Como Fazer Um Plano de Negócios Excel

Como Fazer Um Plano de Negócios ExcelConfira como fazer um plano de negócios Excel e organize seu empreendimento!

Você está pensando em abrir um negócio próprio? Este passo pode ser definitivo para mudar a sua vida profissional e financeira de uma vez por todas. No entanto, para obter sucesso como empresário é necessário ter uma boa ideia de serviço para prestar além de ter o máximo de planejamento. Afinal de contas, para abrir uma empresa é preciso investir empenho e dinheiro, você não quer desperdiçar nenhum dos dois, não é mesmo?

Para diminuir os riscos de sofrer transtornos ao montar um negócio próprio, o mais recomendado é elaborar um plano de negócios, o qual se caracteriza por ser um documento em que são registrados de forma detalhada todos os pontos relacionados às atividades que serão executadas, tendo como objetivo tornar o processo de abertura da empresa mais organizado, aumentando as possibilidades de acertos e diminuindo as de erros.

Este documento é elencado por empresários como um dos pontos mais importantes de qualquer negócio, isso porque ele pode prevenir de o empreendedor “entrar em uma fria”. Veja, quando você elabora o documento corretamente, com todas as etapas, pode-se descobrir a probabilidade de sucesso ou não do negócio, bem como eventuais dificuldades que serão enfrentadas. Com isso, descobrir se vale ou não a pena investir seus recursos é perfeitamente possível.

O plano de negócios é constituído por várias etapas, devendo ser estruturado em forma de documento. Para tonar as informações deste relatório mais precisas e fáceis de compreender pode-se colocá-las em uma planilha do Excel, que pode ser construída de maneira simples e prática, utilizando-se das funções disponíveis no programa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer começar agora mesmo o seu plano de negócios Excel? Criamos esse texto com mais informações e dicas de como fazer, confira!

O Que é Um Plano de Negócios?

Antes de partir para a parte prática de montar um plano de negócios Excel é de fundamental importância compreender o que é de fato um plano de negócios. Pois bem, este termo é usado para definir o planejamento que é feito para abrir um negócio, que se caracteriza por ser composto por várias etapas que são de suma importância para obter sucesso em todas as áreas da atividade, sendo estruturado em forma de relatório.

Embora seja comumente utilizado antes de abrir um negócio, este documento de planejamento pode ser utilizado mesmo quando o negócio já está em andamento, inclusive, é recomendado. Através dele o empreendedor irá descrever todos os passos a serem tomados, desde os fornecedores até as campanhas de marketing/divulgação.

Veja agora mesmo quem precisa de um plano de negócios.

O planejamento sempre esteve presente em diferentes tipos de ações, desde invasões de guerra até mesmo na abertura de fábricas. No entanto, o plano de negócios surgiu em meados do século XX, quando houve a necessidade de os empresários tornarem os processos de abertura das empresas mais organizados, tendo como objetivo obter resultados positivos desde o início, evitando ao máximo os erros que podem vir a gerar prejuízos.

O grande problema de iniciar um negócio sem o planejamento adequado é que quando o mesmo dá ‘errado’, normalmente é levado à falência, o que acaba por extinguir todo capital investido. Ou seja, além de ter uma maior probabilidade de fazer com que o negócio dê certo com a utilização de um plano de negócios, ainda consegue-se diminuir a quantidade de perdas ao passar por momentos difíceis, mantendo-o e podendo estabilizá-lo.

A composição do plano de negócios é bastante completa, compreendendo todos os aspectos que envolvem a abertura de uma empresa como, por exemplo, a seleção do público-alvo, escolha do local para montar o estabelecimento, contratação dos fornecedores e funcionários, análise de mercado e até mesmo marketing que será realizado.

Por Que Usar o Excel Para Montar Um Plano de Negócios?

O Excel é um programa de computador para a construção de planilhas eletrônicas pertencente ao Pacote Office da empresa de softwares Microsoft. O Excel é considerado um dos programas mais populares da atualidade para produzir relatórios, sendo extremamente fácil de mexer até mesmo por quem não tem muito conhecimentos nesta plataforma.

Claro, quando falamos em fácil de mexer estamos elencando as tarefas básicas, já as funções avançadas exigem conhecimentos específicos e aprofundados, contudo, é perfeitamente possível montar um plano de negócios sem contemplá-las.

Além disso, o Excel permite o agrupamento dos dados em colunas e células, agregando mais praticidade para o gestor responsável por elaborar o plano de negócios. Esta ferramenta oferece diversas facilidades para o usuário, sendo possível construir gráficos, estabelecer métodos de pesquisas, entre outras coisas.

O programa de computador existe há mais de dez anos, tendo sido atualizado diversas vezes com o intuito de adicionar mais praticidade e modernidade para as pessoas. Para usar este software é necessário comprar o Pacote Office da Microsoft, obtendo a licença legal para explorar todos os seus recursos.

Caso o seu dispositivo utilizado contenha o Windows é provável que já tenha o pacote Office registrado, consequentemente, será desnecessário adquirir o Excel.

Como Fazer Um Plano de Negócios Excel

Você quer errar o mínimo possível na hora de abrir o seu negócio próprio? Então o ideal é começar agora mesmo a fazer um plano de negócios Excel, o qual vai tornar o seu planejamento muito mais fácil e organizado. Acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer um plano de negócios Excel:

1- Resumo no Plano de Negócios Excel

Para dar início à construção do plano de negócios vá até a Área de Trabalho do seu computador e clique no ícone do programa Excel e aguarde a página inicial abrir. Na sequência, direcione-se até o botão “Salvar Como” e dê um nome para o seu arquivo como, por exemplo, “Plano de Negócio Padaria” e posteriormente salve-o em uma pasta específica ou em Documentos.

Agora, vá até a caixa de ferramentas e clique na opção “Inserir Colunas e Células”, determinando a quantidade de divisões que esta tabela eletrônica terá, que neste caso é de 5 colunas e células. Inicialmente não é recomendado determinar o tamanho de cada célula, o ideal é deixar para que elas se expandam de forma automática conforme os dados forem sendo inseridos em cada área.

Feito isso, coloque na primeira coluna o nome “Resumo do Negócio”, em que é necessário resumir o que é o seu negócio, especificando o nome e o tipo de atividade que será desenvolvida. Neste espaço é preciso fazer um resumo mesmo, escrevendo os principais pontos da empresa.

2- Dados do Futuro Negócio

Na segunda coluna da planilha do Excel do plano de negócios, você deve colocar o nome “Dados dos Futuros Empresários”, neste espaço é importante inserir os dados mais específicos sobre o negócio. Comece com o seu nome completo, CPF e os demais documentos que serão utilizados para abertura legal do seu negócio próprio.

Você não será o único dono da empresa, pois contará com o auxílio de sócios? É preciso dar um espaço de uma linha nesta caixa da coluna e colocar os dados pessoais e números de documentos de todos os sócios que estão envolvidos no projeto do negócio.

3- Área de Atuação no Plano de Negócios Excel

Para dar segmento à construção da planilha do plano de negócios, você deve mudar o cursor do computador para a terceira coluna do documento, a qual pode ser nomeada como “Área de Atuação do Negócio”. Nessa área devem ser descritas de forma mais detalhada as informações sobre o ramo de atuação em que a empresa irá executar os seus serviços.

Coloque os dados completos, mas de forma objetiva sobre o negócio, falando sobre o setor de trabalho, além de todas as atividades que serão desenvolvidas e as perspectivas de rendimentos financeiros com a execução das atividades.

4- Forma Jurídica do Plano de Negócios Excel

As questões jurídicas que envolvem o plano de negócios também devem ser dispostas de forma detalhada na planilha eletrônica. Portanto, na quarta coluna coloque o nome “Forma Jurídica”, inicie fazendo a descrição da forma que você vai empreender, ou seja, se é individual, simples, com sócios etc.

Também é necessário informar qual é a categoria em que a empresa se classifica, como é o caso LTDA. Estes dados são muitos importantes para orientar o empresário, fazendo com que ele enfrente menos burocracia na hora de solicitar as autorizações legais para a abertura do negócio.

5- Fonte de Recursos do Plano de Negócios

Uma das questões mais relevantes em se tratando da abertura de um negócio é o capital que será investido. Levando isso em consideração, nomeie a quinta coluna com “Fonte de Recursos”, descrevendo o total de dinheiro que será necessário para viabilizar o funcionamento da empresa e a forma como será arrecado, se é por meio de economias próprias, empréstimos ou financiamentos. Por fim, é só clicar em “Salvar” para armazenar as alterações do documento.

Você pode criar mais colunas e células, elencando outros pontos importantes, como é o caso do plano de ação (o que será feito para atingir o objetivo almejado), divulgação/marketing, entre outros fatores. Confira os 10 motivos para fazer um plano de negócios.

Que Tal Começar a Fazer um Plano de Negócios Excel Agora Mesmo? Conte-nos Como Está Indo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA