O que é um plano de negócios?

Por:

O que e um plano de negociosTodo empreendedor deveria saber o que é um plano de negócios e utilizá-lo quando necessário, no entanto, muitos ainda cometem o erro de não fazer o plano de negócios por motivos diversos. Alguns por achar que ele é dispensável ou por simplesmente não o conhecer, outros reconhecem sua necessidade, mas não sabem como elaborá-lo e optam por abrir as portas da empresa sem nenhum planejamento. Veja agora no nosso artigo “o que é um plano de negócios’.

Mas o que é um plano de negócios?

Imagine-se abrindo um negocio baseado apenas na ideia de vender bolsas. Você escolhe um ponto comercial, monta a estrutura e em determinado momento o dinheiro acabou e a loja ainda não tem produtos para serem vendidos. Você pede um empréstimo, mas gasta com a reforma predial. E agora? O plano de negócios existe justamente para evitar estes imprevistos.

Um empreendedor sem um plano de negócio nada mais é do que uma pessoa comum sem um caminho para trilhar

Ao montar uma farmácia, por exemplo, é pelo plano de negócio que é possível descobrir que demora um determinado tempo até que a documentação esteja aprovada pela vigilância sanitária e você possa de fato começar a trabalhar. Imagine você, com tudo pronto, ter que esperar mais três meses pagando aluguel e sem entrar nenhum dinheiro no caixa?! Você teria se programado senão tivesse um plano de negócios?

Um plano de negócios é como um mapa rodoviário com os caminhos que devem ser percorridos até que a empresa funcione plenamente. É a ferramenta utilizada por empreendedores, empresários, investidores, bancas avaliadoras, parceiros e possíveis fornecedores, para prever o investimento inicial e retorno esperado para um negócio em fase embrionária. É o plano de negócios que permite minimizar os efeitos de ameaças do ambiente empresarial e explorar oportunidades.

Você tem dezenas de ideias matadoras, mas não sabe como montar seu próprio negócio? Inicie por um plano de negócios, assim terá uma boa ideia das chances de sucesso ou não!

Estamos falando de um documento escrito que pode ter de 20 a mais de 50 páginas. Isso vai variar do empreendimento e seu porte, se há filiais ou não. No caso de filiais, cada uma deve ter um plano de negócios e um deve ser geral, unindo todas.

O objetivo do plano de negócio é oferecer ao empresário um documento detalhado sobre investimentos, despesas, receitas, possíveis clientes, fornecedores, concorrentes, distribuição, marketing, produtos e serviços, etc.

Planos de negócios prontos

Apesar de existirem vários planos de negócios prontos na internet, cada empreendimento precisa de um documento adaptado à sua realidade e necessidade. Mesmo negócios idênticos precisam de planos de negócios específicos, pois, detalhes do negócio como: localização, política de preços e vendas à prazo podem fazer uma grande diferença no resultado final, o lucro ou prejuízo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Quando você vai precisar de um plano de negócios

O plano de negócios em geral deve ser escrito antes de se abrir o negócio, deixando o processo mais claro e fácil para o empreendedor. É uma forma de saber se tudo pode correr bem. Ele vai agir como uma simulação da empresa funcionando, e assim, será possível avaliar se o empreendimento terá sucesso ou não, tudo através de números e análise de mercado, podendo encontrar o melhor caminho a seguir.

O empresário também pode adotar o documento quando o empreendimento já estiver funcionando. Neste caso, o planejamento é chamado de planejamento empresarial ou planejamento estratégico, sendo bastante parecido com um plano de negócios, inclusive se desdobrando em planos menores, como é o caso do plano de marketing e plano financeiro.

O objetivo de se ter em mãos tal documento é que ele seja utilizado como forma de analisar o contexto interno e externo, apontando qual é o melhor caminho a seguir. Deve-se fazer um plano de negócios para testar a viabilidade de um conceito de negócio, atrair recursos financeiros, passar credibilidade e melhorar a gestão do empreendimento.

Benefícios de fazer um plano de negócios

Qualquer coisa que você fizer na vida sem um planejamento ficará a mercê do acaso, se der certo, será sorte! Isto também é verdade quando falamos da criação de um novo negócio. É fato que simplesmente fazer um plano de negócios não o levará ao êxito, no entanto, ele é parte determinante para o sucesso do empreendimento.

Caso você esteja querendo plano de negócios simplificado, um modelo pronto, não tem problemas, confira nosso artigo: plano de negócios pronto.

O plano tem como objetivo tornar nosso modelo do que queremos que aconteça em realidade. Capta nossa compreensão e atenção das variáveis importantes para o sucesso do negócio. O principal benefício de um plano de negócios é a compreensão do futuro negócio pelo empreendedor. Outros benefícios são evitar erros básicos e introduzir o empreendedor em uma prática de busca constante de informações sobre o negócio e gestão empresarial.

Consultoria para fazer um plano de negócios

Para quem não sabe como elaborar um plano de negócio, não precisa desespero, pois se pode pagar para que seja elaborado. É indicado que todo empreendedor faça um plano de negócios, no entanto, este planejamento nem sempre é fácil de ser feito, devido aos vários detalhes e etapas que o compõem. Neste caso, pode ser indicado contratar uma consultoria empresarial para o trabalho ou utilizar uma ferramenta como o Kit Como Abrir Um Negócio.

Se parece ruim para você pagar para fazer um plano de negócios, lhe garanto, ruim mesmo é NÃO TER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Além disso, é preciso ser realista e ter previsões objetivas sobre o empreendimento, o que nem sempre acontece quando o empreendedor  faz o documento por si. Neste momento pode entrar o consultor, uma pessoa especializada, com formação adequada, conhecimento específico e experiência, que pode trabalhar em cima do plano de negócios junto com o empresário como orientador e uma segunda opinião.

Esclareceu suas dúvidas, comente se conseguiu criar seu próprio plano de negócios, caso contrário, basta deixar as suas dúvidas.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


One comment on “O que é um plano de negócios?
  1. Priscila disse:

    Em relação a contratar uma consultoria vcs tem idéia de quanto custa, em média, para elaborar um plano de negócio? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!