Business Model Generation

Business Model GenerationJá ouviu falar em Business Model Generation? Veja o que ele pode fazer pela sua empresa!

Você economizou até conseguir juntar dinheiro suficiente para montar o seu próprio negócio? Esse processo é essencial para conseguir estruturar a empresa e começar a operar as suas atividades sem nenhuma dívida, o que já é um primeiro passo rumo ao sucesso. Porém, só isso não é o suficiente para se dar bem no mercado, pois é necessário elaborar um PN (Plano de Negócios), o qual especifica todos s pontos do negócio.

O plano de negócio foi por muito tempo um dos principais métodos utilizados pelos empresários que estão começando e também por aqueles que desejam manter a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa. No entanto, com a evolução do universos dos negócio, surgiu a necessidade do uso de um método que proporcionasse ainda mais organização, foi daí que inventou-se o Business Model Generation, que se assemelha ao PN, mas possibilita um controle maior das atividades empresariais.

Você quer aprimorar o planejamento do seu negócio? Para fazer isso, uma boa alternativa é adotar o Business Model Generation. Mas, antes de tudo, é necessário conhecer o que ele realmente significa e como pode ser aplicado de uma maneira mais proveitosa. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre o Business Model Generation. Confira abaixo:

Entenda o Que é Business Model Generation

A mais nova Inovação Em Modelos De Negócios é o Business Model Generation (Modelo de Gerenciamento de Negócios), também chamado de BMG, uma metodologia empresarial que se assemelha ao plano de negócios, caracterizando-se por agrupar todas as informações de um negócio, que pode estar iniciando ou em andamento. Teoricamente, o Business Model Generation é definido como uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que possibilita aos empresário desenvolver e projetar modelos de empreendimentos novos ou que já existem.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Este modelo de gerenciamento foi criado pelo pesquisador em negócios, Alexander Osterwalder, entre os anos de 2004 até 2010. O Business Model Generation foi desenvolvido para funcionar como uma espécie de mapa visual, que é pré-formatado, contendo blocos do modelo de negócio, que são as categorias das atividades desenvolvidas em todos os setores do empreendimento.

O BMG se parece com o plano de negócios devido ao fato de possuir todas as descrições formais do negócio. Porém, neste método, o processo é realizado de maneira mais sintetizada e objetiva, tendo como intuito passar o máximo de informações em pequenos blocos, possibilitando que todas as pessoas possam visualizar o conteúdo e entender facilmente. Os blocos do Business Model Generation são dispostos em uma área central da empresa, ficando acessíveis para todos os gestores.

Como o Business Model Generation Ajuda o Empreendedor?

O Business Model Generation foi criado justamente para trazer mais facilidade para os empreendedores e realmente cumpre este papel, desde que, é claro, seja utilizado da maneira correta. Em primeiro lugar, o BMG é construído em forma de blocos, sendo que cada um tem informações sobre um determinado setor da empresa como, por exemplo, infraestrutura e relacionamento com os clientes, isso agrega praticidade para que o gestores tenham uma visão total do negócio.

Além disso, o Business Model Generation, também permite que o empresário tenha maior controle sobre todas as categorias do seu empreendimento, o que lhe permite conhecê-las com profundidade, sabendo quais são os seus pontos fortes e fracos, bem como o que pode ser feito para aprimorá-las e otimizar os serviços prestados pela empresa.

Conheça a Estrutura do Business Model Generation

Você está interessado em aprimorar o seu plano de negócios através do BMG? Para que isso aconteça, primeiramente é necessário conhecer a sua estrutura e como ela é aplicada. Por isso, conheça abaixo a estrutura do Business Model Generation:

1 – Infraestrutura do Negócio Business Model Generation

Ao montar um negócio próprio, é necessário ter em mente que infraestrutura é responsável por 50% do seu sucesso, a outra metade fica por conta do gerenciamento. Levando isso em consideração, uma das primeiras medidas do Business Model Generation é criar o bloco da infraestrutura, que apresenta todos os recursos que são necessários para que o empreendimento possa operar as suas atividades.

No bloco da infraestrutura, são dispostas as atividades que serão executadas pela empresa, bem como os materiais, pessoal e ferramentas que são necessárias para que elas se tornem viáveis. A partir daí, é feito um cálculo preciso para descobrir os valores que serão gastos para montar e manter a infraestrutura da empresa ativa durante o desenvolvimento das atividades.

Na etapa da infraestrutura, o BMG também projeta as possíveis alianças de negócios que a empresa pode fazer com outras organizações para maximizar os seus serviços. Por exemplo, um empreendimento que irá trabalhar com o desenvolvimento de softwares pode realizar uma parceria com uma marca de produtos eletrônicos.

2 – Oferta dos Produtos do Empreendimento

Antes de ser um empreendedor, é necessário que você se veja como um cliente do empreendimento e analise se compraria os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos. Para ajudar nesta análise, o Business Model Generation tem um bloco exclusivo para a oferta, que diz respeito aos produtos comercializados pela empresa.

No bloco da oferta dos produtos, é feita uma descrição de todos os produtos oferecidos pelo negócio e quais serão os preços praticados. Nesta etapa, verifica-se qual é o valor que as mercadorias têm para os consumidores, ou seja, quais são os seus benefícios, além dos aspectos que as diferenciam dos serviços semelhantes que são disponibilizados pelas concorrentes.

3 – Informações Sobre os Clientes no Business Model Generation

O que seria de uma empresa sem os clientes? Absolutamente nada, não é mesmo? Por isso, é preciso tomar todos os cuidados em relação aos consumidores do seu negócio. Este processo pode ser feito a partir do bloco de informações sobre os clientes, que é considerada uma das partes mais importantes do BMG, que se incumbe de levantar todas as informações sobre o público da organização.

Na construção deste bloco, é feita a determinação de qual será o segmento em que a empresa irá atuar, o que, consequentemente, define quem será o seu público-alvo e os tipos de produtos ou serviços que serão prestados. Com base nestas informações, pode-se estruturar estratégias para se relacionar com os clientes, bem como os melhores canais de comunicação e distribuição que podem ser usados para atingir o público com maior eficiência.

4 – Finanças do Negócio no Business Model Generation

Uma das questões mais importantes de qualquer tipo de negócio são as finanças, pois qualquer descuido neste setor pode gerar inúmeros prejuízos. Para evitar que este problema aconteça, o Business Model Generation conta com bloco das finanças do negócio, que estuda e controla todos os pontos que envolvem o dinheiro do empreendimento.

O bloco de finanças do BMG serve para estruturar todos os custos que a empresa terá, desde a compra da matéria-prima até o pagamento da equipe de funcionários. Além de promover o controle de receitas, ou seja, dos valores que entram e que saem do caixa do empreendimento, evitando que ocorram desvios ou desperdícios de capital.

Perceba que é um sistema de organização muito apurado e detalhista, focando em todos os pormenores do seu negócio. Com isso, uma empresa que esteja com dificuldades financeiras ou organizacionais, mesmo que já tenha um período de mercado, pode, perfeitamente, atingir a excelência em poucos meses aplicando o processo de Business Model Generation.

Como Aplicar o Business Model Generation?

O Business Model Generation tem sido cada vez mais adotado pelos empreendimentos devido às facilidades que oferecer e à praticidade de colocá-lo em prática. Para aplicar o BMG, é bem simples, basta construir o seu planejamento, tendo como base todos as categorias citadas anteriormente.

Os blocos devem conter informações concisas, sendo dispostos em formato de um painel, que tem que ser discutido com os gestores do negócio e posteriormente disponibilizado em uma área central, em que todos possam acompanhar a sua aplicação e andamento.

Faça o possível para trabalhar uma linguagem direta, clara e simples, quanto mais objetiva for a sua explanação, melhor será assimilada e cumprida. Trabalhar juntamente com imagens no Business Model Generation costuma trazer melhores resultados, por isso, procure fazer esquemas gráficos também. Procure agora mesmo Business Model Generation Livro!

E Você, Que Tal Aplicar o Business Model Generation em Sua Empresa?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA