Modelo de Negócio em Suas 6 Composições!

As 6 Composições De Um Modelo de NegócioJá tem um modelo de negócio? Veja como fazer aqui!

Decidir montar um negócio é um processo que requer muita precaução. Afinal de contas, trata-se de uma decisão que pode mudar a sua vida, trazendo estabilidade financeira ou podendo por suas reservas “fora”. Você quer começar a sua empresa própria?

Antes de abrir uma empresa é necessário se precaver, sendo que a melhor forma de fazer isso é através do plano de negócio, que deve estruturar todas questões que o envolvem.

Caso você ainda não conheça essa ferramenta, confira nosso texto sobre plano de negócios.

Para montar o seu negócio de modo a minimizar os riscos, a melhor alternativa é construir um modelo de negócio, que tem como objetivo orientar todos os passos que serão dados no desenvolvimento da empresa, desde as questões sobre o modo como o serviço será prestado até como será feita a abordagem ao público-consumidor.

Criar um Modelos De Planos De Negócios, ou seja, um planejamento inicial, fará com que se consiga organizar todos os passos da empresa, bastando segui-los.

Claro, poderá existir modificações no decorrer da atividade, porém, você terá uma espécie de “mapa” para seguir, o que minimiza os erros e não lhe deixa tomar “atitudes por acaso”.

Em se tratando do modelo de negócio, você deve saber que existem versões prontas e que podem ser adaptadas a qualquer tipo de empreendimento.

Porém, o mais recomendado é construir um plano de negócios que atenda exclusivamente às necessidades de cada empresa, o que aumenta as suas possibilidades de ser bem sucedido.

Você vai empreender e deseja fazer isso com o máximo de organização? Para te ajudar criamos esse texto com mais informações e dicas sobre o modelo de negócio. Confira!

O Que é Um Modelo de Negócio?

Antes de montar qualquer tipo de empresa é indicado construir um modelo de negócio. Mas você sabe que é isso?

Pois bem, o modelo de negócio se caracteriza por ser uma ferramenta utilizada pelos empreendedores, tendo como função fazer uma descrição nos mínimos detalhes sobre toda a estrutura da empresa, desde a infraestrutura até o modo como as atividades serão prestadas.

O conceito teórico do modelo de negócio diz que esta ferramenta é um método, que o empreendimento pode utilizar para criar valor para o seu público-consumidor.

Vai dar lucro?

Ou seja, aprimorar os seus serviços em todos os setores, fazendo com que o seu produto seja valorizado e reconhecido pelos clientes como a melhor alternativa que existe no mercado.

É importante frisar que o modelo de negócio não precisa, necessariamente, existir apenas antes de criar a empresa, pelo contrário, você pode cria-lo a qualquer tempo, inclusive, é aconselhável, caso a sua empresa não possua, faça!

Existe um modelo de negócio pronto? Sim, é perfeitamente possível encontrar diversos modelos de negócios que podem ser aplicados em diferentes áreas empresariais.

Porém, o ideal é usar uma versão pronta para se orientar e criar o seu próprio modelo de negócio para o empreendimento. Dessa maneira, pode-se compreender todas as características e necessidades do empreendimento com maior precisão.

Por Que Adotar Um Modelo de Negócio?

Sabe aquela pessoa que decide empreender às escuras, sem nenhum tipo de planejamento? Muito provavelmente ela estará fadada ao fracasso, pois é inviável obter sucesso sem se planejar minimamente.

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O mercado possui uma concorrência acentuada em todos os ramos, consumidores que buscam o melhor e uma série de dificuldades a serem enfrentadas, como é o caso dos altos encargos tributários. Por isso, uma pessoa sem o mínimo de planejamento raramente conseguirá atingir seu objetivo final.

Você não quer que isso ocorra com o seu negócio, é verdade? Portanto, para evitar este transtorno é necessário adotar um modelo de negócio.

Vai dar lucro?

Ao construir um modelo de negócio você estará agregando organização para os primeiros passos da sua empresa, possibilitando que todos os seus setores sejam estudados e aprimorados até chegarem aos melhores resultados.

Ter essa orientação é essencial para controlar todos os processos, diminuindo os riscos de erros e aumentando as possibilidades de acertos.

Conheça a Composição de um Modelo de Negócio

Você vai montar a sua empresa própria e quer evitar a perda de tempo e transtornos que geram prejuízos? Neste caso, é necessário conhecer e saber como aplicar um modelo de negócio próprio para o seu empreendimento. Por isso, conheça abaixo qual é a composição de um modelo de negócio.

1 – Determine a Proposição de Valor do seu Modelo de Negócio

Em se tratando de montar um modelo de negócio para a sua empresa, a sua primeira missão é determinar a proposição de valor, que, a princípio, parece um termo complicado, mas é bastante simples, pois se trata do tipo de produto que o empreendimento pretende disponibilizar no mercado.

Para fazer a proposição de valor é importante se perguntar se o serviço ou produto oferecido será único ou se existe um concorrente que disponibiliza algo semelhante.

Este processo serve para aprimorar a mercadoria da empresa, fazendo que ela tenha diferenciais que vão de encontro às necessidades do público, sobressaindo-se ao que é oferecido pela concorrência.

Veja, você fará uma pesquisa de mercado.

2 – O Segmento da Empresa Compõem o Modelo de Negócio

Um dos fatores essenciais para que a sua empresa seja bem sucedida no mercado é a escolha do segmento em que irá atuar, a opção errada pode arruinar os seus planos.

Levando isso em consideração, o modelo de negócio prega que deve ser estipulado o segmento em o empreendimento irá trabalhar.

Ao determinar o segmento da empresa, você estará escolhendo quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas para quem os seus serviços serão direcionados.

A partir desta determinação é possível conhecer com maiores detalhes as características dos consumidores, o que ajuda no aprimoramento das mercadorias, visando atender aos anseios dos receptores, conseguir a fidelidade e manter o lucro estável.

Para encontrar o segmento ideal para a sua empresa, não basta saber o que está em escassez, mas também é preciso levar em consideração as suas habilidades naquele setor, potencial financeiro de projeção futura e, principalmente, condições financeiras e estruturais para montar esse negócio.

Observe, não basta querer montar um negócio, é preciso ter dinheiro para mantê-lo e trabalha-lo corretamente durante um determinado período de adaptação.

3 – Atividade Chave no Modelo de Negócio

Sabe aquela história de atirar para todos os lados? É justamente o que a sua empresa não precisa para ser bem sucedida! Insistir em oferecer vários serviços diferentes pode ser o primeiro passo para se dar mal.

Tendo isso como base, o modelo de negócio deve contar com uma atividade chave, que será o foco e o forte do empreendimento.

Não significa que a empresa é obrigada a oferecer apenas um tipo de serviço. Porém, é recomendado eleger um produto que será caracterizado como o “carro-chefe” do negócio, que deve ser desenvolvido a partir de um conceito e ter uma função a ser cumprida.

Por exemplo, uma sorveteria pode comercializar todos os tipos de sorvete e se especializar em um sabor ou versão diferenciada.

4-  Parcerias Estratégicas Previamente Estabelecidas no Modelo de Negócio

Independente do ramo empresarial que você vai atuar, é preciso ter em mente que ninguém alcança o sucesso sozinho, no meio do percurso é necessário contar com a ajuda e suporte de pessoas e demais empresas.

Por isso, uma das categorias do modelo de negócio diz respeito às parcerias estratégicas, que nada mais é do que fazer acordos com empresas que possam auxiliar o seu empreendimento.

O ideal é buscar fazer parcerias com empresas que estejam relacionadas ao seu campo de trabalho, propondo acordos que sejam vantajosos para os dois lados. Afinal de contas, no meio empresarial ninguém irá ajudar obter algum tipo de benefício.

Claro, você não deve procurar como parcerias estratégicas os seus concorrentes. Busque atividades relacionadas e que podem lhe auxiliar, bem como, que ao mesmo tempo não sejam concorrentes.

Por exemplo, uma sorveteria poderia ter como parceria um restaurante, pois comercializam produtos diversos.

5 – Infraestrutura do Negócio

Um dos pontos cruciais do modelo de negócio é a sua infraestrutura, que engloba todos os recursos que a empresa irá precisar para operar as suas atividades.

Nesta etapa, é preciso começar definindo de onde virá o capital que será utilizado na construção do empreendimento e desenvolvimento dos serviços.

A infraestrutura é composta pela escolha do espaço físico da empresa, a matéria-prima e os equipamentos utilizados para produzir as mercadorias da empresa, o número de funcionários para desenvolver a atividade, o modo como os produtos serão armazenados e oferecidos ao consumidor final.

6 – Canais de Comunicação e Distribuição do Negócio

Para que a empresa seja bem sucedida na venda das suas mercadorias é preciso que ela crie canais de comunicação e distribuição dos produtos, o que possibilita estreitar a relação com o seu público-alvo.

Confira algumas dicas de vendas.

A definição dos canais de comunicação e distribuição das mercadorias deve ser feita a partir da análise do seu público consumidor, visando compreender as suas necessidades.

Por exemplo, se a empresa trabalha com a venda de um produto para o público jovem, o ideal é fazer das ferramentas digitais para se comunicar e comercializar o item, pois estes clientes estão mais conectados aos sites, redes sociais e aplicativos.

Pronto Para Montar o Seu Plano De Negócio Modelo? Conte-nos Como Ficou!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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