Quem precisa de um plano de negócios?

Por:

Quem precisa de um plano de negociosCaso você pretenda procurar alguma empresa de consultoria ou um consultor autônomo para te dar dicas de como abrir uma empresa e qual a melhor estratégia para isso, com certeza irá te informar que você vai precisar ter um plano de negócios para abrir o próprio negócio.

Não adianta ter uma idéia brilhante se depois você não conseguir transformá-la em uma oportunidade de negócio. Elaborar um plano de negócios é o primeiro passo para conhecer o potencial da sua idéia e transformá-la em oportunidade.

Vamos direto ao ponto: Você vai precisar de um plano de negócios se vai começar um novo empreendimento, seja ele um hobby ou uma alternativa para largar o seu emprego atual e começar a trilhar a carreira de empresário de sucesso. Qualquer novo empresário começando um empreendimento, deve reservar recursos significativos e administrar seu tempo, energia e dinheiro para elaborar algum tipo de plano de negócios e fugir do fracasso inicial.

O que é um plano de negócios?

Este documento refere-se a como a empresa toda é em teoria, a planta do seu novo negócio. Nele estarão todas as informações estudadas e pesquisadas sobre o seu novo empreendimento, o valor do investimento total e o que esperar dele. É como a planta super detalhada de uma casa em construção, onde você pode ver cada passo e investimento a ser aplicado e assim tornar o projeto viável. Você pode pensar: “já sei como fazer isso, está tudo na minha cuca”. Pois não é tão simples assim e vamos explicar o porquê logo abaixo.

Por que eu preciso de um plano de negócios?

Tudo bem, você pode saber exatamente quanto e do que precisa para começar o seu negócio, mas seus investidores sabem? O banco no qual você pretende conseguir o capital inicial para investimento sabe? Sem um papel e um plano de ação, você pode não passar simplesmente de um sonhador sem noção empresarial.

O elaborador de um plano de negócios é um empreendedor em busca de fundos para ajudar a iniciar um novo empreendimento e saiba você que muitas grandes empresas tiveram seu começo de fato no papel, na forma de um plano que foi utilizado para convencer os investidores a colocar o capital necessário para implementar a ideia de negócio.

O empresário precisa de um plano de negócios obrigatoriamente quando pretende conseguir capital externo. É por meio de tal documentação que a maioria dos empresários avalia se irá mesmo investir em seu empreendimento ou se não vale à pena e o banco usará seu documento como argumento para liberar o capital ou não.

O plano de negócios mostra por meio de estudo, se seu empreendimento é viável, qual a taxa de retorno e qual o valor necessário a ser investido. Investidores e instituições financeiras precisam de uma confirmação que o dinheiro irá voltar, caso contrário, eles estariam te dando o valor e não emprestando. E o documento irá ajudar na sua argumentação de como poderá pagar o financiamento.

Eu já tenho uma empresa no mercado e anda muito bem. Preciso de um plano de negócios?

Sim, caso necessite avaliar um novo investimento dentro da empresa ou mesmo a abertura de uma filial, seja para captação de recursos externos ou para sua avaliação própria.

Algumas pessoas imaginam que apenas os iniciantes no universo empresarial é que devem se preocupar em elaborar um plano de negócios. Puro engano. Os empresários já experientes também necessitam de um plano de negócios em todas as fases da existência de suas empresas. Além de servir para o planejamento conforme citado acima ele também server como parâmetro para medir o desenvolvimento da empresa ao longo do tempo.

Quem faz uso do plano de negócios?

Investidores – É pelo plano de negócios que os investidores terão uma radiografia da sua ideia de negócio e podem decidir se vale a pena investir.

Instituições financeiras – Tanto bancos privados quanto instituições utilizadas pelo governo para fomentar o desenvolvimento através de empréstimos com juros mais baratos utilizam o plano de negócios para avaliar os financiamentos.

Projetos de incubadoras – Um meio comum utilizado para avaliar projetos que precisam de apoio de incubadoras de empresas é através de um plano de negócios.

Fornecedores – Em alguns casos fornecedores podem solicitar o plano de negócios para negociação de prazos para pagamentos das matérias primas ou produtos.

Parceiros – Para avaliar possíveis parceria e planejamento de estratégias conjuntas;

Em resumo, se você está falando sério em abrir um novo negócio, expandir sua empresa, comprar uma franquia, comprar uma empresa existente, agregar novos produtos ou serviços ou mesmo repensar seu negócio, você precisará de um plano de negócios.

O que achou das nossas dicas sobre plano de negócios? Conte para a gente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



One comment on “Quem precisa de um plano de negócios?
  1. alexsandro disse:

    boma dia.tenho uma empresa aberta ramo confecção.
    também consiguimos abrir uma loja.mas não fizemos nenhum planejamento,mas estamos precisando de ajuda para alavancar-mos nossa empresa pois estamos passando por dificuldades acho eu que por falta de um planejamento.Bom sera que vocês podem me ajudar estou no momento tendo que ir trabalhar de funcionario para conseguir pagar pendencias que um ex vendedor nosso nos deixou com fornecedores,estou me afastando um pouco da empresa e deixando com minha esposa e mãe.Me ajude se puder grato alexsandro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)