Cinco passos para começar um negócio de sucesso

Cinco passos para começar um negócio com sucessoSer o dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos novos empresários, mas como fazer? Os mais destemidos mergulham de cabeça, como diz o ditado popular sem medo. Entretanto, os mais precavidos sabem que a estrada não é simples e fácil para começar um negócio de sucesso. Todavia, se você está lendo este artigo, significa que há um interesse em começar um negócio com o pé direito, investindo corretamente. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso no meio empresarial.

Espere o Momento Certo

Você sempre sonhou em ter uma pastelaria, mas não havia público ou espaço para alugar no local ideal. Abrir em qualquer lugar? Não, saiba esperar o momento certo. Às vezes, a inspiração para iniciativas empresariais vem do que está à sua volta, mas pode não ser o momento ideal para isso. O mercado ainda não está preparado para o seu produto ou o bairro ainda tem muito a evoluir para gerar um público favorável.

Sua ideia pode ser ótima, mas pode não ser o momento certo e para isso é preciso ter felling empresarial mesmo, esperar o momento e planejar com cuidado. Às vezes, aguardar alguns meses pode ser a melhor saída para começar um negócio de sucesso.

Saiba Planejar Com Antecedência

Você tem a inspiração certa para abrir um negócio, já achou um ponto comercial bacana para alugar, então fecha acordo e começa a investir? Bom, melhor planejar primeiro. Todo mundo já passou por uma reforma mal planejada em casa que demorou o dobro do tempo com o empreiteiro, porque simplesmente ele encontrou novidades na caminhada que não haviam ou não tinha olhado antes. O mesmo ocorre com uma empresa. Dê um tempo, amadureça a ideia e depois parta para a ação.

Empreendedorismo não se aprende do dia para noite e não é simplesmente lendo um artigo que você vai poder no dia seguinte montar uma marca de sucesso mundial. Pesquise, sente, leia ao menos dez textos sobre o assunto, coloque a sua ideia no papel, planeje e só depois parta para a ação.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você está duas vezes à frente de seu concorrente quando planeja suas ações e as estuda com cuidado. Sente, leia sobre o assunto e veja se há mesmo uma afinidade de sua parte em montar um empreendimento do segmento desejado. Quem sabe no meio do seu estudo descobre algo bem mais lucrativo e barato que sua ideia? Não é incomum acontecer e pode ser a salvação do seu negócio se for descoberto antes de qualquer gasto do capital inicial investido.

Valorize Seu Negócio

A menos que seu capital inicial de investimento venha do seu próprio bolso, alguém tem que valorizar o seu negócio. Esteja preparado para uma verificação da realidade: se os seus investidores dizem que o seu empreendimento vale mais de um milhão de reais, então vale à pena. Mas como saber isso? Com um estudo e a elaboração de um plano de negócios.

Com o estudo do seu empreendimento antes de abrir as portas, você vai saber o quanto ele vale e se vale mesmo a pena começar o negócio. Se sua meta é ganhar um milhão de reais ao ano e sua ideia rende menos de 10% deste valor, não tenha medo de partir para outro caminho. Isso é um exemplo de como avaliar um negócio e saber se vale à pena mesmo entrar neste ramo ou aguardar o momento certo.

Encontre a Localização Ideal

Atrase a abertura de seu restaurante se for necessário, mas aguarde o surgimento de um local perfeito. Existe uma semelhança com o setor imobiliário quando se trata de abrir um novo negócio: localização equivale a dinheiro. E se é uma loja, isso se torna muito mais importante. No universo comercial, costuma-se dizer que há três decisões importantes a serem tomadas: localização, localização e localização. Sem um local para ser visto e encontrado, você não terá vendas e não vai conseguir manter as suas portas abertas.

Pontos a serem observados no ponto comercial ideal a ser escolhido: de tráfego de bairro, concorrência que vai te ajudar a atrair transeuntes na área, escritórios, escolas, faculdades e complexos hospitalares como vizinhos, segurança, mobilidade, estacionamento e público alvo como passantes no seu endereço.

Uma dica: que tal observar os concorrentes? Se uma empresa do mesmo segmento escolheu um determinado endereço para se instalar, algum motivo teve, não é mesmo? Analise os pontos acima e você pode chegar a uma localização próxima tão boa quanto a de seu principal rival ou até melhor. O melhor lugar para se estar localizado pode ser perto de seu maior concorrente, pois é lá que o público alvo da sua empresa vai estar.

Encontre Seus Clientes Em Primeiro Lugar

Seus primeiros clientes são a chave para abrir literalmente a sua porta para o lucro. Não é apenas porque eles vão lhe dar lucro, mas também são eles que vão legitimar a sua ideia, mostrar que sua empresa possui uma razão de ser. Os clientes é que vão demonstrar que realmente existe um mercado para seus produtos e serviços. Por isso, foque em seus clientes e tente os encontrar com divulgação online, uma boa festa de abertura ou simplesmente um coquetel convidando a todos.

Seus clientes também são uma fonte de informações valiosas que ajudarão a melhorar o seu negócio. Se eles encontram defeitos e você for um empresário aberto ao diálogo, ouça, aprenda e faça alterações antes que outros novos clientes percebam.

O Que Achou Dos Cinco Passos Para Começar um Negócio de Sucesso?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de montar um laboratorio de pequeno porte de analises clinicas mas nao sei por onde começar , sendo que ja tenho o ponto.

    Obrigada!!

DEIXE UMA RESPOSTA