Plano de Negócios Exemplo

Plano de Negócios ExemploDificuldades de fazer o plano de negócio? Confira o plano de negócios exemplo e utilize como base!

Um plano de negócio de qualidade e para negócios de grande porte pode ser considerado complexo, e acredite, realmente é!

É simples montar um plano de negócios simples, para uma estrutura de micro empresa, desde que siga os passos corretos. Porém, elaborar um plano de negócio para empresas que possuem, por exemplo, 300 funcionários, 500 funcionários, 10 mil funcionários, é bem mais profundo e exige conhecimento, uma equipe adequada, tempo e paciência para colher todas as informações e transcrevê-las de forma clara para que o administrar possa entender.

Para que você consiga entender exatamente como se faz um plano de negócio eficiente e completo, elaboramos esse texto ensinando como fazer o plano de negócios e, ao mesmo tempo, acompanhado de exemplo de plano de negócios.

Preste atenção! O conteúdo é exclusivo, único e bem trabalho, trazendo certo grau de complexidade. Confira.

Seções/Partes

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O plano de negócios possui algumas partes “obrigatórias”, que não podem faltar, podendo ainda ser adicionadas outras a bel prazer do administrador, caso entenda necessário.

Vamos iniciar tratando de cada seção do plano de negócios de forma sucinta para que você entenda a função e objetivo de cada fase e, posteriormente, como elaborá-la e um exemplo de plano de negócios.

Exemplo de Plano de Negócios – Sumário Executivo

O sumário executivo é uma espécie de resumo do plano de negócios, nele você irá tratar de forma sucinta os pontos mais importantes, os dados dos empreendedores, missão da empresa, setores de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e a fonte de recursos.

Mercado no Plano de Negócios Exemplos

A análise do mercado consiste em estudar os concorrentes, público-alvo e a forma como o produto será recebido.

Essa parte do plano de negócios pode ser uma das mais demoradas, porém, não se apresse, procure realizar de forma completa, pois é de grande valia.

Ir a campo e colher informações das pessoas é muito importante nessa fase, podendo ser considerado um dos fatores decisivos no quesito mercado no plano de negócios.

Plano de Marketing

No plano de marketing você irá estudar as formas de promover o seu produto, ou seja, como levar ao conhecimento do público o que você está oferecendo.

Nesse caso, você irá trabalhar com a descrição dos produtos, preço e estratégias promocionais. Esses são basicamente os pilares do marketing, os quais trarão o suporte necessário para desenvolver a atividade de forma eficiente e atingir um bom nível de clientes.

Descrição dos Produtos no Exemplo de Plano de Negócios

A descrição dos produtos consiste em informar os principais itens que serão desenvolvidos ou serviços prestados. É preciso especificar os detalhes, como é o caso dos modelos, cores, tamanhos e etc.

Também, é importante que esteja transcrito no exemplo de plano de negócios as garantias oferecidas pelo produto/serviço. Caso você já tenha um exemplo de plano de negócios e esteja tentando apenas melhorá-lo, tente observar sempre do ponto de vista do cliente, costuma trazer bons resultados.

Preço no Exemplo de Plano de Negócios

A importância do preço do produto é notória para qualquer empresário, iniciante ou experiente. Ocorre que, embora seja de conhecimento público a importância do preço, poucos sabem formá-lo corretamente levando em considerações os aspectos adequados.

É normal os empreendedores formarem seus preços pensando tão somente na sua lucratividade, o que é um dos erros fatais para os empresários.

Para formar o preço, o primeiro ponto a se pensar é quanto o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. De nada adianta você estabelecer um preço que lhe concede 300% de lucro se o consumidor não estiver disposto a pagar, a única coisa que conseguirá é “encalhar” os produtos no seu estoque.

Além do quanto o cliente estará disposto a pagar pelo produto/serviço, deve-se levar em consideração os custos do negócio e um percentual de lucro atrativo para o empresário. Não tente “enriquecer” em poucos dias, procure algo plausível e que torne o preço acessível par ao cliente.

Estratégias Promocionais no Exemplo de Plano de Negócios

Quando você desenvolve um produto ou serviço e deseja efetuar uma boa campanha de marketing, por óbvio que você terá de desenvolver as estratégias promocionais, ou seja, como fará para que os clientes fiquem sabendo do que você está oferecendo e desejem adquiri-lo.

Existem diversas formas de fazer a promoção de um produto, podendo-se destacar algumas das mais usuais: propaganda em jornais, revistas e rádios, amostragem grátis, internet, catálogos, carros de som, brindes, descontos e participação de eventos públicos, como é o caso das feiras.

Plano Operacional

O plano operacional do plano de negócios exemplo consiste em definir quais serão as atribuições de cada setor e regulamentá-las, inclusive para torna-las organizadas e automatizadas.

Perceba que essa distribuição de setores e tarefas não se refere apenas as “áreas” da empresa, pelo contrário, podemos distinguir pelo menos 3 categorias básicas: setores da empresa, recursos e pessoal.

Confira como motivar os funcionários da empresa e obter melhores resultados.

Quando você consegue trabalhar corretamente o plano operacional poderá obter diversas vantagens, como é o caso do aumento de produtividade, redução do trabalho redobrado, diminuição do desperdício, melhor comunicação entre as pessoas e até mesmo entre os funcionários e, por fim, tornar mais fácil a localização dos produtos pelos clientes no setor de vendas.

Vamos conferir como montar o plano operacional.

Layout do Plano de Negócios Exemplo

O layout é a distribuição em si do plano de negócios exemplo. Nele você organizará como serão dividido os setores, mercadorias e pessoas, inclusive, a distribuição dos móveis na empresa.

Faça um esquema da forma de distribuição das coisas, de preferência, crie um sistema gráfico, com certeza irá facilitar.

Capacidade Produtiva no Plano de Negócios Exemplo

A capacidade produtiva corresponde ao quanto à empresa pode produzir com a sua instalação e a quantidade de clientes que podem ser atendidos.

Talvez por questões de equipamentos, pessoas, enfim, indiferente do fator que leva a sua limitação, é importante que você a planeje, saiba exatamente a quantidade de clientes que poderá atender, até mesmo para que não venha a deixa-los sem o produto e denigra a imagem da empresa.

Processos Operacionais do Exemplo de Plano de Negócios

Nos processos operacionais você irá descrever como será desenvolvida cada atividade, analise como elas deverão ser executadas, por quem, quais tipos de capacitação serão necessários, enfim, faça um detalhamento de como as atividades de cada setor devem ser exercidas.

De nada adiantará você ter a mão de obra sem ter os equipamentos, por isso, descreva também os equipamentos necessários para que as atividades sejam executadas corretamente.

Mão de Obra no Plano de Negócios Exemplo

Você precisa encontrar a mão de obra ideal para o seu negócio, levando-se em consideração quantidade, capacitação e comprometimento. Por isso, descreva exatamente quantos funcionários você precisa, não se esquecendo de contar os sócios e pessoas da família que trabalham no negócio, também, descreva as características que serão necessárias.

Plano Financeiro do Exemplo de Plano de Negócios

O quesito financeiro em um negócio é sempre importante, concorda?

No plano financeiro você irá trabalhar o investimento inicial, capital de giro e o investimento total.

Investimento Inicial no Exemplo de Plano de Negócios

O investimento inicial corresponde a tudo que você precisa no início do negócio, ao montá-lo. Por exemplo, moveis? Equipamentos? Aluguel adiantado?

Transcreva para o exemplo de plano de negócios todos os valores que serão despendidos como investimento inicial, isso será importante para que você possa se organizar, comprar o que realmente é necessário e, principalmente, programar-se para ter o dinheiro em mãos quando necessário.

Capital de Giro do Plano de Negócios Exemplos

O capital de giro é um dos pontos mais importantes em qualquer planejamento. Perceba, se você não tiver um capital de giro para o seu negócio, dificilmente conseguirá mantê-lo durante os primeiros meses e consolidá-lo no mercado.

Além disso, o capital de giro serve como uma espécie de segurança e que poderá lhe conceder alguns benefícios, como é o caso de poder segurar os cheques pós-datados até o momento do vencimento, ao invés de trocá-los com terceiros antes do prazo e pagar um percentual.

Investimento Total no Plano de Negócios Exemplo

Depois de trabalhar os investimentos de forma isolada, deve-se montar um quadro com o investimento total do plano de negócios exemplo.

Nesse plano total, considera todos os valores que já foram elencados, somando-os.

Depois de feito isso, analise e avalie como será realizada a captação dos recursos, existirão sócios? Será em dinheiro? Terá parte parcelada? Os valores serão obtidos através de financiamentos?

Lembre-se, o seu plano de negócios exemplo precisa ser o mais completo possível para embasar todas as suas decisões.

Avaliação Estratégica do Plano de Negócios Exemplo

Você já está quase no fim do seu planejamento com as divisões principais do plano de negócios exemplo, agora é o momento de fazer a avaliação estratégica para, finalmente, poder colocar em prática o seu negócio e seguir à risca o passo a passo do plano de negócios exemplo.

A avaliação estratégica se resume em 4 letras: F.O.F.A (força, oportunidade, fraquezas e ameaças). Para elaborar a avaliação estratégica você irá trabalha-la na forma de quadrantes da seguinte forma:

Forças São características da empresa que representam vantagens/benefícios no setor.

  1. Atendimento diferencial;
  2. Preço abaixo da média do mercado;
  3. Produtos de melhor qualidade;
  • Etc.

 

 

Oportunidade Envolvem características externas que permitem que a empresa melhore seu posicionamento e obtenha vantagens;

  1. Baixa concorrência;
  2. Crescimento da demanda;
  3. Baixo aluguel;

 

Fraquezas Fatores internos da empresa que a colocam em desvantagem no mercado.

  1. Falta de experiência no setor;
  2. Poucos recursos;

 

 

Ameaças Situações externas que não se tem controle e que impõem dificuldades à empresa.

  1.  Impostos elevados;
  2. Exigências legais;
  3. Mão-de-obra pouco especializada;

 

Elenque todos os fatores nos quadrantes, de preferência, reúna os colaboradores envolvidos para que auxiliem, irá aumentar a quantidade de fatores e facilitará a análise.

Feito isso, você deve buscar formas de tirar o máximo de proveito dos aspectos positivos e reduzir os impactos dos negativos.

Confira Exemplos de Plano de Negócios AQUI!

Com o Plano de Negócios Exemplo Você Pode se Basear e Fazer o Seu Próprio. Dúvidas? Deixe nos Comentários!

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA