Elaborando um Modelo de Negócios

Modelo de NegóciosO modelo de negócios é a maneira pela qual a empresa gerará receita, daí sua importância.

Por isso, elaborar um modelo de negócios é fundamental para o desenho do negócio e para entender como a empresa poderá obter retorno do mercado e criar valor.

Passo a Passo do Modelo de Negócios

Para elaboração de modelo de plano de negócios eficiente é necessário dedicação, portanto, se faz necessário planejamento e todo planejamento requer anotações e reuniões para não perder o fio da meada. A recomendação é anotar cada variável constante do modelo de negócios, a primeira variável é o Consumidor.

Consumidor – no espaço destinado ao fator consumidor é necessário que o empresário anote quais os prováveis consumidores, como atende-los e que decisões deverão ser tomadas para atender as expectativas desses clientes.

O consumo pode ser dividido com os critérios abaixo:

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Nicho de Mercado – um nicho de mercado compreende consumidores específicos para determinado produto ou serviço, portanto, a empresa foca seus produtos e serviços em um mercado-alvo e para esse mercado alvo a empresa desenvolverá produtos, pesquisa de mercado, gestão de relacionamento e outras ações.

Mercado de Massa – a empresa produz produtos e serviços que podem ser consumidos pelo público em geral e determinar o público-alvo é mais complexo, dessa forma o primeiro consumo costuma envolver intermediários, distribuidores ou atacadista. Um exemplo são empresas que engarrafam água mineral.

Segmentação – segmentar o mercado significa descobrir que o produto ou serviço pode ser consumido por uma divisão de clientes que diferem quanto ao comportamento consumidor, mas consomem o mesmo produto ou serviço.

É necessário que o empresário identifique em qual critério de consumo sua empresa se encaixa.

Valor Agregado

A dúvida sobre como agregar valor tem relação direta com o que a empresa está entregando para o consumidor, ou seja, é necessário conhecer o consumidor para identificar o que deve ser considerado para criar valor para aquele consumidor. Criar valor não é nada mais complicado do que atender necessidades, expectativas e benefícios.

Tudo isso leva o nome de proposta de valor, sendo que proposta de valor é tudo o que pode encantar, agradar, beneficiar o cliente e por último levar o cliente a consumir.

São propostas de valor os elementos:

  • Inovação;
  • Desempenho;
  • Personalização;
  • Desenho;
  • Utilidade;
  • Usabilidade;
  • Fácil acesso;
  • E outros.

Canais de Vendas

Para um modelo de negócios eficiente, primeiro é necessário conceituar o canal de vendas, sendo que no mercado atual as possibilidades de canais de vendas são diversas.

Até mesmo a comunicação pode ser considerada um canal de vendas já que um canal de comunicação bem selecionado é fundamental para criação ou até a expansão das vendas.

O importante é que o canal de vendas não atenda só a necessidade de distribuição do produto ou serviço, mas a necessidade de comunicar, integrar e criar valor em longo prazo.

Respeitando os estágios de vendas:

  • Percepção;
  • Avaliação;
  • Aquisição;
  • Entrega;
  • Pós-venda;
  • Relacionamento com o cliente.

 Origem Das Receitas

As receitas constituem a razão de ser dos modelos de negócios e, portanto, um modelo de negócios eficiente possui capacidade real de criação de receita.

Com isso, a empresa deverá estar apta a identificar quais as fontes de receita, como a empresa está gerando receita e se o sistema de receitas é realmente satisfatório.

Para isso é necessário a avaliação de várias variáveis: fontes de receitas, preços, custos, vendas, quantidade e outras variáveis.

Para melhor esclarecimento vamos exemplificar cada uma das variáveis:

Fontes de Receitas – é necessário que a empresa estabeleça quais as origens de receitas: se as receitas serão consequência somente das vendas ou alternativas como:

Anúncios – além das receitas obtidas com a venda dos produtos a empresa que dispõe de espaço para publicidade poderá lucrar com o anuncio de produtos o que poderá possibilitar receita e formação de parcerias futuras.

Assinaturas ou Contratos – além das vendas físicas a empresa poderá também realizar contratos mensais para a venda de produtos ou serviços.

Um exemplo são as lavanderias que podem contratar serviços para pagamento semanal, mensal ou pronta entrega.

Opções de Clientela – as opções do tipo de clientela é também uma forma de gerar uma variedade de receitas. Por exemplo, a empresa poderá diversificar sua carteira de clientes oferecendo produtos ou serviços para cliente pessoa física e também para empresas.

Se a variedade da clientela gerar mais receitas do que custos sem perda da qualidade e contratos em longo prazo, então optar pela diversidade de clientes pode ser um fator de sucesso, entre outros.

Preços e Formas de Pagamentos

Estabelecer preços não é somente uma questão mercadológica é também uma questão eficaz para medir a eficiência de gerar receita, pois para estabelecer um modelo de negócios a definição de preços deve comportar:

  • Preços fixos;
  • Variáveis;
  • Negociação;
  • Quantidade;
  • E outros.

Um exemplo é a baixa de preços de passagens aéreas em época de baixa temporada. Ou seja, a flexibilidade de preços conforme situações de demanda é fundamental para obtenção de receita e diminuição de sazonalidades financeiras.

Principais Recursos e Parcerias

Por fim, tem-se que para montagem de um modelo de negócios de sucesso a empresa deverá considerar e valorizar a importância de todos os recursos empresariais para um modelo de negócios que seja capaz de obter resultados satisfatórios e em longo prazo.

É necessário, portanto, considerar recursos chaves como: recursos humanos, físicos, financeiros, conhecimento, tecnologia e outros.

Desafios Dos Modelos de Negócios

Se os modelos de negócios significam que a empresa precisa gerar receitas, então o desafio maior é diminuir custos. Então toda e qualquer solução para custos menores e o aumento da produtividade será bem vinda, um nome para isso é economia de escala.

Outros desafios é diminuir riscos e incertezas o que requer planejamento estratégico e boas parcerias com outras empresas e fornecedores.

Principais Modelos de Negócios

Ao elaborar o modelo de negócios para empresas, o empreendedor pode buscar ajuda em empresas ja existentes, como por exemplo: Modelo De Negócios Sebrae. Ainda, pode-se encontrar modelos de planos de internet.

Lembre-se que o modelo de plano de negócios é vital para o sucesso da sua empresa, portanto, invista nele!

Pronto Para Elaborar o Seu Modelo de Negócios! Boa Sorte Com Seu Plano de Negócios!

 

 

 

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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