8 características do empreendedor ideal

8 caracteristicas do empreendedor ideal
8 caracteristicas do empreendedor ideal

Seguindo a nossa série de artigos sobre o perfil do empresário, vamos falar sobre 8 características do empreendedor ideal. Quem não quer começar por cima e já fazendo sucesso, não é? A boa notícia é que para se ter sucesso no empreendimento, o principal segredo é uma boa gestão de negócios. Uma empresa com um bom líder tende a vender bem, ser mais lucrativa e também crescer bastante já nos primeiros cinco anos. E não é difícil ter uma boa gestão, apenas ser um bom empresário e saber como conduzir os negócios, o que não é pouca coisa para saber.

Para quem quer ser um bom empreendedor e fazer do seu negócio um empreendimento lucrativo, temos a seguir 8 características que todo empreendedor deve ter para ser bem sucedido.

1 – Saber como e quando arriscar

É fato que um bom empresário precisa ter como característica do empreendedor a coragem para entrar em situações de riscos. Mas melhor do que isso, é saber a hora certa de se arriscar e como fazer. É preciso ter coragem para assumir um determinado tipo de risco e ter um limite para que tudo ocorra bem. Nada de investir todo o capital da empresa em apenas uma carta e depois não ter mais como reerguer o empreendimento. É preciso saber a hora certa de entrar em um bom investimento arriscado, mas também quando desistir.

Arriscar é importante e muitos empresários tendem a não fazer o seu negócio crescer com medo de que algo aconteça e sua decisão seja errada. Por isso, é ter uma boa base de conhecimentos de estudo de mercado, estar atualizado nas notícias, saber quanto e onde investir, quando dizer não, mesmo que seja uma linda oportunidade.

2 – Ter conhecimento de gerência de negócios

características do empreendedor
características do empreendedor

Ter dinheiro no bolso não é sinal de liderança e nem uma característica do empreendedor. Algumas pessoas já nascem com isso, outras adquirem em cursos ou ainda através da vivência, mas é preciso ser um bom gerente de negócios para ser um empreendedor de sucesso. E isso não quer dizer apenas saber mandar, mas também ter conhecimento de finanças, contratação de pessoal e não apenas confiar na opinião de terceiros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Algumas das características do empreendedor que é preciso ter são: conhecimento de capital de risco, investimentos relativos, capital de giro e outros termos que vão fazer parte do seu dia a dia, bem como os trâmites que envolvem uma contratação e demissão, pois são gastos de verba que devem ser levados em consideração no planejamento financeiro.

3 – Organização do empreendedor

Você jamais irá conhecer uma empresa com crescimento amplo que tenha um chefe desorganizado. É preciso ter um bom senso de organização e ferramentas para que tudo flua mais rápido. Saber dividir tarefas é o essencial para poder, inclusive, identificar o setor com problemas em caso de crise. Organização é ter uma empresa andando em conjunto, com uma boa equipe, que não centraliza todas as ações e não tem ordem para resolver os problemas.

O melhor é saber gerir um empreendimento em etapas e também entender como gerenciar cada etapa de desenvolvimento. Cursos de gestão empresarial são ótimos para ajudar neste ponto e criar em você esta característica do empreendedor.

4 – Especialista em marketing é a uma das Maiores Características do Empreendedor de Sucesso

Bons empresários sabem que um setor de marketing em uma empresa é de extrema importância para o andamento, mas principalmente, os que possuem características do empreendedor sabem como o fazer. Todo bom gestor sabe como cuidar da sua imagem, da sua empresa e de seus funcionários, além de saber exatamente o que quer. Em sua maioria, os gestores natos conhecem muito bem sobre o assunto, mesmo que de forma empírica, mas nada que um bom curso ou livro não possam ajudar a desenvolver esta característica do empreendedor.

Caso este seja seu lado deficiente, boas leituras sobre o que é marketing empresarial podem ajudar a desenvolver o tema. Um velho ditado popular informa que:

“O dono é o espelho de sua empresa e se ele não sabe como se portar, também não sabe como gerir o seu negócio.” Esse pequeno ditado reflete bem uma das características do empreendedor.

Não estamos falando da forma de se vestir, mas sim como se portar diante de decisões e como cuidar para a empresa sempre estar com imagem positiva na mídia.

Se você quer saber tudo de marketing e complementar seus conhecimentos para o sucesso, você precisa ler:

  1. Como Divulgar Serviços
  2. o que é email marketing
  3. como fazer promocao

5 – Interação com as pessoas

Não existe um bom empresário com características do empreendedor que não tenha o dom da palavra. Um bom exemplo é Sílvio Santos, proprietário do SBT, uma pessoa extremamente simpática e que é só elogios quanto à sua presença na empresa. A interação com os outros é uma ferramenta muito valiosa para o chefe, pois este precisa se fazer ouvir, ser respeitado e ainda ter os resultados esperados. Tudo isso é conseguido basicamente com o dom da palavra.

Um gestor fechado em si e em seu ambiente não exerce duas funções comunicativas importantes: saber falar e saber ouvir. Interagir com as pessoas também é uma forma de abrir o canal para encontrar problemas a serem resolvidos, bem como dar soluções não encontradas. Estas duas características do empreendedor bem que poderiam ser consideradas as mais importantes.

6 – Empreendedor auto-motivado

Um empresário com características do empreendedor nato sempre sabe o que tem que fazer e não precisa de nenhum livro de autoajuda ou estímulos de milhões de amigos para levantar da cama para trabalhar e ganhar dinheiro. É preciso ser auto-motivado, encontrar em você mesmo uma força para ser um vencedor. Um empresário sem esta característica do empreendedor jamais alcançará o topo! Às vezes, esta posição pode ser bem difícil, uma vez que a concorrência, empregados e seus problemas, bem como a dificuldade de orçamento, podem fazer com que você jamais queira voltar ao escritório de trabalho.

Ser auto-motivado é importante para vender no meio empresarial, pois a torcida é grande para que você não alcance seu objetivo de ter sucesso e lucrar.

7 – Conhecimento de seu ramo e seu produto

Existe uma situação bem comum em novos empresários. Por uma matéria de televisão, uma revista ou um comentário de amigos, algumas pessoas começam a crer que vender tal produto ou oferecer um serviço X pode levar a fazer sucesso, tudo de forma fácil e simples, porém, as coisas não são assim, e estas pessoas não possuem qualquer característica empreendedora. Com o dinheiro em mãos e sem base, começam um novo negócio e em menos de dois anos a empresa fecha as portas. Motivo? Falta de conhecimento em seu ramo de mercado.

” Conhecer o seu produto não é apenas saber do que se trata e como pode ajudar as pessoas, mas também tudo que se relaciona a ele, como mercado de atuação” Isso sim é ter característica do empreendedor ideal!

Faça uma pesquisa com vendedores bem sucedidos no mercado: eles sabem tudo sobre o seu ramo de negócio. Eles entendem como é feito, onde é vendido, qualidades e defeitos, isso deve ser feito no dia a dia de um empresário com características do empreendedor de sucesso. Jamais ignore a base que são as informações de seu produto para ser bem sucedido. O conhecimento amplo vai te dar alternativas em fontes mais baratas para venda, estratégia de mercado e até como vencer a concorrência.

8 – Ter iniciativa

Quem já não conheceu um dono de empreendimento que tem mil ideias e sempre diz que vai fazer, mas no final, declara falência e sempre pensa em como poderia ter salvado a sua empresa? Este com certeza não tinha iniciativa, uma das maiores características do empreendedor. De nada adianta uma pessoa sonhar com o sucesso e o seu negócio próprio, senão tiver a atitude e iniciativa necessária para isso. Seja na vida pessoal ou no trabalho, ter iniciativa é muito importante para permitir que os planos saiam do papel. Um empresário nato possui essa característica do empreendedor em seu sangue.

Seja um bom empreendedor, contemple as características do empreendedor ideal, estude acima de tudo o seu negócio, trabalhe muito e saiba que o sucesso virá!

O que você achou das 8 características do empreendedor ideal? Deixe seu depoimento!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

13 COMENTÁRIOS

  1. Tô achando esse site muito bom, ele tá me ajudando bastante porque eu sou um rapaz muito jovem, tenho apenas 19 anos e cuido de uma filial sozinho. É muita responsabilidade, mas meu chefe confia muito em mim. Eu tô aprendendo agora e preciso de toda ajuda possível. Claro que já tenho uma certa experiência no ramo, mas com 19 anos a experiência que tenho é pouca.
    Boa sorte para nós, é só seguir o nosso maior chefe que é Deus que tudo dá certo. Muito obrigado, gostei muito desse site, até a próxima!

  2. Muito bom e real essas colocações, trabalho na area de cabelo há 15 anos e sou empresaria há 7. Tive experiencias doloridas mas agora acredito estar no caminho correto. Amo o que faço essa é minha grande motivação.

  3. A leitura para um bom empreendedor ter em suas mãos os conhecimentos para ter o sucesso que vai alcançar, organização diz à respeito quem nasce para negócio, fica dentro dele para sempre.

  4. Boa tarde tudo bem ?Sou gerente de uma loja desejo muito o sucesso dela mais meu patrão não tem coragem de se arriscar em nada que penso o que posso fazer para convence-lo?

DEIXE UMA RESPOSTA