Informações e Dicas de Como Fazer Um Plano Estratégico

Plano EstratégicoDificuldades para fazer um plano estratégico? Confira nossas dicas e informações, inicie agora mesmo o seu!

Com qual frequência você faz o planejamento das ações que são desenvolvidas pela sua empresa? Se você não tem o hábito de fazer planejamentos para executar os projetos do negócio, provavelmente está sujeito ao enfrentamento de transtornos, crises e até mesmo prejuízos financeiros.

Veja, é um “preço” relativamente alto à pagar por simplesmente não fazer um plano estratégico de qualidade, o qual pode ser realizado em poucos dias, dependendo do negócio.

Normalmente, para não dizer em todos os casos as empresas consideradas bem sucedidas do mercado são aquelas que mensuram de forma detalhada cada passo a ser dado, visando reduzir ao máximo as possibilidades de erros.

Um negócio simples como, por exemplo, um carrinho de espetinho ou algo de grande porte como uma fábrica de polpa de frutas precisam de um plano estratégico, porque será preciso introduzi-lo, analisar as formas de divulgação, atendimento ao cliente, obtenção de recursos, gastos, entre tantos outros fatores que irão influir, diretamente, na sua renda mensal.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para tomar as decisões das melhores formas possíveis para o seu negócio, uma das principais recomendações é aderir ao plano estratégico, que se caracteriza por ser uma das ferramentas mais conhecidas e colocadas em prática pelos administradores.

Basicamente, este método é composto pelo ato de pensar sobre o problema da empresa, bem como as soluções que são viáveis e como elas devem ser convertidas em ações bem sucedidas. Todas as medidas definidas pela empresa são estudadas de forma detalhada e organizada.

Através de um plano estratégico você conseguirá organizar sua empresa, estabelecer passos a serem seguidos de forma segura e ao final, perceberá que o “trajeto” enfrentado pela sua empresa se concluiu em bem menos tempo, isso ocorre porque basta seguir o plano estratégico estabelecido ao invés de ter de fazer reuniões e desenvolver o que será ou não feito na empresa, o que toma bastante tempo.

Se você quer melhorar os resultados obtidos pela sua empresa na execução de projetos, o ideal é fazer uso do plano estratégico, que primeiramente deve ser compreendido em seus mínimos detalhes e posteriormente colocado em prática da forma correta.

Para te ajudar a criar um plano estratégico dos seus projetos criamos esse texto, o qual traz informações sobre o tema e dicas sobre como elaborar o documento! Está pronto? Vamos lá.

O Que é o Plano Estratégico?

Para ter condições de melhorar os resultados alcançados na execução dos projetos da sua empresa, a primeira coisa a se fazer é entender a definição de planejamento estratégico. O plano ou planejamento estratégico é o ato de pensar e fazer planos detalhados de forma estratégica para cada ação a ser tomada com o intuito de resolver um determinado problema enfrentado pelo negócio em questão.

O plano estratégico foi inventado durante o século XX, sendo incorporado pelos ambientes corporativos. Passou por diversas mudanças e aprimoramentos até chegar ao que conhecemos na atualidade. Um dos principais objetivos do plano estratégico é promover a gestão adequada de todos os recursos que estão disponíveis na empresa, aumentando o volume da produtividade e do alcance de bons resultados.

A execução do plano estratégico requer certo tempo disponível, pois se trata de um processo bastante trabalhoso, visto que é realizado um estudo detalhado sobre a situação problema da empresa, soluções possíveis e as ações que devem ser tomadas para colocá-las em prática, visando o acerto e reduzindo as chances de erros e impactos negativos.

Para você que deseja desenvolver um planejamento estratégico, uma boa dica é conferir nosso texto sobre como elaborar um plano de negócios, que, embora não seja exatamente igual, trará ótimas considerações de como iniciar e fazer as pesquisas de dados.

Por Que Fazer Um Plano Estratégico?

A sua empresa tem que trabalhar duro para contornar os transtornos que ocorrem todas as vezes que decide colocar um novo projeto em prática? Muito possivelmente este problema está ocorrendo porque ela não faz um plano estratégico, pois ao fazer uso deste método todas as ações são controladas de forma minuciosa, estudando cada detalhe que envolve o seu desenvolvimento, o que permite que o gestor tenha mais domínio sobre o projeto, podendo calcular e se precaver em relação a eventuais erros.

O planejamento estratégico traz mais organização para o ambiente empresarial, uma vez que todas as medidas que envolvem um projeto são estudas a fundo como, por exemplo, quais as tarefas que serão colocadas em prática, quem será o responsável por cada atividade e de onde virão os recursos financeiros para executá-las.

Um ponto importante a frisar é que quanto mais detalhado for o plano estratégico melhor. Muitas pessoas buscam fazer algo rápido e simplificado, porém, ao aparecer as dificuldades que deveriam ter sido previstas, acaba-se por não ter quaisquer soluções e, consequentemente, perdendo mais tempo tentando resolvê-las, inclusive, sofrendo com prejuízos significativos.

Como Fazer Um Plano Estratégico

Você nunca fez um plano estratégico? Este processo é trabalhoso e demorado, devido à grande quantidade de detalhes que reúne, mas não é algo difícil de colocar em prática. Para obter sucesso na execução de cada ação projetada é necessário seguir todos os passos corretamente. Acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer um plano estratégico.

1- Problema a Ser Resolvido No Plano Estratégico

O plano estratégico é uma das melhores alternativas para alcançar bons resultados nas execuções de novos projetos. Portanto, a primeira coisa a se fazer para usar esta ferramenta ao seu favor é descobrir e definir qual é o problema que deve ser resolvido pela empresa, pois somente a partir daí será possível desenvolver as ações cabíveis para resolvê-lo.

Você não precisa definir apenas 1 problema, pelo contrário, tente prever todos os possíveis problemas e dificuldades que podem surgir durante a execução do projeto, com isso irá ter soluções pré-analisadas e que, na grande maioria das vezes, farão com que sua empresa consiga se “esquivar” das dificuldades ou sofrer o mínimo de impacto possível.

Para fazer a definição de quais são os problemas enfrentados pela empresa é necessário estudar a situação atual, verificando qual é o volume de produtividade e de rendimentos financeiros nos últimos meses.

O plano estratégico pode ter 2 focos básicos: problema (um determinado objetivo) ou os problemas que podem vir a surgir durante o período de execução do projeto. Por exemplo, pode-se buscar uma forma de lançar um novo produto no mercado, tendo como intuito aumentar os seus lucros financeiros, esse seria o problema principal, ou seja, é o objetivo em si, já os demais problemas podem ser: concorrência, público alvo pouco instruído, falta de recursos financeiros e etc.

Para analisar os volumes, produtividade e rendimento, o ideal é levar em consideração o fluxo de caixa da sua empresa.

2- Estude as Soluções No Plano Estratégico

Já definiu qual é o problema enfrentado pela sua empresa? O próximo passo é estudar as soluções que são viáveis para resolvê-lo. Nesta etapa, é necessário reunir todos os funcionários da organização que são responsáveis pelos processos de gestão, o que deve ser feito em um ambiente confortável para que todos se sintam à vontade para dar sugestões.

No processo de desenvolvimento das soluções do problema da empresa é preciso anotar todas as possibilidades, mesmo aquelas que em um primeiro momento pareçam incabíveis. Na sequência, tem-se que fazer um estudo mais aprofundado sobre cada sugestão que foi dada, o que permite saber qual é o potencial de benefícios que elas podem trazer, bem como os impactos e desvantagem que também podem gerar a curto e longo prazo.

Este processo é conhecido também como “tempestade de ideias” (já traduzido).

3- Monte o Plano Estratégico de Ações

Somente depois de elencar e estudar todas as possibilidades de soluções para resolver o problema da empresa é necessário montar o plano de ações estratégicas. Sendo assim, pegue a solução que é considerada mais viável e comece a trabalhar no desenvolvimento detalhado de ações que são necessárias para que a solução seja atingida.

O plano de ações é na verdade o que servirá como norteador de atitudes, pois descreverão como, quem e o que deverá ser feito.

Deve ser construído em um documento, em que todas as tarefas a serem executadas sejam devidamente registradas, levando em consideração cada passo. Dessa maneira, fica mais fácil compreender como tem que ser o funcionamento das ações e ter mais controle para que tudo saia conforme o planejado, até mesmo para poder ajustar algo se houver a necessidade.

4- Determine os Recursos Financeiros Para o Plano Estratégico

O plano estratégico não é composto somente pelas ações que devem ser tomadas para resolver um determinado problema da empresa, mas também do modo como elas devem ser executadas e dos recursos financeiros que serão necessários para viabilizá-las. Por isso você deverá fazer um estudo de cada ação do plano e verificar quais serão os gastos que demandam.

Após descobrir quais são os valores requisitados para colocar em prática cada ação definida no plano estratégico é preciso analisar de onde e como os recursos financeiros irão ser obtidos. Neste caso pode-se usar as reservas do caixa da empresa ou buscar financiamentos, mas é necessário tomar cuidados para não se endividar e acabar arranjando mais problemas.

Caso esteja com dificuldades para encontrar financiamentos adequados, uma boa dica é conferir nosso texto sobre como conseguir um financiamento.

5- Distribua as Tarefas do Plano Estratégico

Depois de captar os recursos financeiros para executar as tarefas do plano estratégico é preciso distribui-las entre os funcionários da empresa. Neste caso, obviamente que cada atividade deve ser dada de acordo com os conhecimentos e habilidades de cada pessoa. Também é preciso eleger uma pessoa que ficará responsável por gerenciar todo o processo de execução das ações planejadas, garantindo que atinjam resultados positivos.

Essa pessoa responsável por analisar, avaliar e até mesmo fiscalizar pode ser o próprio empresário/dono do negócio, porém, isso irá tomar bastante tempo, ainda mais se o projeto for grande e a empresa de porte elevado.

O ideal é que, se você for delegar esta função para terceiros, seja alguém de sua confiança eu que tenha habilidades admiráveis no tocante a gestão de pessoas e relacionamentos.

Comece Agora Seu Plano Estratégico e Previna Problemas no Seu Negócio! Boa Sorte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA