Plano de Negócios Pronto

Por:

Plano de Negócios Pronto

O maior erro de muitos empresários é investir em um plano de negócios pronto sem que saibam exatamente a utilidade e importância da ferramenta, o que acaba os levando à falência em pouco tempo.

Saiba aqui porque é importante conhecer as funções e características de um plano de negócios, suas principais vantagens e os tipos de documentos que envolvem esta ferramenta tão importante no mundo dos negócios.

Mas afinal, para que um Plano de Negócios pronto serve?

Um plano de negócios pronto é um documento que possui todas as informações básicas que você necessita saber antes de abrir o seu negócio e deve ser objetivo, realista, completo e extremamente claro para que você e os possíveis investidores compreendam todas as características do novo projeto.

Neste documento encontram-se as informações relevantes para um negócio e sem ele muitas empresas fecham antes mesmo de começar a lucrar ou até mesmo perdem grandes investidores.

Apesar do documento ter que ser simples, é um tanto quanto difícil de se produzir, já que precisa ser amplo e conter as informações mais importantes do seu negócio. Por isso, muitos empreendedores procuram os chamados planos de negócios prontos, mas este nem sempre pode ser o melhor caminho a se seguir.

Vantagens e desvantagens de um Plano de Negócios pronto 

A falta de tempo dos empresários é grande, afinal, administrar uma empresa de maneira correta não é fácil, mas assim como algumas facilidades podem tornar a vida mais fácil, outros podem acabar custando caro no final.

Por isso, vamos verificar se um Plano de Negócios pronto é vantagem ou desvantagem para o seu negócio analisando seus principais pontos positivos e negativos.

  • Vantagens de um Plano de Negócios pronto

1 – Otimização de tempo

Este, com certeza, é o fator que as pessoas mais levam em conta ao procurar um Plano de Negócios pronto. E se você está lendo este artigo porque estava procurando um Plano de Negócios pronto sabe muito bem que é verdade.

A falta de tempo dos empresários (ou futuros empresários) é o primeiro motivo pelo qual procuram um Plano de Negócios pronto, pois fazer um Plano de Negócios do zero pode tomar um tempo muito valioso.

2 – Grande comodidade

Buscar um Plano de Negócios pronto na internet acaba sendo muito mais cômodo e fácil do que criar o documento do zero e pesquisar item por item.

3 – Ganho de conhecimento

Quando você lê um Plano de Negócios pronto acaba adquirindo novos conhecimento em administração de empresas que podem ser muito importantes.

Além disso, o simples fato de entender quais os fatores a serem levados em consideração em um Plano de Negócios pronto leva você a enxergar diversos aspectos na organização da sua empresa que talvez não tenham sido analisados anteriormente.

CONCLUSÃO: Um Plano de Negócios pronto pode economizar tempo, ser mais cômodo e ao mesmo tempo te dar uma base para que você possa ter o seu próprio Plano de Negócios através de exemplos de outras empresas do mesmo ramo.

Porém, em meio a algumas vantagens, é sempre preciso ter o bom senso de que um Plano de Negócios pronto foi baseado em dados de outras empresas e poderá te passar apenas um panorama do mercado, segmento, necessidades do setor, etc. e jamais refletirá as características singulares da sua empresa.

Sendo assim, vale conhecer as desvantagens de um Plano de Negócios pronto e calcular o custo-benefício desta ferramenta.

  • Desvantagens de um Plano de Negócios pronto

1 – Informações incompletas

Quando você adquire um Plano de Negócios pronto é preciso estar ciente de que ele foi pensado para uma outra empresa tendo como base um negócio meramente parecido com o seu. Assim, ele vai constar características gerais do seu setor, mas não terá as informações diferenciais de sua empresa, além de contar com aspectos específicos da outra empresa que não terão nenhum vínculo com a sua.

Neste caso, você terá que modificar o seu Plano de Negócios pronto para que sejam acrescidas as informações importantes para o seu próprio negócio, que são o que os sócios e investidores realmente desejam saber.

2 – Falta de aprendizado sobre seu negócio

Um dos grandes objetivos de um Plano de Negócios é que você possa conhecer o seu negócio tão a fundo que seja capaz de colocá-lo em um documento e reunir as características mais importantes que o fazem único e despertarão o interesse de um investidor.

Se você baixa, compra ou simplesmente copia um Plano de Negócios pronto está deixando de aprender sobre sua empresa e o seu negócio e muitas vezes se confunde com o outro negócio, deixando de ver as características singulares da sua empresa.

3 – Tempo que gastará corrigindo o Plano de Negócios pronto

Se, por um lado, uma das vantagens de um Plano de Negócios pronto é a economia de tempo para escrever o documento, o tempo que gastará corrigindo as informações que não estão de acordo com o seu negócio e completando os dados do Plano de Negócios pode ser ainda maior.

CONCLUSÃO: Se um Plano de Negócios pronto pode ser vantajoso por fornecer uma base para a realização de um Plano próprio, se não utilizado de forma correta, pode ser o início de um negócio errado.

É uma responsabilidade muito grande de cada empreendedor optar ou não por utilizar um Plano de Negócios pronto, pois as consequências irão afetar a sua empresa. O aconselhável é se basear no modelo, mas não deixar de se atentar aos detalhes de sua empresa, uma vez que o tempo gasto aprimorando o seu Plano de Negócios é um investimento tão importante quanto o financeiro.

Exemplo de um Plano de Negócios pronto

Depois de conhecer suas vantagens e desvantagens, vale a pena conhecer um modelo de Plano de Negócios pronto:

 1 – Sumário Executivo

Nesta parte, faça um resumo do seu negócio apresentando o nome e área da organização, missão, objetivos, mercados em que atuará, recursos (tanto humanos como financeiros) que precisará, prazo que prevê obter lucro, pontos fortes e fracos do negócio e sua experiência neste ramo.

É como se fosse um currículo resumido de sua empresa, pois o ideal é não ultrapassar 500 palavras.

2 – História dos donos do negócio

É o momento de dizer se você e seus sócios (se houver) possuem experiência na área, onde já atuaram e porque decidiram abrir este negócio. Mesmo que não tenha grande experiência na área, mostre com precisão seu conhecimento na área, pois é aqui que você convencerá os investidores que está apto a fazer com que sua empresa cresça.

3 – Análise do Mercado

Você deve pesquisar sobre o setor em que deseja atuar e expor no seu Plano de Negócio como o mercado se encontra no momento, em que parte deste mercado pretende investir e qual a previsão de expansão do mesmo.

4 – Posicionamento de mercado

Este é o momento de definir qual a porcentagem do mercado que seja atingir, ou seja, seu market share. Aqui é importante ser realista, mas ao mesmo tempo pensar alto e, obviamente, mostrar como pretende alcançar seu objetivo de forma convincente e precisa.

5 – Análise do seu projeto

Neste item do seu Plano de Negócio você vai descrever seu projeto e analisá-lo a fundo, expondo possíveis problemas e suas soluções, melhorias, etc.

6 – Análise comercial

Defina suas estratégias comerciais incluindo preços dos produtos e serviços, ações de marketing, etc.

7 – Análise financeira

Nesta parte, além de custos iniciais do projeto, você deve expor as projeções de despesas e ganhos mensais para que faça uma projeção de lucro e expor o prazo previsto para o retorno do investimento e a margem de lucro após este período.

Se precisar, peça ajuda a um contador, pois esta é uma das partes mais importantes do Plano de Negócios

8 – Controle

Nesta parte do Plano de Negócios você irá apresentar quem administrará o negócio após a abertura da empresa e quais os planos administrativos da empresa. Nesta parte o investidor precisará entender porque sua empresa está preparada para aceitar todos os desafios.

9 – Investimentos

Por último, é necessário expor como será feita a captação do capital inicial, se será feito um empréstimo bancário ou se contará com um investidor.

Após conhecer as vantagens e desvantagens de um plano de negócios pronto e entender passo a passo o modelo de um Plano de Negócios, você já está apto a decidir como produzirá o seu próprio Plano.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



5 comments on “Plano de Negócios Pronto
  1. Sheldon disse:

    Bom dia! Obrigado pelo post! Mas aonde consigo um plano de negócios pronto, baseado no produto/serviço/negocio que pretendo desenvolver? Obrigado

  2. Manu Costa disse:

    Olá Sheldon, estou procurando pela mesma coisa que você. Se conseguir algo, por favor compartilhe. Prometo fazer o mesmo por você. Abraço e feliz 2013!

  3. maria de lourdes oliveira disse:

    ja faço serviços na area de eventos a muito tempo e gostaria de montar um albergue ja tenho a casa com praticamente tudo pronto

  4. De Melo disse:

    Carissimos,

    Nos ultimos tempos tenho lido bastante as dicas e ideias de negocios proporcionadas pela vossa equipa, facto que despertou-me o sonho em abrir/criar o meu proprio negocio. Tenho estado a pensar seriamente em abrir uma empresa de consultoria empresarial. Entretanto, gostaria de saber qual o curso ideal que possa frequentar de modo a dar maior dinamica no negocio?

    Com os melhores cumprimentos
    JMelo

  5. Ariane disse:

    Ola Sheldon. estou iniciando um curso de administração. tenho que montar um plano de negocio para uma empresa ficticia e não sei por onde começar. voce teria um modelo pronto pra eu poder começar o meu. obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)