Qual o melhor negócio?

Por:

Escolha do melhor negocioEncontrar um ramo de negócio lucrativo é o sonho de todos os empreendedores, porém para tornar este sonho em realidade é preciso muito trabalho, dedicação e planejamento.

Na definição do melhor tipo de negócio a ser iniciado é muito importante você levar em consideração suas habilidades, conhecimentos e experiências anteriores. Abrir um negócio totalmente estranho pode custar o sucesso da sua empreitada. Isto não quer dizer que você não deva abrir uma loja de venda de carros se nunca trabalhou em uma ou conhece bem o ramo, o fato é que é muito mais fácil planejar e administrar processos operacionais, mercadológicos e financeiros de um negócio que você já conheça.

Afim de descobrir qual o melhor negócio, levante todas as ideias de acordo com os critérios acima, sugerimos que você peque uma folha de papel e anote todos os possíveis negócios, sendo que neste momento não deve ser ignorada nenhuma ideia, por mais estranha que ela pareça, afim de não bloquear a criatividade.

Feito isso agora você deve analisar cada ideia, veja como anda a concorrência para cada tipo de negócio, se a concorrência vai bem é um bom sinal, imagine você em cada negócio, pense na estrutura necessária para abertura do negocio, você gostaria de ter tal negócio?
Neste ponto você deve ter descartado várias idéias de negócios e terá outras que podem ser o melhor negócio e devem ser analisadas mais profundamente.

Estude a vialidade do negócio

Normalmente, o sucesso está no usual e pode ser garantido com um bom planejamento. Claro que quando você descobre um negócio novo, você pode ganhar muito dinheiro, o que ninguém diz é que o risco é enorme, tanto é verdade que grupos empresariais investem tempo e dinheiro em pesquisa de novos negócios / produtos, porém o pequeno empreendedor normalmente não está preparado para assumir tais riscos e investimentos.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Faça um bom planejamento para cada idéia e analise detalhadamente, pois elas possuem características individuais que podem determinar o sucesso ou fracasso do seu novo empreendimento.

Um bom planejamento deverá responder algumas perguntas como:

  1. Qual o investimento necessário?
  2. Qual o prazo de retorno do investimento?
  3. Qual a previsão de lucratividade?
  4. Quais processos operacionais necessários?
  5. Qual a estrutura física necessária?
  6. Qual a estrutura de pessoal?
  7. Qual a necessidade de treinamento?
  8. Qual a melhor localização para seu negocio?

Pronto, feito o planejamento completo você tem em mãos como determinar o melhor tipo de negócio, levando em conta seus conhecimentos, experiências anteriores, interesses individuais e micro região de atuação. Não há uma fórmula mágica para determinar o melhor negocio, embora seu planejamento possa fazê-lo, muito menos o “melhor negócio” universal, no qual todos que o iniciem terão sucesso! Um bom plano de negócios é a ferramenta que o ajudará a encontrar o melhor negócio de acordo com suas características individuais. Veja também nosso artigo 10 motivos para fazer um plano de negócios.

É muito importante o comprometimento do empreendedor com o planejamento do negocio, lembre-se que é você quem vai administrar o novo negócio, logo quanto mais conhecer dele melhor. Talvez em algum momento você precise de ajuda profissional, contrate um consultor em negócios para auxiliá-lo ou veja nosso material sobre como abrir uma empresa / negócio.

Em resumo: Quanto mais tempo em planejamento for gasto, menos tempo e dinheiro você perderá em adequações ou ate mesmo na constatação da inviabilidade do negocio.

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

33 comentários sobre “Qual o melhor negócio?
  1. Paulo Souza disse:

    Estou pensando em um posto de gasolina, mas nao sei quanto vou gastar e nem sei se é um bom negocio. O que voces acham?

  2. Margareth disse:

    Gostei matéria. Ajudou a esclarecer minhas duvidas, pois vou abrir um sexy shop. ;)

  3. Maria Jessica disse:

    Sou uma adolescente de 16 anos e quero começar meu proprio negocio sei que muitos não acreditam em meu potencial mas não vão acreditar mais ainda quando ouvirem falar de minha empresa…

    • Novo Negócio disse:

      Aproveite que você ainda tem 16 anos e planeje bastante seu negocio antes de iniciar, leia blogs, revistas, veja videos sobre como abrir um negocio. Desta maneira quando tiver um pouco mais de idade poderá, com maior segurança, iniciar o proprio negocio.

  4. GRACIELA DA SLVA RIBEIRO disse:

    SOU ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO,QUERO MUITO DÁ O PRIMEIRO PASSO PRA VIDA EMPRESARIAL.TENHO VARIAS IDEIAS E MUITAS DUVIDAS.PARECE Q TUDO PENSO ALGUEM JÁ FEZ E Ñ DEU CERTO.

    • Novo Negócio disse:

      Graciela,
      Montar um negocio de sucesso dá trabalho. Você precisa escolher um ramo que melhor explora suas habilidades e interesses aliado a uma oportunidade de negocio. Veja nossa planilha para identificar a aproveitar uma oportunidade de negocio .Estou avaliando um negocio para abrir, ontem mesmo estava analisando e descobri uma oportunidade de negocio na minha cidade, porém já tenho outra escolha.Caso você queira conversar mais sobre o assunto envie um email

  5. jesse disse:

    sou artista plastico e trabalho com aerografia personalizando carros motos etc..viajo muinto até fiz um planejamento de como poderia unir o util ao agradavel penssei em montar uma van equipada de maneira que possa viajar ou ou montar uma loja virtual onde n mim arrisco muinto e economizo no custo etc e tal qual decisão tomar sera que a outra auternativa…gostaria de saber

    • Novo Negócio disse:

      Jessé;
      Para saber qual dos formatos de negocio é melhor é preciso avaliar os detalhes. Custos, operação, receita, perfil do publico alvo, concorrencia, etc.

      Faça um planejamento do negocio. Talvez até unir as duas idéias. Um bom plano de negocio lhe dará segurança para prosseguir. Nosso guia de como abrir um negócio lhe ajudaria. Ou você pode contratar uma consultoria.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.

  6. Josenildo disse:

    Olá, adorei todo o site, parabéns, vou recomenda-lo a amigos….possuo R$ 7.000, e gostaria muito de iniciar um negocio proprio, porém não sei qual área devo seguir, já pensei em van de hot dog, é uma boa? Obrigado!!!

    • Novo Negócio disse:

      Josenildo, no canto superior direito desta página há uma planilha para download a qual o ajudará a ter idéias de negócios e avaliá-las. Após definir alguamas das melhores idéias de negocios, faça um planejamento de cada uma utilizando nosso guia de como abrir um negócio. Assim você terá segurança para continuar. Talvez esta não seja a resposta que você procura, porém , para obter sucesso é preciso avaliar os detalhes do negócio, o que muda de região para região, empreendedor para empreendedor, não há uma idéia mirabolante de negócio que dará certo para todos, e sim um conjunto de fatores que farão seu negócio prosperar, e certamente o planejamento é o principal deles. espero ter ajudado.

  7. Rafael Vinicius disse:

    Oi bom eu estava pensando em abrir uma empresa q lave caixa d’ agua,queria saber se é um negocio bom na opinião de vcs

    desde de já agradeco

    • Novo Negócio disse:

      Pode ser, porém para responder ao certo é preciso fazer um planejamento antes de abrir a empresa. Avaliar o mercado, custos, receitas, quando você precisará prestar de serviços para ficar no zero a zero (ponto de equilíbrio).

      Olhando a resposta parece um pouco complicado, no entanto, é o que é preciso fazer para ter segurança e dar prosseguimento na sua idéia de negócio. No canto superiro direito desta página há uma planilha para download grátis que poderá te ajudar a “clarear” as idéias. Talvez até agregar mais serviços a sua empresa, instalação de antenas, pequenos reparos, etc. Caso sua região permita (volume de serviços e concorrência) você poderia abrir a empresa e prestar apenas um serviço, caso sua região de atuação tenha volume de serviços insuficiente para o negócio ser lucrativo, ai você poderia agregar outros serviços. Existe até uma franquia no seguimento de pequenos reparos e serviços domésticos, se não me engano o valor é de R$ 10 mil reais.

      Resumindo, faça um plano de negócios e terá segurança para aprimorar a idéia e seguir ou até mesmo iniciar outro tipo de negócio. Boa sorte.

  8. maria cristina disse:

    tenho um espaço de 80mts quadrados gostaria de estar montando um salao de festa infantil simples,com algumas mesas,maquinas de cachorro quente e pizza,é possivel?gostaria de mais ideias, sem mais obrigada.

    • Novo Negócio disse:

      Sim é possível. Por outro lado, você pode baixar a planilha grátis, (canto superior direito desta página) para avaliar outras idéias de negócios e descobrir qual o melhor negocio para seu espaço, levando em conta sua região, suas habilidades e desejos pessoais. Qualquer dúvida entre em contato.

  9. Sebastião Jorge disse:

    Olá, tudo bem?
    Pois então, estou querendo vender roupas em geral no interior de São Paulo, mas não sei qual vai ser a aceitação das pessoas da região.
    Será que vai ser uma boa idéia ou não?

    • Novo Negócio disse:

      Olá Sebastião!
      Pode ser um bom negócio sim, porém é preciso analisar os detalhes do negócio para ter segurança no prosseguimento! Nosso kit “Como Abrir Um Negócio” é completo para tal análise.
      Qualquer dúvida entre em contato.

  10. ana paula barboza leite disse:

    estou iniciando,um negocio no ramo de alimentaçao,tipo delivery com frangos assado,na regiao de praia,ja tenho uma maquina para inicializar e todo o produto pois inicialmente estou em casa e entrega em rua,porem smos apenas eu e minha filha parece incrivel mas a ideia veio dela com apenas 10 anos,tem sido um sucesso,ela me acompanha na entrega enquanto e em casa me ajuda atendendo.gostaria de saber como faço para estender meu negocio?a fase de dar certo ou nao ja nao me assusta pois fui investindo aos poucos até começar a trabalhar.

    • Novo Negócio disse:

      Parabéns pela idéia e iniciativa. Para entender melhor seu negócio, você precisa de um planejamento. Como você já está em ativididade é muito mais simples, pois você já tem os números do negocio. Um plano de negócios é feito normalmente antes do negócio funcionar e usado para acompanhar seu desenvolvimento.

      Nestes casos onde você iniciou o negocio sem um planejamento, voce pode fazer um planejamento igualmente com o negócio já em funcionamento.

      Você precisa entender melhor o negócio para que o mesmo possa crescer e para isto é necessário conhecer os custos de fabricação (frango, tempero, energia elétrica, gás, etc) para saber o seu verdadeiro lucro de acordo com o preço de venda que você pratica. Conhecer o perfil do seu cliente, localização, faixa etária, renda familiar, quantas pessoas residem na casa, etc. Elaborar um plano de marketing para seu pequeno negócio, dentre vários outros aspectos de um bom planejamento. Parece complicado mas acredite não é, mãos à obra.

      Continue lendo blogs, artigos, pesquisando na internet que há muitas informações disponíveis. Caso queir um material completo e com uma planilha para fazer os cálculos automaticamente temos nosso Kit “Como Abrir Um Negocio”!

      Boa sorte e até breve.

  11. Fernando de França disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de receber alguma dica para abrir um salao de festas, no inicio seria apenas o salão, mas tenho em mente alugar o salao ja decorado.

  12. Mauro disse:

    boa noite, ja sou empresário do ramo imobiliário e estou avaliando a possibilidade de abrir uma papelaria em minha cidade (negócios bem diferentes), acredito ja ter avaliado bem a idéia e fiz levantamento de espaço e localização (caso eu realmente entre neste ramo irei abrir em frente a uma das melhores escolas de minha cidade (fator positivo), minha duvida é com relação aos produtos que irei vender, como conseguir, como pagar, possibilidades de investir menos em produtos com representação para algumas marcas etc… se alguem que tem experiencia no assunto puder me ajudar eu agradeço muito.

  13. vania disse:

    para abrir uma cafeteria qual seria a media da população na cidade.

  14. João Lino disse:

    Olá, estou estudando já a alguns dias a possibilidade de abrir uma loja de artigos esportivos numa cidade de 30mil hab no estado de Mato Grosso, onde só há uma loja nesse segmento. Vou investir no mínimo 30mil de produtos para começar a loja, sendo tudo a vista. Já tenho nome e telefone de mais de 30 representantes comerciais, que é muito trabalhoso para conseguir. Tenho pensado em diversificar bastante a loja, como Tênis, botinas, bonés, bolas, troféus, medalhas, camisas de time, toalhas, meias, shorts, redes, mochilas, óculos de sol, artigos para natação, roupas para academia, camping, chinelos, etc. Meu perfil é bem administrativo e estou em parceria com uma grande amiga de muitos anos que é uma exímia vendedora e moramos na cidade há mais de 10 anos e somos muito conhecidos. O que acha da iniciativa? É propensa a dar certo? Confesso que estou um pouco temeroso, pois nunca tive comercio e sempre fui empregado, mas estou bem cauteloso e fazendo várias análises.
    Muito obrigado.

  15. eliete disse:

    Quero abrir a minha própria loja, mas não tenho dinheiro para ver um ponto.

  16. claudio disse:

    quero abrir um bar mais nunca trabalhei nesce ramo…

  17. cleiton disse:

    Oi, queria fazer casas para vender, pois já to ramo da construção civil há 5 anos, o problema é saber qual cidade daria mais certo nesse negócio e qual está em desenvolvimento.

  18. josmar da conceicao disse:

    Tenho 32 anos e chega de trabalhar para alguem, resolvi sair da minha empresa que trabalhei 8 anos e estou estudando um ramo de negocio, estive pensando em abrir uma loja de calçados femininos.. oque acham..

  19. IARA DELDUCK. disse:

    É EU TENHO 17 ANOS E JÁ PENSO EM MONTAR UMA EMPRESA PRA MIM.É O TEMPO PASSA MUITO DEPRESSA,E EU JÁ TENHO O DEVER DE PENSAR EM MEU FUTURO.ESTOU MUITO INDECISA. É EU ESPERO A RESPOSTA DE DEUS.

  20. carlos disse:

    ola..moro em uma cidade pequena coisa de 12000habitantes, e gostaria de montar um comercio, nao tenho muito dinheiro mas tenho uma sala de 10×16 sei que e fora de local mas talvez uma loja de peças de moto? ou de comfecçoes ou utilidade domesticas nao sei, por favor alguem pode ajudar uma dica sei la, por favor obrigado.

    • fernando disse:

      olha Amigo eu conheço um cara que fez um negocio numa cidade pequena o melhor a fazer e uma oficina de moto ou carro pq passano o tempo a cidade cresce e seu negocio fica mais conhecido e mais popular e vc gastara mais so com ferramnetas depois disso e só trabalho e lucro espero ter ajudado.

  21. fernando disse:

    pensei em uma novo negoico mais não terei previsão de quando erei lucra tipo comprano na enternete bem baratinho e revendeno em outro site ou fora memso tenho medo de dar errado e perder grana.

  22. Vanilda disse:

    Gostaria, de ser representante de um posto de atendimento Serasa Expirian. Porém não sei por onde começo.
    Vc sabe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Próprio negócio

Próprio negócio

No mundo Empresarial, é necessário mais que dinheiro e sorte par...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor de sucesso e que...
Onde montar minha loja?

Onde montar minha loja?

Onde montar minha loja? Essa é uma questão relevante que deve ser...

Curta O Novo Negócio!

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)