Como elaborar um plano de negócios‏

Por:

Como elaborar um plano de negocioAo elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentemente vagas em um documento escrito, mostrando como atingir estrategicamente cada ponto importante do futuro negócio, o que aumenta bastante suas chances de sucesso.

Característica comum de muitos empreendedores, a vontade de fazer acontecer, algumas vezes negligencia a fase de planejamento do novo negócio.

Outros empreendedores reconhecem a necessidade de elaborar um plano de negócio, mas não dispõem de capacidade técnica para fazer o plano ou não podem pagar uma empresa de consultoria para fazê-lo.

Se o seu orçamento não permite contratar uma consultoria empresarial você poderia elaborar seu plano de negócio você mesmo, com a ajuda do Kit Como Abrir Um Negócio.

Antes de começar uma atividade empresarial é preciso fazer um estudo de mercado, conhecer os principais fornecedores do setor, concorrentes, perfil do cliente, potencial do mercado, taxa de crescimento, tendências, previsão de vendas, aspectos financeiros e operacionais; e tudo isto só será possível ao elaborar um plano de negócios.

O que é um plano de negócio?

Um plano de negócios é uma ferramenta que lhe permite observar a real situação do mercado para o produto ou serviço que você pretende negociar. Embora o excesso de dedicação ao plano de negócios seja criticado por alguns autores, é uma ferramenta que de fato pode ser o grande diferencial do sucesso ou fracasso de um novo negócio.

Algumas pessoas buscam na internet por um plano de negócios pronto, no entanto um plano pronto não atenderia a outro negócio, uma vez que mesmo sendo no mesmo ramo de atividade serão muito diferentes.

Para que serve um plano de negócio?

Elaborar um plano de negócio serve para criar um novo negócio, expandir uma empresa em funcionamento e deve ser usado para acompanhar as mudanças do ambiente empresarial e ambiente externo (governo, demografia, legal) com o objetivo de proteger de ameaças e explorar oportunidades.

Quanto custa elaborar um plano de negócio

Você pode fazer um plano de negócio sozinho, mas pode também pedir ajuda a um consultor empresarial, que é o profissional capacitado para elaborar um plano de negócio. O valor de um plano de negócios varia de 6 a 20mil, podendo ser bem maior conforme a complexidade do empreendimento.

Antes de elaborar um plano de negócio

As pessoas têm ideias todos os dias, algumas realmente boas, no entanto, ideias são apenas ideias. É preciso analisar se sua ideia é uma oportunidade de negócio.

Sua ideia de negócio é uma oportunidade? Para descobrir se vale a pena continuar e elaborar seu plano de negócio responda objetivamente e com base em pesquisa estas perguntas abaixo:

Qual o tamanho total do mercado para o produto ou serviço? Este mercado é grande ou está em rápido crescimento? Seu tamanho é suficiente para atender minhas expectativas quanto à futura empresa? Quais as margens de lucro podem ser obtidas neste mercado? Há pessoas suficientes para comprar este produto ou serviço? Consigo produzir este produto com preço competitivo?

As respostas positivas para estas questões começam a transformar sua ideia de negócio em uma oportunidade de negócio. Por outro lado, se as respostas não forem satisfatórias pode ser que não compense elaborar o plano de negócio e seja melhor partir para análise de outra ideia de negócio.

Como elaborar um plano de negócios

Um plano de negócios é formado por planos menores interligados: um plano de marketing, que cuida da análise de mercado, estabelecimento de preços, localização, lançamento do negócio no mercado, etc.

Um plano operacional que dirá como a empresa funcionará alocando recursos materiais, pessoas e dinheiro. E finalmente um plano financeiro que tratará dos números do negócio como previsão de vendas, custos, ponto em que o negócio não gera lucro nem prejuízo, lucro / prejuízo esperado, etc.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Elaborar um plano de negócio é elaborar planos menores em cada área do empreendimento.

Não há uma regra para fazer um plano de negócio, embora nos modelos de planos de negócios tenha uma sequência a ser preenchida, não há a necessidade de se fazer isto linearmente, você pode ir preenchendo os dados a medida que for descobrindo.

Com o objetivo de ganhar tempo e pela praticidade é recomendado que se comece pela análise de mercado, que determinará o quanto atraente é a ideia de negócio que você deseja avaliar.

Vamos supor que você deseje montar uma loja de roupas, fazer uma análise de mercado do setor pode mostrar que o mercado encontra se saturado e que não comporta mais uma empresa, proporcionando economia de tempo ao evitar elaborar o plano de negócios completo e só depois verificar sua inviabilidade.

Por outro lado uma análise com resultado animador pode motivá-lo para elaborar todo o plano de negócio.

A análise de mercado

O mercado é quem dita às regras. De nada adianta ter um excelente produto com preço atraente se não houver pessoas suficientes interessadas em comprá-lo. É muito mais fácil obter uma fatia de um mercado grande e em crescimento do que disputar um pedaço de mercado com concorrentes entrincheirados,  preparados para a guerra em um mercado estagnado.

Nesta etapa você deveria descobrir:

  • O tamanho do mercado e se o mesmo encontra se em expansão, estagnado ou retração;
  • Quem são os principais concorrentes e quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Como eles reagirão à entrada de um novo concorrente;
  • Quem é o cliente para este produto ou serviço? Onde ele mora? Quanto ganha? Tamanho da família? Como chegar até estes clientes, quais os canais utilizados?
  • Como o cliente toma suas decisões para comprar este tipo de produto ou serviço?
  • Qual a importância da localização para seu negócio?
  • Quanto o cliente está disposto a pagar por este produto ou serviço?
  • Quais os principais fornecedores deste mercado? Quais condições de pagamento, compras mínimas, prazo de entrega?

Plano operacional

Aqui é onde você deve se perguntar se você conseguiria executar a estratégia necessária para conseguir se destacar no segmento em que pretende entrar.

Qual a necessidade de pessoal? Máquinas e equipamentos? Conhecimento necessário para operar o negócio? Infraestrutura necessária para e empresa? Processos?

No caso de montar uma empresa de consultoria, por exemplo, seria necessário conhecimento em consultoria empresarial para oferecer os serviços. Definir o perfil dos colaboradores, quem atuará em cada área, metodologias a serem aplicadas, etc.

No caso de uma abrir uma farmácia é preciso conhecer as exigências da vigilância sanitária para organização do espaço físico, conhecer a necessidade de pessoal, elaborar procedimentos para reposição de estoques, definir tarefas para cada colaborador, etc.

De fato muitos destes procedimentos são definidos depois do negócio em funcionamento, no dia a dia, assim, é preciso ter capacidade de discernir o que é mais importante para o negócio e concentrar as energias nestes procedimentos.

Plano Financeiro

Aqui você deveria ter uma previsão de todos os números do futuro negócio, como:

Faturamento bruto; previsão de custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio, previsão de investimento inicial, necessidade de estoques, valor da folha de pagamentos e encargos sociais, impostos, etc.

Algumas instituições financeiras para fins de empréstimos solicitam planos de negócios com 5 anos de projeções financeiras. No caso de novos negócios, elaborar um plano de negócio com projeções detalhadas mês a mês por mais de um ano é uma ilusão e não tem valor prático. As ações tomadas pelo empreendedor no decorrer do primeiro ano podem mudar tudo.

Dicas para elaborar um plano de negócio

  • Seja honesto com você. Quanto mais informações de qualidade maior será a semelhança do seu plano com a realidade.
  • Tenha o plano sempre em mãos. Não basta elaborar um plano de negócio é preciso segui-lo.
  • Atualize o plano de negócio. Um plano de negócio não é fixo e necessita de atualização sempre que algo no ambiente empresarial e macro mudar, seja um concorrente, o preço do dólar ou a aprovação de uma nova lei que possa interferir no negócio.
  • Simule diferentes cenários, um pessimista, um normal e outro otimista, assim você estará preparado para o que vier.
  • Aceite diferenças entre o que foi planejado e o que de fato ocorrer. Embora você tenha feito todo o planejamento, certamente a situação real será diferente do planejado, de qualquer maneira é o melhor que você pode fazer.
  • Solicite uma segunda opinião. Após ter elaborado todo seu plano de negócio, revisado e feito 3 análises do cenário, solicite a opinião de um especialista. Encontre um empresário do setor ou um consultor empresarial e pergunte o que ele acha do seu planejamento.

Você pretende elaborar um plano de negócio? Qual o tipo de negócio? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

38 comentários sobre “Como elaborar um plano de negócios‏
  1. Tania Fassini disse:

    Olá,em 2009 resolvemos juntar nossas economias e experiencia e montamos nosso próprio negócio, abrimos uma mercearia com fruteira e açougue.Vendemos no começo deste ano, por falta de pagamento do mesmo estamos voltando para o comércio e desta vez certamente farei tudo diferente começando por um bom planejamento.

  2. viviane disse:

    adorei as dicas vou coloca las em pratica agora mesmo, obrigada pela dedicação, tenho que fazer um plano de negocios, trabalho da faculdade e estava um pouco perdida, mas ja estou entendendo mais.

  3. luiza disse:

    Idéia Exelente! Mas poderiam divulgar um modelo de um plano de negócios…

    • Pedro disse:

      Olá,
      Sei que já passou muito tempo do seu post, mas se ainda ajudar, procure por Modelo CANVAS no Google. É simples e extremamente fácil de perceber e implementar.

  4. jasiel disse:

    Pretendo abrir uma lanchonete junto com mais dois amigos de trabalho, como posso partilhar essa sociedade?

  5. ana claudia disse:

    Queria muito saber sobre bomboniere, como montar uma! Obrigadaaa!

  6. Barbara Silva disse:

    Sou produtora independente tenho realizado alguns eventos organizando show com bandas local venho estudando a possibilidade de a abrir uma casa de show em Salvador/Bahia. Como faço um plano de negocio nesta area de serviço?

    Muito grata,

    Barbara Silva

  7. erivaldo disse:

    Gostei das dicas.
    Gostaria de receber informações referentes de como montar uma empresa de locação de andaimes para uso na construção civil

    Obrigado,
    Erival Liborio

  8. Eduardo Cufa Oitava disse:

    como economisar o pouco que consigo atendendo que minhas despesas sao elevadas e so vivo na base deste pequeno negocio.

  9. julia disse:

    a familia do meu marido tem comercio no segmento de informatica e impressoras,trabalhei com eles por alguns anos.agora pretendo abrir minha propria loja.pois sei q da certo.pelo q li deste site tudo esta dando certo ate agora sao dicas de grande valia.e afinal a vida é isso mesmo,tem pessoas q nasceram para crescer e outras q so serve para o crescimento dos outros.eu prefiri crescer e se da certo para os outros pra mim tbm ha de dar!

  10. marcia disse:

    Estou muito focada em abrir um loja de produtos ara salão de beleza,pois é uma area que eu conheço um pouco ja que sou cabeleireira a 8 anos e na minha cidade nao tem loja nesse seguimento, vocês poderiam me ajudar com um plano de negocios e tambem dicas nesse seguimento. Obrigado

  11. Eduardo disse:

    esse site é otimo em primeiro lugar, essa ideia eu tinha so falatava ler um pouco mais e estudar ela com calma!

  12. Thainá de Castro disse:

    Bem quero abrir uma escola de gastronomia, no entanto não sei fazer um plano de negócio para a mesma, sou formada na area mas não sei como começar!

  13. Rosana disse:

    Olá!!Sou técnica em prótese dentária, e gostaria de montar meu próprio laboratório. Como faço um plano de negócios para esse setor? Obrigada

  14. Clovis Rodrigues disse:

    Pro pessoal em dúvida sobre iniciar um negócio, criar um bom plano, sugiro que leiam o livro: “O segredo de Luiza”

  15. neide ferreira alves disse:

    gostaria de saber como me posicionar para conseguir cliente tenho tudo montado site sou registrado documentação completa carro proprio cem fardamento mas não consigo penetração de mercado sou pós graduado em administração de segurança publica e privda ulbra-canoas não entendo talvez falte algo que não sei dizer o que e mas sei que falta sei implantar serviço sei execução controle total gasto custo operacional receita de como pagar as despesas e a implantação mas não consigo entrar no mercado acho que falta um plano ou uma meta ou um plano estrategico ou uma prospecção de mercado não sei dizer gostaria de uma ajuda se for possivel ficarei grato att obrigadu.

    • paulo augusto santos disse:

      Olá, pelo pouco relatado você tem uma prática administrativa, um pouco de imobilizado, mas lamentavelmente ainda falta muito em recursos pois o capital para entrar nesta àrea e alto em termos de investimento, seria interessante você começar por uma prestação de serviços gerais de asseio e conservação, fazendo um plano de negócios e um bom marketing, diz o jargão que a propaganda é a alma do negócio, vá em frente e boa sorte. Paulo Augusto/Vigilante

  16. Francisco Frederico disse:

    Ótimas informações, preciso criar uma empresa de exploração e vendas de pedras ornamentais; necessito de um modelo de plano de negócios para servir de orientação naquilo pretendo desenvolver. Grato,

  17. Cristiano Vieira disse:

    Boa noite.

    Sou engº civil e estou pensando em montar uma empresa que venderá sorvetes, comecei fazer um plano de negócios, mas não tenho um modelo e também não sei como fazer os outros planejamentos até a implantação do negócio, vocês poderiam me explicar um passo-a-passo dos documentos ou indicar um software que ajuda a fazer todos os documentos, como: plano de negócio, cronograma físico x financeiro, planejamento financeiro, plano de marketing e os outros necessários.

    Muito Obrigado.

  18. reginalia disse:

    olá estou preste a comesar um pequeno negócio,em estampária e gostária de obter exemplos de negócio,no bairro em que resido não tem esse tipo de concorrente quais as chanses para alavancar meu negócio me ajudem por favor

  19. Maria Valeria Aves Celestino disse:

    Sou arquiteta, em abril participarei de um curso de Paisagismo em Holambra/SP e pretendo abrir um negócio de Paisagismo e Jardinagem.
    Adorei conhecer vocês e gostaria de receber no meu e-mail tudo que vocês tem pra oferecer de ajuda para que eu posso desenvolver esse projeto.

  20. Raiane disse:

    Mais alguém me ajuda a elaborar um plano de negocios’

  21. Lúcio Dias disse:

    Gostaria de saber por onde começar para abrir uma financeira,gostei das dicas mais não consegui iniciar.
    Grato.
    Lúcio

  22. djalma disse:

    ola! pretendo montar uma empresa de pre fabricados pra execução de casas e fechamentos de paredes de galpões,tenho projeto e patente requerida, como montar meu plano de negocios?

  23. Agenor Rodrigues disse:

    Quero montar cozinha para distribuição de quentinhas, como faço um plano de negócios para esse setor? obrigado

  24. Ivo Luiz de Souza disse:

    òtimas informações para elaborar um plano de negócios, tenho interesse de montar o meu próprio negócio, uma loja somente de produtos femininos, mora numa cidade do interior com populaçao superior a 200 mil habitantes, tenho que fazer a coisa certa, nao posso errar, ja tenho 50 anos. Me ajudem….
    Ivo Luiz.

  25. Luiz A Biasetton disse:

    Estou interessante para montar uma empresa de reciclagem de plásticos em Sao Bernardo do Campo . pois eu tenho um terreno mais ou menos 4.000,00 .Eu gostaria de buscar as informações sobre o plano de negocio e tenho muitas duvidas e também pretendo buscar o novo socio
    Fico no aguardo

  26. Dariana Meritello disse:

    Boa tarde, gostaria de montar uma loja de tortas, doces e salgados em Belford Roxo, no Bairro do LT XV, não há uma loja aqui que venda esses produtos. Gostaria de saber com quanto tenho que ter para montar uma loja pequena. Desde já, obrigada.

    Dariana Meritello

  27. Ana Elisabete disse:

    Gostaria de abrir um salão das unhas como iniciar meu plano de negocio?

  28. Fernando Faria disse:

    Olá pessoal, quero parabenizar este site, pelo material publicado, abri uma empresa de transporte em Simoes Filho, região metropolitana de salvador, atuamos com mudanças residencias e comerciais (corporativa), Estava com dificuldades também de montar meu plano de negocio, lendo esse artigo consegui tirar muitas dúvidas, mas quem puder e tiver um plano de negocio ja feito por favor me enviar. Gratoo

  29. Aline disse:

    ola queria uma ajuda estou afim de montar um buffet infantil(algo simples para as pessoas de classe media e classe baixa algo que seja economico)só que nao tenho nada ainda nao tenho grana, entao gostaria de saber como faço para ter meu proprio empreendimento quantos eu gastaria para fazer um lugar simples e equipado com brinquedos infantil mas lembrando que o lucal seria alugado pois ainda nao tenho espaço comprado Obrigadoooo

  30. JOSÉ AFONSO PIVA disse:

    Excelente site. Acredito que tenha ajudado muitas pessoas.
    Gostaria de montar um negócio de coleta e venda de sucatra de intens de informática, celular, etc. Você tem alguma informação deste negócio.
    Muito obrigado,

    Piva

  31. Wilma Campos disse:

    Excelente materia. Estou reabrindo meu negocio de organizacao de eventos, mas, apenas um nicho do leque: Confraternizacoes para empresas.Devido ter mudado de municipio, vejo grande possibilidade no local. Com certeza, elaborarei um Plano de Negocios, que me mostrara as condicoes que preciso conhecer. Agradeco, e continuarei a lhe acompanhar.

  32. marcos vinicius disse:

    boa tarde,eu queria monta um pequena fabrica de biscoitos amanteigados caseiro NA MINHA CASA. já que sei fazer 10 qualidade de biscoitos. mais não sei por onde começar alguem tem um IDEIA Q POSSA ME AJUDAR OBRIGADO

  33. Edson Cardoso disse:

    Trabalho já a 22 anos com eletricidade e tenho um grande desejo de ter o meu próprio negocio,já tenho até um cnpj mais sempre encontrei muitas barreiras a frente de minhas decisões e vejo que posso segui em frente com a ajuda de desse kit,trabalho de empregado em uma empresa prestadora de serviços aqui de minha cidade juazeiro do norte-ce a Coelce

  34. Josè disse:

    Gente esse pessoal do Guia de Negòcios sao demais muito bom mesmo Parabèns
    todos e obrigado por grandiosa ajuda valeu.

  35. Gilmara Palmeira disse:

    Olá!!
    Gostei muito das dicas.Mas já não tenho tanto tempo para fazer esse planejamento.Gostaria de saber se ainda é válido faze-lo mesmo já estando iniciando o negócio

    Obrigada!

    • Vinícius disse:

      Olá Gilmara!

      Com certeza é válido. O ideal é fazer o plano de negócios antes de iniciar, porém, fazê-lo depois de ter iniciado também lhe ajudará a ver com mais clareza seu negócio e definir onde você quer chegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

10 motivos para fazer um plano de negócios

10 motivos para fazer um plano de negócios

Fazer um plano de negócios é a base para abrir uma empresa de suc...
O que é um plano de negócios?

O que é um plano de negócios?

Todo empreendedor deveria saber o que é um plano de negócios e ut...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...

Curta O Novo Negócio!

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)