10 motivos para fazer um plano de negócios

Por:

Plano de negóciosFazer um plano de negócios é a base para abrir uma empresa de sucesso, bem como uma ferramenta importante para monitorar o progresso e crescimento da sua empresa. Logo abaixo destacamos 10 motivos principais pelas quais você deve fazer um plano de negócios.

1. Conseguir investidores

Para que as pessoas decidam se devem empregar dinheiro no seu negócio, elas necessitam conhecer o máximo possível sobre como operará seu negócio e como seu dinheiro será gasto. Um investidor ao decidir se investe no seu negócio considera objetivamente apenas o risco e o retorno do investimento.

Apenas falar que seu negócio terá retorno financeiro não é suficiente para atrair a atenção de investidores, muito menos para conseguir financiamento nas instituições financeiras.

2. Conhecer os recursos financeiros necessários para abrir o negócio

O processo de elaborar o seu plano de negócios irá forçá-lo a analisar sua situação financeira e colocar os pés no chão. Uma característica dos empreendedores é acreditar nos seus sonhos e muitas vezes o fato de ser um sonhador pode fazê-lo ignorar os aspectos financeiros da ideia de negócio. Um plano de negócio ajudará a ficar mais próximo da sua realidade financeira.

3. Definir cada área da empresa

O plano de negócios lhe permitirá ter uma visão geral de todo o funcionamento da empresa e assim definir cada área especificamente. Você saberá o que, quem, onde, quando, porque e quanto custa cada operação da sua empresa.

4. Conhecer o mercado

Através de pesquisas, análises e o plano de negócio escrito que o empresário fará, proporcionará uma visão global de de como funciona o mercado concorrente, consumidor e fornecedor em que  ele vai entrar. Se usados corretamente estes detalhes pode lhe permitir uma vantagem frente à concorrência.

5. Estabelecer metas e objetivos

Você será capaz de prever onde a seu negócio estará em três meses, seis meses, um ano, ou cinco anos. Além de planejar o funcionamento do futuro negócio e verificar a viabilidade, você estará dando um norte para a empresa seguir através do estabelecimento de objetivos e metas. Você terá a habilidade de estabelecer objetivos alcançáveis para você e seus funcionários.

6. Saber se o negócio vai funcionar

Ao fazer um plano de negócios detalhado e avaliar cada aspecto do futuro negócio, você descobrirá se sua ideia é de fato viável financeiramente e ajudará a prever as reais chances de sucesso do futuro negócio. Cuidado com os planos de negócios prontos, nenhum negócio é igual a outro. O que você precisa é de orientação para criar seu plano ou de uma ferramenta como o kit Como Abrir Um Negócio.

7. Conseguir financiamento extra

Para assegurar o financiamento adicional ou empréstimos, seu plano de negócios pode demonstrar que você tenha atingido as metas e ilustrar o crescimento da empresa e a necessidade de financiamento adicional.  De acordo com seu planejamento você pode detectar que haverá uma oportunidade de crescimento futuro e que a nova empresa precisará de financiamento adicional nesta época.

No Brasil especialmente há uma facilidade maior para obter financiamentos para empresas com mais de um ano de funcionamento.

8. Para crescer a empresa

É muito mais fácil crescer sua empresa com um bom plano de negócios para orientá-lo. Agora que o negócio está em andamento os dados são mais reais e, portanto é possível acertar mais. Além do que você já tem toda experiência na atividade empresarial.

9. Facilidade para implantar um plano de Contingência

Os planos de negócios frequentemente incluem alguns planos de emergência, em virtude de ter o documento escrito disponível, você pode ver como e onde você pode fazer essas mudanças de forma relativamente rápida, se e quando necessário.

10. Para controlar seu negócio

O plano de negócios deve servir como uma ferramenta de negócios em andamento que você pode usar para monitorar seu progresso como empresário. Como você ao fazer o plano de negócios definiu objetivos e metas, ele servirá para acompanhar o andamento do negócio.

Lembre se do ciclo. Planeja, executa, verifica os resultados e age corretivamente para melhorar o processo.

ciclo pdca

Conheça o kit Como Abrir Um Negócio que além de lhe conduzir a todas estas análises ainda conta com cálculos automatizados de viabilidade.

Gostou do artigo para fazer um plano de negócios? Compartilhe com seus amigos no Twitter e Facebook.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



7 comments on “10 motivos para fazer um plano de negócios
  1. Luk Monteiro disse:

    Como montar um Centro Cultural?
    Teatro
    Cinema
    Sala de Artes
    O que é preciso para realizar este empreendimento?
    Grato.
    Luk Monteiro

  2. elisangela disse:

    Como montar,e o que é necessario para montar uma fabrica pequena de sofás(capotaria)?

  3. elisangela disse:

    Tudo o q precisa e e quanto mas ou menos precisar para abrir uma pequena empresa de estofado de sofá?

  4. isaac disse:

    quando gasto para abrir uma grafica rapida??

  5. Genival disse:

    Gostaria de mais informaçoes de como montar um plano de negocio pois quero abrir uma oficina mecanica.

  6. luiz disse:

    gostaria de abrir uma empresa para serviços de terceirização de empregos, mas não sei como funciona, então gostaria de algumas idéias

  7. adilson leal disse:

    MEU NOME ADILSON, QUERO MONTAR UM PEQUENO NEGOCIO, UMA CHOPERRIA ONDE JA TENHO LOCAL E SO FALTA MONTAGEM, E QUERO SABER TAMBEM SE CONHECE ALGUMA DISTRIBUIDORA DE CERVEJA PARA ELES FORNECEREM CHOPERIA E TAMBEM AS MESAS E CADEIRA PARA COMEÇAR NEGOCIO EFIM GOSTARI DE ALGUEM DICA PARA COMEÇAR OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)