Gestão empresarial

gestao-empresarial
A gestão empresarial é fundamental para o sucesso de uma empresa. Aprenda o que é gestão empresarial, como fazer, vantagens e o que irá aprender em cursos de gestão de empresas

Gestão Empresarial: O que é, o que faz e a importância para o seu negócio

Você certamente já ouviu falar em gestão empresarial, um dos fundamentos para que o negócio possa ser bem sucedido, correto? E o que é exatamente a gestão empresarial? Como funciona?

A gestão de empresa é um dos pilares, sem uma boa administração o negócio estará fadado à falência. Dentro da área de gestão, você irá trabalhar aspectos contábeis, recursos humanos, estrutura organizacional e muito mais.

Entenda o que é gestão empresarial, sua importância e como por em prática no seu empreendimento para maximizar os lucros.

O que é Gestão Empresarial

A gestão empresarial é o ramo que foca no processo e estrutura de controle e direção de empresas, possuindo como foco 3 pilares:

  • Direção;
  • Controle;
  • Relacionamento;

Direção: são as decisões a serem tomadas, fornecendo um rumo estratégico para a empresa. Podemos citar como exemplo as decisões estratégias de longo prazo, fusões e aquisições, decisões de investimento, plano de sucessão e nomeação, entre outras tomadas no dia a dia de uma empresa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Controle: o gestor empresarial tem como atribuição exercer o controle de todos os segmentos da empresa, garantindo que as estratégias desenvolvidas sejam aplicadas e executadas corretamente.

Relacionamento: o relacionamento é um campo amplo na gestão de empresas, porque trata tanto do relacionamento entre acionistas e o corpo executivo, como da própria relação entre funcionários, colaboradores, patrões, etc.

Gestão empresarial: O que faz?

o-que-é-gestao-empresarial
Entenda o que é gestão empresarial

Para entender o que faz a gestão empresarial precisamos pensar no papel do gestor empresarial, já que irá externar a partir dele.

O gestor empresarial é o profissional especializado em gerir uma empresa, tendo conhecimentos de administração nas mais diferentes áreas: contábil, estoque, cobrança, telemarketing, vendas, administrativo, recursos humanos e até mesmo jurídico.

Pode-se dizer que para ser um gestor de empresas de sucesso, é preciso conhecer um pouco de tudo, afinal, precisará integrar e fazer a gestão de todos os segmentos.

Assim, a gestão empresarial é a administração e controle da empresa, levando em consideração todos os setores, incorporando-os, controlando, estabelecendo estratégias, planejamento estratégico, plano de negócio e demais atribuições de um administrador.

A gestão empresarial funciona através de etapas, avaliando problemas, soluções, criando estratégias e organizando todos os setores da empresa, com o intuito de atingir determinados objetivos ou metas. Para isso, será necessário também desenvolver um plano de negócios ou planejamento estratégico.

A Importância da Gestão Empresarial para o seu Negócio

Basta ir às ruas e perguntar aos empresários bem sucedidos ou não, quais foram as suas maiores dificuldades? Acredite, a maior parte irá mencionar a falta de gestão empresarial, problemas com organização de estrutura ou até a falta de relacionamento com os colaboradores.

Esses são aspectos que compõem a gestão empresarial, ou seja, a própria gestão empresarial é um dos problemas mais comuns enfrentados por quem se torna empreendedor, mesmo àqueles bem sucedidos possuíram dificuldades.

A importância da gestão empresarial reflete na “bagagem”, conhecimento e maior probabilidade de sucesso da empresa, pois se tem a forma certa de trabalhar e as atitudes a serem tomadas para gerir todas as áreas da corporação.

E quais problemas podem derivar de uma gestão de empresa ineficaz?

A falta de controle de estoque, por exemplo, pode ocasionar em compras de mercadorias desnecessárias, congelamento de produtos com pouca saída, precificação equivocada, problemas com clientes ao comprarem e não existir o produto e baixa no faturamento da empresa.

Perceba, este é apenas um pequeno exemplo em um único setor da empresa, agora imagine isso acontecendo nos demais setores como contábil, lançamento de notas fiscais e impostos, problemas com funcionários, atrasos no pagamento das contas, entre tantos outros.

Talvez a gestão empresarial seja o ponto mais importante ao se abrir um negócio, lembre-se disso.

Como Fazer Gestão Empresarial

Não existe uma maneira “exata” de executar a gestão empresarial na sua empresa, até mesmo porque cada gestor tem formas diferentes de trabalhar, contudo, todos são uníssonos em alguns pontos, por isso criei um pequeno passo a passo:

Passo 1: Avaliação estrutural da empresa

Para iniciar a gestão da empresa é preciso conhecê-la, mas não o seu ramo de atuação, os setores. Faça uma pequena visita em cada área, estoque, administrativo, contábil, jurídico, vendas, marketing e sucessivamente, anotando todos os pontos que julgar necessário.

Passo 2: Descubra os problemas

Todo o negócio terá problemas a serem resolvidos e, normalmente, se você está sendo contratado ou iniciando seu próprio negócio, serão muitos.

Faça uma relação de todas as dificuldades que a empresa enfrenta, setores com maior dificuldade e o motivo de estarem sendo considerados prejudiciais.

Passo 3: Objetivos e Metas

Quais são os objetivos e metas a serem atingidos? Dobrar o faturamento? Diminuir custos? Corrigir a estrutura organizacional da empresa?

Faça uma relação de metas (curto prazo e médio prazo) e objetivos em longo prazo. Isso lhe dará suporte para a criação do plano de negócios e planejamento estratégico, além de mantê-lo focado e próximo das decisões mais corretas a serem tomadas.

Passo 4: Planejamento estratégico e soluções

Agora chegou o momento de desenvolver um plano de negócios, focando, principalmente, no planejamento estratégico, em busca das soluções dos problemas encontrados nas áreas (passo 2). Anote o planejamento, é importante tê-lo bem definido.

Caso você tenha dúvidas de como fazer, confira o conteúdo sobre como fazer um planejamento estratégico.

Especialização em Gestão Empresarial: O que se aprende

curso-gestao-empresarial
O que você irá aprender em um curso de gestão de empresas

Atualmente, existem diversos cursos de gestão empresarial tanto presencial quanto EAD (Ensino à Distância). Nestes cursos você terá cadeiras de ensino voltadas para as seguintes áreas:

  • Rotinas Administrativas;
  • Assistente de Recursos Humanos;
  • Telemarketing;
  • Assistente Contábil;
  • Crédito e Cobrança;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Dinamismo;
  • Liderança;
  • Trabalho em Equipe;
  • Excelência de Atendimento;
  • Estratégias para Lidar com Conflitos;
  • Administração de Empresas;

Vale ressaltar, existem basicamente 4 modalidades e que irão variar nas matérias ministradas:

  • Tecnólogo;
  • Graduação;
  • MBA ou Pós-Graduação;
  • Curso de especialização;

Por isso, dependendo o curso escolhido e claro, devido a carga horária, você terá outras disciplinas e conhecimentos aplicados.

Este conteúdo sobre gestão empresarial lhe ajudou? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA