Como fazer um planejamento eficiente? Aprenda PASSO a PASSO

Como Fazer um PlanejamentoO planejamento é um passo importante para empreendimentos de todos os portes: pequenas, médias e grandes empresas. Veja no artigo abaixo, como fazer um planejamento corretamente.

Você já deve ter se perguntado o que é planejamento ou plano de negócios. Bom, podemos pensar como planejamento conceito: um estudo prévio do que pretendemos fazer, datas, dados, analises, sempre com um objetivo final e, claro, baseado em ações que devem ser executadas!

O planejamento empresarial deve atender as esferas: estratégica, operacional e tática.

O planejamento é necessário para guiar os passos da empresa em busca de melhores resultados, mas para isso, é necessário que o planejamento seja estruturado e respeite etapas e cronograma. Ele deve ser pensado de modo que:

  • Estruture e analise de forma complexa o ambiente em que a empresa está inserida, de acordo com os cenários do ramo de atuação e tendências mercadológicas em geral.
  • Facilite as decisões.
  • Sintonize e direcione a empresa rumo aos seus objetivos.
  • Permita a avaliação de vários fatores.

Propostas e resultados ao fazer um planejamento

Ao fazer um planejamento deve-se englobar propostas e antever resultados. Para projetar os resultados, primeiro deve-se estruturar o planejamento como um todo, através de práticas e técnicas como a do 5w1h que veremos mais a seguir.

De forma geral, o resultado do plano de negócios deverá propor uma mudança no comportamento, deverá ser mais do que um documento formal, ou seja, servir como uma bússola para a gestão e tomada de decisões.

O planejamento deve surgir de maneira sistematizada e ter como visão o futuro, lembrando que a sua função é alcançar os objetivos de acordo com a missão da empresa e avaliação do quadro geral.

Desenvolvimento do planejamento

Para desenvolver o plano de negócios necessita de orientação, diagnóstico, direção e ações operacionais.

A orientação ao fazer um planejamento é a etapa em que o empresário necessita conhecer a missão, as diretrizes e políticas que regem a organização para o desenvolvimento do planejamento, para que o mesmo se torne coerente.

A orientação, portanto, funciona como um guia para a organização que deve planejar de acordo com políticas e diretrizes, com a missão principal da empresa e sua visão de futuro.

O diagnóstico é uma das etapas mais importantes para fazer um planejamento ou plano de negócios.

O diagnóstico funciona como um parecer para a empresa; é um documento ou esquema relacionado ao que a gestão percebe como erros, defeitos, obstáculos, pontos fracos e fortes que necessitam serem revistos a fim de serem vencidos. Para isso, se faz necessário o desenvolvimento de um planejamento hábil para vencer todos os obstáculos.

O diagnóstico deve ser realista e congruente, deve destacar as dificuldades da empresa e o que pode ou não ser melhorado. Para a elaboração do diagnóstico se faz necessário uma análise do ambiente empresarial, do setor de atuação como um todo, dos fatores externos e também internos da organização.

Vai dar lucro?

A direção – Todos sabem que para se alcançar os objetivos, uma direção firme e antenada é imprescindível, por isso, pode ser necessário contratar alguém especializado no assunto.

A direção é, portanto, o momento de reunir informações e dados que foram concluídos com as reuniões e diagnostico, formalizando o direcionamento do planejamento. A direção também é o momento de reunir todas as estratégias e transformá-las em ação.

O operacional é o momento de operacionalizar o planejamento, ou seja, transformar o plano de negócios em ação, com a futura concretização dos objetivos e obtenção do sucesso empresarial.

Toda pessoa que estiver interessada em abrir um negócio próprio, além de saber como fazer um planejamento, precisa analisar se possui ou não as características de um empreendedor.

Os objetivos ao fazer um planejamento

As estratégias só existem graças aos objetivos e, as duas proposições em conjunto, formam o planejamento.

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Os objetivos são fatores a parte e constituem uma gestão consciente, voltada para planejamento prévio e ações executadas. Por isso, existe uma necessidade de que os objetivos sejam estruturados, avaliados, documentados e orientados por critérios e indicadores.

“QUEM Não sabe o que quer, aceita o que vier.”

Os objetivos devem estar alinhados às estratégias, ter um plano de ação para o seu alcance, ser mensurados com metas, ser medidos com indicadores e possuir cronograma para sua realização.

Vai dar lucro?

Ações devem constar ao fazer um planejamento

Os objetivos devem impulsionar ações e um plano de ação para sua concretização. Os objetivos exigem, portanto, planos de ações que devem ser organizados e estruturados para o alcance das metas.

Não basta ter milhões de ideias de negócios, mesmo que estas sejam boas, se você não tiver ação e executá-las.

As ações exigem planejamento prévio, empenho, organização, recursos, comprometimento da equipe e cronograma.

5w1h ao fazer um planejamento

Um plano de ação é a maneira de por em prática de forma estruturada todo o planejamento prévio, permitindo ao empreendedor executar o que planejou.

Claro que ao fazer um planejamento exigirá um caminho e este caminho pode ser o 5w1h. Traduzindo para português, temos os seguintes passos dos 5 w 1h:

O que fazer, porque fazer, quem fará, como fará, onde e em qual prazo.

Um exemplo é a montagem da tabela com as seguintes etapas:

O que fazer – aperfeiçoar quais processos: atendimento, sistemas de preços, mix de produtos, etc.

Porque fazer – melhoria da qualidade e maior competitividade com o atendimento de um maior número de clientes, ampliação do nicho de mercado, reforço da imagem da empresa e possibilidades de uma divulgação mais sólida e consistente de produtos ou serviços.

Quem fará – quem estará envolvido no planejamento e desenvolvimento das melhorias, qual será a equipe responsável e que estará comprometida com os resultados.

Como fará – o como fará é uma etapa em que cabe a execução de ferramentas da qualidade, técnicas administrativas e métodos utilizados para a execução do plano de ação.

Dicas importantes ao fazer um planejamento

Ao fazer um planejamento, todas as dicas são bem vindas, afinal, quem já fez sabe como é difícil quando empaca.

Jamais tenha pressa para concluir o seu plano de negócios, você poderá deixar passar dados importantes.

Peça ajuda de alguém de confiança e que tenha conhecimento da área, mesmo que seja apenas para você ler o plano após concluído.

Lembre-se, ao fazer um planejamento você irá executá-lo, ou seja, faça algo plausível e possível!

Gostou das dicas de como fazer um planejamento? Compartilhe!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. estou apos três anos pegando uma sala maior para trabalhar com estetica e vou dar o nome de instituto sou uma microempreendedora quais são suas dicas. obrigda

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