• Cadastro

PONTO COMERCIAL,CNPJ E VENDIDO JUNTO??

QUANDO SE VENDE UM PONTO COMERCIAL, O CNPJ É VENDIDO JUNTO?? NESTE CASO,´´E SO MUDAR O NOME DO TITULAR,OU TERIA QUE DAR BAIXA EM TUDO, E O NOVO DONO TERIA QUE ABRIR UM NOVO CNPJ.???
perguntou por CRISTINA (80 pontos)
editado por Vinicius

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

2 Respostas

0 votos
Olá Cristina;

Você pode vender o ponto comercial com o CNPJ junto ou não, depende da negociação e do que é interessante para ambas as partes.

Para o Comprador: Vale observar que, caso você decida comprar o ponto comercial junto com o CNPJ, é preciso fazer um levantamento de todos os possíveis débitos e obrigações relacionados ao CNPJ da empresa.

Dívidas e obrigações:
 - Comerciais;
 - Tributárias;
 - Trabalhistas.

Caso o comprador compre apenas o fundo de comércio, sem o CNPJ, mesmo assim também é preciso fazer estas verificações.

Para o direito tributário, mesmo o comprador abrindo outra firma, caso seja na mesma atividade da anterior, e o negócio seja aberto antes de 6 meses do fechamento da antiga firma, a nova firma fica responsável por todos os débitos tributários da firma anterior.

Para o vendedor: Caso decida vender o Ponto Comercial junto com o CNPJ é preciso checar que a transferência da firma ocorra em todas as esferas e órgãos, estadual, federal e municipal e ainda caso o negócio seja objeto de licenças especiais de outros órgãos, verificar se a trasnferência foi efetivada.

Não basta assinar a transferência no contrato social é preciso verificar se a transferência foi efetivada nos órgãos competentes.

Dúvidas? Faça uma pergunta! :-)
respondida por Vinicius (7,610 pontos)
0 votos
Cristina, depende se voce pretende continuar com seu negocio,seu nome.... nao é interessante vender .. agora se pretende deixar de lado, venda e deixe que sigam com o objetivo ...
respondida por Com Todo Prazer DE (11,240 pontos)
...