com pouca concorrência. Veja como começar a sua!

Doce de amendoim, bebida de amendoim, paçoquinha e quantos outros alimentos você conhece que são feitos a partir deste item? Com certeza, há diversas opções na sua lista, não é mesmo? De fato, o amendoim é uma das sementes mais consumidas do Brasil, devido à sua versatilidade na culinária, podendo ser adicionada a diversos pratos.

Embora seja bastante consumido, a plantação de amendoim ainda é uma atividade pouco explorada no país, mas que pode ser altamente lucrativa, justamente por ter pouca concorrência a ser enfrentada. A semente também possui diversidade comercial, possibilitando que o produtor a forneça para clientes diferentes, o que, consequentemente, contribui para o aumento dos seus lucros.

Um dos pontos elencados pelos empreendedores mais importantes do mundo é, justamente, a concorrência acentuada, a qual impede que muitas pessoas de talento, com boas ideias e até mesmo com certo aporte financeiro, prosperem! Por isso, é interessante dar uma atenção especial para a plantação de amendoim, porque você já sai “um passo a frente”.

Veja algumas ideias inovadoras que tiveram pouca concorrência durante um período de tempo significativo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você quer investir no ramo da agricultura? Começar uma plantação de amendoim pode ser um ótimo negócio, basta observar e colocar em práticas todas as questões que são necessárias para obter um produto de qualidade.

Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações, dicas e um passo a passo de como começar a plantação de amendoim para que você possa começar essa atividade empresarial e ser um verdadeiro sucesso. Confira abaixo.

Origem do Amendoim

Quer começar bem a sua plantação de amendoim? Para que isso aconteça, a primeira coisa a se fazer é conhecer tudo sobre o produto que será cultivado. Pois bem, o amendoim é uma planta da família da Fabaceae, que se caracteriza por oferecer fruto do tipo vagem, ou seja, possui formato de sementes envolvidas em cascas.

O amendoim tem o nome científico de Arachis hypogaea, mas também pode ser conhecido popularmente como alentejo, alcagoita, amendoí ou mandobí. A planta do amendoim é considerada uma erva, que apresenta um caule pequeno com folhas pinadas e compostas, além de quatro folíolos em formato elíptico com inserção revezada.

A origem do amendoim está na América do Sul, mais especificamente no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, passando a ser difundido pelos continentes africano e asiático a partir do século XVIII. Na atualidade, o amendoim pode ser utilizado para consumo in natura, para a fabricação de doces, manteigas, bebidas, pães, bolos, entre outros alimentos.

Por que Plantar Amendoim?

Ainda está na dúvida se investir na plantação de amendoim é um bom negócio? Bom, se você tem aptidão para trabalhar no ramo da agricultura e uma reserva financeira razoável para empregar nesta atividade, este pode ser uma ótima ideia de negócio e investimento, visto que a planta é típica da América do Sul, comportando-se muito bem com as condições climáticas brasileiras e exigindo pouca manutenção.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil possui 90 mil hectares de plantação de amendoim, sendo que 80% da produção está concentrada em São Paulo, o que é relativamente pouco para o potencial agrícola brasileiro. Portanto, ao entrar neste ramo, você encontrará pouca concorrência, podendo criar o seu próprio filão. Além disso, o amendoim é um produto com diversidade comercial, podendo ser negociado com diferentes clientes e até mesmo exportado.

Veja como conseguir a fidelidade dos seus clientes.

Passo a Passo de Como Começar a Plantação de Amendoim

Toda e qualquer plantação requer cuidados para que seja possível obter uma colheita primorosa, e como cultivo do amendoim não é diferente. O desenvolvimento da planta tem que ser acompanhado desde a semeadura até a colheita. Por isso, veja abaixo nosso passo a passo de como começar a sua plantação de amendoim.

1- Selecione o Espaço Apropriado para a Plantação de Amendoim

O amendoim é uma planta tipicamente brasileira, logo, está adaptada às condições climáticas do país, no entanto, é necessário observar algumas questões no momento de escolher o local em que a plantação de amendoim será fixada, uma vez que o local deve ser o mais apropriado possível e oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, afinal, você deseja que a plantação de amendoim seja carregada e um verdadeiro sucesso, correto?

Sendo assim, é indicado observar se a região oferece a temperatura ideal para a plantação de amendoim, que deve ser entre 15°C e 30°, além de contar com períodos regulares de chuva. O solo tem que ser fértil e bem drenável, pois apesar de precisar de umidade, a raiz não resiste a encharcamentos.

2- Inicie a Plantação de Amendoim na Época Certa

Saber quando iniciar a plantação de amendoim é essencial para obter uma colheita bem sucedida, uma vez que esta planta não é perene, ou seja, não tem capacidade para se desenvolver durante todo o ano. O início do cultivo do amendoim é mais indicado entre os meses de setembro e outubro, fevereiro e março, os quais compreendem o período entre a primavera e o verão, apresentado calor e chuva regular, o que facilita a germinação da planta.

Não é recomendado começar a plantação de amendoim durante o outono ou inverno, pois o frio e o clima seco desta época dificulta o desenvolvimento da planta, o ideal é utilizar este período para preparar o solo, limpando-o e enriquecendo-o.

Cuidado para não errar a época da plantação de amendoim, além de você não ganhar nada, pois a planta dificilmente irá se desenvolver adequadamente, ainda terá prejuízos, já que seus custos para começar a plantação de amendoim não serão recuperados.

3- Adquira as Sementes de Amendoim

O amendoim tem que ser plantado a partir de sementes e não de mudas já crescidas. As sementes podem ser adquiridas em viveiros de plantas e casas de cultivo, sendo necessário escolher a diversidade que mais se adequa às condições climáticas, ao solo e a finalidade que o produto terá.

Basicamente, pode-se dizer que existem três variedade de amendoim, sendo elas: Amendoim Espanhol, que se caracteriza por oferecer sementes claras, pequenas e lipídeos em maior número, que são muito utilizados para a produção de alimentos. A espécie Amendoim Valência, amadurece em menor tempo, tendo sementes escuras e vagens com 5 sementes, que é muito utilizada para a fabricação de óleos. Por fim, há o amendoim Virgínia, que possui plantas ramificadas, que demora mais para amadurecer e pode ser consumido in natura ou usado na culinária.

4- Prepare o Solo para a Plantação de Amendoim

Um dos principais requisitos para que qualquer plantação vá para frente é fixá-la em um espaço limpo. Portanto, é recomendado preparar o solo para receber a plantação de amendoim. O terreno já recebeu outro cultivo? Comece retirando os resíduos maiores e que estão aparentes na superfície.

Os restos menores e que ficam embaixo do solo também podem atrapalhar o crescimento do amendoim, principalmente na etapa da germinação. Para evitar este problema, é indicado arar a terra, que consiste em moer os resquícios e utilizá-los como adubo natural.

Esse adubo natural que é produzido, embora auxilie no desenvolvimento do amendoim, ainda não é suficiente para tornar a terra fértil, por isso, aconselha-se fazer uso de fertilizantes e outros adubos.

5- Faça a Calagem do Solo para o Cultivo de Amendoim

O amendoim não suporta índices altos de ácido, logo, é recomendado corrigir a acidez do solo através da calagem, que é capaz de eliminar o manganês, alumínio, cálcio e magnésio, que podem atrapalhar o desenvolvimento do amendoim.

Fazer a calagem é bem simples, primeiramente revira-se toda a extensão do solo em que a plantação será disposta. Na sequência, despeja-se calcário sobre a terra, deixando agir, por pelo menos 15 dias antes da plantação. No entanto, é necessário tomar cuidado para não exagerar no calcário para não surtir o efeito contrário.

Aconselha-se que o controle da acidez do solo seja feita com 1 a 2 meses de antecedência do plantio, assim, a terra terá absorvido todo o produto e estabelecido o equilíbrio.

6- Semeie o Amendoim

Após todos os cuidados com a preparação do solo, finalmente é o momento de fazer a semeadura do amendoim. Comece abrindo as covas, que devem apresentar 10 cm de largura e de altura, depositando 3 sementes por buraco.  O ideal é depositar 20 sementes por metro. Depois, cubra as covas com 2 camadas de terra. Irrigue a plantação para acelerar o processo de germinação.

A irrigação precisa ser feita de forma moderada, procure manter a terra úmida, mas não encharcada, isso fará com que o amendoim consiga se germinar corretamente e não morra devido ao excesso de água.

7- Faça a Colheita do Amendoim

Se a plantação de amendoim receber todos os cuidados necessários para o seu desenvolvimento, a tendência é que a maturação da planta aconteça 100 dias após a semeadura. O amendoim pode ser colhido quando as vagens apresentam uma tonalidade amarelada e textura seca. 

Gostou? Que tal começar a sua plantação de amendoim agora mesmo?

1.00 avg. rating (34% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA