Quanto Custará Meu Negócio?

Quanto custará meu negócio
Quer abrir um negócio e está se perguntando quanto custará meu negócio? Veja aqui o valor do investimento do seu negócio.

Uma dúvida comum a todo empreendedor é quanto ele gastará para abrir seu próprio negócio. Muitos pensam que simplesmente podem imaginar um valor aproximado e que isto é o suficiente, porém uma estimativa feita sem um planejamento detalhado é mero palpite, um verdadeiro “chute”, e quem gostaria de investir suas economias em um “chute”? Caso você tenha decidido por fazer um bom plano de negócios, por favor, continue, mas caso você considere possível abrir um negócio na base do “achometro” esqueça esta idéia de próprio negócio agora mesmo, pois você certamente vai perder dinheiro.

Abaixo discriminamos alguns dos itens mais comuns, necessários para chegar ao valor do investimento inicial para abrir seu negocio / empresa:

    1. Legalização do negócio – Valores relativos aos gastos com o registro do negócio. Quando o negócio é bem pequeno, pode se estudar a possibilidade de começar em casa, informalmente, para depois expandir e legalizar.
    2. Reformas e benfeitorias – Dinheiro necessário para adequar instalações, pintura, fachada da empresa, (gastos antes de abrir o negocio)
    3. Capital de giro – Este item tem que ser cuidadosamente calculado, pois é uma das principais causas de mortalidade de empresas. Capital de giro é o dinheiro necessário para abrir e funcionar plenamente sua empresa;
    4. – Financiamento de vendas a prazo: Prazo médio de recebimentos e de pagamentos. Neste item você deve prever como será sua política de vendas e de compras.

Por ex: Vendas totais 20mil por mês, previsão de vendas a prazo 50% com 30 dias, compras à vista. Logo, você precisará bancar 50% das vendas do mês inicial com capital de giro. Ou seja, sua previsão de capital de giro para financiar vendas a prazo será de 10mil relativo às vendas do primeiro mês que necessitarão serem repostas no estoque. Este é um exemplo simples, mas haverá casos em que você financiará suas vendas em 6 vezes e ainda comprando a prazo, onde os cálculos serão bem mais complexos. Caso tenha dificuldade para fazer estes cálculos do crédito da empresa, nosso programa faz todos estes cálculos automaticamente poupando tempo e dinheiro.

  1. Caixa mínimo: Capital necessário para cobrir os custos totais da empresa (fixos + variáveis) em um dado período calculado a partir do seu prazo médio de pagamentos e recebimentos;
  2. Moveis e utensílios – cadeiras, balcões, vitrines, etc.;
  3. Maquinas – Máquinas que serão utilizadas nos processos operacionais da empresa, ex: computadores; fornos (no caso de uma panificadora), etc.;
  4. Equipamentos – Equipamentos necessários para o negocio específico que você pretende iniciar; ex: ferramentas (empresa de manutenção);
  5. Softwares – software para controle de estoques, por exemplo;
  6. Veículos – Ao abrir um negócio é sempre indicado imobilizar o mínimo de capital, pois assim você diminui o risco do empreendimento, logo, se possível evite a compra de veículos, e terceirize as entregas por exemplo.
  7. Imóveis – o mesmo princípio utilizado para veículos se aplica para imóveis. É muito mais fácil e barato rescindir um contrato de locação do que vender um imóvel, logo siga em mente que deverá imobilizar o mínimo de capital;
  8. Seguros – avalie a necessidade de acordo com sua região de atuação, ex: incêndio, roubo, etc.;
  9. Propaganda e Marketing – Propaganda em TV, rádio, jornais de grande fluxo e locais, revistas especializadas e Internet, panfletos para distribuição em locais com grande fluxo de pessoas, etc;
  10. Cursos e treinamentos – Necessários tanto na administração quanto na realização dos processos operacionais do seu negocio / empresa; ex: curso de atendimento, curso de administração de pequenos negócios;
  11. Estoque Inicial – qual a necessidade de estoque? Levante quais itens você deverá ter no estoque ao abrir seu negocio / empresa, verifique qual o prazo de reposição (em quanto seu fornecedor consegue entregar os produtos para reposição no estoque – do pedido até a entrega) e faça uma previsão de vendas, por exemplo: Papelaria: você calcula que venderá 20 pastas por mês, e o prazo de reposição é de 15 dias, logo você precisará ter no estoque 10 pastas.
  12. Matéria prima inicial – No caso de sua empresa / negocio fabricar algum produto, ainda no exemplo de uma panificadora, ex: faria de trigo, fermento, etc.;

Faça um levantamento de todos os itens acima e você terá uma previsão de quanto gastará para abrir seu negocio / empresa. Você pode ainda adicionar 10% ou 20% como reservas para contingências, de acordo com cada tipo de negócio.

Olhando todos estes cálculos pela primeira vez é possível que alguém pense que é um exagero, o que estas pessoas não sabem é que é muito mais caro você errar na prática do que no planejamento.

Imagine por exemplo: Você não calcula seu prazo médio de recebimentos / pagamentos e tão pouco o estoque inicial, abre seu próprio negócio, no segundo mês percebe que está sem estoque e com o caixa vazio porque parcela suas vendas em cinco vezes e compra somente a vista. Agora você tem poucas opções: conseguir comprar a prazo, usar o cheque especial / descontar suas contas a receber no banco ou ficar com poucos produtos no estoque, fazendo com que seus clientes não voltem à sua empresa, ao perceberem que o que procuram está sempre em falta. Todas estas opções podem custar o sucesso do seu negócio / empresa.

Em resumo: quanto mais você planejar maior será sua chance de concretizar o sonho de ter seu próprio negocio. Se você acha estes cálculos complicados, não se preocupe, temos um material de apoio completo, inclusive com cálculos automatizados de viabilidade…

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Boa sorte

█║║║│█║║║█

Novo Negocio

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

8 COMENTÁRIOS

    • Sim, faz não só os cálculos do investimento inicial automaticamente, mas também todos os outros calculos financeiros, inclusive retorno do investimento, lucro, etc…

  1. Como faço pra ter esse cálculos automatizados de viabilidade de vcs? Tenho uma ideia de negócio, mas não sei como calcular direito os gastos que terei. Poderiam me mandar o link?
    Obrigado

  2. gostaria de saber como seria este calculo quero colocar uma lanchonete dai queria saber,oque vou gasta e quanto…
    qual valor minino que eu poderia iniciar?

DEIXE UMA RESPOSTA