Dicas e Modelos de Fachada de Salão de Beleza modernas para 2023

Dicas e Modelos de Fachada de Salão de BelezaDúvidas quanto à fachada de salão de beleza? Veja as dicas para escolher e os principais modelos que vão ficar legal no seu negócio!

O salão de beleza é uma das modalidades de negócios mais promissoras no Brasil, pois 7 mil salões são abertos todos os meses no território nacional, sendo que o maior número de unidades está concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A vantagem deste tipo de negócio é o fato de poder ser montado em pequenas ou grandes estruturas, inclusive, muitas delas estão situadas em bairros e atendem a uma demanda local.

Muitos dos salões de belezas são abertos nas próprias casas, em uma peça separada. Com o passar do tempo os empreendedores expandem o negócio e alugam uma peça comercial.

Também, para fins de economizar quanto ao pagamento de impostos e ao mesmo tempo estar regular, estes empreendedores cadastram-se na categoria de microempreendedor individual.

Você está montando um salão de beleza? Ao entrar para este ramo é importante ressaltar que para a atividade ser bem sucedida é necessário cuidar de vários detalhes do negócio, principalmente os que dizem respeito à estrutura.

Como é o caso da fachada, responsável por divulgar o nome do estabelecimento e informar dados do salão de beleza, como é o caso do nome e às vezes até telefone, sendo considerado um canal de comunicação, visto que é a primeira coisa que os clientes em potencial enxergam.

Para se ter uma ideia da importância da fachada de salão de beleza, alguns empresários, normalmente os melhores salões de beleza de porte mediano ou grande, contratam empresas de comunicação visual especializadas para desenvolver a imagem da fachada, tudo para conseguir potencializar a demanda.

A fachada de salão de beleza deve ser cuidadosamente planejada, levando em consideração qual é a imagem que o estabelecimento deseja passar para o público, a personalidade do dono, material que pode ser usado e qual o espaço disponível no local.

Para facilitar esta difícil tarefa de construir um negócio atrativo reunimos algumas dicas sobre fachada de salão de beleza que podem te ajudar. Confira!

Entenda o Que é a Fachada de Salão de Beleza

Para que seja possível construir uma boa fachada, antes de qualquer coisa é necessário entender o que são exatamente as fachadas de salão.

Pois bem, elas nada mais são do que a “entrada” do estabelecimento comercial, normalmente exposto do lado de fora do estabelecimento, bem na parte superior, para que assim todos consigam vê-la e cumpra o seu papel de identificar o negócio, pois traz o seu nome e os serviços prestados em letras grandes, informando às pessoas que estão passando nas proximidades.

A fachada de salão de beleza não serve apenas para identificar a empresa, pois ela também funciona como um canal de comunicação capaz de mostrar aos clientes em potencial qual é o seu viés de trabalho.

Vai dar lucro?

Afinal de contas, se a fachada for moderna e detalhada, ao visualizá-la as pessoas podem compreender que a empresa também desenvolve atividades modernas.

O Que Considerar Para Construir a Fachada de Salão de Beleza

Um erro muito comum dos empresários iniciantes é montar qualquer tipo de fachada para o seu negócio, não levando em consideração as atividades que serão desenvolvidas.

Para evitar este problema, você deve fazer uma fachada que esteja adequada ao salão e seus serviços. Veja a seguir o que considerar para construir a fachada de salão de beleza:

1- Defina o Nome do Salão de Beleza

A fachada de um negócio que serve primeiramente para evidenciar o nome do seu negócio. Portanto, a primeira coisa a ser feita é determinar qual será o nome do salão de beleza.

É importante que este escolha seja feita com cuidado, realizando uma pesquisa para descobrir quais são os nomes mais apropriados por esta modalidade de atividade.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Em seguida, é necessário analisar se o nome escolhido para o salão de beleza é realmente único. Afinal de contas, caso fosse acusado de plágio, o empresário teria um grande prejuízo se tivesse que reconstruir a fachada com outro nome no futuro.

Além disso, o nome também deve ser adaptado para caber na fachada e ser lido facilmente, evite termos muito extensos.

Vai dar lucro?

2- Serviços Para Elencar na Fachada de Salão de Beleza

As fachadas de salão de beleza se diferenciam por apontar além do nome os principais serviços oferecidos aos clientes como, por exemplo, corte de cabelo, manicure, penteados, tintura.

Pensando nisso, é indicado determinar quais são os serviços que são considerados linha de frente no seu salão, ou seja, aqueles que mais têm chances de conquistar os clientes em potencial.

A determinação dos principais serviços que constarão na fachada de salão de beleza também tem de ser feita com cuidado, pois é importante que eles realmente causem impacto no público, fazendo com que ele queira consumir o serviço.

Os serviços selecionados precisam ser apenas os mais relevantes para que a fachada não fique demasiadamente cheia e confusa.

O cuidado com a quantidade de informações que constarão na fachada de salão de beleza é fundamental, muitas vezes este é o erro cometido por quem não está acostumado a desenvolver fachadas.

Ao expor muitas informações, acaba-se por dispersar a atenção de quem visualiza, tornando pouco efetiva a propaganda/comunicação visual.

3- Saiba Quem é o Público Consumidor do Salão de Beleza

Se você tem um salão de beleza pequeno voltado para o público mais popular, montar uma fachada extremamente luxuosa pode não ser funcional. Sendo assim, para criar o design da fachada é preciso saber exatamente quem é o seu público consumidor.

Com base na cartela de serviços oferecidos pelo salão de beleza e os preços cobrados por eles, você deve determinar quem é o seu público consumidor, por exemplo, mulheres jovens de classe econômica C ou homens e mulheres da classe econômica B.

4- Localização do Salão de Beleza Está Situado Para Fazer a Fachada

Um dos principais fatores a se considerar para construir a fachada de salão de beleza é o local em que ele está situado. Faça um estudo das características do lugar.

Se existem muitas empresas no mesmo espaço, consequentemente, o ideal é que a fachada seja maior e mais chamativa para se destacar em relação às outras.

Observe a iluminação do local, pois se ele é pouco iluminado, recomenda-se montar uma fachada com luzes, principalmente no nome e nos serviços para deixá-los em evidência.

Esse fator também é interessante para os salões de beleza que oferecem as suas atividades até o período noturno.

Conheça Modelos de Fachada de Salão de Beleza

As fachadas para salão de beleza podem ser construídas em diferentes materiais, desde os mais simples e baratos até os mais sofisticados e caros, basta escolher o que mais combina com o seu negócio. Conheça abaixo alguns modelos de fachada de salão de beleza:

1- Fachada de Salão de Beleza Feita Em Vidro Com Adesivo

Uma das opções de fachadas mais comuns para salão de beleza é fabricada em vidro com adesivo, simples e muito funcional.

Este modelo se caracteriza por ser formando por um painel de vidro, tendo o nome e os serviços identificados por letreiros em formato de adesivos, indicado para quem busca uma fachada bonita e barata.

Para otimizar a fachada de vidro para salão de beleza o ideal é usar letreiros com cores vibrantes como o laranja e vermelho e preto, as quais deixam os nomes em evidência.

Este tipo de fachada tem uma resistência mediana, passando por manutenções anuais, a sua instalação é fácil. Para instalar esta fachada é preciso investir R$ 2.000 reais.

2- Fachada de Salão de Beleza Com Vidro e Letreiro Luminoso

A fachada de vidro com letreiro luminoso para salão de beleza é mais recomendada para os estabelecimentos de médio e grande porte, que estão situados em locais pouco iluminados ou que trabalham até a noite, desejando um toque moderno.

Este modelo de fachada deve ser composto por uma placa de vidro na cor escura com um letreiro de luzes vibrantes para ressaltar o nome da empresa.

Para construir uma fachada de vidro com letreiro luminoso é necessário pagar em média R$ 5.000 reais. Este modelo é resistente, mas é necessário fazer manutenções por conta da eletricidade do letreiro, o que, por óbvio, deve ser manipulado por um eletricista qualificado.

3- Fachada de Salão de Beleza Feita Em Aço Escovado

Para os salões de beleza que desejam um toque mais moderno e sofisticado, uma boa alternativa é a fachada com placa e letreiro de aço escovado, responsável por oferecer um brilho diferente à entrada do estabelecimento, fazendo com que ela fique chamativa, mas sem exageros.

A fachada de aço escovado também acrescenta um tom rústico ao estabelecimento, deixando as letras em relevo para melhorar a identificação do nome. Para instalar esta fachada que tem alta durabilidade é preciso pagar R$ 8.000 reais.

4- Fachada de Salão de Beleza em Aço Polido

A fachada de salão de beleza em aço polido é muito resistente, tendo um material com brilho natural, funcionando bem de dia e à noite.

O letreiro fica em revelo, dando mais destaque para o nome do estabelecimento e, consequentemente, facilitando a sua identificação pelo público.

A fachada construída em aço polido tem boa durabilidade, visto que o material é resistente, mas requer manutenções especiais para que o seu brilho não desgaste, sendo necessário pagar aproximadamente R$ 9.000 reais para instalá-la.

Já Escolheu a Fachada de Salão de Beleza Para o Seu Negócio? Conte-nos Como Está o Seu Desempenho e Deixe Suas Dúvidas!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anterior4 Informações Importantes Para Escolher uma Franquia Online
Próximo artigoFranquias Mais Rentáveis: 07 Top Alternativas
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here