A Importância de um Plano de Negócios

A importância de um Plano de Negócios
A importância de um Plano de Negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empresário a montar a sua empresa, normalmente o aconselha a elaborar um plano de negócio. Mas você realmente sabe o que é isso? O que normalmente vem à sua mente quando se ouve falar de um plano de negócios?
Para a maioria das pessoas, a imagem é de um documento chato e bem grande, que é apenas uma mera formalidade. Entretanto, saiba você que planeja ser um empresário de sucesso, que um plano de negócios pode ser uma das ferramentas mais importantes para alcançar o sucesso empresarial.

O erro mais comum que um novo empresário pode cometer é ignorar a elaboração de um plano de negócios. Para muitos não passa de um papel com termos complicados, uma tarefa difícil de ser terminada com um enorme suspiro de alívio ao final, para em seguida ser guardada em uma gaveta e rapidamente esquecida.

Se você perguntar a empreendedores bem sucedidos se eles tinham um plano de negócios quando começaram a investir, muitos dirão que não, simplesmente porque é legal e mais descolado dizer que não, mas a maioria teve sim. É como perguntar às pessoas se elas estudaram no colégio, muitas negam terem sido um bom aluno, porque não é bom para a popularidade. Mas um bom empreendedor sabe que o documento é importante.

O Que é um Plano de Negócios?

Este documento nada mais é que uma espécie de roteiro a ser seguido para se conseguir chegar ao sucesso. Ele é totalmente individual e deve ser elaborado para cada empresa, pois cada um tem necessidades diferentes. Mesmo que seja o mesmo segmento de mercado de um amigo, melhor pedir um plano de negócios seu, pois suas condições são diferentes das dele.

Esta ferramenta é a responsável por fazer toda a mágica acontecer, pois um plano de negócios quando elaborado corretamente é capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do seu empreendimento. O plano vai lhe dar informações do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. Ou seja: tudo o que você precisa saber para tirar a sua empresa do papel e abrir as portas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quando um consultor em gestão te dá a dica de elaborar os objetivos empresariais e as metas para conseguir chegar até eles em um papel, na verdade ele está te pedindo para fazer um plano de negócios simples. Se você já fez isso, então você já elaborou um plano de negócios e nem sabia!

Quem Pode Fazer e Quanto Custa um Plano de Negócios?

Em teoria você pode ler informações sobre isso e elaborar o seu próprio plano de negócios, mas pode não ser tão simples. O ideal é contratar uma  empresa de consultoria empresarial com experiência para te guiar no formato correto de elaborar o documento.

Embora o pagamento não seja caro, comparado ao trabalho a ser realizado, uma vez que o consultor empresarial irá analisar o mercado, fazer uma pesquisa ampla e calcular os resultados do futuro negócio usando todo seu conhecimento e experiência para tal, para alguns empreendedores pode não ser possível pagar de 6 a 20 mil reais para elaborar um plano de negócios. Se você se enquadra nesta categoria conheça o kit Como Abrir Um Negócio.

O valor do plano de negócios depende em parte também do quanto você vai participar na elaboração do mesmo. Por exemplo, se você já tem um rascunho do plano de negócios e está disposto a participar ativamente da busca de informações, o consultor será como um orientador no processo, diminuindo o valor do investimento no plano de negócios.

De fato a participação do empreendedor na elaboração do plano de negócios é muito importante, pois é através deste trabalho que ele conhecerá melhor sua ideia de negócio e que se tornará sua empresa, conhecendo os fundamentos que o levaram a entrar naquela atividade, detalhes do mercado, formação dos preços, pontos estratégicos do negócio, etc.

O que é preciso saber é que não basta fazer um plano de negócios, é preciso usá-lo para acompanhar o desenvolvimento da empresa. Todas as informações importantes estão no plano. Conforme o tamanho da empresa este plano de negócios servirá como base para o planejamento estratégico que se desdobrará em outros planos menores, de marketing, de produção, financeiro, plano de vendas, etc.

O processo é contínuo. Planeja, executa o planejamento, controla os resultados, corrige os pontos que não foram conforme o plano e começa o ciclo novamente.

Se você já tem noção sobre o assunto, pode fazer um rascunho de um plano de negócios por si mesmo. Mas isso, se você não precisa mostrar um documento para investidores, banqueiros, incubadoras, parceiros e outras pessoas de fora, pois estes se interessam por um documento mais elaborado e por vezes em formato específico por eles exigido.

Muitas pessoas buscam um plano de negócios pronto no Google, porém, saiba que devido as especificidades de cada negócio você certamente não encontrará um que seja adequado às suas necessidades.

Preciso de um Plano de Negócios Para Comprar Uma Franquia?

Comprar uma franquia por si já passa uma ideia de que você irá iniciar um negócio de sucesso e muitos empreendedores optam por este tipo de negócio justamente por este atrativo. No entanto, não é porque a franquia é rotulada como um negócio de sucesso que você não precisa fazer um plano de negócios.

Comprar uma franquia, seja ela Havaianas, O Boticário ou uma franquia da Brahma, exige estudo, pois, caso contrário sua única referência será do maior interessado no negócio que é o franqueador, o dono da franquia. Seria o mesmo que comprar um carro usado confiando apenas na opinião do vendedor.

Por Que Você Precisa de um Plano de Negócios?

Você pode pensar que não, mas no fundo há uma necessidade de se ter um plano de negócios escrito. É através do plano que você passará de uma simples ideia para a análise de uma oportunidade real de negócios. Algumas pessoas criticam a elaboração de um plano de negócios, dizendo que quase nunca ocorre conforme planejado. No entanto, esta é sua melhor chance de prever o futuro, levantando informações e agindo de acordo. Se alguém conhecer alguma ferramenta melhor pode indicar, rsrsr.

Existe uma grande diferença entre planejar uma empresa mentalmente e no papel. Quando se faz tudo mentalmente o dinheiro acaba mais rápido, aparecem mais imprevistos, você esquece de aspectos determinantes para o sucesso do negócio, pois nossa mente é limitada e só pode concentrar em uma ou duas coisas ao mesmo tempo. Além do mais como tudo está na mente fica difícil contar com a ajuda de outros na implementação do negócio.

O ideal é colocar tudo no papel. Se acabar o dinheiro para investimento, pode haver uma saída movendo recursos de um local para outro, alterando política de vendas à prazo ou alugando uma máquina ao invés. Como saber disso rapidamente? Consultando o plano de negócios, sempre à mão.

O Que Achou Das Dicas Sobre a Importância de Um Plano de Negócios? Comente:

4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela dica,o plano de negócios são todas
    as informações importantes,colocadas no papel na ordem certa de execução.

  2. Sempre estou pensando em montar negócios diversos. Mas sem dúvidas, qualquer que seja o escolhido, este deverá ser bem planejado através de um plano de negócios bem elaborado, explorando todas as possibilidades do novo empreendimento. É realmente fundamental para o sucesso do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA