7 Dicas Eficientes de Como Plantar Alface

Plantar Alface
Aprender como plantar alface é uma excelente oportunidade de empreender, pois o plantio de alface é um dos negócios mais lucrativos do Brasil.

A alface é uma verdura muito consumida e que pode gerar excelentes lucros. Veja agora como plantar alface!

Cada vez mais as pessoas se preocupam em levar uma vida saudável, e quando o assunto é saúde, com certeza não podem faltar os cuidados com a alimentação, que são essenciais para evitar o ganho de gordura e prevenir contra doenças. Em se tratando de refeições balanceadas, as saladas estão entre os principais pratos, sendo compostos na maioria das vezes por alface.

Verde, roxa, lisa ou crespa, a alface pode ser encontrada em diferentes tipos, sendo rica em fibras e possuindo um teor calórico baixíssimo, sendo ótima para quem deseja manter a forma e o bom funcionamento do organismo. Porém, mais do que fazer bem à saúde, a alface também pode contribuir para melhorar os seus rendimentos financeiros, visto que o seu cultivo é considerado um negócio bastante próspero.

A alface é uma das verduras mais consumidas no Brasil. Veja, quantas vezes você já comeu alface? Ou melhor, na sua semana, alguma vez viu alface? Observou alguém comendo? Com certeza a resposta é sim. Essa é uma verdura muito consumida e a sua plantação pode trazer incríveis ganhos econômicos.

Você não tem um capital alto para investir nesta atividade? Pois bem, o cultivo da alface é relativamente barato, necessitando de pouca manutenção, pois ela se adapta muito bem às condições climáticas brasileiras.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer entrar neste ramo e não tem conhecimento? Não se preocupe! Montamos esse texto focando no que você realmente precisa saber para iniciar na atividade e ter uma incrível plantação de alface. Está pronto para as informações e dicas sobre como plantar alface?

Conheça a Origem da Alface

A alface tem o nome científico de Lactuca Sativa, pertence à família Asteraceae, o que lhe confere uma altura pequena e formato achatado, sendo composto por camadas de folhas. Estudos apontam que esta verdura é usada para o consumo humano desde 500 a.C, sendo originária do Leste do Mediterrâneo, inicialmente sendo cultivada pela civilização egípcia e, posteriormente, sendo difundida no continente asiático, do qual se espalhou pelo mundo.

No Brasil, a alface passou a ser cultivada a partir do século XVI, durante a colonização dos portugueses. A planta se caracteriza por ter um sabor suave e refrescante, sendo rica em fibras, vitaminas, minerais, possuir baixo valor calórico, além de poder ser utilizada para fins medicinais, pois tem propriedades diuréticas, laxantes e calmantes.

Atualmente, a alface pode ser encontrada em diferentes espécies como, por exemplo, Crespa, Lisa, Americana, Japonesa, Romana-roxa e Romana, sendo que a Crespa é a variedade mais cultivada e consumida do mundo. Esta planta se adapta com facilidade às condições climáticas brasileiras, no entanto, não é recomendado deixá-la exposta a temperaturas muito amenas.

Por Que Investir na Plantação de Alface?

Você tem uma propriedade com solo fértil a sua disposição, gostaria de empreender, mas não tem uma reserva financeira sobrando? Não é por isso que você vai deixar de começar o seu negócio próprio, pois ao decidir trabalhar com uma plantação de alface, esteja ciente de que os investimentos são baixos, bastando ter o local adequado e adquirir as sementes, que podem ser encontradas em viveiros de plantas.

A alface é uma das verduras mais consumidas do mundo e o seu consumo tende a aumentar devido à disseminação da cultura da alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida, o que faz com que este mercado ser torne estável e mais produtivo para o produtor. Além disso, a planta se adapta facilmente a qualquer solo e condições climáticas, necessitando de pouca manutenção durante o cultivo.

7 Dicas de Como Plantar Alface

O cultivo da alface é uma atividade relativamente fácil, mas que necessita de cuidados e tratos culturais especiais para que seja possível obter um produto final de qualidade. Um dos pontos mais importantes a se levar em consideração quando se trata da plantação de alface é a temperatura que a planta é exposta, bem como a quantidade de sol que pega. Quer saber mais?

Acompanhe abaixo as dicas de como plantar alface.

1- Escolha o Tipo de Cultivo Para a Alface

Cultivo hipodrômico para plantar alface
Ao plantar alface a opção ideal é o cultivo hipodrômico. A plantação de alface é cultiva em estufa.

Antes de qualquer procedimento, a sua primeira missão é escolher o tipo de cultivo para a alface. Basicamente, há duas possibilidades, o cultivo hidropônico ou diretamente no solo. Se você mora em uma região com temperaturas amenas e possui uma reserva financeira disponível para investir, o ideal é investir na plantação hidropônica, que consiste em construir uma estufa coberta por lona, com tabuleiros compostos por água e substratos naturais, onde as sementes são dispostas.

Agora, se você quer economizar o máximo possível, pode-se optar pelo cultivo da alface direto no solo. Nesta situação, é necessário escolher uma região com temperatura entre 16°C e 30°C, que apresente uma terra fértil e bem drenável.

2- Prepare o Solo Para Plantar Alface

Se você escolheu cultivar a alface diretamente no solo, é preciso prepará-lo para receber a nova plantação. Primeiramente, promova a limpeza da área, retirando todas as impurezas visíveis superficialmente e que possam vir a atrapalhar o desenvolvimento das plantas. Caso o local já tenha recebido outra plantação, o ideal é arar o terreno para moer os restos, acelerar o processo de decomposição e convertê-los em substratos orgânicos.

Nesta etapa, também é importante corrigir a acidez do solo, visto que se o pH estiver muito alto pode atrapalhar o desenvolvimento da alface. Sendo assim, como, pelo menos, 1 mês de antecedência ao plantio, tem-se que revirar a terra e acrescentar calcário, que é capaz de reduzir os níveis de manganês e magnésio.

3- Tipos de Alface

Há diversas espécies de alface, todas elas são utilizadas para consumo e possuem praticamente as mesmas propriedades. Alguns dos tipos de alfaces são a Lisa, Crespa, Americana, Romana, Romana-roxa e Japonesa. Para quem está começando neste ramo da agricultura, uma boa dica é optar pela variedade Crespa, que é mais resistente.

As alfaces só podem ser adquiridas em sementes, que devem ser compradas diretamente em casas de insumos para agricultura. Não é recomendado deixar as sementes expostas ao sol antes da semeadura, pois do contrário elas podem ter a sua qualidade comprometida.

Por isso, procure um local para manter as sementes, de preferência em um ambiente fechado e que tenha uma temperatura amena.

4- Faça a Semeadura da Alface

Semeadura para plantar alface
A semeadura ao plantar alface deve ser feito corretamente para não correr risco de interferir na produção e qualidade da plantação de alface.

Você selecionou o cultivar da sua plantação de alface? Pois bem, agora é o momento de fazer a semeadura. Comece abrindo as covas, que devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade e 8 cm de largura, respeitando um espaçamento de 20 cm entre cada cova, que impede que uma planta interfira no crescimento da outra.

Na sequência, deposite 3 sementes juntas e feche os buracos com 1 camada de terra. O processo de germinação da planta dura 15 dias, quando os brotos começarem a aparecer, o ideal é cobri-los por 10 dias, evitando o excesso de incidência dos raios solares, do vento ou do frio.

5- Irrigue a Plantação de Alface

Irrigar a plantação de alface é essencial para colher verduras grandes e de boa qualidade. As regadas devem ser realizadas 4 vezes por semana, com intervalo de 1 dia, o procedimento pode ser feito de maneira orgânica ou por gotejamento, sendo que a quantidade de água tem que ser controlada para não encharcar o solo.

Procure um especialista no assunto para lhe fornecer informações sobre o quanto de água é preciso fornecer para que as alfaces cresçam corretamente. Além disso, lembre-se de ter cuidado com os insetos e fungos, isso pode acabar com sua plantação de alface e lhe trazer sérios prejuízos.

6- Tratos Culturais da Plantação de Alface

A alface é uma planta que está sujeita a algumas pragas como, por exemplo, ervas daninhas, grilos, tatuzinhos, cochonilha, mofo-branco ou queima-de-saia. Por isso, é necessário tratar a plantação de alface, acompanhando-a para notar o aparecimento destes agentes e posteriormente eliminá-los.

É importante ressaltar que a eliminação das pragas tem que ser feita manualmente e sem a adição de substâncias químicas como, por exemplo, pesticidas, que podem interferir na qualidade das plantas e desidratar as folhas.

7- Colheita da Alface

Colheita da plantação de alface
A colheita do plantio de alface é bem fácil e fica no ponto de ser colhida antes dos 90 dias depois de plantar a alface.

A alface fica pronta para a colheita entre 50 e 80 dias após a semeadura, o período de maturação depende da diversidade escolhida. O processo de colheita é bem simples, basta escavar ao redor da planta e posteriormente puxá-la, retirando-as com raiz e tudo, que posteriormente pode ser cortada para ficar pronta para ser comercializada.

Na comercialização, cuidado com a embalagem e, principalmente, o local em que ficarão armazenadas as alfaces, pois as mesmas podem rapidamente murchar e estragar.

Aprendeu como plantar alface? Conte-nos e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.

2.33 avg. rating (54% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. bom dia, estou querendo saber se possível qual o tempo e quantos pes de alface são precisos para eu ter uma produção de 200 pes por semana, ou seja quero saber como faço para sempre ter os alfaces durante o ano, exemplo eu planto hoje 200 pés, quanto tempo depois vou plantar para poder ter essa disposição de não faltar alface, obg!!!

DEIXE UMA RESPOSTA