O que é um Plano de Negócios: conceito, por que fazer e dicas

o que e um plano de negociosTodo empreendedor deveria saber o que é um plano de negócios e utilizá-lo quando necessário, no entanto, muitos ainda cometem o erro de não fazer o plano de negócios por motivos diversos.

Alguns por achar que ele é dispensável ou por simplesmente não o conhecer, outros reconhecem sua necessidade, mas não sabem como elaborá-lo e optam por abrir as portas da empresa sem nenhum planejamento. Veja agora no nosso artigo “o que é um plano de negócios’.

Mas o que é um plano de negócios?

Imagine-se abrindo um negocio baseado apenas na ideia de vender bolsas. Você escolhe um ponto comercial, monta a estrutura e em determinado momento o dinheiro acabou e a loja ainda não tem produtos para serem vendidos. Você pede um empréstimo, mas gasta com a reforma predial. E agora?

O plano de negócios existe justamente para evitar estes imprevistos.

→ Confira aqui um guia completo sobre plano de negócios.

Ao montar uma farmácia, por exemplo, é pelo plano de negócio que é possível descobrir que demora um determinado tempo até que a documentação esteja aprovada pela vigilância sanitária e você possa de fato começar a trabalhar.

Imagine você, com tudo pronto, ter que esperar mais três meses pagando aluguel e sem entrar nenhum dinheiro no caixa?! Você teria se programado senão tivesse um plano de negócios?

Um plano de negócios é como um mapa rodoviário com os caminhos que devem ser percorridos até que a empresa funcione plenamente.

É a ferramenta utilizada por empreendedores, empresários, investidores, bancas avaliadoras, parceiros e possíveis fornecedores, para prever o investimento inicial e retorno esperado para um negócio em fase embrionária.

É o plano de negócios que permite minimizar os efeitos de ameaças do ambiente empresarial e explorar oportunidades.

Você tem dezenas de ideias matadoras, mas não sabe como montar seu próprio negócio? Inicie por um plano de negócios, assim terá uma boa ideia das chances de sucesso ou não!

Estamos falando de um documento escrito que pode ter de 20 a mais de 50 páginas. Isso vai variar do empreendimento e seu porte, se há filiais ou não. No caso de filiais, cada uma deve ter um plano de negócios e um deve ser geral, unindo todas.

O objetivo do plano de negócio é oferecer ao empresário um documento detalhado sobre investimentos, despesas, receitas, possíveis clientes, fornecedores, concorrentes, distribuição, marketing, produtos e serviços, etc.

Vai dar lucro?

Planos de negócios prontos

Apesar de existirem vários planos de negócios prontos na internet, cada empreendimento precisa de um documento adaptado à sua realidade e necessidade.

Mesmo negócios idênticos precisam de planos de negócios específicos, pois, detalhes do negócio como: localização, política de preços e vendas à prazo podem fazer uma grande diferença no resultado final, o lucro ou prejuízo.

Quando você vai precisar de um plano de negócios

O plano de negócios em geral deve ser escrito antes de se abrir o negócio, deixando o processo mais claro e fácil para o empreendedor. É uma forma de saber se tudo pode correr bem.

Ele vai agir como uma simulação da empresa funcionando, e assim, será possível avaliar se o empreendimento terá sucesso ou não, tudo através de números e análise de mercado, podendo encontrar o melhor caminho a seguir.

O empresário também pode adotar o documento quando o empreendimento já estiver funcionando.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Neste caso, o planejamento é chamado de planejamento empresarial ou planejamento estratégico, sendo bastante parecido com um plano de negócios, inclusive se desdobrando em planos menores, como é o caso do plano de marketing e plano financeiro.

O objetivo de se ter em mãos tal documento é que ele seja utilizado como forma de analisar o contexto interno e externo, apontando qual é o melhor caminho a seguir.

Vai dar lucro?

Deve-se fazer um plano de negócios para testar a viabilidade de um conceito de negócio, atrair recursos financeiros, passar credibilidade e melhorar a gestão do empreendimento.

Benefícios de fazer um plano de negócios

Qualquer coisa que você fizer na vida sem um planejamento ficará a mercê do acaso, se der certo, será sorte! Isto também é verdade quando falamos da criação de um novo negócio.

É fato que simplesmente fazer um plano de negócios não o levará ao êxito, no entanto, ele é parte determinante para o sucesso do empreendimento.

Caso você esteja querendo plano de negócios simplificado, um modelo pronto, não tem problemas, confira nosso artigo: plano de negócios pronto.

O plano tem como objetivo tornar nosso modelo do que queremos que aconteça em realidade. Capta nossa compreensão e atenção das variáveis importantes para o sucesso do negócio.

O principal benefício de um plano de negócios é a compreensão do futuro negócio pelo empreendedor. Outros benefícios são evitar erros básicos e introduzir o empreendedor em uma prática de busca constante de informações sobre o negócio e gestão empresarial.

Consultoria para fazer um plano de negócios

Para quem não sabe como elaborar um plano de negócio, não precisa desespero, pois se pode pagar para que seja elaborado.

É indicado que todo empreendedor faça um plano de negócios, no entanto, este planejamento nem sempre é fácil de ser feito, devido aos vários detalhes e etapas que o compõem.

Neste caso, pode ser indicado contratar uma consultoria empresarial para o trabalho ou utilizar uma ferramenta como o Kit Como Abrir Um Negócio.

Se parece ruim para você pagar para fazer um plano de negócios, lhe garanto, ruim mesmo é NÃO TER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Além disso, é preciso ser realista e ter previsões objetivas sobre o empreendimento, o que nem sempre acontece quando o empreendedor  faz o documento por si.

Neste momento pode entrar o consultor, uma pessoa especializada, com formação adequada, conhecimento específico e experiência, que pode trabalhar em cima do plano de negócios junto com o empresário como orientador e uma segunda opinião.

Esclareceu suas dúvidas, comente se conseguiu criar seu próprio plano de negócios, caso contrário, basta deixar as suas dúvidas.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anterior10 Maneiras Excelentes Para Fazer Uma Renda Extra
Próximo artigoComo Montar Uma Marmita Fit: Guia para Vender Marmitex Delivery
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite a todos, vim por este meio solicitar uma ajuda moral,fui contactado e solicitado pelo um novo Proprietario de uma fabrica de tijolos,em Angola na provincia de Benguela, para Administrar e a Gerencia da referida fabrica , infelizmente a referida està sem actividades à 14 anos apenas existem infrastruturas e as velhas maquinas variadas.

  2. Eu,gostaria de montar salão de beleza e estética e junto colocar uma mini lojinha de acessórios bolsas e etc..gostaria de uma orientação obrigada..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here