O que é Análise Swot e como fazer? Guia Passo a Passo COMPLETO

O que é Análise Swot e como fazer
A análise swot pode melhorar o desempenho da sua empresa através da identificação de informações e cruzamento. Veja mais sobre análise swot, etapas e como fazer

A análise swot é muito importante para que as empresas melhorem o seu desempenho interno e posicionamento externo. Uma organização que pretende ser bem sucedida deve reunir um conjunto básico de características, que consiste em saber identificar quais são as suas forças e fraquezas, bem como as oportunidades disponíveis no mercado.

Para auxiliar as empresas na identificação dos fatores que a ajudam a se planejar e otimizar o seu desempenho foi desenvolvida a análise swot, que permite a realização de um estudo aprofundado do ambiente para posteriormente adotar estratégias assertivas de atuação no seu segmento.

Está interessado em saber mais sobre a análise swot? Acompanhe este conteúdo que iremos ensinar tudo sobre o assunto:

O Que é Análise Swot

A técnica de análise swot foi desenvolvida pelo norte-americano Albert Humphrey durante a criação de um projeto de pesquisa feita pela Universidade de Stanford, entre as décadas de 1960 e 1970.

A análise swot (Strengths = Forças, Weaknesses = Fraquezas, Oppotunities = Oportunidades e Threats = Ameaças), também pode ser conhecida pela sigla Fofa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

A swot é uma ferramenta comum na administração de empresas para fazer uma análise ambiental, funcionando como base para a gestão e o planejamento estratégico da empresa.

Apesar de ser mais detalhada, a execução da análise swot é bastante simples e pode ser usada para analisar qualquer tipo de negócio, pois compreende desde a implementação de um blog até novos direcionamentos para uma empresa multinacional.

Através da swot é possível identificar a posição estratégica da empresa e buscar um novo posicionamento no mercado.

Qual é a Importância da Análise Swot

A análise swot é de suma importância para o melhoramento do desempenho da empresa. Através dos resultados obtidos pela swot é possível obter uma síntese das características internas e externas da organização, identificar os itens que são essenciais para a gestão, estabelecendo prioridades de atuação, preparar opções estratégicas considerando os riscos e problemas a resolver.

Além disso, a análise swot fornece um diagnóstico completo da empresa, apontando quais são os pontos positivos, aqueles que devem ser corrigidos e melhorados, quais são as possibilidades de crescimento e a identificação de oportunidades.

Também viabiliza a previsão de vendas de acordo com as condições de mercado e capacidades do empreendimento, promove a integração e padronização dos processos para reduzir o desperdício de tempo, e traz dados confiáveis para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades.

Composição da Análise Swot

O que é Análise Swot e como fazer
A análise swot é composta por forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

1- Strengths/Forças

As strenghts também conhecidas como forças, caracterizam-se como as vantagens internas que a empresa possui em relação aos seus concorrentes.

Oferecer um produto de boa qualidade, ter solidez financeira ou dar um bom atendimento aos clientes podem ser considerados de strengths da empresa.

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Este é um dos pontos mais importantes, juntamente com as fraquezas, sendo considerados decisivos no relatório e análise da Swot.

2- Weaknesses/Fraquezas

As weaknesses são as fraquezas de uma empresa, ou seja, as desvantagens internas da organização em relação aos seus concorrentes. Por exemplo, ter um custo alto de produção, possuir instalações inadequadas, uma má imagem no mercado ou uma marca fraca.

Perceba que existem diversas fraquezas que uma empresa pode ter, por isso é importante avaliar a fundo e listar todas, caso contrário o relatório pode ser “deturbado”.

3- Opportunitties/Oportunidades

As opportunitties ou oportunidades são os aspectos externos favoráveis, que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa. Como exemplos de oportunidades podemos citar a alteração nos gostos dos clientes, falência de empresas concorrentes, entre outras coisas.

4- Threats/ Ameaças

As threats ou ameaças são os aspectos externos negativos que podem colocar em risco as vantagens da empresa. Por exemplo, a inserção de novos competidores no mercado, a perda de trabalhadores importantes, crise no setor de atuação, entre outros.

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Como Fazer a Análise Swot

Para fazer a análise swot a empresa deve fazer um estudo aprofundado de todos os fatores que fazem parte desta ferramenta.

O primeiro passo consiste na organização fazer um levantamento interno de quais são os seus pontos fortes, tanto internos quanto externos como: ter uma equipe profissional muito qualificada e ter uma marca forte no mercado.

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A segunda etapa da análise swot consiste na identificação de quais são as fraquezas da empresa, sendo necessário analisar as questões externas, internas, os profissionais e todos os processos realizados para a entrega do produto ou serviço.

Na terceira etapa, o gestor pesquisa quais são as oportunidades de mercado para a empresa, como é o caso do aumento da renda da sua fatia de clientes, carências e alta demanda no mercado de determinados produtos.

Por fim, na última fase da análise swot é feita a identificação de quais são as ameaças da empresa, sendo uma das partes mais importantes para o planejamento estratégico, pois permite que ela se prepare para enfrentar os pontos negativos no seu setor de atuação.

Para verificar as ameaças é necessário estudar as questões internas, mas, principalmente, as externas, tais como os concorrentes menores que estão crescendo rapidamente e podem vir a tomar parcela significativa do mercado da empresa.

Análise Swot Cruzada

O que é Análise Swot e como fazer
Veja como fazer o cruzamento de dados na análise swot

Não basta apenas fazer a análise swot, também é necessário cruzar os resultados obtidos para construir um planejamento estratégico, delineando estratégias mais assertivas para melhorar o desempenho da empresa.

Isso porque, o objetivo da análise swot é justamente permitir que sejam estabelecidas estratégias de crescimento e expansão da empresa.

Veja a seguir como fazer a análise swot cruzada:

1- Pontos Fortes X Oportunidades

Para cruzar a análise swot é preciso iniciar confrontando os pontos fortes da empresa com as oportunidades. Neste caso, faz-se um estudo para identificar como os pontos fortes da empresa podem ajudá-la a aproveitar as oportunidades do mercado ou criar as próprias oportunidades.

2- Pontos Fortes X Ameaças

Cruzar os pontos fortes com as ameaças é essencial para que a empresa possa modificar as desvantagens e transformá-las em pontos positivos por meio daquilo que possui como vantagem. Se um empreendimento tem uma boa imagem no mercado, consequentemente, pode usar este fator para atrair os consumidores dos concorrentes.

3- Pontos Fracos X Oportunidades

Confrontar os pontos fracos com as oportunidades funciona como uma estratégia de reforço, que ajuda a aproveitar melhor as oportunidades disponíveis para a empresa.

Numa situação em que a empresa é considerada pequena e não ameaçadora pelos demais concorrentes, mas tem um produto de boa qualidade, ela pode aproveitar esta despreocupação para potencializar a sua comunicação e publicidade para atrair novos clientes.

4- Pontos Fracos X Ameaças

Por fim, é preciso cruzar os pontos fracos com as ameaças, o que é uma estratégia defensiva, como possíveis modificações profundas para proteger a empresa.

A partir deste cruzamento de dados, pode-se analisar quais são os pontos fracos que tendem a se tornar ameaças para as empresas como, por exemplo, um atendimento de má qualidade que deve ser melhorado para que os clientes não recorram aos concorrentes.

O que acha de iniciar a análise swot do seu negócio agora mesmo? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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