• Cadastro

Como abrir uma empresa de capacitacao de mao de obra?

Em princípio seria uma escola de formacao na área de petróleo e naval, para atender a demanda de mao-de-obra do setor, já que faltam pessoas qualificadas para trabalhar.
O problema é que ao sei que tipos de licenças ou autroizaçóes tenho que ter e com que órgaos.
Imagino que tenha que fazer o trâmite normal para abrir uma empresa, mas depois o quê? Pedir um alvará de abertura de escola ou outro?
Como sao cursos mais técnicos, nao sei se o MEC ou a Secretaria de Educaçao também tem que autorizar o funcionamento/abertura.
Enfim, agradeço qualquer orientaçao.
Muito obrigada,
perguntou por anônimo

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

1 Resposta

0 votos
Bom dia. Você pode optar por fazer cursos politécnicos e ou técnicos, que dependerão sim de aproção do MEC, sendo os requesitos diferentes para cada curso que pretender e por isso mesmo a melhor forma de conhecê-los é diretamente junto ao MEC. Ou então pode optar por cursos livres, onde não é necessário reconhecimento do órgão, o que "manda" é a credibilidade da empresa junto ao mercado, maior exemplo, são os cursos de Inglês. Há ainda determinados cursos muito técnicos que depende de aprovação de outros órgãos ou associações técnicas, mas são muitos específicos por segmento, e só mesmo conhecendo a fundo aquele segmento você poderia ter acesso, é o exemplo dos Cursos para Corretores de Imóveis que precisa de certificação do CRECI e dos Inspetores de Solda que também precisam de certificação para ter validade... Espero ter ajudado, perfectcont@gmail.com
respondida por PerfectCont (2,300 pontos)
...